Heresias, lendas, mitos e absurdos nos livros apócrifos


Os evangélicos adotam um cânon com 66 livros, enquanto os católicos assumem um cânon maior, com 73 livros, pois incluem outros 7 livros que não constam na Bíblia canônica, sendo eles:

 Tobias
 Judite
 1ª Macabeus
 2ª Macabeus
 Sabedoria de Salomão
 Eclesiástico
 Baruque

Além disso, possuem adições ao livro de Ester e ao de Daniel. Sabermos qual cânon é o correto é extremamente importante, pois muitas heresias católicas são apoiadas por estes livros, o que foi uma das razões principais pelas quais foram aceitos pelo Concílio de Trento (1545 - 1563), em resposta à Reforma Protestante. Algumas das heresias, mitos, lendas e absurdos que podemos mencionar são:


1º Heresias:

 Artes mágicas e feitiçaria como método de exorcismo:

“Então disse o anjo: Tira as entranhas a esse peixe, e guarda, porque estas coisas te serão úteis. Feito isto, assou Tobias parte de sua carne, e levaram-na consigo para o caminho; salgaram o resto, para que lhes bastassem até chegassem a Ragés, cidade dos Medos. Então Tobias perguntou ao anjo e disse-lhe: Irmão Azarias, suplico-lhe que me digas de que remédio servirão estas partes do peixe, que tu me mandaste guardar: E o anjo, respondendo, disse-lhe: Se tu puseres um pedacinho do seu coração sobre brasas acesas, o seu fumo afugenta toda a casta de demônios, tanto do homem como da mulher, de sorte que não tornam mais a chegar a eles. E o fel é bom para untar os olhos que têm algumas névoas, e sararão” (Tobias 6:5-9)

 Esmolas como método de salvação:

“É boa a oração acompanhada do jejum, dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro; porque a esmola livra da morte (eterna), e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna” (Tobias 12:8,9)

 Sabedoria como método de salvação:

“Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos (Sabedoria 8:19)

 Oração pelos mortos:

“E tendo feito uma coleta, mandou doze mil dracmas de prata a Jerusalém, para serem oferecidas em sacrifícios pelos pecados dos mortos, sentindo bem e religiosamente a ressurreição, (porque, se ele não esperasse que os que tinham sido mortos, haviam um dia de ressuscitar, teria por uma coisa supérflua e vã orar pelos defuntos); e porque ele considerava que aos que tinham falecido na piedade estava reservada uma grandíssima misericórdia. É, pois, um santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados (2ª Macabeus 12:43-46)

 Intercessão dos mortos:

“Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, escutai a prece dos mortos de Israel, dos filhos daqueles que pecaram contra vós, que não atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e por isso foram levados à desgraça” (Baruque 3:4)

 Purgatório

“As almas dos justos estão na mão de Deus, e não os tocará o tormento da morte. Pareceu aos olhos dos insensatos que morriam; e a sua saída deste mundo foi considerada como uma aflição, e a sua separação de nós como um extermínio; mas eles estão em paz (no Céu). E, se eles sofreram tormentos diante dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade” (Sabedoria 3:1-4)

 Pré-existência das almas:

“Eu era um menino vigoroso, dotado de uma alma excelente, ou antes, como era bom, eu vim a um corpo intacto (Sabedoria 8:19,20)


2º Mitos e Lendas

 Mulher que jejuava todos os dias de sua vida:

“E no andar superir de sua casa tinha feito para si um quarto retirado, no qual se conservava recolhida com as suas criadas, e, trazendo um cilício sobre os seus rins, jejuava todos os dias de sua vida, exceto nos sábados, e nas neomênias, das festas da sua casa de Israel” (Judite 8:5,6)

 Dragões existem de verdade e Daniel matou um deles:

“Havia um dragão enorme adorado pelos babilônios. O rei disse a Daniel: ‘Você não vai me dizer que ele é de bronze; está vivo, come e bebe. Você não pode negar que é um deus vivo. Então, adore-o também’. Daniel respondeu: ‘Só adoro ao Senhor meu Deus, porque ele é o Deus vivo. Se Vossa Majestade permitir, eu mato este dragão sem espada e sem porrete’. O rei disse: ‘A licença está concedida’. Daniel pegou piche, sebo e crinas, cozinhou tudo junto, fez com aquilo uns bolos e jogou na boca do dragão. Ele engoliu aquilo e se arrebentou. Então Daniel disse: ‘Vejam o que vocês adoravam!’ Quando os babilônios ouviram falar disso, ficaram muito indignados e revoltados contra o rei, e diziam: ‘O rei virou judeu! Quebrou Bel, matou o dragão e assassinou os sacerdotes’” (Daniel 14:23-28)

 Daniel é lançado de novo na cova dos leões!

