O livro que é o tapa na cara de todo apologista católico


Quantas vezes você já ouviu um apologista católico embusteiro (com o perdão do pleonasmo) dizer coisas como:

“A inquisição não matou quase ninguém!”

“Não havia tortura na inquisição!”

“Quem matava era o Estado, e a Igreja não podia fazer nada contra isso!”

Pois bem. Está na hora de acabar com toda essa palhaçada do revisionismo católico porco e virulento, e mostrar a verdadeira face da inquisição. Mas quem irá fazer isso não sou eu. Como protestante, eu seria suspeito demais. Portanto, vou usar aqui apenas o que diz o Manual dos Inquisidores, uma fonte primária absolutamente imprescindível para qualquer um que queira estudar o assunto, e que misteriosamente nunca é recomendada pelos apologistas católicos nos sites deles, pela razão óbvia de que essa fonte primária é o golpe de morte em suas intenções revisionistas patéticas.

O livro foi escrito por Nicolau Eymerich, um inquisidor dominicano do século XIV, e ampliado por Francisco Peña, um doutor em Direito Canônico do século XVI. Sua importância é tão grande que, depois da Bíblia (o Livro dos Salmos é de 1457), foi um dos primeiros textos a serem impressos, em 1503, em Barcelona. E quando o Vaticano quis reanimar a inquisição para fazer frente à Reforma protestante mandou reeditar o livro como manual para todos os inquisidores, primeiro em Roma, em 1578, 1585 e 1587, e depois em Veneza, em 1595 e 1607.

Referência:

EYMERICH, Nicolau; PEÑA, Francisco. Manual dos Inquisidores. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993.

Vejamos o que essa fonte primária tem a nos dizer sobre a inquisição, e se ela concorda com o que dizem os revisionistas católicos como Pe. Paulo Ricardo, Felipe Aquino, Paulo Leitão e demais mentirosos:


A inquisição que não torturava ninguém

“Comumente, a prática dos tribunais em relação a esses hereges é a seguinte: Quem, praticando tais atos, comparece espontaneamente diante do inquisidor e declara que não sabia que era herege, e que tinha sempre guardado a fé no fundo do coração, é obrigado a abjurar sob forte suspeita de heresia, recebendo uma pena bem pesada. Quem confessa voluntariamente os seus atos, e admite, sem contestação, que conhece a natureza e o significado deles, é obrigado a abjurar como formalmente herege ou apóstata, e receberá uma pena ainda mais pesada. As penas serão de um rigor extremo, se o depoente confessar que não praticou seus atos por medo, e sim voluntariamente. Quem não comparece espontaneamente e confessa que praticou atos heréticos, sempre negando sua adesão intelectual à heresia, será submetido à tortura para que o inquisidor possa formar uma opinião sobre a realidade da adesão mental do acusado à verdadeira fé. Depois da tortura, se se mantiver na posição inicial, será também obrigado a abjurar sob forte suspeita de heresia: é possível, neste caso, que tenha praticado atos condenáveis por medo, e não voluntariamente. Se, ao contrário, depois de torturado, confessar suas crenças heréticas, será obrigado a abjurar como herege formal ou apóstata (se resolver retornar ao seio da Igreja). Este receberá as penas mais pesadas” (p. 40)

“O inquisidor interrogará, então, o suspeito sobre este assunto, torturando-o se ele fingir ignorar o valor dos sacramentos” (p. 53-54)

“Seus poderes? Receber todas as denúncias, informações e acusações de quem e contra quem quer que seja (dentro dos limites da diocese); proceder contra quem achasse que fosse oportuno; citar tanto os criminosos quanto as testemunhas; prender; manter preso; ouvir depoimentos e confissões, examiná-los, convocar para depor; torturar – junto com o bispo – para obter confissões; prender, convocar especialistas e fazer tudo o que, de uma maneira geral, o inquisidor poderia fazer se estivesse fisicamente presente” (p. 95)

“O nono truque consiste em simular idiotice ou demência. Fingem que são loucos – como fez o rei Davi diante de Acaz – para não serem humilhados. Riem enquanto respondem às perguntas, misturando várias palavras inconvenientes, engraçadas e absurdas. Assim, acabam encobrindo os seus erros. Fazem isso frequentemente, quando sentem que vão ser torturados ou que vão ser entregues à autoridade secular. Tudo isso, para escapar à tortura e à morte. Vi isso mil vezes: os acusados fingem que são completamente loucos ou que têm somente alguns momentos de lucidez” (p. 121-122)

“A questão de se fingir de louco merece uma atenção especial. E se se tratasse, por acaso, de um louco de verdade? Para ficar com a consciência tranqüila, tortura-se o louco, tanto o verdadeiro como o falso. Se não for louco, dificilmente poderá continuar a sua comédia sentindo dor. Se houver dúvidas, e se não se puder saber se se trata mesmo de um louco, de toda maneira, deve-se torturar, pois não há por que temer que o acusado morra durante a tortura (p. 122)

“O veredicto da tortura é assim: ‘Nós, inquisidor etc, considerando o processo que instauramos contra ti, considerando que vacilas nas respostas e que há contra ti indícios suficientes para levar-te à tortura; para que a verdade saia da tua própria boca e para que não ofendas muito os ouvidos dos juízes, declaramos, julgamos e decidimos que tal dia, a tal hora, será levado à tortura (p. 153)

“Existem pessoas com o espírito tão fraco, que confessam tudo com o mínimo de tortura, mesmo se não cometeram nada. Outras, são tão obstinadas que não abrem a boca, independentemente das torturas que sofrerem. Há pessoas que já foram torturadas; estas suportam mais que as outras a tortura, porque contraem os membros, endurecendo-os; porém, outras pessoas saem enfraquecidas das torturas anteriores e ficam incapazes de suportar outras. Existem os enfeitiçados que, sob o efeito de bruxarias utilizadas durante a tortura, ficam quase insensíveis: preferem morrer a confessar” (p. 154)

