Maria esmaga a cabeça da serpente


É dito nos sites católicos “apologéticos” que Maria é a mulher que esmagou a cabeça da serpente, na descrição de Gênesis 3:15, onde a maioria das versões católicas vertem o texto da seguinte forma:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15)

“Esta”, segundo os católicos, se refere à Maria, é claro! O texto, na visão de alguns católicos mais animados, significa nada a mais e nada a menos do que isso:

“Porei ódio entre ti [a serpente] e a mulher [Maria], entre a tua descendência [os protestantes] e a descendência dela [os católicos]. Esta [Maria] te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15, na Bíblia dos Sonhos dos Católicos)

Sim, é isso aí. Para os católicos, Deus estava profetizando o surgimento do protestantismo em Gênesis 3:15, e, baseado nisso, eles dizem que os protestantes são os “filhos da serpente” e eles são os filhos de Maria. E tome muito cuidado para não duvidar ou questionar essa interpretação maluca, senão eles vão dizer que você odeia Maria, que é filho da serpente e que está pisando no calcanhar dela. Tome muito cuidado!

Embora eu geralmente não desperdice o meu tempo para ficar refutando maluquices (prefiro refutar argumentos do que especulações baratas), cabe ressaltar aqui que o original hebraico traz “ele” (e não “ela”) que feriria a cabeça da serpente. A versão bíblica LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional), que verte o texto hebraico da maneira mais literal possível, diz:

“Em hebraico, é ‘ele’, masculino. Portanto, é o Semente (o Cristo) de Eva, e não ela”

Por isso, como está no masculino, e não no feminino, a tradução correta da passagem seria estete ferirá a cabeça”, e não estate ferirá a cabeça”. Muitas traduções católicas vertem o texto desta forma, como por exemplo:

-Bíblia católica de Jerusalém (espanhol):

“Enemistad pondré entre ti y la mujer, y entre tu linaje y su linaje: él te pisará la cabeza mientras acechas tú su calc” – Gênesis 3:15

-The New American Bible (versão católica):
“I will put enmity between you and the woman, and between your offspring and hers; He will strike at your head, while you strike at his heel” – Gênesis 3:15

-Revised Standard Version (versão católica):
“I will put enmity between you and the woman, and between your seed and her seed; he shall bruise your head, and you shall bruise his heel” – Gênesis 3:15

-Christian Community Bible (versão católica):
I will make you enemies, you and the woman, your offspring and her offspring. He will crush your head and you will strike his heel” – Gênesis 3:15

-El Libro del Pueblo de Dios (versão católica):
“Pondré enemistad entre ti y la mujer, entre tu linaje y el suyo. Él te aplastará la cabeza y tú le acecharás el talón” – Gênesis 3:15

-La Santa Biblia (versão católica):
“Yo pongo enemistad entre ti y la mujer, entre tu linaje y el suyo; él te aplastará la cabeza y tú sólo tocarás su calcañal"– Gênesis 3:15

Vale ressaltar que as outras traduções católicas em língua inglesa de maior respeito, que não traduzem por “he” (ele), traduzem por “it”, que é um pronome neutro (tal é o caso da King James e da New Jerusalem Bible). Apenas algumas poucas versões que traduzem por “she” (ela), contra o original hebraico, cujo pronome tanto da semente quanto de quem iria ferir a cabeça da serpente está no masculino. Ou seja, não se aplica a Maria ou a qualquer outra mulher, mas a um homem, o Messias.


O texto segundo a ordem literal diz:


(E inimizade) וְאֵיבָה
(colocarei) אָשִׁית 
(entre ti)
בֵּינְךָ 
(e entre)
וּבֵין 
(a mulher,) הָאִשָּׁה
(e entre) וּבֵין 
(a tua semente)
זַרְעֲךָ 
(e entre)
וּבֵין 
(a semente dela)
זַרְעָהּ
(ele) הוּא 
(te esmagará)
יְשׁוּפְךָ 
(cabeça,)
רֹאשׁ 
(e tu)
וְאַתָּה
(lhe esmagarás) תְּשׁוּפֶנּוּ 
(calcanhar)
עָקֵב

Nós temos os seguintes pronomes em hebraico:

´ănî & ´anô
î (eu)

´attā (tu [masculino])

´at (tu [feminino])

hû´ (ele)

hî´ (ela)

ăna
nû & nanû (nós)

´atem (vós [masculino])

´aten (vós [feminino])

hēm & hēmmâh (eles)

hēn & hēnnâh (elas)


O texto no hebraico diz:

“ve'êybhâh 'âshiyth bêynkha ubhêyn hâ'ishâh ubhêyn zar`akhaubhêyn zar`âh hu' yeshuphekha ro'sh ve'attâh teshuphennu `âqêbh s” – Gênesis 3:15

Portanto, é “ele” (hû´), e não “ela” (hî´), que esmaga a cabeça da serpente. Gênesis 3.15 é conhecido na erudição como “protoevangelho”, sendo a 1ª menção de Yeshua na Bíblia.

Tendo em vista o que o original hebraico nos diz, fica claro que é Jesus quem esmaga a cabeça da serpente, e não Maria! E como foi que Cristo obteve essa vitória sobre a serpente? Paulo responde isso em Colossenses 2:14-15:

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo(Colossenses 2:14-15)

Quem foi que «tirou do meio de nós»a cédula que nos era contrária? Maria? Não, Jesus! Quem foi que «cravou na cruz»e «riscou a cédula» de ordenanças? Foi Maria? Não, Jesus! Quem foi que «despojou os principados e potestades»? Foi Maria? Não, Jesus! Quem foi que «expôs publicamente»os principados e potestades? Foi Maria? Não, Jesus! Quem foi que «triunfou em si mesmo»contra Satanás? Foi Maria? Não, Jesus! Portanto, quem foi que esmagou a cabeça da serpente? Foi Maria? Não, Jesus!

Diante de todo o contexto, fica óbvio que aquele que triunfou sobre os principados e potestades, os despojando e os derrotando, foi o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Os católicos, de tão espiritualmente cegos que já ficaram, querem tirar este papel de Nosso Único Senhor e entregá-lo a Maria! Isso não é apenas uma exegese falida, deturpada e cômica, é também um ultraje e uma total blasfêmia contra a obra de Cristo em ter realmente triunfado sobre a serpente!

Ao invés de Paulo ter citado Maria como sendo aquela que “esmagou a serpente”, tendo triunfado sobre os principados e potestades (demônios), ele aponta unicamente Jesus Cristo, o Nosso Senhor, como tendo efetuado esta missão. Aliás, Maria nem sequer aparece nas epístolas de Paulo, pois este não cita Maria em lugar nenhum de suas cartas!

