tag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post6099076363615370392..comments2023-09-18T04:38:51.211-03:00Comments on Heresias Católicas: Os Pais da Igreja criam na imortalidade da alma?Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/00271296070541985758noreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-83539137120378658012017-04-30T13:02:21.089-03:002017-04-30T13:02:21.089-03:00O que se ganha? Quer mesmo que eu faça uma lista?
...O que se ganha? Quer mesmo que eu faça uma lista?<br /><br />1) Fim de praticamente TODOS os falsos sistemas religiosos fundamentados na crença na existência de uma alma imortal que sobrevive ao corpo depois da morte (catolicismo, islamismo, hinduísmo, budismo, seitas orientais, espiritismo, Nova Era, etc).<br /><br />2) Fim do purgatório e do limbo.<br /><br />3) Fim de falsos ensinos como intercessão e canonização dos santos.<br /><br />4) Fim do culto aos mortos ou reza pelos defuntos.<br /><br />5) Fim da reencarnação.<br /><br />6) Fim de doutrinas que só apavoram as pessoas e as afastam da fé com sérias dúvidas sobre o caráter de Deus, como o tormento eterno.<br /><br />7) Fim da idolatria por alguém que já morreu.<br /><br />8) Fim das solenidades em honra aos mortos.<br /><br />9) Fim da missa aos mortos.<br /><br />10) Fim do culto às imagens de mortos.<br /><br />Eu posso continuar a lista até 2050, se quiser.<br /><br />Quanto à sua objeção final, ela só demonstra o quanto os imortalistas carecem da capacidade de um mínimo de raciocínio lógico. É JUSTAMENTE pelo fato de a alma morrer que ela pode ressuscitar, afinal de contas NÃO SE RESUSSCITA ALGO QUE ESTÁ VIVO, só se ressuscita alguma coisa que está morta, caso contrário o próprio conceito de ressurreição perde completamente o sentido.<br /><br />Estude. Estudar faz bem e não morde.Lucas Banzolihttps://www.blogger.com/profile/00271296070541985758noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-75628240646639971782017-04-29T09:47:17.074-03:002017-04-29T09:47:17.074-03:00O que se ganha querendo provar que a alma não é im...O que se ganha querendo provar que a alma não é imortal? Sendo a alma mortal ... ela não RESSUCITARIA ...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-57528468808056155222015-02-16T22:05:20.628-02:002015-02-16T22:05:20.628-02:00Concordo com você, obrigado pela explanação.Concordo com você, obrigado pela explanação.Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-97815792679947122015-02-16T21:15:41.091-02:002015-02-16T21:15:41.091-02:00A diferença estar aqui: Na fonte que você me passo...A diferença estar aqui: <br><br>Na fonte que você me passou estar como você citou:<br><br>Justino: O que você diz, então, é de uma natureza similar com o que Platão ensina sobre o mundo, quando ele diz que ele é realmente sujeito à decadência, na medida em que foi criado, mas que nem vai ser dissolvido, nem encontrar-se com o destino da morte por conta da vontade de Deus. Parece-lhe que o mesmo pode ser dito da alma, e em geral de todas as coisas? Para as coisas que existem depois de Deus, ou em qualquer momento existem, estas têm a natureza de decadência, e podem ser apagadas e deixarem de existir, pois só Deus é ingênito e imortal, e por isso mesmo Ele é Deus, mas todas as outras coisas criadas por Ele são corruptíveis. Por esta razão ambas as almas morrem, uma vez que, se fossem ingênitas, elas nem teriam pecado, nem seriam preenchidas com a loucura, e nem seriam covardes ou ferozes; nem seriam de bom grado se transformarem em porcos e as serpentes em cães, se fossem não-geradas.<br><br>Já na que eu encontrei traduzida essa pergunta é separada, e podemos identificar que realmente é feita por Justino quando ainda era platônico e por ser platônico acreditava na imortalidade da alma: <br><br>– Por acaso, estás dizendo o mesmo que Platão sugere no Timeu a respeito do mundo, isto é, que em si mesmo, enquanto foi criado, ele também é corruptível, mas não se dissolverá, nem terá parte na morte por vontade de Deus? Pensas o mesmo também a respeito da alma e, em geral, a respeito de todo o resto?<br><br>A diferença é essa: essa resposta é separada aparentando ser do velho cristão. <br><br>– Com efeito, além de Deus, tudo o que existe ou há de existir possui natureza corruptível e sujeita a desaparecer e deixar de existir. Apenas Deus é incriado e incorruptível e, por isso, ele é Deus; mas, além dele, todo o resto é criado e corruptível. Por esse motivo, as almas morrem e são castigadas. De fato, se fossem incriadas, elas não pecariam, nem estariam cheias de insensatez, nem seriam covardes ou temerárias, nem passariam voluntariamente para os corpos de porcos, serpentes ou cães, nem seria lícito obrigá-las a isso, caso fossem incriadas. De fato, o incriado é semelhante ao incriado e não apenas semelhante, mas igual e idêntico, sem que seja possível um ultrapassar o outro em poder ou em honra. Daí se conclui que não é possível existir dois seres incriados. De fato, se neles houvesse alguma diferença, jamais poderíamos encontrar a causa dela, por mais que a procurássemos; pelo contrário, remontando com o pensamento até o infinito, teríamos que parar, vencidos, num só incriado, e dizer que ele é a causa de todo o mais.