Nós estamos no fim dos tempos - Parte 1



O presente estudo será dividido em várias partes, pois será feito de forma aprofundada sobre o tema do fim dos tempos à luz da Palavra de Deus e dos últimos acontecimentos que tem acontecido, o que, creio eu, lançam ainda mais luz aos textos bíblicos.

-Qual é a necessidade de se falar sobre o fim dos tempos?

Alguns não dão tanta importância aos assuntos escatológicos e ao fim dos tempos, dizem que basta se preocupar com a própria vida com Deus e “deixarem as coisas acontecerem” como devem acontecer. Porém, se Deus não quisesse que nos preocupássemos com o tempo do fim e com os temas escatológicos, Jesus não teria passado tanto tempo pregando sobre o fim dos tempos (Mt.24; Lc.21; Mc.13), e Deus não teria dado uma revelação tão extensa sobre os últimos acontecimentos como fez, revelando ao apóstolo João diversos detalhes daquilo que está por acontecer.

Um terço da Bíblia é pura profecia, e isso no mínimo indica que o Senhor quer, sim, que as estudemos verdadeiramente e nos preparemos devidamente para quando este tempo chegar. Senão, teríamos um livro inútil na Bíblia para a leitura dos cristãos (Apocalipse), além de diversas mensagens bíblicas sem relevância, uma vez sendo que muitas epístolas tratam quase exclusivamente sobre assuntos escatológicos para a Igreja (os tessalonicenses que o digam!). O próprio Senhor Jesus repreendeu a apatia daqueles que, tendo todos os sinais à sua volta, não davam importância a eles:

“Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?” (Mateus 16:2-3)

Aquele era o tempo da primeira vinda do Messias, e ela havia sido predita por todos os profetas no Antigo Testamento, exatamente com a finalidade de oferecer todos os sinais possíveis para que aquele povo do século I identificasse que o Cristo prometido estava entre eles. Mas eles não identificavam os sinais, não davam importância, e por isso rejeitaram o Salvador. Da mesma forma que Ele deu sinais de Sua primeira Vinda, ele também deu diversos sinais da Sua segunda Vinda, da Volta de Jesus.

E, assim como desejava que as pessoas do primeiro século estudassem as profecias e identificassem os sinais, ele também deseja aqueles que vivenciariam o fim dos tempos identificassem os sinais que apontam que o Mestre está voltando. É tarefa e dever de todo cristão estudar os sinais e as profecias, e não de ficar apático em frente a tudo o que está acontecendo. Tendo isso em mente, o presente artigo visará exatamente:

Mostrar os sinais
Identificar os sinais
Revelar as profecias
Preparar o povo para o tempo do fim

Antes de tudo, é necessário dizer: este estudo não terá por finalidade dizer “quando Jesus irá voltar” ou em “que dia”, pois o dia e a hora somente Deus sabe (Mt.25:13). Cristo passou muito tempo nos dando os sinais a serem identificados acerca do tempo do fim, isto é, dos sete anos da grande tribulação e sobre a iminência dela, mas o dia e hora exata apenas o Pai sabe: “mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai” (Mc.13:32).

Jesus passou o capítulo inteiro dando sinais de quando será o tempo do fim, para que soubéssemos quando ele está chegando, mas foi diligente em declarar que o dia exato nunca ninguém da terra saberá. É por essa razão que todos aqueles que até hoje já ousaram marcar datas para o dia da volta de Jesus ou do fim do mundo se lascaram (os maias inclusos!). É certo também que desde os tempos dos apóstolos eles pensavam estar vivendo os últimos dias (At.2:17). Grandes nomes proeminentes na Igreja Cristã também pensavam estar vivendo o fim dos tempos em sua época, tais como Tertuliano (que inclusive se uniu aos montanistas que tinham essa visão), santo Agostinho e Martinho Lutero (que pensava que o papa de sua época era o anticristo).