Sendo assim, chega a ser ridículo interpretar a “mulher” ali no texto como sendo uma referência a Maria, e mais ridículo ainda dizer que foi ela quem esmagou a cabeça da serpente. A serpente é Satanás (Ap.20:2), e quem triunfou sobre Satanás não foi Maria, mas Jesus (Cl.2:14,15). Jesus triunfou sobre a serpente (“esmagou-a”) ao morrer na cruz, conseguindo despojar os principados e potestades, e riscando a cédula deles que nos era contrária.

O máximo que Satanás, a serpente, foi capaz de fazer com Cristo foi feri-lo no “calcanhar”(Gn.3:15), isto é, fazê-lo sofrer. De fato, Jesus – e não Maria – passou pela Via Dolorosa, carregou a sua cruz, levou chibatadas pelo exército romano com flagelo romano, foi coroado com uma coroa de espinhos na cabeça, foi pendurado numa cruz, teve as suas mãos e seus pés pregados, até entregar o espírito ao Pai. Quem foi que sofreu tudo isso por nós? Foi Maria? Não, Jesus! Portanto, quem foi que teve o “calcanhar” ferido? Foi Maria? Não, Jesus!

Foi Jesus quem sofreu tudo isso, e ele quem executou a plena vitória na cruz do Calvário contra a antiga serpente, Satanás, junto a seus principados e potestades. Interpretar que tudo isso se refere à Maria não é somente um atropelamento em cima do original hebraico, mas é também um disparate contra a exegese, contra as Santas Escrituras e contra a obra de redenção de Cristo Jesus. O texto, portanto, está falando nada a mais do que isso:

“E porei inimizade entre ti [a serpente, Satanás] e a mulher [Eva], e entre a tua semente [inimigos de Cristo] e a sua semente [cristãos]; este [Cristo] te ferirá a cabeça, e tu [Satanás] lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15)

Isso se chama nada a mais senão exegese bem feita. No hebraico, na Bíblia e no contexto, não há espaços para as maluquices interpretativas católicas. A mulher, em todo o contexto, é uma referência a Eva (vs. 13 e 16). Deus estava falando diretamente a Eva no verso 13, e continua falando claramente sobre a “mulher” (Eva) logo no verso seguinte:

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gênesis 3:16)

Seria um devaneio interpretar que “mulher” aqui não significa Eva. Senão o texto ficaria assim:

“E à Maria disse: Multiplicarei grandemente a tua dor...”

É óbvio que essa “mulher”, de que todo o contexto fala, é uma clara referência a Eva. Deus se refere diretamente à Eva por “mulher” no verso 13, quando diz:

“E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (Gênesis 3:13)

E faz a mesma coisa logo em seguida, no verso 15:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”(Gênesis 3:15)

E volta a fazer a mesma coisa no verso seguinte:

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gênesis 3:16)

Portanto, quem é essa mulher em todo o contexto? A resposta é óbvia: Eva! Seria incoerente e maluco que Deus estivesse falando a Eva como “mulher” no verso 13, para logo em seguida continuar usando este mesmo substantivo no verso 15, só que já não é mais Eva, mas Maria, só que aí logo em seguida este mesmo substantivo aparece de novo, só que aí não é mais Maria, aí é Eva mesmo, e depois...

Enfim, acho melhor deixarmos os devaneios católicos de lado. É mais sensato me preocupar com coisas sérias do que com os argumentos católicos. A mulher, obviamente, é uma referência clara e direta a Eva, e não a Maria. Deus diz que haveria inimizade entre a serpente (Satanás) e a mulher (Eva), e entre a semente da serpente (os seguidores de Satanás) e a semente de Eva (seguidores de Cristo).

A semente de Eva refere-se aos descendentes dela, em direto contraste e oposição à semente da serpente. Trata-se não somente de Maria, mas de todos os cristãos. Ou será que Satanás só é inimigo de Maria? É claro que não, Satanás é inimigo de todos os cristãos, e faz guerra contra nós a todo instante, como um leão preparado a nos tragar (1Pe.5:8).

Portanto, a “inimizade” que trata o texto não se refere a apenas uma única pessoa (como Maria), mas a muitos (a todos os cristãos, que são perseguidos por Satanás). Se em ambos os casos a referência fosse a Maria, o texto ficaria sem nexo e sem sentido algum, pois tanto a “mulher” como a “descendência da mulher” seria exatamente a mesma coisa: Maria!

É óbvio que a descendência de algo tem que ser maior e mais abrangente do que este algo. O texto trata primeiramente da “mulher”, falando diretamente de Eva, e depois da semente de Eva que é perseguida pela semente de Satanás, o que só pode ser uma referência aos cristãos. E, em seguida, o pronome masculino e pessoal (“este” ou “ele”) deixa claro e evidente que um único homem (Cristo Jesus) iria derrotar a serpente, o que aconteceu de fato na cruz do Calvário.

Essa é a exegese simples, lógica e coerente do texto, que não apela para fanatismos católicos de querer enxergar Maria em tudo quanto é lugar da Bíblia onde ela não aparece, e de querer deturpar a lógica e a hermenêutica para atingir este fim. Finalmente, vale a pena passarmos aquilo que o próprio papa João Paulo II disse a este respeito. Na audiência geral de 25 de Janeiro de 1996, o papa João Paulo II disse:

Os exegetas são agora unânimesem reconhecer que o texto do Genesis, segundo o original hebraico, atribui a ação da serpente não diretamente à “Senhora”, mas à sua descendência” (Papa João Paulo II, Audiência Geral de 25 de Janeiro de 1996)

E na audiência geral de 24 de Abril de 1997, João Paulo II foi além e disse:

“Jesus, na cruz, não proclamou formalmente a Maternidade Universal de Maria, mas instaurou uma relação materna, consagrada entre Ela e o discípulo preferido”(Cf. “Osservatore Romano” 24.04.1997)

Essas fontes são confirmadas pelos próprios sites católicos, caso alguém queira conferir (é só clicar aqui). Portanto, o próprio papa infalível João Paulo II declarou abertamente que há unaminidade entre os exegetas que o texto de Gênesis 3:15 não é uma referência direta a Maria, mas sim uma referência a descendência dela, isto é, Jesus Cristo (ou os cristãos de modo geral), e isso apoiado pelo original hebraico.

Isso prova que até o próprio papa sabe que a interpretação que alguns católicos têm a este respeito, dizendo que se trata de Maria, não é vinda de “exegetas” ou eruditos bíblicos, mas somente de um povinho constituído de blogueiros e orkuteiros, que nunca aprenderam exegese, que são sensacionalistas e que forçam as interpretações de um texto bíblico ao seu bel prazer, não tendo qualquer compromisso com a verdade.