<br><br>Analisando o dialogo de Justino com o velho como um todo, vemos que é mais coerente que essa resposta realmente seja do velho e não de Justino visto que é a narrativa da conversão de Justino ao cristianismo. Como Justino não era cristão e sim platônico era ele quem acreditava na imortalidade, já o velho que era cristão defendia que só há um ser incriado e por isso incorruptível, imortal. No final do capitulo vemos Justino confirmar isso e pregar para Trifão. Quanto as demais citações a respeito desse dialogo, até onde pude verificar estão iguais e realmente Justino após sua conversão passou a discordar e condenar quem cria na imortalidade da alma, vemos isso no capitulo 80. <br><br>Sckendall Silvahttp://www.blogger.com/profile/09859670081090602924noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-64746704412413976002015-02-16T18:08:58.532-02:002015-02-16T18:08:58.532-02:00– Por acaso, estás dizendo o mesmo que Platão suge...– Por acaso, estás dizendo o mesmo que Platão sugere no Timeu a respeito do mundo, isto é, que em si mesmo, enquanto foi criado, ele também é corruptível, mas não se dissolverá, nem terá parte na morte por vontade de Deus? Pensas o mesmo também a respeito da alma e, em geral, a respeito de todo o resto?<br>– Com efeito, além de Deus, tudo o que existe ou há de existir possui natureza corruptível e sujeita a desaparecer e deixar de existir. Apenas Deus é incriado e incorruptível e, por isso, ele é Deus; mas, além dele, todo o resto é criado e corruptível. Por esse motivo, as almas morrem e são castigadas. De fato, se fossem incriadas, elas não pecariam, nem estariam cheias de insensatez, nem seriam covardes ou temerárias, nem passariam voluntariamente para os corpos de porcos, serpentes ou cães, nem seria lícito obrigá-las a isso, caso fossem incriadas. De fato, o incriado é semelhante ao incriado e não apenas semelhante, mas igual e idêntico, sem que seja possível um ultrapassar o outro em poder ou em honra. Daí se conclui que não é possível existir dois seres incriados. De fato, se neles houvesse alguma diferença, jamais poderíamos encontrar a causa dela, por mais que a procurássemos; pelo contrário, remontando com o pensamento até o infinito, teríamos que parar, vencidos, num só incriado, e dizer que ele é a causa de todo o mais.<br>Eu perguntei:<br>– Por acaso, tudo isso passou distraído a Platão e Pitágoras, homens sábios, que se tornaram para nós como a muralha e fortaleza da filosofia?<br>Ele me respondeu:<br>– Não me importo com Platão ou Pitágoras ou qualquer outra pessoa que tenha sustentado essas opiniões. De fato, a verdade é esta e podes compreendê-la com o seguinte raciocínio: a alma ou é vida ou tem vida. Se ela é vida, terá que fazer viver outra coisa e não a si mesma, da mesma forma que o movimento move outra coisa mais do que a si mesmo. Ninguém poderá contradizer o fato de que a alma viva. Portanto, se ela vive, ela não vive por ser vida, mas porque participa da vida. Uma coisa é aquilo que participa e outra aquilo do qual participa. Se a alma participa da vida é porque Deus quer que ela viva. Portanto, da mesma forma, um dia ela deixará de participar, quando Deus quiser que ela não viva. De fato, o viver não é próprio dela como o é de Deus. Como o homem não subsiste sempre e a alma não está sempre unida ao corpo, mas quando chega o momento de se desfazer essa harmonia, a alma abandona o corpo e o homem deixa de existir. De modo semelhante, chegando o momento em que a alma tenha que deixar de existir, o espírito vivificante se afasta dela e a alma deixa de existir, voltando novamente para o lugar de onde tinha sido tomada.Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-41523934249214767822015-02-16T18:07:57.901-02:002015-02-16T18:07:57.901-02:00A que eu passei é uma referência internacional, us...A que eu passei é uma referência internacional, usada por todo mundo em todo lugar. De qualquer forma, eu não notei diferença de um para o outro, exceto no fato de que eu passei referências de TODA a obra, enquanto aquele site pegou apenas os primeiros capítulos e deixou todo o resto (ou seja, a grande maioria) sem traduzir. Mas note que as partes principais (as que foram citadas aqui) estão mais ou menos iguais à forma com que está lá, inclusive na parte principal do Diálogo em que Justino refuta que as almas sejam imortais:<br><br>– Portanto, esses filósofos nada sabem sobre essas questões, pois não são capazes de dizer sequer o que é a alma.