Catecismo católico refuta a apologética católica


O principal argumento da apologética católica, e às vezes o único, é o da “divisão protestante”, sobre a qual eu já escrevi dezenas de artigos que podem ser conferidos nesta tag. Argumentam os papistas apologéticos que todos os evangélicos estão hoje sob o “pecado da divisão”, porque provém da “divisão de Lutero” ou porque são divididos entre si. Quem dá o hadouken neste argumento ridículo é o próprio Catecismo Católico, que afirma:

818. Os que hoje nascem em comunidades provenientes de tais rupturas, «e que vivem a fé de Cristo, não podem ser acusados do pecado da divisão. A Igreja Católica abraça-os com respeito e caridade fraterna [...]. Justificados pela fé recebida no Batismo, incorporados em Cristo, é a justo título que se honram com o nome de cristãos e os filhos da Igreja Católica reconhecem-nos legitimamente como irmãos no Senhor» (278).

Como se vê, para o Catecismo Católico os que causaram a ruptura (no caso Lutero, na ótica deles) tem pecado, mas os que hoje nascem em comunidades provenientes dessas rupturas não têm nenhum pecado de divisão. Ou seja, o apologista católico que acusa os crentes de hoje de incorrerem em pecado de divisão está indo contra a determinação da própria norma de fé deles. E isso inclui 99% dos apologistas católicos brasileiros, que não conhecem nem seu próprio catecismo, ou que o ignoram deliberadamente.

Se nós evangélicos não temos pecado de divisão, então que arrumem outro argumento mais decente para nos acusar. Esse já era.


A doença e o fanatismo antiprotestante dos apologistas católicos são tão gritantes que conseguem colocá-los contra o próprio catecismo católico, porque só deste jeito conseguem manter de pé seu discurso de ódio e intolerância aos evangélicos. 

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,


-Meus livros:

- Veja uma lista de livros meus clicando aqui.

- Confira minha página no facebook clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros blogs:

LucasBanzoli.Com (Um compêndio de todos os artigos já escritos por mim)
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Artigos devocionais e estudos bíblicos)
Desvendando a Lenda (Refutando a imortalidade da alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)
Fim da Fraude (Refutando as mentiras dos apologistas católicos)

Comentários

  1. Banzoli, você foi fantástico! Breve, mas fantástico e certeiro.

    Vou me levantar para lhe aplaudir

    Clap clap clap clap clap clap ............

    Nota 1000 pra voce

    ResponderExcluir
  2. Lucas, preciso de uma opinião. O que vc acha do João Calvino?

    Quer dizer , eu acredito mais no livre do que predestinação, fico mais no lado dos arminianos. Mas estudando sobre a Reforma, eu me acabei interessando pela figura do João Calvino.

    Mesmo não concordando com ele sobre predestinação, eu acho os comentarios dele , especialmente do novo testamento muitos bons. E admiro bastante o perfil dele por ser uma pessoa disciplinada, diligente e devota

    Tens alguns arminianos um pouco fanáticos que acabam não gostando dele, mas eu ainda sim acho ele muito bom

    O que vc acha ?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Reforma teve sucesso mais amplo, se deve a Calvino. Mesmo sendo arminiano, eu disse no meu livro que desconheço alguém que tivesse uma mente tão genial quanto Calvino, que é de longe um dos maiores intelectuais que já existiu. No entanto, deve-se reconhecer o lado negativo também. Calvino é o responsável pelo determinismo ter entrado na teologia evangélica e também pela mortalidade da alma ter saído. Além disso, ele tinha uma personalidade muito forte, por vezes agressiva e intolerante, como se vê no governo de Genebra, que vivia sob sua influência e tinha leis extremamente rigorosas e completamente desnecessárias.

      Em suma, não acho que Calvino seja um monstro, mas também não acho que seja um santo. Ele era inteligentíssimo e a ele se deve grande parte do êxito da Reforma; contudo, propagou algumas doutrinas que influenciaram negativamente a Igreja e tinha uma personalidade intransigente, e acho que são esses aspectos que os arminianos que você leu criticam. Mas não se pode esquecer dos êxitos também.