Os exegetas e apologistas de verdade, como o próprio papa disse, são unânimes em reconhecer que o texto nem de Maria está falando.

Deixemos que o próprio papa João Paulo II refute tais indivíduos. 

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Lucas, não consigo postar com as credencias do meu sote, então vai como anônimo mesmo.

    Meu irmão, mais uma vez venho lhe parabenizar. Nunca vi ninguém refutar com tanta propriedade o argumento católico em Gênesis 3:15

    Outra coisa, a formação do texto onde coloca os protestantes como filhos da serpente e os católicos como filhos de Maria, foi por demais ousada e absurda. Essas deturpações que muitos católicos estão fazendo com inúmeros versos da Bíblia já está virando uma loucura.

    Abraços,

    Alon

    Aproveita e manda um e mail seu aí que não seja do msn. As vezes preciso falar contigo e não tenho como.

    ResponderExcluir
  2. Lucas, de uma olhada no meu site, no topico "Breve Resumo do Preterismo" e veja o comentario confuso que um cidadao deixou la. Pode comentar alguma coisa se voce quizer.

    Alon

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado Lucas.Tenho em mãos nesse exato momento o Antigo Testamento poliglota,onde inclusive,o texto grego é o da septuaginta.O texto em hebraico está exatamente na mesma ordem citada por vc,inclusive usa o mesmo pronome (ele) הוּא .

    Fica claro que até mesmo a tradução catolica da Biblia de Jerusalém é totalmente tendenciosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Emmmanuel. Fico feliz por ter voltado a comentar aqui. Que Deus te abençoe!

      Excluir
    2. Loucas(de loucura)qual demônio te inspira? É o mesmo de Lutero? Usa diazerpan, rivotril, algum trem desse? Esquece de combater o invencivel. Daqui uns dias tu some por vencimento, fica vei vai visitar teu chefe no submundo e a Igreja de Cristo continuará profeticamente por todos os séculos dos séculos,Amém.

      Excluir
    3. Loucas só posta católicos com argumentação mirim. Os pancada mesmo ele despresa. Muito caracteristico dos filhos da mentira. Pra blog desse feitio só onda mesmo. Refutar quem já fez opção pelas trevas ardentes de Belzebul é perder tempo.

      Excluir
    4. "Loucas(de loucura)qual demônio te inspira? É o mesmo de Lutero? Usa diazerpan, rivotril, algum trem desse? Esquece de combater o invencivel. Daqui uns dias tu some por vencimento, fica vei vai visitar teu chefe no submundo e a Igreja de Cristo continuará profeticamente por todos os séculos dos séculos,Amém."

      Eu não costumo publicar aqui comentários de fanáticos doentes mentais, mas abri uma exceção a você apenas para mostrar a todos como funciona a mente de um zumbi tridentino. Está aí, bem detalhado, diante de vocês. Eu juro que é real.

      "Loucas só posta católicos com argumentação mirim. Os pancada mesmo ele despresa. Muito caracteristico dos filhos da mentira. Pra blog desse feitio só onda mesmo. Refutar quem já fez opção pelas trevas ardentes de Belzebul é perder tempo"

      "Despresa"? "Belzebul"? Pelo jeito você não é mesmo um "mirim". Deve ser um peso-pesado.

      (Imagina como são os mirins...)

      Excluir
  4. Maria é chamada pelo anjo Gabriel de “Ave ,cheia da graça” ( Lc 1, 28)Pode olhar na sua Bíblia por que tbm está nela. Esse termo designa Nossa Senhora como a graça em plenitude e nasceu coroada pela graça, SEM A MANCHA DO PECADO ORIGINAL Sendo Mãe de Deus e da humanidade ,ou seja como Cristo poderia nascer de um Ser humano Pecador ? vc outro dia disse que Santo só Jesus mas ela tbm não Pecou e isso tbm tem fundamentação biblica e aí? por exemplo na sua Biblia tbm tem :“virgem que nos traria o Salvador da humanidade”(Is.7,14)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo católico, já provei neste blog que Maria é tão cheia de graça quanto qualquer outro cristão, pois Deus não dá uma "graça incompleta" ou "pela metade":

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/09/maria-cheia-de-graca-e-os-outros-como.html

      A graça que nós possuímos é "SUPERABUNDANTE", que é um termo SUPERIOR a "cheio":

      “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 5:20)

      “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo” (1ª Timóteo 1:14)

      João disse que todos nós recebemos da PLENITUDE de Deus, graça sobre graça:

      “E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça sobre graça” (João 1:16)

      Em Atos vemos que TODOS os apóstolos tinham "abundante graça":

      “E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (Atos 4:33)

      Paulo diz aos coríntios que eles tinham TODA A GRAÇA:

      “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra” (2ª Coríntios 9:8)

      Estêvão era "CHEIO DE GRAÇA":

      “Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo” (Atos 6:8)

      E Deus derrama a Sua graça sobre nós sem limitações:

      “Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações” (João 3:34)

      Portanto, a tese de que ser cheio de graça é exclusividade de Maria é tão espúria quanto a crença de que ser cheio de graça implica em ser "sem pecado", o que não tem qualquer relação.

      Além disso, se Cristo não podia nascer de um ser pecador pois era sem pecado, então por essa mesma lógica Maria também não poderia nascer de um ser pecador pois era "sem pecado", como dizem vocês. E o mesmo seria válido para a mãe de Maria, a avó, a bisavó, até chegar em Eva.

      E o texto de Isaías em NADA fala de Maria ser IMACULADA, tanto é que Paulo diz que TODOS pecaram e carecem da glória de Deus, sem abrir qualquer exceção a Maria:

      "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23)

      Portanto, creio que um pouco mais de estudo da Bíblia lhe cairia bem e lhe impediria de dizer tantas crendices populares católicas sem qualquer cabimento dentro de um texto tão pequeno como esse.

      A paz de Cristo.

      Excluir
    2. Admiro muito sua perseverança, seus estudos e seu amor à compreensão da Biblía, espero que o Senhor lhe abra os olhos à verdade algum dia, pois quem procura a verdade tende a encontrá-la!

      Concordando ou não com os meus argumentos nos comentários acima, saiba que não lhe considero meu inimigo de forma alguma, nem lhe considero um filho da serpente nem nada disso... até porque, para mim, todo cristão pertence ao corpo de Cristo, e sendo parte do corpo de Cristo, também é filho de Maria, e portanto faz parte da qeração da Mulher, geração essa que é inimiga da serpente junto a Jesus, e que possui o "calcanhar ferido" tal como Jesus ( ele foi crucificado, e nós somos também feridos nas perseguições que sofremos por parte da "serpente" - afinal, não é o servo maior do que o Senhor... se Ele foi perseguido, também o somos né... mas pela sua cruz somos mais do que vencedores, por isso não somos feridos "além do calcanhar").