“Se não conseguir nada através desses meios, e se as promessas se revelarem ineficazes, executa-se a sentença e tortura-se o réu da forma tradicional, sem buscar novos artifícios nem inventar os mais rebuscados: mais fracos ou mais violentos; de acordo com a gravidade do crime. Durante a tortura, primeiramente, interroga-se o réu sobre os pontos menos graves, depois, sobre os mais graves, porque vai confessar mais facilmente as faltas pequenas do que as graves. O escrivão, enquanto isso, tomará nota das torturas, das perguntas e respostas. Se, depois de ter sido convenientemente torturado, não confessar, vão lhe mostrar os instrumentos de um outro tipo de tortura, dizendo-lhe que vai passar por todos eles, se não confessar. Se mesmo assim não conseguir nada, continua-se com a tortura no dia seguinte, e no outro, se for preciso (p. 155)

“Quando o réu, submetido a todo tipo de tortura, continua sem confessar, param de brutalizá-lo e o soltam. Se pedir a definição da sentença, não se pode recusar. Será lavrada nos seguintes termos: que depois do exame meticuloso de seu dossiê, não se encontrou nada que pudesse provar com legitimidade o crime de que o acusaram, prosseguindo nos termos previstos para sentença de absolvição” (p. 155)

“A pessoa que confessa sob tortura tem as suas palavras registradas pelo escrivão. Depois da sessão, será conduzido para um local onde não exista nenhum sinal de tortura. Lerão a confissão feita sob tortura e continuarão o interrogatório até obterem de sua boca toda a verdade. Se o réu não confirmar a confissão ou se negar ter confessado sob tortura, e se ainda não passou por todas as sessões previstas, continua-se a torturá-lo (p. 155)

“Uma questão que merece particular atenção é quanto à existência ou não de categorias de pessoas não torturáveis, em decorrência de algum privilégio. Efetivamente, funciona, do ponto de vista jurídico, e com uma certa frequencia, a ideia de que certas pessoas não podem ser torturadas – soldados, cavaleiros, pessoas importantes – devendo se limitar a aterrorizá-los, mostrando-lhes os instrumentos de tortura e ameaçando-os de utilizá-los. Mas este é um direito que não se conta nas questões de heresia: nenhuma das pessoas isentas de tortura a propósito de qualquer delito não o será, tratando-se de heresia. É o caso de se perguntar, em contrapartida, se se podem torturar as crianças e os velhos por causa da sua fragilidade. Pode-se torturá-los, mas com uma certa moderação; devem apanhar com pauladas ou, então, com  chicotadas. E o que fazer se o réu em questão é uma mulher grávida? Esta não é torturada nem aterrorizada, para evitar que dê à luz ou aborte. Deve-se tentar arrancar-lhe a confissão através de outros meios, antes de dar à luz. Depois do parto, não haverá mais nenhum obstáculo à tortura (p. 156-157)

“O valor da confissão é absoluto quando obtido sob ameaça de tortura ou através da apresentação dos instrumentos de tortura. Nesse caso, considera-se que o réu confessou espontaneamente, tendo em vista que não foi torturado. A mesma coisa, se a confissão é obtida quando o réu já está despido e amarrado para ser torturado. Se confessar durante a tortura, deve, depois, confirmar a confissão, já que esta foi obtida através do sofrimento e do terror. Dizem que podem recomeçar as torturas, quando sob o seu efeito conseguira-se novos indícios: deve-se assinalar que tudo o que o réu disser sob tortura pode ser considerado como um novo indício, e, em tais casos, é absolutamente correto recomeçar (p. 157)

“Além disso, muitos réus ficam, depois das primeiras sessões de tortura, num tal estado de fragilidade e enfermidade, que devemos nos perguntar, sinceramente, se seriam capazes de suportar o restante” (p. 157)

“Se o réu foi pouco torturado, podem-se repetir as torturas, até que o réu seja suficientemente torturado (p. 157)

“O réu confessa sob tortura. Depois, levado a confirmar a confissão, desdiz tudo. Em tais situações, recomeça-se toda a série de torturas, porque a confissão obtida durante a série anterior constitui, justamente, o novo indício que se precisa” (p. 158)

“Quando se pode dizer que alguém foi ‘suficientemente torturado’? Quando parecer aos juízes e especialistas que o réu passou, sem confessar, por torturas de uma gravidade comparável à gravidade dos indícios. Entenderão, portanto, que expiou suficientemente os indícios através da tortura” (p. 158)

“Como o réu confirma a confissão efetuada sob tortura? O escrivão pergunta-lhe depois da tortura: ‘Lembras-te do que confessaste ontem ou anteontem sob tortura? Então, repete agora com total liberdade’. E registra a resposta. Se o réu não confirmar, é porque se lembrou e, então, é novamente submetido à tortura (p. 158)

“A prisão na qual os presos devem cumprir pena – depois do processo – será comum ao inquisidor e ao bispo. É uma prisão horrorosa, porque foi concebida muito mais para o suplício dos condenados do que para sua simples detenção. É nesta prisão que deverão ocorrer as sessões de tortura” (p. 203)

O suspeito que só tem uma testemunha contra ele é torturado. Realmente, um boato e um depoimento constituem, juntos, uma semiprova, o que não causará espanto a quem sabe que um único depoimento já vale como um indício” (p. 208)

“Vamos logo assinalando que, no começo, os inquisidores não torturavam, com medo de cometerem alguma irregularidade. Mandavam aplicar a tortura através de juízes leigos (Inocêncio IV). Mas soube-se logo que, nos tribunais leigos, nem sempre se procedia com o sigilo absoluto exigido nas questões inquisitoriais. E constatou-se que toda questão inquisitorial envolve, por definição, o domínio da fé. Por isso, só os inquisidores devem conduzi-la. Na maioria das vezes, não se levam esses casos até o fim sem recorrer à tortura. Pareceu, então, mais prudente confiar aos inquisidores e bispos a tarefa de torturar, ficando assim determinado nos documentos posteriores em que se baseia Eymerich, como, por exemplo, em Urbano IV (ut negotium)” (p. 209-210)