“No sétimo dia, o rei foi chorar a morte de Daniel. Chegou à beira da cova e lá estava Daniel sentado tranquilamente. Então o rei exclamou em alta voz: ‘Tu és grande, ó Senhor, Deus de Daniel! Além de ti não existe outro Deus’. O rei mandou retirar Daniel da cova e jogou aí aqueles que pretendiam matá-lo. Foram devorados num instante, na presença do rei”(Daniel 14:40-42)


3º Absurdos

 Anjos que mentem:

“E o anjo disse-lhe: Eu o conduzirei e to reconduzirei. Tobias respondeu: Peço-te que me digas de que família e de que tribo és tu? O anjo Rafael disse-lhe: Procuras saber a família do mercenário, ou mesmo mercenário que vá com teu filho? Mas para que não te ponhas em cuidados, eu sou Azarias, filho do grande Ananias. E Tobias respondeu-lhe: Tu és de uma ilustre família. Mas peço-te que não te ofendas por eu desejar conhecer a tua geração” (Tobias 5:15-19)

 Habacuque é teletransportado para a Babilônia agarrado pelos cabelos:

“O anjo do Senhor disse a Habacuc: ‘Esse almoço que você tem aí leve para Daniel, lá na Babilônia, na cova dos leões’. Habacuc disse: ‘Meu senhor, eu nunca vi a Babilônia, nem conheço essa cova!’ O anjo do Senhor pegou-o pelo alto da cabeça, carregou-o pelos cabelos e, com a rapidez do vento, colocou-o à beira da cova (Daniel 14:34-36)

 Não podemos amparar o pecador:

“Dá ao homem bom, não ampares o pecador, pois Deus dará ao mau e ao pecador o que merecem; ele os guarda para o dia em que os castigará. Dá àquele que é bom, e não auxilies o pecador(Eclesiástico 12:4,5)

 Devemos impedir que deem pão a um ímpio:

“Faze o bem ao homem humilde, e nada dês ao ímpio; impede que se lhe dê pão, para não suceder que ele se torne mais poderoso do que tu. Pois acharás um duplo mal em todo o bem que lhe fizeres, porque o próprio Altíssimo abomina os pecadores, e exerce vingança sobre os ímpios”(Eclesiastico 12:6,7)

 Trato cruel aos escravos:

“Para o jumento o feno, a vara e a carga. Para o escravo o pão, o castigo e o trabalho. O escravo só trabalha quando corrigido, e só aspira ao repouso; afrouxa-lhe a mão, e ele buscará a liberdade. O jugo e a correia fazem dobrar o mais rígido pescoço; o trabalho contínuo torna o escravo dócil. Para o escravo malévolo a tortura e as peias; manda-o para o trabalho para que ele não fique ocioso, pois a ociosidade ensina muita malícia. Ocupa-o no trabalho, pois é o que lhe convém. Se ele não obedecer, submete-o com grilhões, mas não cometas excessos, seja com quem for, e não faças coisa alguma importante sem ter refletido” (Eclesiástico 33:25-30)

 Devemos golpear até sangrar as costas de um escravo ruim:

“Não te envergonhes de não fazer diferença na venda e com os mercadores, de corrigir frequentemente os teus filhos, de golpear até sangrar as costas de um escravo ruim(Eclesiástico 42:5)

 Incentivo ao ódio aos estrangeiros e aos samaritanos que são xingados de “idiotas”:

“Há duas nações que eu detesto, e uma terceira que sequer é nação: os habitantes da montanha de Seir, os filisteus e o povo idiota que habita em Siquém(Eclesiástico 50:25,26)

 Preconceito contra as mulheres:

“A tristeza do coração é uma chaga universal, e a maldade feminina é uma malícia consumada. Toda chaga, não, porém, a chaga do coração; toda malícia, não, porém, a malícia da mulher; toda vingança, não, porém, a que nos causam nossos adversários; toda vingança, não, porém, a de nossos inimigos. Não há veneno pior que o das serpentes; não há cólera que vença a da mulher. É melhor viver com um leão e um dragão, que morar com uma mulher maldosa. A malícia de uma mulher transtorna-lhe as feições, obscurece-lhe o olhar como o de um urso, e dá-lhe uma tez com a aparência de saco. Entre seus parentes, queixa-se o seu marido, e, ouvindo-os, suspira amargamente. Toda malícia é leve, comparada com a malícia de uma mulher; que a sorte dos pecadores caia sobre ela! Como uma ladeira arenosa aos pés de um ancião, assim é a mulher tagarela para um marido pacato. Não contemples a beleza de uma mulher, não cobices uma mulher pela sua beleza. Grandes são a cólera de uma mulher, sua audácia, sua desordem. Se a mulher tiver o mando, ela se erguerá contra o marido. Coração abatido, semblante triste e chaga de coração: eis (o que faz) uma mulher maldosa. Mãos lânguidas, joelhos que se dobram: eis (o que faz) uma mulher que não traz felicidade ao seu marido. Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos (Eclesiástico 25:17-33)

 O próprio autor reconhece que seu livro é medíocre:

Por isso, aqui ponho fim à minha narrativa. Se o fiz bem, de maneira conveniente a uma composição escrita, era isso que eu queria; se fracamente e de modo medíocre, é o que consegui fazer (2ª Macabeus 15:37,38)

Tendo em vista tudo isso e muito mais, vemos que não é sem razão que devemos zelar pela manutenção do legítimo e verdadeiro cânon bíblico com 66 livros, pois estes outros sete livros adicionados estão repletos de heresias, lendas, mitos, absurdos e aberrações que algumas vezes chegam a beirar o ridículo. Se crermos na autenticidade canônica dos sete livros acrescentados pelos católicos, teremos consequentemente que reformular toda a ortodoxia bíblica que nega explicitamente todos os pontos mencionados acima. E por conta disso é importante defendermos o verdadeiro cânon e mostrarmos o porquê que os livros apócrifos são invenções humanas, e não inspiração divina.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. "Dragões existem de verdade e Daniel matou um deles"
    Não era uma cobra que eles adoravam? Na minha biblia está escrito "serpente"
    obs: Não sou católica :) Eu queria perguntar uma coisa pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian. Todas as versões católicas que eu conheço traduzem por "dragão", e não por "serpente".

      Bíblia Ave Maria:

      "Lá havia também um grande DRAGÃO, que os babilônios veneravam" (v.22)

      CNBB:

      "Lá havia também um grande DRAGÃO, que os babilônios veneravam" (v.22)

      Bíblia de Jerusalém (em inglês):

      "Daniel replied, 'I will worship the Lord my God; he is the living God. With your permission, Your Majesty, without using either sword or club, I shall kill this DRAGON" (v.25)

      E por fim a Vulgata Latina, que é a VERSÃO OFICIAL da Igreja Romana:

      "Et erat DRACO magnus in loco illo, et colebant eum Babylonii" (v.22)

      Em latim, DRACO = DRAGÃO.

      Portanto, os católicos são obrigados a crerem na existência literal de dragões. Ou então a criarem bom senso e admitirem que os livros apócrifos são... apócrifos. Sem crédito.

      Abraços.

      Excluir
    2. Lucas ontem estava lendo Apocalipse, lembrei-me de você, então eu até tirei foto, é isso mesmo, de fato nessa tradução está serpente, é Editora Vozes em parceria com a Editora Santuario. Mas na outra que eu tenho [Editora Paulinas] dei uma olhada e está Dragão mesmo.
      http://i.imgur.com/7RvLE8E.jpg < Link da imagem :)

      Excluir
    3. Todas as versões católicas que eu consultei traduzem por "dragão" e não por "serpente", inclusive na Vulgata Latina, que é a versão oficial da Igreja Romana. Essa versão que diz "serpente" faz isso provavelmente pela vergonha de traduzir por "dragão". Ou seja, nem os próprios tradutores acreditam que existisse realmente dragões naquela época lutando com Daniel, o que fez com que eles alterassem a tradução por um outro animal que não ficasse tão absurdo.