      A paz de Cristo.

      Excluir
    3. Ver como os católicos distorcem a Biblia a favor de sua crença pagã chega a me dar raiva,na boa. A pessoa é tão fanática e cego por essa religião babilonica que não importa vir alguem esfregar a Biblia na cara dela, ela não vai QUERER enxergar a realidade. E ainda diz que espera que Deus abra os olhos de quem ja os tem aberto. Faz me rir. O cara é tão cego que quando ve alguem sem uma manta negra na face tampando os olhos, ele logo pensa que isso é conceito de cegueira,porque ser cego pra eles é negar a porcaria dessa religião anti biblica. Ser cego pra eles é enaltecer o Nome de Jesus e não se curvar diante das virgenS deles, sim,porque são muitas,que dizem ser uma só. O diabo sabe quem engana. Chega a ser piada. Virou Stand Up só pode. Sei que o comentario é de 200 anos atraz,mas a pagina continua em pé na net e a chance de algum catolico vir e ver é grande e assim espero. Quem sabe o Espirito Santo os toque e eles resolvam ABRIR os olhos de uma vez por todas.

      Excluir
    4. Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
      E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
      (Lucas 1:46,47)

      Dúvidas? Quer que eu repita?

      "Disse então MARIA (...) E o meu espírito se alegra em Deus MEU SALVADOR;"

      Não há desculpas, apenas teimosia.

      Excluir
    5. Disse-lhe JESUS: Eu sou o CAMINHO, e a VERDADE e a VIDA; ninguém vem ao PAI, SENÃO POR MIM.

      João 14:6

      Excluir
  5. Estava aqui dando uma olhada em um artigo meu sobre Maria e me deparei com alguns detalhes. Além dessa exigência católica, Lucas, de que Maria esmaga a cabeça da serpente, temos aquela mais nova, não tão antiga como a famosa patrística, a que reclama Maria como sendo a arca da aliança.

    Interessante é que se você começar com João adentrando o céu em Apocalipse capítulo 4, quando o Senhor lhe diz “sobe para aqui”, podemos observar que João começa por ali a ter várias visões do céu e isso até ao final do Livro. Ele vê anjos, animais com vários olhos, vê serafins, querubins, vê anciãos, vê o Senhor, vê tronos, vê um cordeiro, enfim, tem uma quantidade de visões intermináveis, mas em momento algum ele vê Maria. Ora, considerando que Apocalipse foi mesmo escrito no fim do primeiro século, e estando a mãe de Jesus já falecida, então não há explicação para a ausência dela no céu, pois o catolicismo diz que ela subiu mesmo às alturas celestiais em corpo e alma!

    Quem nunca ouviu isso? Acho que ninguém!

    Agora, Lucas, se ela subiu em corpo e alma, e em dizendo os católicos que ela é a arca, será que ela não se transformou mesmo em arca? Entende como? Ela subiu em corpo e alma, mas ao entrar no céu virou uma arca! Pronto!

    Olha ela aqui

    Apo 11:19 - E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

    Ou será que o Macabeus vai dizer que quando João escreveu o Apocalipse (em 63 a 68 dc) Maria ainda não havia morrido e que por este motivo João não a viu no céu?

    E a arca que João viu? Quem então era a arca?

    Percebeu Lucas, o que uma Igreja doutrinária confusa pode gerar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKK, Alon, fantástico.

      Excluir
    2. Apocalipse 12
      Leiam lá e interpretem o capítulo...
      Paz e bem!

      Excluir
    3. Já lemos e já interpretamos:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/09/quem-e-mulher-de-apocalipse-12.html

      Excluir
  6. Lucas, percebeu minha ironia? Percebeu como o Catolicismo é extremamente confuso? Ora, se Maria faleceu antes de João ser exilado na Ilha de patmos, e se ela realmente subiu ao ceu em corpo e alma, por que ela não foi vista por João?

    Só falta agora entrar aqui algum católico e dizer que João a viu sim, mas em forma de arca!!!

    Já pensou que desastre?

    Olha só que contradição: Se ela apareceu em vários lugares em forma humana, como em Medjugorje, Fátima e etc, por que então João não a viu no céu em forma humana, mas sim em forma de arca?

    Acho que se ela aparecesse hoje em forma de arca muitos diriam que poderia ser um disco voador!

    Em forma de arca ela só aparece no céu né Lucas, mas em forma humana fora do céu...

    Francamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alon. Muito boas as suas colocações acima, João descreve inúmeras coisas (e seres) existentes no Paraíso mas não faz qualquer citação daquela que seria a "Rainha dos Céus" dos católicos... e eles ainda dizem que Maria foi assunta aos céus!

      Mesmo se pegássemos a datação católica preterista do Apocalipse (que sabemos que é falsa) e datarmos em 65 d.C o livro de João, e se partirmos que suposição de que Maria teria aproximadamente 20 anos quando deu a luz a Cristo em 4 ou 5 a.C, Maria já teria entre 90 e 100 anos - obviamente já estaria morta nessa ocasião. E se pegássemos a datação correta do Apocalipse (95 d.C), Maria teria pelo menos 120 anos se ainda estivesse com vida!

      É óbvio que ela já estava morta, e o fato de João não tê-la mencionado no Céu, como você bem observou, é um golpe de morte na doutrina romanista da assunção de Maria.

      Fique com Deus.

      Excluir
  7. Muito bom os comentários, porém é errado falar que a bíblia de Jerusalém é tradução católica? totalmente errado pois ela é feita por irmãos presbiterianos segue para o texto do antigo testamento os textos massóreticos, contém adições dos livros apócrifos que estão na septuaginta pelo menos na versão que se tem notícia segundo Ralfs é uma versão que não é de nenhuma denominação em particular, portanto é aplicável a qualquer uma igreja que usa a bíblia é considera uma das melhores traduções bíblicas por muito exegetas para estudo e investigação bíblica; em sites adventistas, testemunhas de Jeová, protestantes e pentecostais usam ela como referencia pela sua qualidade e fidelidade eu sou pentecostal da assembleia e a considero se não a melhor uma das melhores traduções bíblicas. Quanto ao texto de Genesis na tradução de almeida corrigida e fiel (essa sim é especifica para evangélicos)o pronome traduzido é ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia de Jerusalém não foi feita por presbiterianos, é uma versão católica, ainda que ecumênica, ou seja, apesar de ser católica, ela foi feita com a colaboração de católicos e protestantes nas traduções e também contou com a ajuda de judeus ortodoxos. A versão em português é da Editora Paulus (católica), e ela está em todos os sites de Bíblia Online Católica (como esse: http://www.bibliacatolica.com.br/), mas não aparece entre as versões protestantes. Portanto é falsa a alegação de que tenha sido produzida por presbiterianos. O próprio fato de conter os livros apócrifos prova que é mesmo de versão católica pois os presbiterianos NÃO aceitam os livros apócrifos como sendo parte do cânon bíblico.