“Se, por outros crimes e diante dos tribunais, a regra é nunca torturar certas categorias de pessoas (por exemplo, letrados, soldados, autoridades e seus filhos, crianças e velhos), para o terrível crime de heresia não existe privilégio de exceção, não existe exceção: todos podem ser torturados. O motivo? O interesse da fé: é preciso banir a heresia dos povos, é preciso desenraizá-la, impedir que cresça” (p. 211)

“Quanto à idade, os menores de vinte e cinco anos serão torturados, mas não as crianças de menos de quatorze anos. Elas serão aterrorizadas e chicoteadas, mas não torturadas” (p. 212)

“Por fim, quero assinalar que há países em que a prática da tortura é totalmente proibida. É o caso do reino supercatólico de Catalunha-Aragão, de onde eu sou – mas, às vezes, neste reino, autorizam torturar os acusados no Tribunal da Inquisição (p. 212)

“Os inquisidores observam, à luz da obra de Eymerich e do exemplo citado, que um único depoimento basta para aplicar a tortura, como demonstra claramente o meu comentário a respeito do sétimo princípio” (p. 212)

“Lembremos que um só testemunho basta para justificar a tortura, sem precisar de indícios fortes ou graves. O conteúdo dos depoimentos basta” (p. 213)

Como vemos, a inquisição boazinha dos nossos amigos apologistas católicos é essa na qual se torturava o suspeito de cometer o terrível “crime” de heresia até arrancar a “confissão” da boca dele. O contraste com os tribunais civis é expresso nitidamente: enquanto o Estado não torturava certos tipos de pessoas (como velhos e crianças), a Igreja não dava privilégio de exceção: torturava-se todo mundo (p. 211). Mas como os católicos eram bonzinhos e misericordiosos, apenas chicoteavam as crianças menores de 14 anos... o resto teria torturas bem piores (p. 212). Ademais, Peña é claro ao dizer que mesmo nos lugares onde o poder civil não praticava a tortura, abria-se uma exceção para a inquisição (p. 212).

Em outras palavras, enquanto o Estado ou não torturava ninguém ou não torturava todo mundo, a inquisição torturava a tudo e a todos. Para piorar, não havia nenhum critério sério para se estabelecer a tortura. Como Peña cansa de destacar, bastava um único testemunho para levar a pessoa à tortura, mesmo “sem precisar de indícios fortes ou graves” (p. 213). Isso significa que todo mundo que não “confessava” era torturado, uma vez que todos que estavam sendo julgados pela inquisição haviam sido denunciados por alguém. Até mesmo aqueles que nunca haviam cometido “heresia” eram torturados para “provar” isso. O ônus da prova não estava com o acusador, estava com o acusado. Era essa a moral católica.

A forma de se extrair as confissões também era infame. Como os textos nos mostram, funcionava exatamente da forma com que Duché descreveu:

“Torturar um suspeito para obter sua confissão era lhe fazer um favor. Inocêncio IV autorizou a tortura nos casos extremos, e uma só vez; os inquisidores concluíram disso que uma só vez por cada interrogatório. Com o chicote, o fogo, a permanência prolongada no fundo de uma masmorra, assando os pés do acusado com carvões ardendo, amarrando-o sobre um aparato de tortura e separando-o docilmente os membros do corpo com a ajuda de uma tesoura... tinha que ser o diabo para não obter uma confissão. Certo que o tribunal, em sua sabedoria, sabia que as confissões assim tiradas não tinham valor; e esta dificuldade se remediava fazendo com que o acusado as confirmasse três horas depois, bem entendido que, se se retratasse, poderia voltar a recomeçar a coisa. Esses entravam em um ciclo perpétuo, e aos que se obstinavam em negar e estavam convencidos, e aos que haviam confessado seu erro mas haviam recaído nele, os relapsos, o tribunal os entregava ao braço secular para sua execução, recordando que a Igreja tinha horror a todo derramamento de sangue. Por isso os queimavam: assim o sangue não corria; na Espanha esta cerimônia se chamava um ato de fé, o auto-da-fé[1]


A inquisição que não matava ninguém

Como eu já mostrei neste outro artigo, o fato de ser o Estado que matava não isenta a responsabilidade da Igreja pelo ato, pois todos os concílios diziam expressamente que o Estado era obrigado a matar, quando ela entregava a seu “braço secular”. Em outras palavras, o Estado só matava os hereges porque a Igreja o forçava a matá-los, entregando-os na sua mão justamente com esta finalidade. Os magistrados não tinham outra opção, ou então eram punidos com excomunhão e eram depostos do cargo. O Manual dos Inquisidores retrata isso com perfeição. Há uma parte de perguntas e respostas, que trata precisamente deste assunto. O interlocutor repete uma afirmação de cunho popular, e em seguida o inquisidor refuta:

Alegação – Ressalta-se que este ou aquele príncipe condena judeus à morte: portanto, isso não é uma tarefa da Igreja, mas do poder civil.

Refutação – O fato de serem condenados à morte pelos príncipes não exclui a Igreja de fazer o mesmo, se achar válido, depois do processo. Por outro lado, a Igreja deve intervir para condenar onde, justamente, reis e príncipes tenham a audácia de proteger os judeus. Sem a Igreja, sob o pretexto de que cabe ao poder civil condenar, esses hereges seriam, na verdade, protegidos. (p. 64-65)

Como está óbvio na resposta do inquisidor, o poder civil só matava os hereges porque a Igreja os obrigava a matar. Ele deixa claríssimo que se não fosse pela Igreja esses hereges seriam protegidos, ou seja, não seriam mortos. Eles eram mortos porque a Igreja Assassina queria que eles fossem mortos. Simples assim.

Em outra parte do Manual, há outra alegação e refutação, que se segue:

Alegação – Os especialistas em Direito Civil lembram o princípio de que ‘ninguém deve provocar tumulto nas províncias sob o pretexto de fazer investigações sobre heresia: cabe, portanto, ao governo se ocupar disto’. E concluem: se os judeus atacam a religião, é problema dos judeus e do poder civil, ninguém deve se envolver.