Portanto, errar os tempos também não é algo nada fora do normal. Mesmo assim, é bom salientar: em termos genéricos, o Novo Testamento afirma estarmos vivendo os “últimos tempos/últimos dias” desde aquela época (Séc.I), pois a primeira vinda de Cristo representou um marco na história da humanidade até ali – é como se antes de Cristo fosse o “primeiro tempo” e depois de Cristo fosse o “segundo tempo” de um jogo, e, por isso, estamos no “tempo final”, ou no “fim dos tempos”, desde quando Jesus veio pela sua primeira vez, pois a partir dali a Sua segunda vinda seria “iminente”, isto é, poderia acontecer a qualquer momento.

Mas em termos específicos, os próprios escritores do Novo Testamento deixam claro que não estavam vivendo o fim dos tempos já em seus dias, mas lançam o fim dos tempos como algo distante, no futuro. Vejamos algumas citações onde isso ocorre:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos...” (2ª Timóteo 3:1-2)

Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências” (2ª Pedro 3:3)

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças” (1ª Timóteo 4:1-3)

Nestas e em outras ocasiões semelhantes vemos os apóstolos colocando os “últimos tempos” ou “últimos dias” como sendo algo futuro, e não como algo presente. Ao colocarem os verbos no futuro (“nos últimos dias sobrevirão... nos últimos dias virão... nos últimos tempos apostatarão...”) eles mostram que o tempo do fim não era o tempo que eles estavam vivendo, mas seria presenciado por alguma geração futura. O próprio Cristo, que muitas vezes deixou claro a iminência de Sua segunda vinda em razão dos motivos já apresentados acima, também transclareceu que a Sua vinda “demoraria a chegar” e que chegaria “depois de muito tempo”:

“O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram” (Mateus 25:1-5)

“E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles” (Mateus 25:14-19)

Em outras palavras, crer que os apóstolos e o próprio Cristo achavam que a Sua volta se daria ainda em sua geração e que foram enganados pelo tempo (que é uma afirmação de diversos ateus) é falsa, tanto quanto a declaração dos preteristas de que a volta de Jesus seria mesmo naquela geração e se daria em 70 d.C, tendo por base uma interpretação equivocada de Mateus 24:34 (cuja análise correta do texto você pode conferir aqui, aqui e aqui).

Sabemos, portanto, que o fim dos tempos não seria naquela mesma geração apostólica, mas em algum tempo distante, ainda que iminente. O “segundo tempo” já havia começado e poderia ter um fim a qualquer momento, momento este que só Deus sabe, e que Jesus revelou em sinais de quando ele estaria próximo. A pergunta que fica é: estamos mesmo vivenciando o fim dos tempos? É sobre isso que analisaremos a partir de agora.


10 SINAIS MARCANTES QUE PROVAM QUE ESTAMOS NO FIM DOS TEMPOS

Sinal 1: Falsos cristos

“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos” (Mateus 24:5)

Fato 1:

-Nunca houve em toda a história tantas pessoas saindo por aí se dizendo ser Jesus Cristo como está havendo nestes tempos (você pode conferir alguns deles aqui, aqui e aqui).

Sinal 2: Guerras e rumores de guerras

“Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim” (Mateus 24:6)

Fato 2:

-Nunca houve tantas pessoas mobilizadas à guerra na história; a Segunda Guerra Mundial sozinha contou com mais de 100 milhões de soldados, número próximo do contingente de soldados na grande tribulação, que será de 200 milhões (ver Apocalipse 9:16), nunca chegamos tão próximos da cifra presente no Apocalipse! O número de mortos também impressiona: 73 milhões, aproximadamente – o maior da história já registrado. Para ter uma dimensão, a segunda guerra que mais matou gente na história foi a Rebelião de An Lushuan, na China, que em 755 d.C matou 33 milhões de pessoas.

Ou seja, a recente Segunda Guerra Mundial matou mais do dobro de pessoas em relação à segunda maior já registrada na história. Além disso, o mundo realmente vive “rumores de guerras”, com instabilidade no Oriente Médio, na faixa de Gaza, nos Estados Unidos, entre as Coreias, entre China e Tibete, entre diversas etnias diferentes da África que constantemente lutam entre si mesmos; nunca houve tantos “rumores de guerras” em toda a história – a própria Guerra Fria foi um grande exemplo de um “rumor de guerra”.