<br>– Parece que não sabem.<br>– Tampouco, se pode dizer que ela seja imortal, porque, se é imortal, é claro que deva ser incriada.<br>Eu lhe disse:<br>– De fato alguns, chamados platônicos, a consideram incriada e imortal.<br>Ele perguntou:<br>– Tu também consideras o mundo incriado?<br>– Alguns dizem isso, mas eu não tenho a mesma opinião.<br>– Fazes muito bem. Com efeito, por qual motivo um corpo tão sólido, resistente, composto e variável e que a cada dia morre e nasce, procederia de algum princípio? Todavia, se o mundo é criado, forçosamente as almas também o serão e haverá um momento em que elas não existirão. De fato, foram feitas por causa dos homens e dos outros seres vivos, ainda que digas que elas foram criadas completamente separadas e não junto com seus próprios corpos.<br>– Parece que é exatamente assim.<br>– Então são imortais.<br>– Não, uma vez que o mundo se manifesta como criado.<br>– Contudo, eu não afirmo que todas as almas morram. Isso seria uma verdadeira sorte para os maus. Digo, então, que as almas dos justos permanecem num lugar melhor e as injustas e más ficam em outro lugar, esperando o tempo do julgamento. Desse modo, as que se manifestaram dignas de Deus não morrem; as outras são castigadas enquanto Deus quiser que existam e sejam castigadas.<br><br>(...)Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-51368649770746518882015-02-16T14:18:28.665-02:002015-02-16T14:18:28.665-02:00Agora complicou, verificando na fonte que você me ...Agora complicou, verificando na fonte que você me passou, estar realmente como você citou mas diferente dessa que encontrei, http://teofilando.blogspot.com.br/2012/10/dialogo-com-trifao-parte-i.html<br><br>A questão é saber qual estar certa. <br><br>Pra mim faz mais sentido essa que postei. <br>Sckendall Silvahttp://www.blogger.com/profile/09859670081090602924noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-56751082470780315422015-02-16T09:45:07.132-02:002015-02-16T09:45:07.132-02:00Diálogo com Trifão, infelizmente, só tem em inglês...Diálogo com Trifão, infelizmente, só tem em inglês (até que alguém o traduza).<br><br>Você pode ver aqui:<br><br>http://www.newadvent.org/fathers/0128.htm<br><br>Abraços.Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-45463785079175737492015-02-16T00:07:25.974-02:002015-02-16T00:07:25.974-02:00Alguém sabe onde posso encontrar o Dialogo com Tri...Alguém sabe onde posso encontrar o Dialogo com Trifão em portugues e PDF? Sckendall Silvahttp://www.blogger.com/profile/09859670081090602924noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-64266376667811789022015-01-25T02:06:05.954-02:002015-01-25T02:06:05.954-02:00Perfeitas observações!Perfeitas observações!Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-62723080463658078052015-01-24T18:13:18.749-02:002015-01-24T18:13:18.749-02:00Agora olha ele (Clemente de Roma) falando da ressu...Agora olha ele (Clemente de Roma) falando da ressurreição dos mortos, com uma esperança que nenhum imortalista tem a respeito dela:<br>1º CLEMENTE<br>CAPÍTULO XXIV<br>1 - Amados, observemos como o Senhor não cessa de dar-nos provas de que, no futuro, a ressurreição se concretizará. Deu-nos prova dela primeiramente ressuscitando Jesus Cristo dos mortos.<br>2 - Amados, vejamos como se dá a ressurreição há seu tempo.<br>3 - O dia e a noite nos manifestam a ressurreição: dorme a noite, ressuscita o dia; o dia se retira, chega a noite.<br>4 - Exemplifiquemos com os frutos da terra: como e de que modo faz-se a semeadura?<br>5 - O semeador sai e espalha, semente por semente, pela terra lavrada, que caem secas e nuas sobre a terra e aí se desfazem; desta decomposição, a grandiosa providência do Senhor as ressuscita, de forma que, de uma, aumentam para muitas e produzem fruto.<br>CAPÍTULO XXV<br>1 - Consideremos o sinal prodigioso que ocorre na região oriental, isto é, nas terras próximas da Arábia.<br>2 - Aí existe um pássaro chamado fênix, único na espécie e que vive quinhentos anos. Quando está para morrer, ergue seu próprio sepulcro usando incenso, mirra e outras plantas aromáticas e, ao completar seu tempo, aí se introduz e morre.<br>3 - De sua carne em decomposição nasce uma larva que se alimenta da matéria putrefata do animal morto e cria asas; quando se torna forte, levanta o sepulcro onde se encontram os restos de seu ancestral e carrega-o, voando da terra da Arábia até a cidade do Egito chamada Heliópolis.<br>4 - E, em plena luz do dia, aos olhos de todos, transporta e depõe aqueles restos sobre o altar do sol; a seguir, retoma o voo de volta.<br>6 - Então os sacerdotes examinam os calendários e percebem que ele chegou ao se completarem quinhentos anos.