      Quanto à tradução das Almeidas (que por sinal eu nunca gostei nem acho que são confiáveis), se você as considera mais fidedignas do que o texto original do hebraico que eu passei aqui, fique a vontade.

      Lembrando que este artigo não foi feito para dizer que a "tradução católica" do verso está errada; muito pelo contrário, citei aqui seis versões católicas que traduzem o texto corretamente, o que foi abordado é que a ALEGAÇÃO católica (de que é Maria quem esmaga a cabeça da serpente) é uma alegação falsa, e que isso é provado pelo original hebraico. Cuidado para não distorcer o sentido do texto alheio.

      Excluir
    2. Lucas, na sua opinião qual a melhor tradução/versão da bíblia?

      Excluir
    3. Eu prefiro a NVI (Nova Versão Internacional), você pode ver as razões neste artigo do Pipe:

      http://www.dc.golgota.org/nvi/nvi.html

      Mas todas as traduções bíblicas (incluindo a NVI) possuem alguns defeitos, perfeito mesmo é apenas o original grego.

      Excluir
  8. Caro Lucas, vejo que vc não entende nada da Igreja Católica e nem mesmo da Igreja Protestante. Primeiro, esta passagem Bíblica não está relacionada com a igreja protestante que surgiu no século XVI com as teses de Martin Lutero que protestou vários pontos da doutrina do catolicismo, propondo uma reforma na Igreja Católica Romana. Ou seja, as Escritura são anteriores do Protesto de Lutero. A Igreja Católica interpreta a serpente como o demônio, sendo assim, vc está colocando palavras na boca dos católicos e chamando vc e os seguidores da sua doutrina de demônios. E por falar em doutrina, Religião Cristã, todas elas, têm um único objetivo: chegar um dia ao Céu, à vida eterna, ao Paraíso e viver toda a Promessa. Assim, a Igreja, que são os componentes desta ou daquela doutrina, seja ela católica, protestante, espírita etc., somente têm uma preferencia pela tal doutrina escolhida. Portanto cada um devia viver a sua escolha e deixar o outro em paz, afinal somos livres. Vivemos em um país onde cada um é livre pra viver sua fé. Quanto a Maria e demais Santos da Igreja Católica, apenas os veneramos e admiramos o exemplo de vida que viveram. Engraçado que copiam moda, estilo que alguém inventou. Porque não podemos copiar o exemplo de vida de Maria, São José, Madre Tereza e infinidades de outros que dedicaram sua vida pra fazer o bem ao próximo??? Fraterno abraço. Espero que meu comentário passe por sua política de moderação. Ao contrário do seu, não tem nenhum insulto a sua escolha, pelo contrário, apenas alguns esclarecimentos.
    Belmice
    E-mail: angellorebel@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô vendo que quem entende MESMO de Igreja Católica e Protestante é você, que afirma na maior cara dura que nenhum católico diz que os evangélicos são "filhos da serpente" usando essa passagem bíblica, quando eu já cansei de ouvir católicos alegando isso, você deve estar mais por fora dos debates do que um cego perdido em um tiroteio. Se você quiser indico-lhe o artigo do meu amigo católico Cristiano Macabeus, que não apenas diz que os protestantes são os filhos da serpente que "perseguem Maria" como também afirma que Maria é a mulher do livro de Cantares (RISOS):

      http://macabeus.no.comunidades.net/index.php?pagina=1622777483

      Ainda me assusta o seu desconhecimento gritante acerca da sua própria Igreja ou fé que diz professar, disfarçado sob uma máscara de ecumenismo que a sua própria Igreja jamais pregou. Ao contrário do que você escreveu, NUNCA a Igreja Católica afirmou que a Igreja abrange espíritas, protestantes e "etc"; ao contrário, dentre as teses condenadas pelo Papa Pio IX (1846-1878), no Syllabus, estão:

      15a "É livre a qualquer um abraçar o professar aquela religião que ele, guiado pela luz da razão, julgar verdadeira".

      16a "No culto de qualquer religião podem os homens achar o caminho da salvação e alcançar a mesma eterna salvação"..

      17a "Pelo menos deve-se esperar bem da salvação eterna daqueles todos que não vivem na verdadeira Igreja de Cristo".

      18a "O protestantismo não é senão outra forma da verdadeira religião cristã na qual se pode agradar a Deus do mesmo modo que na Igreja Católica".

      21a "A Igreja não tem poder para definir dogmaticamente que a religião da Igreja Católica é a única religião verdadeira"

      Pelo jeito, falta a você estudar e conhecer mais da própria doutrina católica que diz professar.

      E ninguém é contra "copiar o exemplo de vida de algum santo", o que somos contra é se prostrar diante de um pedaço de pau e de pedra como fazem os pagãos, o que a Bíblia chama de um nome: IDOLATRIA.

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2013/05/nao-adoram-so-veneram.html

      Excluir
    2. O que? O Cristiano Macabeus diz que a mulher do livro de cantares é Maria? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Vou ter que ler mais o site dele. Pra acabar, né Lucas? To rindo até agora. KKKKKKKKKK.

      Excluir
    3. Quando eu li pela primeira vez ele dizendo essa asneira eu também não acreditei, pensei que era uma pegadinha, talvez um artigo de primeiro de Abril, depois que vi que ele estava falando sério eu já não sabia se ria ou se chorava, perdi totalmente as esperanças que este cidadão tenha uma mente sã um dia. Daqui a pouco ele vai estar dizendo que Maria teve um "caso" com Salomão, pois Maria é a mulher de Cantares e a mulher de Cantares era a esposa ou concubina de Salomão... e assim caminha a mediocridade.

      Excluir
    4. Cada um vive a sua fé, mas... e a verdade, como fica? Não há sentido cada um viver a própria fé e seu próprio entendimento e não se preocupar em observar a VERDADE que nos liberta e salva da MORTE ETERNA. O orgulho mata, mas a auto-humilhação pela verdade vivifica. Fica a dica!