Sinal 3: Fome

“Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mateus 24:7)

Fato 3:

-Nunca a fome assolou tantas pessoas na humanidade. Os números são chocantes: quase 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, segundo a FAO (confira aqui).

Sinal 4: Terremotos

“Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mateus 24:7)

Fato 4:

-Estima-se que ocorrem a cada ano mais de 500 mil terremotos em todo o mundo, havendo até quem fale em mais de 1 milhão. Este número assustador e jamais registrado em toda a história da humanidade está impressionando os cientistas, que não tem como explicar o que estaria causando essa mudança no globo, confira:





Sinal 5: Perseguição aos cristãos

“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa” (Mateus 24:9)

Fato 5:

-Nunca houve tanta perseguição aos cristãos em toda a história do Cristianismo como ocorre nos dias de hoje. Um cristão é assassinado no mundo a cada cinco minutos, e são mais de 200 milhões de cristãos perseguidos atualmente em todas as partes do mundo:





Sinal 6: Evangelho pregado no mundo todo

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14)

Fato 6:

-Nunca o evangelho foi tão difundido em ritmo tão rápido quando está sendo feito hoje. Além de milhões de missionários que se dirigem às mais diferentes partes do mundo, contamos hoje com a tecnologia que contribui no gigantesco avanço da mensagem do evangelho a todas as nações. Só a rede social do Facebook, sozinha, já contabiliza o impressionante número de 1 bilhão de usuários ativos em todas as partes do globo terrestre. Isso significa que ouvir falar de Jesus, nos dias, de hoje, já não é algo tão difícil como era antigamente.

O impressionante avanço da tecnologia de uma hora pra outra tem feito com que cada vez mais pessoas tenham acesso à comunicação externa, a televisão, a internet e a outros meios de comunicação, podendo, assim, ouvir a mensagem do evangelho, ler e refletir sobre Jesus Cristo. Nos dias atuais, dificilmente alguém poderá alegar que “nunca ouviu falar sobre Jesus Cristo”. Pode, sim, não ter aceito a mensagem do evangelho – e, diga-se de passagem, nunca a Bíblia atesta que o mundo inteiro vai se converter, somente afirma que todos irão ouvir falar de Cristo, ou seja, que o evangelho será levado a todos.

Durante milênios muitos ficaram sem ouvir as boas novas com toda a repressão de diversos países não-cristãos e com toda a perseguição imposta por estes países contra os missionários lá enviados, não podendo, assim, que muitos ouvissem falar sobre Cristo. Este quadro muda radicalmente em nossos dias, quando, ainda que a perseguição a missionários esteja mais rígida que nunca, contudo a mensagem do evangelho não deixa de ser pregada, muito pelo contrário: avança e avança cada vez mais rapidamente com o súbito surgimento da tecnologia moderna e dos meios de comunicação que servem de ponte entre a mensagem evangélica e os povos não alcançados. Portanto, hoje sim, mais do que nunca, o evangelho está sendo ouvido pelo mundo inteiro.

Sinal 7: Um terço das florestas destruídas

“O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e granizo e fogo misturado com sangue foram lançados sobre a terra. Foi queimado um terço da terra, um terço das árvores e toda a planta verde” (Apocalipse 8:7)

Fato 7:

-O desmatamento global acelerou drasticamente a partir de 1952. Estimativas mostram que metade das florestas tropicais do planeta, entre 7,5 milhões e 8 milhões de km2 do original de 15 a 16 milhões de km2 que até 1947 ocupava as terras do nosso planeta, já foram desmatadas (confira os números aqui).

Sinal 8: Um terço das águas poluídas

“O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou-se em sangue” (Apocalipse 8:8)

Fato 8:

-Mais de um terço das águas dos mares já está contaminada e a estimativa é de que até 2025 mais da metade da população mundial sofra com a falta de água potável (confira os dados aqui).