<br>CAPÍTULO XXVI<br>1 - Devemos, então, considerar grandioso e estranho o fato de o Criador operar a ressurreição de todos aqueles que lhe serviram santamente na confiança de uma boa fé, se ele ilustra até por um pássaro a grandeza de sua promessa?<br>2 - Lê-se em alguma parte: "Hás de me ressuscitar e eu te louvarei". E: "Deitei-me e adormeci; levantei-me porque tu estás comigo".<br>3 - E Jó adverte novamente: "Ressuscitarás minha carne que suportou todo esse sofrimento".<br>CAPÍTULO XXVII<br>1 - Que nossas almas se apeguem por uma esperança assim Àquele que é fiel em Suas promessas e justo em Seus juízos.<br>2 - Aquele que proibiu a mentira, tampouco haverá de mentir, pois nada junto a Deus é impossível, exceto a mentira.<br>3 - Portanto, que se acenda novamente dentro de nós a fé Nele e reconheçamos que todas as coisas estão próximas Dele.<br>4 - Com apenas uma palavra de sua grandeza, estabeleceu tudo e, com uma só palavra, pode destruir tudo.<br>5 - Quem diria a Ele: "O que fizeste?", e quem resistiria à força do seu poder? Fará tudo quando e como quiser. Nada das coisas que ordenou haverá de passar.<br>6 - Tudo está diante de Seus olhos, nada escapa de Sua determinação.<br>7 - Os céus anunciam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos. O dia comunica a façanha ao dia, a noite transmite seu conhecimento à noite. Não há palavras nem discursos em que suas vozes não são ouvidas.<br>Felipe Augustohttp://www.blogger.com/profile/13122227630478126771noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-78808960258734908612015-01-24T18:07:21.796-02:002015-01-24T18:07:21.796-02:00Agora esses textos são do Clemente de Roma verdade...Agora esses textos são do Clemente de Roma verdadeiro, a 1ª Epístola de Clemente aos Coríntios, e vê-se claramente que ele cria na mortalidade da alma:<br><br>1º) Ele cria que a "vida em imortalidade" era um "presente" ou "dom" e que é necessário lutar "para nos tornarmos participantes de Seus dons prometidos":<br>CAPÍTULO 35: 1 – 4<br>Meus amados, como são ricos e admiráveis os presentes [ou dons!] de Deus! Vida em imortalidade, esplendor em justiça, verdade em liberdade, fé em confiança, continência em santidade... e tudo isso chegou ao nosso conhecimento.<br>Então, o que não há de estar preparado para os que nele aguardam? O Criador e Pai dos séculos, o próprio Santíssimo conhece a grandeza e a beleza de seus dons. Lutemos, assim, para sermos contados no número dos que Nele esperam, para nos tornarmos participantes de Seus dons prometidos. [Lutar por algo que já se possui? – o dom da vida em imortalidade]<br><br>2º) Ele disse que é "atravé dele (de Jesus)" que nos podemos "saborear" o "conhecimento imortal":<br>CAPÍTULO 36: 1-2<br>Amados irmãos, este é o caminho no qual encontramos a nossa salvação:<br>Jesus Cristo, o sumo-sacerdote de nossas oferendas, o protetor e auxílio em<br>nossa fraqueza. Por ele, olhamos para o alto dos céus. Através dele, descobrimos a face<br>imaculada e soberana de Deus. Através dele, abriram-se os olhos do nosso<br>coração. Através dele, nossa inteligência obtusa e obscura se abre ao<br>encontro da luz. Através dele, o Senhor quis que saboreássemos do<br>conhecimento imortal. Sendo Ele o esplendor de Sua grandeza, é tanto<br>maior que os anjos, tendo recebido em herança um nome superior ao deles. [Através do Senhor Jesus é que temos o conhecimento imortal]<br><br>3ª) Citando Isaías 53:12, ele diz, no capítulo 16, verso 13, da Epístola dele que a ALMA de Jesus foi entregue à morte:<br>“Por isso terá multidões como herança e distribuirá os troféus dos poderosos pelo fato de sua ALMA ser entregue à MORTE e ele ter sido contado entre os ímpios.”<br><br>Agora olha o texto original de Isaías: Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua ALMA na MORTE, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:12<br>Felipe Augustohttp://www.blogger.com/profile/13122227630478126771noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-48603102048262961162015-01-23T21:24:22.028-02:002015-01-23T21:24:22.028-02:00Oi Felipe, obrigado por transcrever aqui estes val...Oi Felipe, obrigado por transcrever aqui estes valiosos textos da segunda epístola de Clemente. Eu não trabalhei com essa epístola em meu livro porque é duvidoso se foi realmente o Clemente romano quem escreveu esta carta, mas indiscutivelmente ela foi escrita em até meados do século II d.C, portanto remete a tempos nos quais a Igreja ainda não trabalhava com a ideia de imortalidade da alma. Me chamou atenção dois pontos interessantes nesta epístola, começando por como Clemente cita o texto de Mateus 10:28:<br><br>"Vós também não deveis temer os que vos matam e nada mais podem fazer. Temei antes Aquele que, depois de tiverdes morrido, tem poder sobre a vossa alma e vosso corpo, para atirá-los na geena de fogo"<br><br>Veja que Clemente faz sua versão do texto que não tem nada a ver com a versão que os imortalistas