      Excluir
  9. Ola Lucas.
    Pelo que vi aqui, por mais que se mostre verdades, os católicos não aceitam que tirem de Maria tal poder, isso mesmo, PODER , porque se na visão de alguns deles é Maria que esmaga a cabeça da serpente, então Maria tem poder para tal, então aqui podemos ver, alias não só aqui, mais em varios debates em blogs por ai, que o amor que eles tem por Maria chega a ser assombroso, pois passam virtudes que são mencionadas a Cristo pelos profetas e os Apóstolos nas Escrituras para Maria.
    Em debates que eu tenho frequentemente com católicos, eles dizem:
    1. Somos filhos da Mulher ( Maria )
    2. Jesus nos entregou a Maria na cruz por meio de João, João representava a humanidade.
    3. Deus deu autoridade a Maria para esmagar a Satanás.
    4. Jesus é o mediador entre Deus e os homens, e Maria é a mediadora entre Jesus e os Homens.
    5. Recorram a Maria

    O mais absurdo que eu já vi sem duvida foi esse.
    6. Maria é a Quarta pessoa da Santissima Trindade

    Então eu fico perplexo com tantos absurdos assim, o Amor que eles deviam dar a Deus, eles dão a criatura(Maria), eu tenho certeza, que se esses fossem para o céu, e Maria estivesse lá como eles acreditam, eles cairiam nos pés de Maria e não de Cristo, eles cairiam nos pés dela, chorariam, e louvariam a ela, tenho certeza, porque o amor que eles sentem por ela é assombroso, a prova disso são eles mesmos, tira alguma virtude de Maria que eles acreditam em algum debate pra você ver, eles ficam loucos, brabos, a defendem com unhas e dentes, e em todo debate que eu tenho com eles, o foco é Maria, raramente eu vejo algum falar de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Herik, a paz. De fato, uma das maiores razões pelas quais o catolicismo romano pode ser considerado uma seita é pela descentralização da pessoa de Cristo. No evangelho bíblico Ele é o centro e o foco de tudo e a pessoa de Maria nem sequer é CITADA ao longo de TODAS as epístolas apostólicas doutrinárias (de Romanos ao Apocalipse), ao passo que no catolicismo é o inverso que ocorre, Maria é tão citada quanto Cristo (ou até mais, em muitos casos), que parece ser apenas um personagem secundário na história de Maria.

      Fique com Deus.

      Excluir
  10. Lucas, o grande teólogo do 1° Século, que foi Paulo, na única oportunidade que ele teve em falar de Maria, ele a chama de mulher, algo que se fosse um bispo romano, nos dias atuais, não perderia a oportunidade de exalta-la soberanamente.

    Um teólogo do 1° Século, logo no início da era Cristã,expressa dessa m,aneira;

    Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, "nascido de mulher", nascido sob a lei,

    Gálatas 4:4

    Hipotéticamente, um teólogo Romanista do Século 21, se expressaria assim;

    Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido da Imaculada, rainha dos céus, nossa senhora e sempre virgem Maria, nascido sob a lei,

    Dúvido sem algum Padre ao falar de Maria perderia a oportunidade de exalta-la.

    Abraços.

    Deus continue te abençoando.



    ResponderExcluir
  11. Sera que ama Jesus, quem odeia Sua mae ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente por amar Maria que eu rejeito a idolatria a ela. Pois foi ela mesmo quem disse: "fazei tudo quanto ele [JESUS] vos disser" (Jo.2:5). E o que Jesus disse? Ele disse:

      "Quando Jesus dizia estas coisas, uma mulher da multidão exclamou: 'Feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou'. Ele respondeu: 'ANTES, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem'" (Lucas 11:27-28)

      Então, a pergunta que fica é:

      Por que VOCÊS, católicos, odeiam Maria? Pode amar Maria alguém que não segue o que Jesus disse?

      Excluir
    2. O Salvador dos cristãos é o mesmo Salvador da mãezinha. Quem ama a mãezinha não atribui à ela o que é atributo SOMENTE de Deus e de Cristo. Atributos esses, que ESTÃO ESCRITOS (preto no branco): um só mediador, um só salvador, uma só fé, um só SENHOR. Quem assim o faz (atribuir erroneamente à mãezinha o que é somente a Jesus), desonra a memória da mãezinha, não a ama de verdade e nem mesmo a Deus e a Cristo, ama somente suas vãs convicções NÃO AUTORIZADAS pela exegese bíblica. Em TODO o Novo Testamento há SOMENTE declarações de exaltação, louvor, honra e poder a Cristo, e a NENHUM outro.

      Excluir
  12. Onde esta na Biblia que o salvador da Igreja ( que iria reforma-la, tirando-a das heresias) seria Lutero em 1517, o pai dos protestantes ? Seria um esquecimento dos escritores sagrados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falácia total. A Bíblia não é para falar de homens, mas de doutrinas. Lutero não é um deus para nós, como o papa é para vocês. Ele foi apenas mais um instrumento usado por Deus assim como muitos de seu tempo, de antes de seu tempo e de depois de seu tempo. Se você procura encontrar o nome "Lutero" na Bíblia, sinto muito, mas vai esperar sentado. Mas a DOUTRINA ensinada por ele você encontrará em toda a Escritura, e é isso o que importa: a doutrina, e não o o homem que ensinou a doutrina.

      *Obs: vale ressaltar que no AT também não estava escrito o nome de grandes homens de Deus do NT, como João Batista, Pedro, Paulo, etc. Nem mesmo o de "Jesus" estava escrito. E vale lembrar também que a "tradição oral" dos católicos, que supostamente remete à era apostólica, também não cita nome de papa Bento XVI ou Francisco. Neste quesito, a tradição oral não adiciona nada às Escrituras. É uma falácia total.

      Excluir
  13. Acho que você "muito sabe da bíblia" e pouco da doutrina católica. Sou católica desde que nasci, fiz 7 anos de catequese, vou a missa todos os domingos e nunca nenhum catequista e nem padre me fizeram essa interpretação de Gn de que os protestantes são semente da serpente, pelo contrário, possuímos respeito a religião de vocês. Cada qual com a sua doutrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei nada sobre doutrina católica e você não sabe nada sobre interpretação de textos. Se ao menos soubesse ler corretamente, constataria que eu em lugar nenhum disse que o catecismo católico ou a doutrina oficial da ICAR ensina isso, o que eu disse foi:

      "O texto, na visão de ALGUNS CATÓLICOS MAIS ANIMADOS, significa nada a mais e nada a menos do que isso..."