      Excluir
    4. serpente e dragão sao dois animais mitologicos que se familiarisam, eu sou catolica e tenho as duas versoes da biblia, a serpente que e encontrada como animal mitologico e parecido com uma cobra porem maior e mais poderosa, na minha opinião, e o dragão em diferentes culturas são explicados com diferentes formas mas a esemcia do texto e oque importa a bravura e a coragem de Daniel teve de enfrentar esse animal fora do comum para demostrar tamanha sua fé e devoção além de afirmar um dos versos do Salmo "tudo posso, na quele que me fortalece"

      Excluir
    5. Só um detalhe: quem disse que "tudo posso naquele que me fortalece" foi Paulo, e não um salmista...

      Excluir
    6. Lucas muito prazer, gostei de vc!

      Excluir
  2. Sobre a "Sabedoria como método de salvação" no livro de Sabedoria 8:19

    No Gnosticismo: "A salvação gnóstica era da ignorância e não do pecado. O conhecimento não era apenas o meio de salvação, era a única real salvação. O conhecimento era o conhecimento do verdadeiro self, seu lugar no Pleroma e um retorno de lá"

    ResponderExcluir
  3. Lucaaaaas! ;-; Não parece com aquilo que é descrito em Daniel [apoc.] ?

    "E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro,[...]
    Ezequiel 8:3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian. Há uma DIFERENÇA CRUCIAL entre um texto e outro, pois o texto de Ezequiel diz explicitamente que aquilo era uma "VISÃO DE DEUS", e em visões quase nada é literal, tudo é explicado por meio de metáforas, como as que João teve no Apocalipse. Em visões existem dragões perseguindo mulheres grávidas no deserto, bichos com sete cabeças, estrelas caindo do céu, etc, e é neste contexto simbólico que Ezequiel é "puxado pelos cabelos". Mas tente achar simbolismo no texto apócrifo de Daniel, que diz:

      “Mas um anjo do Senhor disse-lhe: Leva esta refeição à Babilônia, a Daniel, que se encontra na cova dos leões. Senhor, disse Habacuc, nunca vi Babilônia, e não conheço essa cova. Então o anjo, segurando-o pelo alto da cabeça, transportou-o pelos cabelos, num fôlego, até Babilônia, em cima da cova. Daniel, Daniel (chamou), toma a refeição que Deus te envia. E Daniel respondeu: Ó Deus, vós pensastes em mim! Vós não abandonastes os que vos amam! Depois disso pôs-se a comer, enquanto o anjo do Senhor transportava de volta Habacuc a seu domicílio” (Daniel 14:33-38)

      Veja que o que aconteceu com Habacuque no acréscimo apócrifo é RETRATADO LITERALMENTE, ou seja, Habacuque precisava estar FISICAMENTE na cova dos leões, mas ele estava em outra cidade, então o anjo do Senhor o leva LITERALMENTE (e não através de uma visão!) pelos cabelos até a cova, onde ele se encontra com Daniel. Portanto, o primeiro caso (o bíblico) é retratado simbolicamente, enquanto o segundo caso (o apócrifo) é retratado literalmente, o que faz toda a diferença.

      Abraços.

      Excluir
  4. Daniel = O são jorge da antiguidade. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Agora faço uma breve observação: e os judeus de Alexandria? Se a septuaginta era o que os apóstolos liam nas sinagogas, quem tinha mais autoridade, os apóstolos, ou os farisaico de jamnia? (Palestina) qual a descendência desse Flávio Josefo? Ele aceitava i NT? Os palestinos eram a favor dos apóstolos porque eles foram para jamnia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lenda de que os judeus de Alexandria tinham um cânon à parte já foi refutada aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/10/a-lenda-do-canon-alexandrino.html

      Excluir
  6. Lucas, um católico argumentou que esse versículo da base para que o livro de Baruque:
    Jeremias 36:4

    4 Então Jeremias chamou a Baruc, filho de Nerias; e
    escreveu Baruc da boca de Jeremias no rolo de um livro todas as
    palavras do SENHOR, que ele lhe tinha falado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro de Baruque não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com o Baruque das Bíblias católicas. O Baruque das Bíblias católicas não foi escrito pelo assistente de Jeremias, mas é um livro espúrio escrito entre o século II a.C e meados do século I a.C.