trazem. Para os imortalistas o significado do texto de Mt.10:28 é que existe uma alma imortal que sobrevive à morte corporal. Eu já expliquei este texto milhares de vezes, em especial aqui:<br><br>http://desvendandoalenda.blogspot.com.br/2012/12/podem-matar-o-corpo-mas-nao-alma.html<br><br>Me surpreendeu ver que Clemente tem exatamente a MESMA interpretação minha, e eu juro que não tirei essa interpretação dele. Eu já tinha lido a segunda epístola de Clemente mas não tinha notado este detalhe. Clemente tinha a mesma interpretação textual que eu expus no artigo (e que também está no meu livro). Isso me surpreendeu bastante, positivamente, é claro, uma vez que mostra que os primeiros cristãos tinham precisamente esta mesma interpretação que eu expus.<br><br>Também me chamou atenção a parte que diz:<br><br>"Bem-aventurados aqueles que obedecem estes mandamentos; ainda que precisem sofrer aflição por um breve momento no mundo, reconhecerão o fruto imortal da ressurreição"<br><br>Veja que Clemente diz que o momento em que os cristãos seriam recompensados com a imortalidade é na ressurreição, e não antes disso. Ele diz que agora passamos por muitas aflições, mas chegará o momento do alívio, da vitória, da recompensa, e este momento está relacionado com o "fruto imortal da ressurreição". A ressurreição sempre foi o foco dos primeiros cristãos, o momento em que eles vislumbravam sua recompensa e coroação futura, depois de batalhar tanto tempo aqui na terra. Lastimavelmente, depois que a imortalidade da alma entrou no seio do Cristianismo a doutrina da ressurreição foi sendo cada vez mais ofuscada, ao ponto de hoje praticamente não ser mais ensinada em púlpito nenhum.<br><br>Grande abraço!Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-4917651828987908762015-01-23T18:47:13.331-02:002015-01-23T18:47:13.331-02:00Continuando:XIX. Recompensa dos justos, ainda que ...Continuando:<br>XIX. Recompensa dos justos, ainda que possam sofrer<br>Portanto, irmãos e irmãs, após ouvir o Deus da verdade, leio-vos uma<br>exortação a fim de que possais prestar atenção às coisas que estão escritas,<br>para que possais salvar-vos a vós mesmos e aos que vivem no meio de vós.<br>Peço-vos como que uma recompensa: arrependei-vos de todo coração e<br>procureis a salvação e a Vida. ... Bem-aventurados aqueles que obedecem estes mandamentos; ainda que precisem sofrer aflição por um breve momento no mundo, reconhecerão o fruto imortal da ressurreição.<br><br>XX. As verdadeiras riquezas<br>... Ao único Deus invisível, Pai da verdade, que nos enviou o Salvador e<br>Príncipe da imortalidade, por meio do qual Deus também nos manifestou a<br>verdade e a vida celestial: a Ele seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém.<br><br>Ele cita isto: <br>XVII. [continuação]<br>... E "os vermes não morrerão e seu fogo não se apagará, e servirão de<br>exemplo para toda a carne". Está dito do dia do juízo, que os homens verão<br>aqueles que, entre vós, viveram vidas ímpias e tiveram obras falsas quanto<br>aos mandamentos de Jesus Cristo. Porém, os justos, tendo boas obras e<br>sofrido tormentos, bem como aborrecido os prazeres da alma, quando<br>contemplarem aos que têm obras más e negaram a Jesus com suas palavras e<br>atos, sendo castigados com penosos tormentos e um fogo inextingüível,<br>darão glória a Deus, dizendo: "Há esperança para Aquele que serviu a Deus<br>de todo coração".<br><br>Mas isto não é problema, pois você já explicou o significado do “verme imortal” e do “fogo inextinguível”. <br><br>Depois leia aí as duas epístolas para ver se você encontra mais alguma coisa e refuta alguma ou outra passagem que os imortalistas queiram usar!<br><br>Paz e graça!<br>Felipe Augustohttp://www.blogger.com/profile/13122227630478126771noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-21518907194131088842015-01-23T18:46:45.870-02:002015-01-23T18:46:45.870-02:00Continuando:IX. Seremos julgados na carneQue ningu...Continuando:<br>IX. Seremos julgados na carne<br>Que ninguém entre vós diga que esta carne não será julgada, nem que não se<br>levantará novamente. Entendei isto: Em que fostes salvos? Em que<br>recobrastes a vista se não nesta carne? Portanto, temos que guardar a carne<br>como templo de Deus, pois da mesma forma que fostes chamados na carne,<br>sereis também julgados na carne. Se Cristo, o Senhor que nos salvou, sendo<br>primeiramente espírito, se fez carne e nela nos chamou, da mesma maneira<br>receberemos nossa recompensa nesta carne. Assim, amemo-nos uns aos<br>outros, para que possamos entrar no reino de Deus. Enquanto tivermos<br>tempo para ser curados, coloquemo-nos nas mãos de Deus, o médico,<br>dirigindo-lhe um tributo. De que tipo? Arrependimento procedente de um<br>coração sincero, porque Ele conhece todas as coisas com antecedência e sabe<br>o que existe no nosso coração. Portanto, dediquemos a Ele um eterno<br>louvor, não só com os lábios mas também com o nosso coração, para que Ele<br>possa nos acolher como filhos. Eis que o Senhor também disse: "Estes são os<br>meus irmãos: aqueles que fazem a vontade do meu Pai".