Refutação – Este argumento não significa nada. Entende-se, por este princípio do Direito Civil, que o inquisidor não deve se envolver com as questões civis durante as investigações (que são, efetivamente, da competência do poder civil); ele não quer dizer que cabe ao poder civil definir quando e como o inquisidor deve instaurar processos. É possível que este princípio seja interpretado no sentido mencionado anteriormente, em uma ou outra região: mas as leis daí decorrentes devem ser consideradas como obstáculos ao exercício da inquisição, e, consequentemente, devem ser anuladas. (p. 65)

Mais uma:

Alegação – Finalmente, os especialistas em Direito Civil dizem que, a rigor, cabe ao poder civil e ao bispo, juntos, e não ao inquisidor, julgar o delito canônico. Se é cometido por judeus ou por cristãos, continua a ser um delito: a questão é, portanto, da competência do poder civil também, e não exclusivamente do bispo.

Refutação – Voltemos aos textos conciliares e pontíficos: cabe aos bispos e inquisidores, juntos, convocar, julgar e condenar. E aos civis, executar as sentenças da inquisição, principalmente, quando a punição implica derramamento de sangue. Não existe nada pior do que esse tipo de argumento. (p. 65-66)

Como vemos, eram os próprios inquisidores (autores do Manual em questão) que refutavam expressamente a alegação de que a morte dos hereges era de competência exclusiva do poder civil. Eles queriam o mérito dos assassinatos para a conta da Igreja; afinal, matar os hereges era um grande serviço a Deus na visão desses psicopatas católicos. Aos civis cabia apenas executar as sentenças da inquisição, ou seja, executar o herege na fogueira, no “auto-da-fé”.


A inquisição que amava os judeus

A Igreja Católica Romana sempre teve um histórico desprezível de abominável perseguição sistemática aos judeus, desde quando o exército de Pedro o Eremita massacrou as comunidades judaicas na Cruzada Popular, e de quando a Cruzada Oficial, ao conquistar Jerusalém, colocou todos os judeus para dentro da sinagoga e ateou fogo. Os judeus eram constantemente perseguidos, tinham seus bens confiscados, eram considerados de “sangue impuro” e eram severamente caçados pela inquisição, seja ela a romana, a medieval, a espanhola ou a portuguesa. Eles eram o alvo predileto dos inquisidores:

“Os cristãos que aderem ao judaísmo e os judeus que, convertidos ao Cristianismo, retornam, depois de algum tempo, à execrável seita judaica, são hereges e devem ser vistos como tais. Tanto uns quanto outros renegaram a fé cristã assumida através do batismo. Se querem renunciar ao rito judaico sem renunciar ao judaísmo nem fazer penitência, serão perseguidos como hereges impenitentes pelos bispos e inquisidores, que os entregarão para serem queimados. Em segundo lugar: os cristãos que ajudaram, aconselharam, etc, um cristão convertido ou reconvertido ao judaísmo serão considerados como protetores da heresia e julgados como tais, pois são hereges tanto os que aderem ao judaísmo como os que se reconvertem a ele (p. 58-59)

“Por causa de todos estes crimes, os judeus não poderão escapar ao julgamento do bispo e do inquisidor, nem a seus justos castigos” (p. 62)

“Os hóspedes dos hereges, se estão excomungados há um ano, serão exilados para sempre, tendo os seus bens confiscados. Os inquisidores não chegaram a um acordo sobre o que fazer com os parentes próximos dos ‘hospedeiros’. Deve-se bani-los também? Não existe uma legislação clara a respeito. Se os ‘hospedeiros’ são judeus, ou outro tipo de infiel, serão processados sem maiores investigações e condenados às penas previstas habitualmente: prisão perpétua, entrega ao braço secular, confisco dos bens (p. 72)

“O inquisidor procederá qualquer cristão que manifeste, por um dos indícios apontados, uma simpatia, de fato pela seita judaica” (p. 132)

“Haveria uma suspeita gravíssima se o filho ou os descendentes do convertido continuassem a se abster de certas carnes: por que se absteriam, senão por respeito e reverência a essa satânica seita judaica?” (p. 133)

Pergunta: De uma maneira geral, contra quem o inquisidor pode proceder? Resposta: Já dissemos que pode proceder contra os blasfemadores, lançadores da sorte, necromantes, excomungados, apóstatas, cismáticos, neófitos que retornaram aos erros anteriores, judeus, infiéis que vivem no meio dos cristãos, invocadores do diabo. Digamos que, de uma maneira geral, o inquisidor procede contra todos os suspeitos de heresia, os difamados de heresia, hereges, seus seguidores, quem lhes dá guarida ou ajuda e quem emperra o trabalho do Santo Ofício, retardando, direta ou indiretamente, sua ação” (p. 200)

Há muito mais a ser contado sobre o Manual dos Inquisidores (Directorium Inquisitorum, no original em latim), mas limitarei este artigo por aqui, senão ele poderia se tornar um livro. Recomendo entusiasticamente esta fonte primária sobre a inquisição pela boca dos próprios inquisidores da época, a todos os leitores deste blog. Mais do que isso, sinta-se formalmente intimado a adquirir este livro. Embora ele dificilmente possa ser achado em uma livraria comum, certamente consta em qualquer biblioteca decente. Não perca a chance de ler esta obra. Há alguns resumos sobre ela na internet, mas não compensam a oportunidade de lê-la por completo.

Este livro católico é o maior tapa na cara que os apologistas católicos já receberam. De agora em diante, o picareta e cretino que continuar defendendo a inquisição para salvar a honra da “Santa” Igreja não é mais do que um monstro moral e uma personificação da desonestidade humana. Isso é para mostrar até que ponto os apologistas embusteiros são capazes de modificar a história para não admitir que a Igreja Romana é, definitivamente, “a mãe de todas as prostituições e abominações da terra” (Ap.17:5), embriagada com o sangue dos mártires (Ap.17:6). Uma Igreja encharcada de sangue até o pescoço. Uma Igreja que vendeu a sua fé.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,


-Meus livros:

- Veja uma lista de livros meus clicando aqui.