Sinal 9: Ressurgimento de Israel como nação

“Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: ‘Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados’" (Romanos 11:25-27)

Fato 9:

-Apocalipse descreve Israel como nação, com um templo em Jerusalém. O Antigo e o Novo Testamento repetidas vezes narraram um ressurgimento de Israel como nação no fim dos tempos. Sobre isso Ron Rohdes afirmou:

«A chave fundamental das profecias acerca do final dos tempos é realmente Israel se tornando uma nação, com os judeus voltando para a terra santa. É curioso que durante 18 séculos muitos especialistas em profecias bíblicas escreveram sobre o renascimento eventual da nação de Israel, e todos diziam: “Acho que isso nunca vai acontecer. A possibilidade é muito pequena”. Mas depois de 1948 (data de criação do Estado de Israel), um a um apareceu dizendo: “Uau, isso realmente aconteceu!”.

Foi um incrível desdobramento de eventos e eu acho que esse acontecimento prepara o palco para todo o resto. Se isso não tivesse acontecido, nós teríamos problemas com outros aspectos das profecias, porque este é um grande marco para outros aspectos. Mas, além disso, temos outras coisas relacionadas, como, por exemplo, o movimento para reconstruir o Templo de Jerusalém em um período de poucos dias. Há planos em andamento, com dinheiro sendo levantado, reuniões sendo realizadas, produção de peça (do Templo), pessoas trabalhando e interagindo com o povo judeu, dando-lhes o sonho de sua visão, etc»

Sinal 10: Multiplicação do conhecimento

E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará (Daniel 12:4)

Fato 10:

-De todos os sinais previstos, esse certamente é um dos mais chocantes. Mais do que nunca, o conhecimento se multiplica sobre a terra de forma acelerada. Graças à globalização e a tecnologia moderna, aquilo que acontece hoje em uma parte do mundo rapidamente é notícia no outro lado do globo terrestre. Com o surgimento da comunicação midiática, da imprensa, jornais, rádio, televisão, celular, internet e outros, as fontes de informação se multiplicaram. Segundo Castelano, “a mensagem está mais diluída ao maior número de fontes de informação para os leitores, espectadores e ouvintes”.

Com a difusão de blogs, sites de relacionamento, celulares e câmeras de vídeo, divulgar notícia não é nem mais exclusividade dos meios de comunicação. Qualquer pessoa pode ser produtor de conteúdo. No atentado de um aluno contra colegas, que redundou na morte de 32 pessoas, na Universidade Virginia Tech, nos EUA, em 2007, a notícia foi divulgada por e-mail, torpedos dos celulares e sites de relacionamento, antes da própria cobertura da mídia. Yves Mamou resumiu isso da seguinte maneira:

“A diferença entre o momento em que o acontecimento se produz e o de quando ele é difundido tende a se anular” (Yves Mamou, 1992, p. 13)

Hoje sim, mais do que em qualquer outra era na humanidade, podemos dizer que “o conhecimento se multiplicou”. O homem pisou na lua, um robô criado pela NASA pisou em Marte, temos satélites espalhados pela Galáxia, uma infinidade de notícias, portais e meios de comunicação de massa, qualquer coisa que aconteça no mundo vira notícia, chegamos a lugares onde jamais antes o homem sonhou em conhecer... enfim, vemos o conhecimento e a busca por ele se multiplicando cada vez mais, como nunca antes. Nas últimas décadas os avanços científicos cumpriram milimetricamente aquilo que já estava previsto pela Bíblia há mais de dois mil anos!


Conclusão

Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso que olhe para este quadro facilmente constatará que todas as profecias bíblicas, de Daniel a Jesus, falavam exatamente dos tempos que estamos vivendo hoje. Em nenhuma outra época na história da humanidade todas as profecias foram cumpridas com tamanha exatidão. Estes dez sinais ressaltados aqui – além de muitos outros que também poderíamos explanar – não são frutos de mera coincidência, mas é mais uma vez as profecias bíblicas se tornando realidade, os sinais dos tempos se cumprindo.