<br><br>XIV. A Igreja espiritual<br>Portanto, irmãos, se fazemos a vontade de Deus, nosso Pai, pertenceremos à<br>primeira Igreja, que é espiritual, que foi criada antes do sol e da lua; porém,<br>se não fazemos a vontade do Senhor, seremos como a Escritura, que diz:<br>"Minha casa se transformou em covil de ladrões". Logo, prefiramos ser a<br>Igreja da vida, para que sejamos salvos. E não creio que ignoreis que a Igreja<br>viva "é o corpo de Cristo", porque a Escritura diz: "Deus fez o homem, varão<br>e mulher". O varão é Cristo; a mulher é a Igreja. E os livros e os apóstolos<br>declaram de modo inequívoco que a Igreja não apenas existe agora, pela<br>primeira vez, como assim desde o princípio, porque era espiritual, como<br>nosso Jesus também era espiritual; porém, foi manifestada nos últimos dias<br>para que Ele possa nos salvar.<br>Pois bem: sendo a Igreja espiritual, foi manifestada na carne de Cristo, com<br>o qual nos mostrou que, se alguns de nós a guarda na carne e não a<br>contamina, a receberá novamente no Espírito Santo, pois esta carne é a<br>contrapartida e a cópia do espírito. Nenhum homem que tenha<br>contaminado a cópia, pois, receberá o original como porção suja. Isto é,<br>portanto, o que Ele quer dizer, irmãos: Guardai a carne para que possais<br>participar do espírito. Porém, se dizemos que a carne é a Igreja e o espírito é<br>Cristo, então o que trabalhou de forma corruptível com a carne também<br>trabalhou de forma corruptível com a Igreja. Logo, este não participará do<br>espírito, que é Cristo. Tão excelente é a vida e a imortalidade que esta carne<br>pode receber como sua porção o Espírito Santo que vai unido a ela.<br>Ninguém pode declarar ou dizer "as coisas que Senhor preparou" para os<br>seus eleitos. [para os imortalistas, a carne não “pode” receber, mas “vai” receber a vida e a imortalidade, pois eles declaram que os justos viverão eternamente com seus corpos no céu e os ímpios eternamente com os seus corpos no inferno]<br>Felipe Augustohttp://www.blogger.com/profile/13122227630478126771noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-83914026464914162392015-01-23T18:46:19.306-02:002015-01-23T18:46:19.306-02:00E a Segunda Epístola de Clemente aos Coríntios, cu...E a Segunda Epístola de Clemente aos Coríntios, cujo autor é desconhecido, também desconhecia a imortalidade da alma:<br><br>DESPREZO TOTAL AO MUNDO<br>V. Este mundo deve ser desprezado<br>Portanto, irmãos, renunciemos nossa estadia neste mundo e façamos a<br>vontade d'Aquele que nos chamou; não tenhamos medo de nos apartar<br>deste mundo, pois o Senhor disse: "Sereis como cordeiros no meio de lobos".<br>Porém, Pedro O contestou e disse: "O que ocorre, então, se os lobos<br>devorarem os cordeiros?" E Jesus respondeu a Pedro: "Os cordeiros não<br>precisam ter medo dos lobos depois de mortos. Vós também não deveis<br>temer os que vos matam e nada mais podem fazer. Temei antes Aquele que,<br>depois de tiverdes morrido, tem poder sobre a vossa alma e vosso corpo,<br>para atirá-los na geena de fogo".<br>Vós sabeis, irmãos, que a estadia desta carne neste mundo é depreciável e<br>dura pouco; porém, a promessa de Cristo é grande e maravilhosa, a saber: o<br>repouso do reino que vem e a vida eterna. O que podemos fazer, então, para<br>obtê-los, senão andar em santidade e justiça, e considerar que estas coisas do<br>mundo são estranhas para nós e não desejá-las? Pois quando desejamos estas<br>coisas, nos desviamos do reto caminho.<br>VIII. A necessidade do arrependimento enquanto vivermos neste mundo<br>Nós que estamos na terra, portanto, devemos nos arrepender, porque somos<br>argila na mão do artesão. O oleiro modela uma vasilha e a deforma ou<br>rompe com suas mãos, dando-lhe uma nova forma; uma vez, porém, que a<br>tenha posto no forno aceso, não mais poderá repará-la. Assim também<br>ocorre conosco, enquanto estamos neste mundo: arrependendo-nos de todo<br>coração das coisas más que fizemos na carne, poderemos ser salvos pelo<br>Senhor, em razão da oportunidade para o arrependimento. Mas, quando<br>tivermos partido deste mundo, não poderemos mais confessar, muito<br>menos arrepender-se. [Cadê o Purgatório numa ocasião dessas?] Portanto, irmãos, se fazemos a vontade do Pai, se mantemos pura a carne, se guardamos os mandamentos do Senhor, receberemos a vida eterna. Eis o que o Senhor diz no Evangelho: "Se não<br>guardastes o que era pequeno, quem vos dará o que é grande? Pois eu vos<br>digo: o que é fiel no pouco, é fiel também no muito". Na verdade, o que Ele<br>quer dizer é: mantenham a carne pura e o selo sem mácula, para que possam<br>receber a vida.