      Será que você ainda não conseguiu entender? Então eu vou facilitar pra você. Veja o que este "apologista" católico escreveu em seu site anti-evangélico:

      "Bem meus irmãos Católicos, esse assunto é complicado e temos que tratar com todo o cuidado, pois é uma ferida no coração protestante, nós sabemos que os filhos da serpente não suportam ouvir falar na (Mulher), pois todos nós sabemos que a serpente tem ódio da Mulher porque ela pisaria em sua cabeça"

      (http://macabeus.no.comunidades.net/index.php?pagina=1622777483)

      Veja o que este outro site católico escreveu:

      "Nossa Senhora é respeitada na Bíblia; somente os PROTESTANTES DESCENDENTES DA SERPENTE é que não enxergam"

      (http://www.filhosdapaixao.org.br/protestantes/desmascarando_os_protestantes/001_maria_santissima/005_maria_santissima.htm)

      Veja o que este outro católico escreveu:

      "Nosso Senhor nos deu a Virgem Santíssima Maria como mãe no alto da cruz, e vem esses MALDITOS FILHOS DA SERPENTE PROTESTANTE e cospe suas heresias e sofismas na mãe de Deus e nossa mãe"

      (http://igrejamilitante.wordpress.com/2013/11/20/mais-uma-resposta-catolica-a-um-equivoco-grave-dos-protestantes-contra-a-mae-do-salvador-nossa-senhora/)

      Então eu lhe recomendo ensinar os seus sete anos de catecismo a estes católicos. Afinal, são eles que devem saber tudo sobre doutrina católica, não é mesmo?

      Excluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, fantástico.

    Agora, se considerarmos que as almas que João viu "abaixo do trono de Deus", for literal.

    João viu Maria, mas esta morta, por causa do testemunho que deram acerca do Cristo, como se segue o versículo;


    E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas "DOS QUE FORAM MORTOS" por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

    Apocalipse 6:9

    ResponderExcluir
  15. Paz irmão Lucas,

    Eu não conheço as Escrituras nas línguas originais, mas mesmo assim, lendo em bom português, pelas regras da própria gramática da língua portuguesa, o pronome "esta" (a que fere a serpente na cabeça) não poderia se referir à mulher e sim a sua semente ou à sua descendência. Neste caso, a forma feminina se justifica não pela palavra "mulher" e sim pela palavra "descendência" ou "semente", pois falamos e escrevemos "a semente" e a "descendência". Isto por causa tanto da concordância como pela lógica do pronome em questão substituir o nome que lhe é mais aproximado antes da vírgula. Por exemplo, eu posso escrever: Eram de religiões diferentes meu primo e meu irmão. Este (meu irmão) era protestante, enquanto aquele (meu primo) era católico.

    Assim, até na língua portuguesa não cabe a interpretação do pronome "esta" poder se referir à mulher e não a sua semente.


    Jacob Lima

    ResponderExcluir
  16. Até onde vão os delírios e devaneios católicos?

    ResponderExcluir
  17. rapaiz de uma coisa eu sei DEUS manda chuva para os injustos e justo sim o não claro que sim mas de outra coisa eu sei , maria ela e bem aventurada mais que todas as mulheres por ter dado a luz o filho de DEUS só isso e outra jesus não foi nascido de espemartosidio não ta. luca vc e 10 valeu

    ResponderExcluir
  18. Interessante os protestantes postarem isso ... pois, apesar de os protestantes não quererem ver , a Palavra de Deus em Gen 3,15 diz que, além da inimizade entre "Ele" (a descendência) e a "Serpente", existe inimizade também entre a "Mulher" e a "Serpente". Isto é : ou vc está do lado da Mulher ou está do lado da Serpente ! Conclusão : estar do lado d"Ele" é estar do lado da Mulher. Outra coisa : a exegese de que a Virgem Maria pisou na cabeça da Serpente é tão simples que até um pagão consegue entender : enquanto Eva foi vencida pela Serpente com seu "sim ao pecado" no Éden, a Virgem Maria pisa na Serpente com seu "sim a Jesus" levantando todo o ódio do Inferno (quando da concepção do Filho de Deus em seu ventre ! ). Se a terra onde os pés de Jesus pisaram é santa , imagina o ventre onde Ele foi formado ?!?!? E a biologia tem outro dado interessante : como São José não entrou na concepção de Jesus (ele e a Virgem Maria não tiveram relações sexuais !), logo o Sangue de Cristo (que remiu o mundo na Cruz) é 100% o sangue da Virgem Maria : por isso , ela não é "o Salvador" nem "o Redentor" ... mas seu papel na história de Salvação da Humanidade é tão excelso, que é chamada de "co-redentora" (por causa deste detalhe tremendo de o sangue de Cristo ser 100% o sangue da Virgem). Não concordam ??? Reclamem com Deus, já que este foi o desígnio dEle !!! Abraços e fiquem com a Paz de Cristo e com a mesma obediência que a Virgem Maria teve !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahaha

      Eu juro que estava esboçando uma refutação ao texto tosco, mas depois que chegou na parte final do argumento level hardcore para a co-redenção de Maria um juro que não consigo mais parar de rir HSUAHSUAHSUAHS

      Essa vai direto para a Parte 3 do "Como Funciona o Mundo na Cabeça de um Zumbi Tridentino", meus parabéns:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/08/como-funciona-o-mundo-na-cabeca-de-um.html

      Excluir
    2. "A terra que Jesus pisou é santa" MORTA. Tem como "desler" isso?????
      Então devemos considerar o utero de Maria e a Maria como dois seres : o útero que é "santo" na sua mente perturbada, e a Maria que é pecadora porque "todos foram destituídos da Gloria de Deus" ( que o católico enfermo lê : ' todos foram destituídos da Gloria de Deus MENOS Maria')
      ANONIMO, tu precisa de uma cura espiritual e das bravas. Mesmo assim te digo : fique com Deus (embora vc prefira ficar com a "mãe" Dele.)
      Vá se tratar rapaz.



      Campanha 'por um mundo com mais Lucas Banzolis"

      Será que apenas eu acho ofensivo um católico dizer 'a paz de Cristo' , quando eles (EM SUMA MAIORIA) NÃO são cristãos?

      Excluir
    3. Nataly, veja esse artigo que conta com vários indivíduos como o "Anônimo" acima:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/08/como-funciona-o-mundo-na-cabeca-de-um.html

      Eles estão cada vez piores. Não tem como afundar mais...

      Excluir
    4. Verei Lucas .
      Amo estudar a mente de um católico , que cada vez mais se torna submissa a loucuras . Eu hein povo sem noção .

      Excluir
  19. Sou católico e não vemos nossos irmãos protestantes como filhos da serpente e sim como nosso irmãos FILHOS DE MARIA

    ResponderExcluir
  20. E pensar que durante tanto tempo eu engoli essa historiazinha!