- Confira minha página no facebook clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros blogs:

LucasBanzoli.Com (Um compêndio de todos os artigos já escritos por mim)
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Artigos devocionais e estudos bíblicos)
Desvendando a Lenda (Refutando a imortalidade da alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)
Fim da Fraude (Refutando as mentiras dos apologistas católicos)



[1] DUCHÉ, Jean. Historia de la Humanidad II – El Fuego de Dios. 1ª ed. Madrid: Ediciones Guadarrama, 1964, p. 527.

Comentários

  1. Incrível artigo! Tenho de confessar que a parte sobre às torturas me deixou um pouco perturbado. Imaginar que uma igreja tenha feito isso com tanta gente de várias idades e,muitas provavelmente talvez nem fossem culpadas ...
    Agora que esses montros morais não teram como mentir sobre mais sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que ainda tem gente imbecil que acha que a inquisição era boazinha, não matava nem torturava ninguém, era só paz e amor, só love. Essa gente não presta, eles SABEM que são mentirosos, mas mentem assim mesmo. Isso que é o mais espantoso. É a desonestidade em seu máximo nível. Os "inquisidores" do século XXI.

      Excluir
  2. Nossa... E eu que pensei que os cinco milhões cento e setenta e um mil mortos pelos católicos romanos - Dados da Sessão de Martiriologia de Oxford - já fossem o bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses 5 milhões que morreram estão sub-representados. A quantidade de pessoas que não morreu, mas que foi torturada, que teve seus bens confiscados pela Igreja e teve que passar a vida toda na miséria, que foi condenada à prisão perpétua ou a trabalhos forçados vai muito além disso. Se menos de 10% dos que eram denunciados efetivamente morriam, e esses menos de 10% representam 5 milhões, você já pode ter uma leve ideia do que foi a inquisição...

      Excluir
  3. Lucas como posso comprar este livro para fazer estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adquiri na biblioteca da UFPR, se você procurar em alguma biblioteca pública acho que você encontra também. Comprar online eu só achei a partir de 120 reais, nesse site:

      http://www.estantevirtual.com.br/b/nicolau-eymerich/manual-dos-inquisidores/1050420945

      Tem uma versão digital completa em espanhol, se você quiser eu posso te enviar por e-mail.

      Excluir
    2. Vc ainda tem a versão completa para mandar por e-mail?

      Excluir
    3. Não achei a versão completa, mas essa aqui tem muitas partes:

      http://historiayverdad.org/Manual-de-Inquisidores-1821.pdf

      Excluir
    4. Obrigado! Eu simplesmente amei esse site "historiayverdad.org", vc teria outros sites para indicar? sobre história e material para leitura.

      Excluir
    5. No meu computador antigo eu tinha adicionado aos favoritos uma lista de acervos digitais de livros muito bons que eu tinha verificado na época, mas não os tenho aqui nesse pc novo ainda, então vou listar uns sites abaixo mas sem garantir que eles sejam bons (isso você vai ter que descobrir sozinho), porque numa rápida pesquisa aqui eu não encontrei os principais que eu mais usava antes:

      https://www.wdl.org/pt/

      http://manybooks.net/

      http://www.gutenberg.org/

      https://www.bbm.usp.br/

      http://www.obrasraras.usp.br/

      http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-item.asp

      http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

      http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt

      Tem também o Google Acadêmico e o Google Books, que são muito úteis:

      https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

      https://books.google.com.br/

      Excluir
  4. Não publicou meu comentário? eu já disse: Leonardo Boff é um padre (excomungado pela igreja católica) pseudo intelectual petista, defende o socialismo e a ditadura cubana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí, retardado? Quem foi que citou o Boff aqui? Caso você não tenha notado, o Boff apenas escreveu o PREFÁCIO do livro, e não o livro em si. O livro em si foi escrito por dois inquisidores e foi publicado originalmente em latim e traduzido para dezenas de idiomas. Nenhuma das citações aqui mencionadas foram do Boff, TODAS foram das fontes primárias. Tu é tão burro que nem leu o texto, bate o olho na imagem principal, lê o nome do Boff ali e já vem vomitar seus impropérios, pensando que foi o Boff que escreveu o livro. Ninguém dá a mínima para o que você pensa do Boff, nem eu gosto do Boff, mas o que isso tem a ver com o que OS INQUISIDORES escreveram no livro? Nada. Vá ser lesado assim lá longe...

      Excluir
  5. Realmente o que mais existe hpje é gente querendo defender denkminações mesmo elas estando erradas, um exemplo tipico é o catolico quando tenta livrar a pele da " igreja " catolica, então eles partem para desonestidade, deturpação, só para defender a pele de tal denominação.

    Por isso que eu digo, o catolico que tenta dizer que na inquisição nao houve nada, ele é um mau-carater, embusteiro, filho do satanás.

    ResponderExcluir
  6. Também seria bom alertar sobre esse importante livro onde muitos pensam que é uma farsa:

    http://desatracado.blogspot.com.br/2016/02/protocolos-dos-sabios-de-siao-onu-nova.html

    ResponderExcluir
  7. ótimo artigo, Lucas. Infelizmente essas páginas cristãs/direita são muito ecumênica e por causa disso caem nessa mentira de que a inquisição foi boa.

    Por falar em livros, vale a pena ler as institutas de João Calvino ? Vou tulipar mt(rs) ? E o q vc acha do movimento G12/M12/MDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou arminiano, mas reconheço que as Institutas de Calvino é uma obra muito boa, como um todo. Até o próprio Armínio a recomendava. Se você for calvinista então, vai apreciá-la muito mais :)

      Não curto G12, nem M12, nem MDA ou qualquer coisa do tipo.

      Excluir
  8. E quem me garante que esse livro é a verdade absoluta com tantas outras fontes sobre o assunto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando alguém quer ser enganado, não adianta, não há o que se possa fazer para que não seja. Se este que é o Manual mais famoso da inquisição estivesse dizendo mil maravilhas, vocês católicos estariam usando ele à exaustão agora, mas como só prescereve horrores preferem cegar a si mesmos e dizer que "não é a verdade absoluta" e blá blá blá...