      Abs.

      Excluir
    2. Lucas, o armínio, John Wesley, John Knox e outros que vieram depois de Calvino e Lutero podem ser considerados reformadores ou apenas teólogos/pregadores que se destacaram no inicio do protestantismo ?

      Excluir
    3. Knox sim, porque ele é do século XVI, viveu na mesma época de Lutero e Calvino. Os outros que você citou (Armínimo e Wesley) são dos séculos posteriores, portanto não são considerados "reformadores", pois não eram daquela primeira geração. O que não significa que não sejam tão relevantes quanto.

      Excluir
  3. Seria ignorância ou mal caratismo dos apologistas católicos?

    Eis a questão rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecendo a maioria deles, deve ser mal caratismo mesmo. O que não muda o fato de serem ignorantes também.

      Excluir
  4. Lucas oq vc acha dissohttps://evangelhodorei.wordpress.com/a-proibicao-do-uso-da-bermuda-pelo-crente/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que ele disse. Agora mesmo eu estou usando bermuda :)

      Escrevi sobre temas relacionados nestes artigos:

      http://ocristianismoemfoco.blogspot.com.br/2015/09/homem-pode-ter-barba-e-cabelo-comprido.html

      http://ocristianismoemfoco.blogspot.com.br/2015/09/mulher-crista-pode-usar-calca.html

      http://ocristianismoemfoco.blogspot.com.br/2015/09/a-mulher-precisa-usar-veu-no-culto.html

      http://ocristianismoemfoco.blogspot.com.br/2015/09/e-pecado-fazer-tatuagem.html

      Excluir
    2. Amado Lucas, gostaria que fosse fizesse um artigo sobre o exorcismo da freira católica Nicole Aubrey em 1566. Pois os católicos utilizam desse evento pra justificarem o catolicismo como sendo a igreja verdadeira de Cristo. Calvinistas não conseguiram exorcizar a freira e o demônio disse que o protestantismo era do lado dele. A freira foi exorcizada por sacerdotes católicos, que fez muitos protestantes virarem católicos. O que vc acha disso, seria um embuste dr Satanás para levarem as pessoas para o Catolicismo?
      O que vc acha, Paz de Cristo!

      Excluir
    3. Obrigado pela sugestão. Vou estudar este assunto e ver o que posso escrever a respeito.

      Sobre o acontecimento em si, partindo do pressuposto de que tenha mesmo acontecido e desta mesma maneira que você retratou, não vejo nada de mais aí. Algumas vezes os discípulos não conseguiam expulsar demônios também, e alguns judeus sem o Espírito Santo conseguíram expulsar demônios por certo tempo (At.19:13-14).

      Abs.

      Excluir
    4. Só corrigindo é Nicola Aubrey e não Nicole.

      Excluir
    5. Lucas, vai aqui uma palhinha pra você escrever um artigo maior e arrebentar de vez com essa história também. Está parecendo mais um embuste católico romano.

      Parece que o exorcismo foi feito em público. O relato alega que alguns demônios expulsos dela fugiram para Genebra (centro do movimento Calvinista) e que seu príncipe era Belzebu.

      Depois de várias tentativas para expulsar todos os demônios foram feitas "... procissões diárias para a catedral, e em 8 de fevereiro o " milagre de Laon" ocorreu quando o bispo levantou a HÓSTIA DA COMUNHÃO, e expulsou os demônios restantes do corpo de Obry...".

      Veja no walkipedia

      "After daily processions to the cathedral, on 8 February, the "miracle of Laon" occurred when the bishop held up the communion wafer and and drove the remaining demons from Obry's body".

      Within months of the event, multiple eyewitness accounts had been published and spread throughout Europe. For Catholics, the exorcism was a miracle and proof of the real presence of Christ in the Eucharist: a refutation of Protestant heresy. For Protestants, the event was an obvious hoax...".

      https://en.m.wikipedia.org/wiki/Nicole_Aubrey

      Depois disso houve uma perseguição ferrenha aos huguenotes franceses.