<br>Felipe Augustohttp://www.blogger.com/profile/13122227630478126771noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-63665437099866503072013-06-09T12:31:49.751-03:002013-06-09T12:31:49.751-03:00Olá, a paz de Cristo.O seu interlocutor, por desin...Olá, a paz de Cristo.<br><br>O seu interlocutor, por desinformação ou desonestidade, se "esqueceu" de mencionar a CONTINUAÇÃO dessa passagem na Apologia de Justino, que explica como que ele passou a crer que a alma é imortal. Vejamos como que foi:<br><br>"De fato, a necromancia, o exame das entranhas de crianças inocentes, as evocações das almas humanas e os que são chamados entre os magos de espíritos dos sonhos e espíritos assistentes, os fenômenos que acontecem sob a ação dos que sabem essas coisas devem persuadir-vos de que, mesmo depois da morte, as almas conservam a consciência. Do mesmo modo, poderíamos citar os que são arrebatados e agitados pelas almas dos mortos, aos quais todos chamam de possessos ou loucos; aqueles que entre vós são chamados de oráculos de Anfiloco, de Dodona, de Piton e outros semelhantes; as doutrinas de escritores como Empédocles e Pitágoras, Platão e Sócrates, aquela caverna de Homero, a descida de Ulisses para averiguar essas coisas, e outros que disseram coisas parecidas. Recebei-nos, portanto, pelo menos de modo semelhante a esses, pois não cremos menos do que eles em Deus e sim <br>mais do que eles: esperamos recuperar nossos próprios corpos depois de mortos e enterrados, porque dizemos que para Deus não há nada impossível" (Justinho de Roma, I Apologia, 18)<br><br>Note que a continuação do verso citado pelo seu interlocutor deixa claro que Justino passou a crer na imortalidade da alma através daquilo que acontece entre os PAGÃOS, como a necromancia, a feitiçaria, os relatos de autores pagãos e a filosofia de autores gregos platônicos, dentre eles o próprio Platão. Não foi por meio de um estudo das Escrituras ou por conservar alguma doutrina apostólica, que nem sequer é citada por Justino em parte alguma sobre este tema. E ele diz para os cristãos RECEBEREM essa doutrina. Não se "recebe" algo que já esteja presente. Isso evidencia que os cristãos não criam na imortalidade da alma mas eram incitados a "receberem" tal doutrina por causa daqueles acontecimentos que Justino citou que aconteciam entre os pagãos e que chamavam a atenção dele mesmo e o levava a crer que a alma era imortal, e não por uma análise das Escrituras ou da doutrina apostólica. <br><br>Portanto, essa passagem em seu devido contexto eu vejo muito mais como uma prova a favor da mortalidade da alma do que contra ela, pois mostra que a imortalidade da alma é uma doutrina que entrou no Cristianismo através do puro paganismo e filosofia grega, e não através das Escrituras Sagradas ou de algo que já fosse crido desde sempre pela Igreja cristã.<br><br>Deus te abençoe!<br>Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-81580783813832638372013-06-06T22:11:38.759-03:002013-06-06T22:11:38.759-03:00Caro Lucas, peço sinceras desculpas por te incomod...Caro Lucas, peço sinceras desculpas por te incomodar novamente. Mas enquanto debatia com um amigo sobre se Justino cria ou não na imortalidade da alma, ele me propôs o seguinte texto:<br><br>""Vede o fim que tiveram os imperadores que vos precederam: todos morreram de morte comum. Se a morte terminasse na inconsciência, seria uma boa sorte para todos os malvados. Admitindo, porém, que a<br>consciência permanece em todos os nascidos, não sejais negligentes em convencer-vos e crer que essas coisas são verdade" (Justinho de Roma, I Apologia, 18)"<br><br>Ele afirma que nesta passagem, Justino seria adepto da doutrina da Imortalidade da alma (nem preciso falar que ele nem tentou refutar todos os argumentos onde expus que Justino não cria no mesmo). <br><br>Como eu não tenho acesso a livros de patrística e não sou muito bom no inglês, gostaria de ajuda da sua parte. Agradeço desde jáh se puder, se não puder tudo bem ^^IASD Arapiracahttp://www.blogger.com/profile/03335227797893364241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-58906717662176972832012-12-02T16:03:26.406-02:002012-12-02T16:03:26.406-02:00Olá, Alon.Recomendo, se você quiser se aprofundar ...Olá, Alon.<br><br>Recomendo, se você quiser se aprofundar mais sobre o tema, que não leia apenas as 206 provas, pois ali é apenas um compêndio bem resumido e sintetizado das provas principais, ou seja, eu apenas as exponho e não argumento em favor delas. O lugar onde eu argumento mais extensivamente acerca de cada uma delas é no meu livro, "A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA", as 206 provas são apenas uma exposição bem resumida de cada uma das evidências bíblicas contra a imortalidade da alma.