      Relembrando: este era o MANUAL-PADRÃO dos inquisidores. O livro foi escrito por Nicolau Eymerich, um inquisidor dominicano do século XIV, e ampliado por Francisco Peña, um doutor em Direito Canônico do século XVI. Sua importância é tão grande que, depois da Bíblia (o Livro dos Salmos é de 1457), foi um dos primeiros textos a serem impressos, em 1503, em Barcelona. E quando o Vaticano quis reanimar a inquisição para fazer frente à Reforma protestante mandou reeditar o livro como manual para todos os inquisidores, primeiro em Roma, em 1578, 1585 e 1587, e depois em Veneza, em 1595 e 1607.

      Haviam outros manuais menos famosos, é verdade, mas esses eram ainda PIORES. O Manual de Bernardo Guy, por exemplo, não apenas prescreve a tortura, mas ainda as DETALHA cuidadosamente, como você pode ver aqui:

      http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/inquisicao/torturas.htm

      Não, não tem como salvar a honra da inquisição. Se você quer continuar sendo enganado pelos apologistas católicos para crer na lenda branca da inquisição, continue sendo. Como eu disse, ninguém consegue impedir que uma outra pessoa seja enganada quando essa pessoa QUER ser enganada.

      Alguns buscam honestamente a verdade independentemente de para onde ela levar, enquanto outros buscam impor sua própria verdade a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que torcer todos os fatos históricos.

      Excluir
  9. Não foi Papa que pediu a opinião do Boff?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim:

      http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2014/10/02/papa-consulta-boff-para-escrever-nova-enciclica.htm

      Mas não adianta nada mostrar isso pra essa raça, porque eles também acham que o papa Francisco é um "herege comunista infiltrado na Igreja"...

      Excluir
  10. Pastor refuta com argumentos matemáticos, toda a base teológica dos sionistas

    https://youtu.be/bwHes_Ayp0E?t=1h12m0s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, mas quem falou de sionismo aqui?

      Excluir
    2. Sei q n tem nd haver, mas qual sua opinião sobre sionismo, ja q o cara citou... N precisa responder se n quiser

      Excluir
    3. Foi um erro terem criado o Estado de Israel ali, no meio de um enxame de abelhas. Mas é fácil apontar este erro anacronicamente, agora que já vimos os resultados negativos, difícil mesmo seria alguém na época ver o povo judeu sendo perseguido em todo lugar e em todas as épocas e ficar de braços cruzados sem fazer nada. Em todo caso, agora que o Estado já foi criado e já se consolidou, seria um erro maior ainda expulsá-los dali. Israel tem seu direito legítimo de defesa contra seus inimigos hostis - a maioria constituída por grupos terroristas, diga-se de passagem.

      Eu fiz uma breve análise do confronto entre Israel x Hamas aqui:

      http://ocristianismoemfoco.blogspot.com.br/2015/08/minha-opiniao-sobre-guerra-em-israel_7.html

      Abs!

      Excluir
  11. Excelente fonte Lucas, vou tentar procurar esse livro por algum sebo para ter em minha coleção. Lucas gostaria de te perguntar se você tem algum texto ou já estudou a assunto da associação entra a icar e o nazismo? E se possui alguma bibliografia sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda estou estudando sobre isso, tem um livro que eu acabei de ler e que faz esta conexão em um dos capítulos, citando várias fontes históricas da época. Chama-se "Ensaios sobre a Intolerância: Inquisição, Marranismo e Anti-Semitismo", escrito por Lina Gorenstein e por Maria Luiza Tucci Carneiro, publicado pela Associação Editorial Humanitas, em 2005 (segunda edição). Eles provam que o conceito anti-semita de "pureza de sangue" foi criado pela Igreja Católica, sendo mais tarde incorporado pelo nazismo. Estou lendo outros livros sobre a temática, todos confirmando a mesma coisa. Quando eu tiver material suficiente coloco isso em um livro ou resumo tudo em um artigo.

      Abs!

      Excluir
  12. Lucas o que voce acha destes dois site apologeticos cacp.centro apologetico cristao de pesquisas bereanos.blogspot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo acompanhar assiduamente nenhum dos dois, mas em geral são bons sites sim.

      Excluir
  13. Lucas, me desculpe fugir totalmente do objetivo do blog, mas...
    Lucas, tento seguir as coisas de Deus, mas não consigo: tento ler a bíblia, não consigo me concentrar, tento orar, idem, tento me santificar, mas não consigo. Nas vezes que eu estou em uma situação de prova; falho com meu caráter cristão. Tento me manter firme na igreja, mas falto frequentemente por não ter vontade de ir. As vezes acho que o Deus dos calvinistas está certo, e que Ele não quer me salvar. Lucas, vc pode dizer algo pra mim?
    E desculpa mais uma vez por ter fugido do tema do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso você tem que fazer "na marra" mesmo, até que se torne normal. Tudo aquilo que está fora do padrão da normalidade a gente faz com dificuldade e sem vontade, até que a gente se acostume com a prática e se torne um robin fácil de se praticar. Nos primeiros meses de minha conversão era difícil orar, orava poucos minutos e já não tinha mais o que orar, não tinha vontade de orar mais, etc. Mas na persistência a gente vai melhorando, e você vai perceber que quanto mais você orar mais fácil vai ficando orar mais, e com bem menos dificuldade do que no início.

      Se eu posso fazer uma analogia, pense em um esporte. Qualquer esporte, quando você não pratica nada, você fica fora de forma e até perde a vontade de continuar. Eu me lembro na época do colégio, quando eu jogava bola todo dia e era um dos melhores da turma. Poderia ficar o dia todo jogando, que não me cansava. Fiquei anos e anos sem jogar, e da última vez que tentei não consegui correr nem dois minutos que já ficava sem ar, e pouco depois ficava cansado e tinha que sair. Ia pro gol, e já não sabia mais como defender a bola decentemente (antes eu era um ótimo goleiro), perdi todo o reflexo e a mobilidade de antes, e até a própria vontade de jogar. Esse contraste ocorre pela perda da prática. Eu sei que se eu quisesse me esforçar, iria superar este período de dificuldade e voltaria a ser como antes. Eu só não faço isso porque tenho outros objetivos em mente atualmente, acima do futebol.