Hoje, mais do que nunca, podemos discernir os sinais dos tempos e identificar que fazemos parte, com toda a probabilidade, da geração que verá a volta de Jesus. Tendo este fato em mente, nos próximos capítulos iremos analisar os acontecimentos recentes à luz de outras profecias e do livro do Apocalipse, que ligação que tudo isso tem com o novo papa, como que todos estes acontecimentos já estavam há muito tempo marcados para acontecer, e o que devemos esperar que irá acontecer daqui pra frente.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Lucas, gostei muito da sua abordagem sobre o tema.
    Eu aguardo ansioso a continuação do seu trabalho.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Os ninivitas RESSURGIRÃO NO JUÍZO COM ESTA GERAÇÃO, E A CONDENARÃO, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.
    Mateus 12:41

    Porquanto, QUALQUER QUE, ENTRE ESTA GERAÇÃO ADÚLTERA E PECADORA, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. Marcos 8:38

    PARA QUE DESTA GERAÇÃO SEJA REQUERIDO O SANGUE DE TODOS OS PROFETAS QUE, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO, FOI DERRAMADO; Lucas 11:50


    Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido DESTA GERAÇÃO. Lucas 11:51

    Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado POR ESTA GERAÇÃO.
    Lucas 17:25

    E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: SALVAI-VOS DESTA GERAÇÃO PERVERSA. Atos 2:40

    Vc ve que Jesus teve muitos e muitos motivos pra vir em julgamento contra aquela geração; e o sangue dos profetas e dos santos mortos na terra de Israel seria requerido deles, corroborando com Apocalipse 18:24.

    Vc pode dizer que esta geração ou outra futura tbm pode ser condenada, mas estamos falando de fundamentos e pra falar sobre isso tem que ter fundamentação bíblica. Contudo, se isso for sua fé, eu não discuto. Eu respeito apesar de não ver fundamentos.

    Mateus 24, Lucas 21 e Marcos 13 falam sobre a destruição do templo tbm chamado de tabernáculo do testemunho e não sobre a destruição do mundo.

    A plenitude dos gentios foi a conversão em massa de gentios que ocorreu no primeiro século, quando a plenitude se cumpriu veio a destruição de Jerusalém e o fim do antigo pacto.

    O Israel que surgiu como nação hoje não tem nada a ver com Israel do tempo bíblico, inclusive uma das profecias Messiânicas diz que o Messias deveria reunir as 12 tribos de Israel e vc acha que isso já aconteceu ou não? se não aconteceu Jesus não é o Messias, pq Jesus é o cabeça da Igreja que representa Israel restaurado, sabendo isso, o que vc entende de Oséias 1:11? e o que significa o dia de Jizreel?

    E tbm deve-se ressaltar que não existe segunda vinda de Cristo no antigo testamento vc sabia? Agora vinda de Deus em julgamento contra o povo da aliança, sim, existe. O próprio cântico de Moisés testemunha isso.

    A interpretação do apocalipse falando de papas e dos católicos é baseada em Lutero e Calvino que tinham birra com os católicos e tbm tinha muita politicagem envolvida nisso, existiu uma verdadeira guerra religiosa naquele tempo onde os católicos perseguiram e mataram alguns protestantes e DA MESMA FORMA os protestantes perseguiram e mataram católicos na chamada inquisição protestante.

    Tem muita coisa para falar não da pra colocar tudo em um único texto. Eu lamento, pois sei que vc não publicará esse texto, pq vc não da liberdade para as pessoas se expressarem e mostrar opiniões diferentes da sua, pq ninguém é obrigado a acreditar no que vc acredita. Eu espero e muito que vc dessa vez publique esse meu texto, estarei aguardando.

    Se vc é um estudante da bíblia sincero, veja esse vídeo todo.

    http://www.youtube.com/watch?v=_CVSGELjq6Q&list=UU3djLxjB9jbi_NUnvQy0HNQ&index=15

    Se vc não tiver paciência veja pelo menos a partir dos 15 minutos e veja tbm a partir de 37:59. Mas veja o vídeo todo para vc entender tudo direitinho a explicação.

    Aguardo sua aprovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Felipe, como sempre, com seus comentários longos e repetitivos... 95% do que você comentou já havia sido explicado ou refutado no meu texto, não sei se você realmente faz questão de ler o artigo, acho que lê o título apenas e já vai correndo pra caixa de comentários...