<br><br>Recomendo também a leitura destas refutações se você achar necessário, dos principais pilares da doutrina imortalista (outros são refutados no livro, mas estes que eu expus no site são os que eu creio serem os principais):<br><br>http://apologiacrista.com/index.php?pagina=1084461433<br><br>Ressaltando que, embora eu considere a imortalidade da alma uma doutrina muito perigosa e também o fundamento das demais mentiras, eu respeito aqueles que pensam diferente de mim, estou aberto a um diálogo aberto e franco sobre isso e não creio que o simples fato de crer que a alma é mortal ou imortal vá determinar na salvação ou perdição de um homem, embora evidentemente as CONSEQUENCIAS de se crer numa alma imortal (como comunicação com os mortos, intercessão dos santos, reeencarnação, anulação da crença na ressurreição, reza aos defuntos, culto aos mortos e outros derivados dessa doutrina) podem sim levar alguém à perdição e também à idolatria.<br><br>Um grande abraço!Lucas Banzolihttp://www.blogger.com/profile/07637405646759884089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5332713089187656747.post-72310499359811198152012-12-02T12:28:19.753-02:002012-12-02T12:28:19.753-02:00Professor, Lucas, acabei de ler seu artigo neste...Professor, Lucas, acabei de ler seu artigo neste instante. Confesso que fiquei impressionado com as declarações dos vários pais da Igreja com relação a mortalidade da alma, onde os apresenta confirmando que a alma é mesmo mortal. No entanto, para muitos, inclusive eu, pode haver aí uma barreira, explicada pela sua palavra aqui: <br><br>“Existem muitas pessoas que já estão tão profundamente cegas e enganadas pelas tradições humanas, que mesmo se lerem tudo isso e muito mais, e ainda que se deparem com a verdade escancarada na frente delas, vão sair daqui e continuar exclamando aos quatro cantos da terra que “a alma é imortal, a alma é imortal, a alma é imortal...”<br><br>Vou fazer a leitura cuidadosa de todos os outros artigos seus sobre o assunto e saberei se fui pego, como milhões de cristãos, pela tradição ou não. Devo reconhecer que nunca parei para estudar o outro lado da questão, mas o farei, pois bem sei que tradição é uma praga. Veja dois exemplos aqui: Se você diz hoje numa classe de escola dominical que quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, vai haver protestos. Sabe por que? Porque alguém uma vez disse que foi Dalila, e o mundo cristão, sem consultar as Escrituras, acreditou. O problema é que a Bíblia afirma com toda clareza que foi um soldado. Se você diz que não foi Moisés quem tocou com o cajado no Rio Nilo para que as águas se transformassem em sangue você vai ter problemas. No entanto, a Bíblia diz que foi seu irmão, Arão. Pois é, Lucas, alguém um dia disse que foi Moisés e assim ficou. É isso que a tradição faz.<br><br>Pode deixar que estou agora mesmo indo atrás do outro artigo seu, as “206 provas bíblicas contra a imortalidade da alma” e te prometo que farei a leitura com a maior atenção do mundo, pois minha crença até hoje é de que a alma é imortal.<br><br>Outra coisa, esse artigo seu é um enorme problema para a teologia convencional evangélica que crê na doutrina da imortalidade da alma, pois ela reforça outra doutrina, a da intercessão dos santos. Ora, se eles, depois que morrem, partem dessa vida para estar com o Senhor, como poderíamos fortificar nosso argumento contra o catolicismo de que eles não intercedem diante de Deus? Outro problema é saber como ficaria a passagem que diz sobre Cristo ter descido às partes mais baixas da terra e ter levado cativo o cativeiro, um alusão, segundo a nossa interpretação, de que Jesus levou as almas do santos do Velho Testamento para a sua glória. Esse é o outro lado da moeda, pois se eles estavam embaixo, então não estavam em cima, no céu, como querem os católicos. Sendo assim, se concordamos com essa interpretação, então os santos do Velho Testamento jamais intercederam a Deus por ninguém em sua época, e aquelas passagens que mostram Osias, Jeremias e outros, depois de mortos, intercedendo por Israel, não passam mesmo de mentiras apócrifas, como sabemos que é. Ora, se o corpo voltou ao pó aguardando a ressurreição que ainda não ocorreu, então quem intercedia eram suas almas. E se as almas estavam em cativeiro, embaixo, não no céu, como puderam ter acesso ao trono de Deus intercedendo pelos vivos? Aqui o catolicismo entra pelo cano. E se a alma realmente fica fora da existência depois que a pessoa morre, então a coisa vai ficar bem pior para o catolicismo.<br><br>Pois é, professor, esse mundo dá voltas, se correr o bicho pega se ficar o bicho come.<br><br>Vou ler com mais atenção tudo o que você escreveu sobre o assunto e depois vou me posicionar.<br><br>Abraços<br>A Francohttp://www.blogger.com/profile/18307024964142410844noreply@blogger.com