      Da mesma forma, essa sua dificuldade em orar, ler, se santificar, etc, é momentânea, devido à falta de prática ou a pouca presença dela. Você tem que se esforçar mais um pouco, nem que seja “na marra”, marcando horários para oração, para louvor e para leitura bíblica, superando este período momentâneo de dificuldade até que essas práticas se tornem normais, e você comece a fazê-las naturalmente, sem se dar conta disso. Ou seja, aquilo que hoje é penoso, de repente não será mais (da mesma forma que na analogia do futebol). O período mais difícil é este de agora, enquanto você ainda não pegou a prática. Mas depois que pegar, a coisa vai rolar com mais facilidade. Cabe a você ter determinação interior, nem que para isso tenha que traçar certas metas diárias, alvos, etc, para que comece a colocar essas coisas em prática e dar o tempo necessário para que elas surtam efeito.

      Abs!

      Excluir
    2. Lucas, você acha que Deus pode querer não me salvar?

      Excluir
    3. Impossível. Não tem como ser mais claro do que isso:

      “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2ª Pedro 3:9)

      “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1ª Timóteo 2:3-4)

      Excluir
    4. Lucas, porque eu já conversei com alguns calvinistas, e eles disseram que, se eu sou assim desse jeito, talvez Deus não queira me salvar, que talvez Ele me salve no futuro, mas é bem provável que Ele não queira...

      Excluir
    5. Isso é tudo o que o diabo quer que você acredite.

      Excluir
    6. Obrigado, Lucas! haha, só mais uma pergunta, o que você acha do calvinismo de 4 pontos?

      Excluir
    7. Sim, e você acha uma posição bíblica? Eu pessoalmente estudei tanto argumentos calvinistas quanto arminianos, inclusive estudei o seu livro também, e o que mais me pareceu convincente foi o calvinismo de 4 pontos.

      Excluir
    8. O calvinismo de 4 pontos é inconsistente internamente, por isso não acho uma "posição bíblica".

      Excluir
  14. Lucas, eu sei que seu site é de teologia, mas poderia me indicar livros de política(direita) ? E eu vi em um artigo seu que você ia criar um site sobre politica tbm, não tem muito para criar ? Abraços, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso faz tempo já, na época em estava querendo escrever na área de Teologia + Política, de lá para cá eu mudei para Teologia + História, e não tenho mais o costume de acompanhar muita política de perto.

      Algumas obras de referência na política que eu posso indicar são:

      Francis Schaeffer, livro: "Como Viveremos", e "A Morte da Razão".

      Gordon Clark, "Uma visão cristã dos homens e do mundo".

      Herman Dooyeweerd, "Raízes da cultura ocidental".

      Abs!

      Excluir
  15. Lucas tudo bem? Você poderia falar sobre a abominação da desolação (em outras versões, com outros nomes)que é citado nos evangelhos? Sempre leio essa passagem mas nunca sei o que é, e ela se refere a uma profecia de Daniel.
    Li esse texto aqui bem rápido que tem na internet e faz um pouco de sentido, mas como são fontes da internet, nem tudo é confiável (http://noticias.gospelmais.com.br/fieis-igreja-universal-templo-salomao-local-anticristo-50325.html). Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre entendi (e continuo entendendo) que a "abominação da desolação" é o que o anticristo fará no terceiro templo, quando ele será coroado como deus e mais tarde desfará a aliança que fez com Israel. Este artigo parece seguir esta linha, com a diferença de que considera o templo do Edir Macedo como sendo o terceiro Templo, o que eu discordo totalmente. Fazer réplica do templo original qualquer um pode fazer em qualquer lugar, mas só tem sentido falar em "terceiro templo" se for construído no mesmo lugar em que os outros dois foram. Nenhum judeu identificaria o templo do Macedo como sendo o "templo de Deus"...

      Além disso, ele faz duas interpretações erradas. A primeira é de que o "lugar em que não deveria estar" é o Brasil. Não, esse lugar é O PRÓPRIO TEMPLO de Jerusalém. Ou seja, o anticristo não deveria estar no templo, mas estará. É só isso que o texto está dizendo.

      O segundo erro é de interpretar "lugar santo" como "lugar separado", quando várias vezes a Bíblia se refere a Jerusalém como o lugar santo, a casa de Deus, etc. Jesus disse que Jerusalém é a "cidade do grande Rei" (Mt.5:35), então não vejo nenhuma razão para pensar que aqui estivesse falando do Brasil em vez de Jerusalém.

      Abs!

      Excluir
  16. Lucas, as citações de historiadores neste site são verídicas?
    http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/idade-media/inquisicao/710-a-inquisicao-protestante-reforma-intolerancia-e-perseguicao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado que o mesmo sujeito que inventou a existência de uma suposta "Inquisição Protestante" que jamais existiu nos livros de história, chamando-a de "intolerante" e de "perseguição religiosa", é o mesmo que louva e glorifica a inquisição católica que, ao que tudo indica, não tem nada de intolerante não, é só coisa de Deus:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2016/02/como-era-inquisicao-na-cabeca-de-um.html

      No mais, a tal "Inquisição" Protestante já foi explicada por mim aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/12/a-terrivel-monstruosa-e-abominavel.html

      Não se trata de perseguição religiosa nenhuma, mas sim de uma reação do Estado contra grupos extremistas que pretendiam tomar o poder pela espada para estabelecer «uma nova sociedade comunista-terrorista». NÃO EXISTIA o "crime de heresia" nos países protestantes, como havia nos países católicos, da mesma forma que NÃO EXISTIA um tribunal protestante para julgar crimes de fé, como existia os tribunais católicos.