      Sobre a Bíblia usar o termo "fim dos tempos" como algo no presente e em outros momentos como algo no futuro, eu já havia explicado aqui:

      «Mesmo assim, é bom salientar: em termos genéricos, o Novo Testamento afirma estarmos vivendo os “últimos tempos/últimos dias” desde aquela época (Séc.I), pois a primeira vinda de Cristo representou um marco na história da humanidade até ali – é como se antes de Cristo fosse o “primeiro tempo” e depois de Cristo fosse o “segundo tempo” de um jogo, e, por isso, estamos no “tempo final”, ou no “fim dos tempos”, desde quando Jesus veio pela sua primeira vez, pois a partir dali a Sua segunda vinda seria “iminente”, isto é, poderia acontecer a qualquer momento.

      Mas em termos específicos, os próprios escritores do Novo Testamento deixam claro que não estavam vivendo o fim dos tempos já em seus dias, mas lançam o fim dos tempos como algo distante, no futuro. Vejamos algumas citações onde isso ocorre:

      “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos...” (2ª Timóteo 3:1-2)

      “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências” (2ª Pedro 3:3)

      “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças” (1ª Timóteo 4:1-3)

      Nestas e em outras ocasiões semelhantes vemos os apóstolos colocando os “últimos tempos” ou “últimos dias” como sendo algo futuro, e não como algo presente. Ao colocarem os verbos no futuro (“nos últimos dias sobrevirão... nos últimos dias virão... nos últimos tempos apostatarão...”) eles mostram que o tempo do fim não era o tempo que eles estavam vivendo, mas seria presenciado por alguma geração futura. O próprio Cristo, que muitas vezes deixou claro a iminência de Sua segunda vinda em razão dos motivos já apresentados acima, também transclareceu que a Sua vinda “demoraria a chegar” e que chegaria “depois de muito tempo”:

      “O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram” (Mateus 25:1-5)

      “E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles” (Mateus 25:14-19)

      Em outras palavras, crer que os apóstolos e o próprio Cristo achavam que a Sua volta se daria ainda em sua geração e que foram enganados pelo tempo (que é uma afirmação de diversos ateus) é falsa, tanto quanto a declaração dos preteristas de que a volta de Jesus seria mesmo naquela geração e se daria em 70 d.C, tendo por base uma interpretação equivocada de Mateus 24:34»

      Excluir
    2. Sobre Mateus 24:34, como o objetivo deste artigo era outro, não quis me estender nessa passagem específica, mas passei três links que você fez questão de passar por cima e não ler nada, para depois repetir as mesmas coisas de sempre. Faça-me o favor de primeiro abrir os links desta vez, depois ler, e só depois refutar algo se for capaz:

      http://agrandecidade.com/category/as-minhas-palavras-nao-passarao/nao-passara-esta-geracao-i/

      http://agrandecidade.com/category/as-minhas-palavras-nao-passarao/nao-passara-esta-geracao-ii/

      http://agrandecidade.com/category/as-minhas-palavras-nao-passarao/nao-passara-esta-geracao-iii/

      Sobre o fim do Antigo Pacto ter se dado em 70 d.C com a destruição de Jerusalém, isso significa que ele estava em vigor antes disso? Quer dizer que quando os apóstolos escreviam sobre Cristo ter sido o fim da lei (Antigo Pacto) e sobre já estarmos na Nova Aliança eles estavam mentindo? Ou estariam somente enganados?

      "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" (Romanos 10:4)

      "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus" (Romanos 7:4)

      "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados" (Gálatas 3:24)

      "Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei" (Gálatas 5:18)

      O que você tem que entender urgentemente é que o Antigo Pacto chegou ao fim COM A MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO, aproximadamente pelos anos 28-30 d.C, e não com a destruição de Jerusalém que ocorreu somente 40 anos depois:

      "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, E A TIROU DO MEIO DE NÓS, CRAVANDO-A NA CRUZ. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo" (Colossenses 2:14-17)

      Veja que Cristo tirou o Antigo Pacto sob o regimento da Lei de Moisés quando ele a cravou na cruz, será que ele cravou na cruz em 70 d.C???