      Excluir
  7. Pelo menos dá pra dar umas boas risadas desses livros: Anjos mentirosos e macumbeiros; sabedoria salvadora, dragões comedores de gente, Habacuque com cabelos de ferro e um autor medíocre e depois debocham e pavoneiam que são os "donos" da Bíblia.
    Ricardo Soares

    ResponderExcluir
  8. Observe que quem esta acostumado a ler de gêneses a deutoronômio encontra a linguagem e cultura totalmente diferente nesses livros apócrifos... soam como livros de tentação, e pecado liberal, magias e truques.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Lucas

    Gostaria apenas de fazer uma observação: No livro de Tobias especificamente nos versos de 10 a 14 do capítulo 5: um anjo impaciente! Veja:

    10Tobias saiu, foi até o lugar onde o anjo estava e disse-lhe que o pai queria conhecê-lo. Então Rafael foi com Tobias. Tobite cumprimentou Rafael primeiro, e a seguir o anjo respondeu: «Espero que tudo esteja bem contigo.» Tobite disse: «Como seria possível estar tudo bem comigo? Sou cego, não posso ver a luz do céu. É como se eu estivesse no meio dos mortos, que não podem ver a luz. Eu vivo, mas sou como uma pessoa morta. Ouço as pessoas a falar, mas não posso vê-las.» O anjo respondeu: «Tem coragem! Deus não vai demorar a curar-te. Tem coragem!» Tobite disse: «O meu filho precisa de ir até à Média. Será que podes ir com ele e ensinar-lhe o caminho? Se puderes ir, eu pago-te pelo serviço.» Rafael respondeu: «Sim, posso ir com ele. Já fui muitas vezes até à Média e conheço bem todas as estradas. Já andei por todos os lugares baixos e por todas as montanhas daquela região e conheço todas as estradas.» 11Tobite fez mais uma pergunta: «Diz-me, meu irmão, qual é o nome da tua família? E qual é a tua tribo?» 12Rafael respondeu: «Por que é que precisas de saber qual é a minha família e a minha tribo?» Tobite respondeu: «É porque, meu irmão, eu quero saber com certeza quem é o teu pai. E quero saber como te chamas.» 13Então o anjo disse: «Chamo-me Azarias e sou filho do velho Ananias, que é teu parente.» 14Tobite respondeu: «Sê bem-vindo, irmão! Deus te abençoe! Não me leves a mal, meu irmão, por eu querer informar-me a respeito de ti e da tua família. Acontece que tu és nosso parente e és de uma família distinta e boa. Eu conhecia Ananias e Natan, os dois filhos do velho Semaías. Costumavam ir comigo a Jerusalém a fim de ali adorarmos a Deus juntos. Eles não se desviaram do caminho certo. Os teus parentes, meu irmão, são gente boa, e tu és de uma família distinta. Façam uma boa viagem!»

    Uma tradução do verso 14 diz : "Não te impacientes"

    Ou será que vi demais?

    Um abraço. Gostei do site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiego! O pior não é nem isso, o pior é que O ANJO MENTE, quando diz que é um homem chamado Azarias e filho de Ananias. Algo completamente inadmissível, que só poderia ter vindo de um livro apócrifo mesmo.

      Abs!

      Excluir
  10. Esse versículo já seria suficiente para provar que o livro não é de forma alguma de origem divina:

    “Não te envergonhes de não fazer diferença na venda e com os mercadores, de corrigir frequentemente os teus filhos, de GOLPEAR ATÉ SANGRAR as costas de um escravo ruim”(Eclesiástico 42:5)

    Imagino que o primeiro argumento de um lixo moral ( não estou falando de todos os católicos, refiro-me aos "apologistas" tridentinos) seria que o autor do texto estava inserido em um contexto histórico diferente, e que portanto em sua época esse seria um trato aceitável. Digo isso pois um dia encontrei em um site (o fiel católico) um argumento fantástico a favor da inquisição: NA ÉPOCA ERA MORALMENTE ACEITÁVEL, pois "O primeiro passo neste estudo, portanto, é entender o óbvio: a Inquisição existiu num período histórico muito diferente do nosso, com padrões de moral e justiça completamente diversos dos que conhecemos atualmente." O tal site ainda citou a pena de morte aplicada no Velho Testamento (afinal, todos sabem que por séculos os hebreus foram donos de um tribunal eclesiástico que condenava heresias, e a maneira de matar um herege era torturando e humilhando o infeliz pelo resto de sua vida ...)