      O resto da história todos sabem...

      Estou esperando com impaciência seu artigo.

      Excluir
    6. Lucas, quem conhece a Palavra de Deus identifica o embuste num instante. Veja você mais relatos desse embuste.

      Esse link catolico abaixo diz que quando deram a ela a comunhão - apenas tocada em seus lábios - a face dela voltou ao normal e brilhava como a face de um anjo.

      Os demônios voltaram e foi quando chegou os protestantes. O relato diz que ao orar e ler a Bíblia diante dela o bicho começou a zombar e dizer que não fazia efeito. E quando começaram a cantar os hinos o bicho disse que quem fez os hinos foi ele.

      Está aí neste link

      https://www.olrl.org/stories/exorcism.shtml

      No mínimo mais um dos grandes embustes do catolicismo. Não acredito nem que me derem um milhão de libras.

      Excluir
    7. Rapaz, isso vai dar muito pano pra manga. Veja esse artigo. O escritor parece imparcial.

      Já vi esse filme antes. Uma hierarquia excita o animo da população contra um grupo que lhes opõe e o efeito causado leva e eliminação desse grupo. Isso tudo causou o massacre dos huguenotes.

      http://io9.gizmodo.com/the-16th-century-exorcism-that-became-political-propaga-1366919568

      Excluir
    8. Nunca vi tanta palhaçada antes. Tinha que vir da ICAR, de quem não dá pra se esperar nada mesmo.

      Pra quem não sabe o final da história, 70 mil protestantes franceses foram assassinados pelos católicos em meio a um acordo de paz quebrado por estes, que desde quinhentos anos continuam usando as mesmas estratégias mentirosas e covardes até hoje. Nada poderia ser mais óbvio do que esta armação feita com o propósito de incitar a multidão católica para o extermínio dos evangélicos.

      Nada de novo para uma igreja que já é, em si mesma, uma grande armação.

      Excluir
    9. Lucas, o caso é real?
      O que os calvinistas dizem?

      Excluir
    10. Ao que tudo indica, não passou de pura armação. Alguém se fingiu de "endemoniado" sem estar possesso, então os calvinistas não conseguiram expulsar o demônio (óbvio, porque não era demônio) e os católicos "conseguiram", usando isso como pretexto para a perseguição e matança dos protestantes da cidade.

      Excluir
  5. Macabeus, Fernando Nascimento, Paulo Leitão, Rafael Rodrigues e Pe Paulo Ricardo acham q ainda vivem no século 16, o ódio do catolicismo pelo protestantismo já passou há tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Século XVI pra eles é muito. Esses aí vivem nas cavernas ainda.

      Excluir
  6. Tu pode começa a escrever artigos refutando o Blog Universo Racionalista? Eles tão atacando direto o cristianismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia este blog, dei uma olhada rápida e não vi nenhum artigo atacando o Cristianismo. Você tem um link de um artigo que queira ver uma refutação?

      Excluir
    2. Esse dois
      http://www.universoracionalista.org/etica-sem-religiao/

      http://www.universoracionalista.org/introducao-a-anticiencia/

      A outros também. Os artigos não são sobre doutrina, mas são para intimida os cristãos.

      Excluir
    3. Sobre o primeiro artigo, veja estes artigos:

      http://ateismorefutado.blogspot.com.br/2015/11/deus-e-ciencia.html

      http://ateismorefutado.blogspot.com.br/2015/04/a-teoria-da-evolucao-prova-que-deus-nao.html

      E sobre o segundo:

      http://ateismorefutado.blogspot.com.br/2015/04/o-trecho-abaixo-e-extraido-de-meu-livro.html

      Abs.

      Excluir
  7. Lucas vc tem algum artigo sobre os Exorcismos que ocorrem na Igreja Católica

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Concordo. Falou em catecismo católico e em apologética católica, só pode ter heresia mesmo...

      Excluir
  9. O dono do hospício é o Demapro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tá vivo ainda?

      Achei que de tanta pancada que esse cara levava no Orkut já devia estar enterrado...

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com