      Até o historiador católico Paul Johnson reconhece:

      "Os Estados protestantes tendem a ser os principais beneficiários desta série internacional de movimentos religiosos. Eles poderiam ter uma religião oficial, mas tendem a ser mais tolerantes. Raramente empreendiam perseguição sistemática. Não havia neles o equivalente a inquisição. Eles não eram clericalistas. Permitiam que os livros circulassem com mais liberdade. Não abusavam o comercio com o direito canônico. Eles aceitaram a religião 'privada' e colocaram o casamento e a família, no meio da mesma. Portanto, melhor se harmonizavam em uma comunidade capitalista. Em última análise, as sociedades protestantes apareceram para alcançar muito mais sucesso do que a católica, na medida que se desenvolvia o sistema capitalista. Esta questão já foi observado em 1804 por Charles de Viller em seu Charles de Viller en su Essai sur l'esprit et l'influence de la réformation de Luther" (Paul Johnson, A History of Christianity, pag 282-283. Traducão: Aníbal Leal e Fernando Mateo, Edição 1: Setembto 2010)

      Excluir
  17. Lucas, um dos argumentos que ouço de certos apologetas católicos é que as leis do antigo puniam com a morte os crimes de heresia; e que a inquisição seria análoga às leis do antigo testamento, e que também,o processo de julgamento no judaísmo antigo, era muito mais precário que o tribunal da inquisição. O que você tem a dizer sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: não existia "heresia" nos tempos do AT. Essa palavra nem mesmo existia na época. Segundo: os estrangeiros (pessoas de religião diferente) podiam praticar a religião que quisessem em Israel, ninguém era obrigado a virar judeu (se circuncidar). Terceiro: os crimes puníveis pela morte no AT dizem respeito a questões morais (ex: adultério, homossexualismo, etc), não a doutrina. Quarto: a lei mosaica já foi abolida no NT; não estamos mais sob a lei, mas sob a graça (e isso é reconhecido em tese até pela Igreja Romana), e portanto usar as leis do AT para justificar qualquer atrocidade moral cometida milhares de anos mais tarde é puro anacronismo e mediocridade. Quinto: não existia "processo de julgamento para heresia" no judaísmo, isso foi o catolicismo que inventou. Sexto: como quer que haja um "processo de julgamento" avançado numa época há 1.400 anos antes de Cristo? Realmente quer comparar a eficiência de tribunais separados por 3.000 anos de diferença? Só pode ser piada. Sétimo: se comparar a Inquisição com os tribunais civis da época, verá que o da Inquisição era muito pior (confira no artigo abaixo):

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2016/07/a-tortura-da-inquisicao-era-leve.html

      Abs!

      Excluir
    2. Além disso, Lucas, outro argumento que é ultilizado por certos apologetas católicos, é que a destruição de certos povos hereges como os cátaros também é análoga à destruição de certos povos do antigo testamento,como os cananeus e amalequitas, por exemplo.
      Ainda sobre a inquisição,e o argumento de que a inquisição influenciou o direito penal moderno? Isso procede?
      Além de tudo isso, alguns apologistas católicos afirmam que a repressão religiosa nos países protestantes foi muito mais traumática do que a repressão católica na idade média e moderna. Alguns ainda afirmam que os protestantes confiscaram propiedades dos católicos e os mataram a fio da espada, e que por conta de tudo isso, a ideia de que a reforma não foi um evento pacífico, mas foi um evento traumático que gerou violência. Gostaria de saber o seu posicionamento sobre isso também.

      Excluir
    3. “Além disso, Lucas, outro argumento que é ultilizado por certos apologetas católicos, é que a destruição de certos povos hereges como os cátaros também é análoga à destruição de certos povos do antigo testamento,como os cananeus e amalequitas, por exemplo”

      Primeiro, esses povos eram uma raça, e não uma religião. Os cátaros, valdenses, etc, não eram uma raça ou um povo à parte, mas pessoas do mesmo país, que simplesmente seguiam uma religião diferente. Segundo, esses povos foram castigados por Deus após vários séculos de tolerância em função de extrema imoralidade presente entre eles, enquanto não há nada que diga que tal imoralidade existia entre os valdenses ou outros grupos do tipo, muito pelo contrário, esses grupos surgiam justamente porque viam a profunda imoralidade e depravação da Igreja Romana da época e decidiam se desligar daquilo tudo, vivendo na pobreza, praticando a caridade, etc. Terceiro: o caso de Israel é excepcional, pois Deus o usava de maneira direta para cumprir os Seus propósitos na antiga aliança, o que não ocorre mais com nenhum povo ou religião nos dias atuais. Se não fosse assim, qualquer um poderia matar outra pessoa ou causar um genocídio em algum lugar e dizer que “Deus mandou fazer isso assim como fazia no AT”.

      “Ainda sobre a inquisição,e o argumento de que a inquisição influenciou o direito penal moderno? Isso procede?”

      Totalmente falso, isso já foi refutado no artigo que eu recomendei antes:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2016/07/a-tortura-da-inquisicao-era-leve.html

      “Além de tudo isso, alguns apologistas católicos afirmam que a repressão religiosa nos países protestantes foi muito mais traumática do que a repressão católica na idade média e moderna”

      Pura calúnia, os protestantes são reconhecidos unanimemente por TODOS os historiadores como sendo mais tolerantes – ou no mínimo menos intolerantes, no pior dos casos – do que os católicos romanos. Prova disso é que nem os papistas são capazes de citar um único massacre cometido por protestantes, como por exemplo a noite de São Bartolomeu, o massacre de Vassy, a Inquisição e outros cometidos pelos católicos.

      “Alguns ainda afirmam que os protestantes confiscaram propiedades dos católicos e os mataram a fio da espada, e que por conta de tudo isso, a ideia de que a reforma não foi um evento pacífico, mas foi um evento traumático que gerou violência”

      Tudo isso eu refuto resumidamente neste artigo que escrevi hoje:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/08/breve-refutacao-dez-calunias-catolicas.html

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com