    Mas os tempos do papado são longos, já que mesmo após a primeira vinda do Messias e a inspiração do Espírito Santo para as Sagradas Escrituras no primeiro século, ainda foi necessário muitos outros séculos de orientação divina persistente e também um concílio infalível ( não se anime, ainda há dúvidas quanto a sua infabilidade ) para entender qualquer princípio moral básico que Cristo veio pessoalmente ensinar e que seus apóstolos deixaram por escrito.

    Pois é, não se engane, Israel já é uma nação democrática e ainda temos católicos discutindo a liberdade de imprensa, defendendo uma monarquia absolutista ( na verdade todos eles precisam necessariamente defender uma monarquia absolutista) ou querendo sair por aí vestido de cruzado.

    Tudo isso me lembra um comentário de um ilustríssimo filósofo católico brasileiro, que defende a ideia de que não há ênfase moral no Novo Testamento Bíblico. Para ele não foi escrito o suficiente sobre amor e tolerância, por isso a Igreja não entendeu.
    É claro que para chegar a essa brilhante conclusão o católico deve ter ignorado completamente os diversos estilos literários das Escrituras que ele jamais leu - e se leu, não entendeu -.

    Acho que meus comentários estão sendo sempre muito grandes, peço desculpas por isso.

    Em suma, já treinando uma possível futuramente necessária réplica, não houve uma época em que Deus foi escravocrata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário, o fato de ser grande de modo algum é um problema quando o comentário é bom, pelo contrário, é ainda melhor (exceto para quem tem preguiça de ler, o que espero que não seja o caso de nenhum leitor deste blog, acostumado a ler meus textos às vezes imensos...). Sobre a questão da escravidão, creio ser útil acrescentar as informações contidas em meu livro "A Bíblia e a Escravidão", que é minha monografia no mestrado (link na página dos livros).

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Excluir
    2. "É claro que para chegar a essa brilhante conclusão o católico deve ter ignorado completamente os diversos estilos literários das Escrituras que ele jamais leu - e se leu, não entendeu -."

      Eu devia ter colocado essa frase em outra parte do comentário, pois primeiro tinha em mente utilizar este raciocínio para explicar como os livros de Levítico e Provérbios
      ( especialmente os versículos que falam sobre castigos físicos) podem ser erroneamente usados como livros que apóiam o autor de Eclesiástico. Utilizá-los seria bem desonesto já que Levítico pertence a outro estilo literário (e mesmo assim não apóia maus-tratos aos escravos). O seu livro pode falar melhor disso do que eu : )

      Já Provérbios não faz diferença entre servos e livres nos versículos que abordam o castigo físico, e sim entre sábios e tolos: "nos lábios do entendido se a acha a sabedoria , mas a vara é para as costas do falto do entendimento.", e não há em nenhuma parte algo semelhante a "para o escravo o pão, o castigo e o trabalho. ", porque não é um livro que fala de dominação de um homem sobre outro homem, de ocupar os servos com trabalhos durante todo o tempo, e debaixo de tratos cruéis, para que não fiquem ociosos. Jamais li algo semelhante a isso na Bíblia. Além disso, um pai que castiga seu filho não poderia usar provérbios para apóiar o castigo demasiado, pois o livro não faz uso dessa linguagem cruel, do castigo que "faz sangrar". E ainda há na Bíblia os outros versículos que falam de amor e de misericórdia, como os que revelam o próprio Deus de amor que nos chama de filhos e corrige aos que quer bem - e não um deus que nos maltrata e ocupa nosso tempo com árduas tarefas e sacrifícios por sermos seus escravos. Deus espera que tratemos nossos semelhantes como somos tratados por Ele - filhos agraciados, que sempre podem contar com Seu perdão e misericórdia.

      Enfim, estes versículos de Eclesiástico me perturbaram. Não precisaria ler mais sobre o catolicismo para saber que estou no caminho certo sendo protestante.

      Eu já li alguns capítulos do seu livro - e é ótimo - , vou voltar a leitura assim que terminar de ler "a vida dos escravos no Rio de Janeiro", de Mary C. Karasch, que devo devolver a biblioteca nesta semana.

      Excluir
    3. Pois é. Isso sem falar que na lei de Moisés, quem maltratasse um escravo teria que libertar esse escravo como punição pelo maltrato cometido (Êx 21:26-27), enquanto no Eclesiástico pode maltratar o escravo o quanto quiser até sangrar que não tem problema nenhum (na verdade isso é até recomendado no livro).

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com