      Enfim, não vou comentar mais nada porque não há nenhuma refutação ao meu texto que foi escrito, o qual seguramente você não leu, eu apontei dez pontos incontestáveis e qual deles que você comentou? Você apenas repetiu aqui aquele mesmo discurso já velho e ultrapassado de sempre, o qual já foi explicado e refutado milhares e milhares de vezes repetidamente, mas você (assim como outros preteristas) fazem questão de repeti-lo à exaustão até que algum futurista bíblico se canse e se dê por vencido.

      E uma dica: como você gosta de escrever muito, recomendo que você crie um blog pessoal e escreva tudo isso aí nele, ou então faça como aquele outro rapaz preterista, o Daniel, e crie um site só para me refutar (ou achar que está me refutando), assim é bem melhor do que redigir comentários gigantescos na caixa de comentários sobre coisas que sequer foram abordadas no artigo, quando o propósito da caixa de comentários não é fomentar debates intermináveis, mas comentar resumidamente sobre o que achou (positivamente ou negativamente) do artigo que foi escrito. Eu tenho muito mais coisas a escrever e não posso ficar todo o meu tempo em debates intermináveis em caixa de comentários, e se eu não responder nada com rapidez você parece que dá um "chilique" e começa a acusar que não aceitei seus comentários...

      Fique com Deus.

      Excluir
  3. Um último recado e advertência ao preterista Felipe:

    Como percebo que você não entendeu bem a minha última mensagem, mas continua me enviando textos gigantescos como se eu tivesse a obrigação de ler e responder tudo isso, vou dizer pela última vez aquilo que eu já estou dizendo desde o dia 22 de Setembro do ano PASSADO, quando afirmei claramente a você que, se quisesse debater comigo, que me enviasse um e-mail assim como todos os demais fazem, pois a caixa de comentários deste blog não foi feita para DEBATES prolongados (pois para isso existem os ARTIGOS), mas sim para COMENTÁRIOS do artigo, isto é, para você comentar de forma mais curta o que achou do artigo, positivamente ou negativamente. Mas já faz mais de seis meses que eu ando te avisando sobre isso e você insiste em querer poluir a caixa de comentários, e o pior, desta vez ainda veio me julgar e me acusar, dizer que eu não vivo o evangelho só porque não respondo às suas mensagens repetitivas e cansativas, como se o evangelho consistisse em refutar um preterista que aparentemente nada mais tem a fazer na vida além de comentar em 50 mil caracteres um artigo cinco vezes menor que isso no blog "Heresias Católicas", e ainda por cima mudando para assuntos que nem sequer foram tratados no artigo em questão, haja a paciência.

    Veja que desde o dia 22 de Setembro eu venho te alertado sobre isso nas caixas de comentários e você ainda assim persiste em continuar seguindo o mesmo erro, agindo como um verdadeiro troll:

    http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/09/diferenca-entre-petrus-e-petra.html#uds-search-results

    Além disso, você não segue as regras da retórica, e ao invés de refutar um argumento você vem com um bombardeamento de passagens bíblicas desconexas que você decorou ou pincelou da Bíblia Online, como se vencer um debate significasse bombardear passagens bíblicas pro outro lado sem um mínimo de exegese em cima delas. Bombardear passagens bíblicas pra todos os cantos até um ateu, espírita ou católico sabe fazer, o debate não é isso, o debate é explicar exegeticamente essas passagens, seguir uma ordem lógica nos seus argumentos e refutar ponto a ponto do texto do seu oponente, coisas que você ainda não aprendeu a fazer.