    ResponderExcluir

  21. (Anônimo10 de dezembro de 2012 15:55)
    PALAVRAS DO ANÔNIMO:

    "Esse termo designa Nossa Senhora como a graça em plenitude e nasceu coroada pela graça, SEM A MANCHA DO PECADO ORIGINAL"

    SEGUNDO A LEI JUDAICA E A PALAVRA DE DEUS - MARIA TAMBÉM ERA PECADORA IGUAL A TODOS:

    E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a LEI DE MOISÉS, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor(Segundo o que está escrito na LEI DO SENHOR : Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos. Lucas 2:22-24

    Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, SERÁ IMUNDA SETE DIAS, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será IMUNDA. Levítico 12:2 - E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para EXPIAÇÃO DO PECADO, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote. Levítico 12:6


    MARIA TEVE QUE FAZER A EXPIAÇÃO DO PECADO, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote. Levítico 12:6 ................Se Maria estive issenta do pecado isso jamais poderia ser realizado

    PRESTE ATENÇÃO.....Maria fez a expiação do pecado como manda a Lei de Deus....Se Maria não tinha pecado...isso não seria necessãrio


    DIZER QUE MARIA NUNCA TEVE PECADOS É O MESMO QUE CHAMAR A PALAVRA DE DEUS DE MENTIROSA

    ...com efeito, TODOS pecaram e todos estão privados da glória de Deus, Romanos 3:23
    -
    Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou A TODOS os homens por isso que TODOS pecaram. Romanos 5:12

    “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmos 51:5). “Pois não há homem justo sobre aterra, que faça o bem, E NUNCA PEQUE” (Ecl. 7:20).


    DEUS NÃO MENTE

    O pecado original está em todos os seres humanos(homem/mulher)desde a queda de Adão e Eva:

    Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a TODOS os homens por isso que TODOS pecaram. Romanos 5:12

    Porque, assim como TODOS morrem em Adão, assim também TODOS serão vivificados em Cristo. 1 Coríntios 15:22.

    Até o Apóstolo João,que cuidou da mãe de Jesus,sabia disso:

    Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 1 João 1:8.



    Se pra gerar Jesus que não tinha pecado,Maria também nasceu sem pecado...então a mãe e o pai de Maria (Anna e Joaquim) também não poderiam ter pecados para gerar Maria que não tinha pecado.Não é assim a seguência das coisas?!

    Se para Jesus ser imaculado fosse necessário que sua mãe também o houvesse sido, logicamente entende-se que as mesmas razões existem para que houvessem sido imaculadas a mãe de Maria e sua avó, e assim sucessivamente, até chegar a Eva. Esta é uma conseqüência teórica que, ainda que repugne ao bom sentido, temos que admitir, se aceitamos como válidas as suposições apologéticas dos concepcionistas marianos.



    O Dogma da Imaculada Conceição estabelece que Maria foi concebida sem mancha de pecado original. O dogma foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854, na Bula Ineffabilis Deus. - http://www.acidigital.com/Maria/imaculada.htm

    Apenas 16 anos depois, este mesmo Papa haveria de decretar, no Concilio Vaticano I, o dogma da infalibilidade papal.


    Catecismo da Igreja Católica - P.29 PECADO ORIGINAL - §389 A doutrina do pecado original é, por assim dizer, "o reverso" da Boa Notícia de que Jesus é o Salvador de todos os homens, de que TODOS têm necessidade da salvação e de que a salvação é oferecida a todos graças a Cristo. A Igreja, que tem o senso de Cristo, sabe perfeitamente que não se pode atentar contra a revelação do pecado original sem atentar contra o mistério de Cristo. - http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/p/original.html




    ResponderExcluir
  22. Olá Lucas.
    Me diga se estou errado ao afirmar que para nós protestantes a mãe de todos nós é Eva é não Maria. E que Eva (e não Maria) foi concebida sem pecado já que não havia pecado no Éden.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está corretíssimo, inclusive Gênesis 3:20 diz que Eva "seria mãe de toda a humanidade". A única mulher além de Eva que também é chamada de "mãe" em um sentido espiritual é Sara, sobre a qual Pedro escreve:

      "...Como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. DELA VOCÊS SERÃO FILHAS, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo" (1 Pedro 3:6)

      Curiosamente, nunca vi católico nenhum do planeta dizer que alguém é filho de Eva ou de Sara (mesmo com textos bíblicos afirmando isso expressamente). Eles passam o trator em cima de Eva e Sara e colocam Maria no lugar, a qual, diferente das outras duas, não possui absolutamente evidência bíblica nenhuma de que seja mãe espiritual de qualquer crente que seja.

      Excluir
  23. Eu iria comentar o artigo, porém li que o Jacob Lima já havia comentado algo parecido com o que pensei. Eu entendo esse texto de forma literal. Quando Deus falou com a serpente e com Eva, ele propriamente disse o que está escrito. Não acho que seja uma profecia isso, e sim um acontecimento fático. O texto simplesmente designa que o homem e a serpente serão adversários durante a vida sobre a face da terra, a serpente, ou a espécie que ela designa, iria ser pisada pela espécie humana, e ela, a cobra, lhe feriria o calcanhar, coisa extremamente comum onde vive a cobra. Eu entendo assim. O "ela" do texto fala claramente sobre a descendência, que pode, no original, ser um substantivo masculino. Aí se comprovaria essa interpretação.
    Um abraço e Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  24. Essa pessoa deveria estudar sobre os dogmas de Maria antes de postar besteiras,pronto falei e quem achar ruim que morra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariah, você deveria estudar o evangelho antes de falar besteiras se você se considera cristã pois a Bíblia condena severamente os "dogmas de Maria" que tanto eu como Lucaz Banzoli e como quase qualquer protestante conhece muito bem. Se você não concorda com o que Cristo ensinou não é com um protestante que você deve reclamar mas é com o próprio Cristo. Pronto, falei e diferente de você eu não desejo que quem pense diferente de min que morra, mas muito pelo contrário, que essas pessoas que se consideram cristãs mas não estão nem se importando com os ensinamentos de Cristo abram os olhos e percebam o quão monstruosa se torna uma pessoa ao desejar a morte do próximo no lugar de demonstrar o amor pelo próximo. Uma pessoa que deseja REALMENTE seguir o Criador dos céus, da terra e de todos seres vivos jamais vai sentir raiva de uma pessoa que mostra a verdade, mas sentirá gratidão. Que argumento pessoas como você Mariah terão no Dia do Juizo? A Bíblia está acessível, só basta ler (não apenas trechos isolados com interpretações absurdas que invertem o sentido claro das palavras).

      Excluir
  25. Como você interpreta o capítulo 12 do livro de Apocalipse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/09/quem-e-mulher-de-apocalipse-12.html

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com