    Portanto, dou uma última chamada a você, e repito, desta vez é a última, se você não mudar de atitude terei que ignorá-lo permanentemente: ou você comenta em conteúdos bem mais resumidos que sirvam de COMENTÁRIOS daquilo que foi escrito, ou envia-me um e-mail para eu responder quando tiver tempo, ou então crie um blog e comece a me xingar, linchar e falar mal a vontade, e se eu tiver paciência eu posso até pensar em respondê-lo um dia (se eu não tiver mais nada pra fazer), mas esses comentários gigantescos e sem nexo como os que você costuma fazer não vou aturar mais, perco o maior tempo lendo tudo isso pra nada e mais tempo ainda pra responder, não vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. Lucas
    Ola lucas,q artigo mais incrivel!ja tinha chegado a tais conclusoes atraves das escrituras,mas ainda nao as tinha,ah...ah...sistematizado ou posto num papel.Ainda acho q estamos qse no fim,pq ao meu ver a Grande Tribulaçao ainda nao começou.Posso t dar um toque?Procure ignorar + os 'queridos filhos de Deus' q t perseguem.Eu sei q "xingar" hereges(esses caras q t enchem,pra mim,o sao,pq persistem impenitentemente no erro)é absolutamente biblico;vc vai encontrar ofensas nas bocas de isaias,jeremias,paulo,judas,pedro,tiago e outros,mas eu acho q (por experiencia propria) nao adianta,pq nossos dias sao mto maus.lembre-se:devemos chamar a atençao de hereges/facciosos uma ou duas vzes,e depois evita-los,pq estao pervertidos,vivem pecando,e estao condenados(ver Tt 3.10,11-ACF).Vc conhece o site ''A Igreja Primtiva'?Consulte-o,vc vai gostar.
    Teus blogs sao d+,e têm me ajudado mto em minha caminhada cm Cristo.Continua,e se acontecer alguma coisa,nos vemos na ressurreiçao.Foi mal pelos erros d digitaçao,estou cm pressa.Q o Consolador sja contigo,amigo Fiel,e q a Feira das Vaidades nao t conquiste!(O Peregrino-John Bunyan)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a paz de Cristo. Não conheço este site, vou procurar me informar sobre ele. Obrigado pelas suas palavras. É verdade que não devemos perder tempo com quem persiste no erro com teimosia e obstinação, infelizmente eu perdi muito da minha vida debatendo com gente assim. Hoje eu só escrevo artigos gerais, sobre doutrinas, evitando ao máximo entrar no âmbito pessoal, mesmo quando sou atacado por alguém. Às vezes é difícil se conter, mas cada vez mais percebo como é inútil discutir com quem já está cego no erro. Fico feliz por ver que você leu o livro do Bunyan, ele é ótimo. Um grande abraço!

      Excluir
  5. Cara, se eu pedir a Deus que me torne seu filho, ele atenderia? N sou cristão, mas desejo muito q exista um Deus bondoso q de um conforto ao necessitados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Deus se revela a qualquer um que o busque com sinceridade de coração. Ele diz em Sua Palavra:

      "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" (Jeremias 29:13)

      "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta" (Lucas 11:9-10)

      Excluir
  6. Vc acha q o anticristo vai ser o messias dos judeus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Também será o Mahdi dos muçulmanos e o Krishna dos hindus. É por isso que o anticristo conseguirá tanta aceitação mundial.

      Excluir
  7. Lucas eu lembro quando criança q o fim dos tempos haveria muito poucos cristãos em todos os países? Isso é sustentado pela bíblia? Se for como explicar o crescimento do cristianismo em alguns países?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo disse que antes do anticristo surgir viria a "grande apostasia", mas isso não significa necessariamente que o Cristianismo formal ficaria com poucas pessoas, mas sim que a qualidade do Cristianismo vivido por esses cristãos seria muito baixo.

      Excluir
  8. Os humanos desconfiados vão continuar em guerra. A felicidade será ludibriada pela alegria. A vida no planeta vai continuar pobre, oprimida e doente. A chave da felicidade continuará sendo a santidade. A esperança, a exclusivo critério dos Céus, é uma luz de total não beligerância entre os humanos. O desfecho final quando Deus será tudo em todos em todas as coisas está em marcha nestes últimos tempos. E este termo de tudo não se dará sem que haja uma última investida de todas as forças e potências do mal. E até lá a carne vai continuar revolta com o espírito. Nesta rebeldia o secularismo irromperá cada vez mais imponente transvestido de poder e gozo e consequências trágicas. Mas naquele tremendo e glorioso dia não perguntaremos mais nada!...:)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com