Aos apologistas católicos de plantão



Invoco neste momento os apologistas romanos (especialmente aqueles que creem que Maria foi plenamente santa igual Jesus) a fazerem uma exegese deste texto bíblico:

Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos” (Apocalipse 15:4)

Interpretem com as lentes de Roma e com todo o seu Magistério espetacular e infalível a parte que diz:

“...só tu és santo”

“...só tu és santo”

“...só tu és santo”

“...só tu és santo”

“...só tu és santo”

Estarei esperando ansiosamente a resposta dos grandes apologistas católicos de plantão; afinal, com um Magistério tão infalível e um vigário de Cristo sobre a terra, obviamente espera-se a exegese mais aprofundada, correta, plausível e esclarecedora, e não os maiores malabarismos que são feitos para negar o óbvio de um texto bíblico.

Com a palavra agora, os “apologistas” católicos...

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Para começar a conversa, a Igreja recita este cântico TODA SEXTA-FEIRA, na Liturgia das Vésperas (Liturgia das Horas), confira o breviário, na salmodia da sexta, o último cântico é este que diz que só NOSSO SENHOR É SANTO, então não é novidade nenhuma, e nas Missas na Oração Eucarística se diz:

    ''Na VERDADE, ó Pai, VÓS SOIS SANTO e fonte de TODA SANTIDADE (...)'' (Oração Eucarística II)

    Entendeu? Fonte de toda Santidade..

    Mas a Igreja é o Corpo do Unico Santo.

    ''A Igreja é toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.'' (Efésios 5,27)

    ''Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois
    - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor
    Jesus Cristo! Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.'' 1Ts 5,23-24

    A Igreja faz parte da Santidade de seu Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza... já chegou o primeiro “apologista” católico... hehe

      Primeiro gostaria que você se identificasse, pelo menos dissesse o nome – odeio anonimatos.

      Segundo, que parece que você não entendeu o texto, eu repeti ele quatro vezes mas sabia que este povo é tão curto de entendimento que deveria ter repetido umas CEM, vamos lá de novo ao que o texto diz:

      “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque SÓ TU és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos” (Apocalipse 15:4)

      Aí eu tenho que repetir de novo:

      “SÓ DEUS É SANTO”
      “SÓ DEUS É SANTO”
      “SÓ DEUS É SANTO”

      Isso porque você, como bom católico que é, até confessa que “Deus é Santo” (como fez acima), mas não confessa que “SÓ DEUS É SANTO”, porque este “SOMENTE” anula a santidade absoluta e completa de qualquer outra de Suas criaturas. Por isso, dizer que “Nosso Senhor é Santo” não significa nada, eu quero ver vocês confessarem aquilo que o texto proposto de Apocalipse 15:4 diz claramente, que “SÓ TU ÉS SANTO”, isto é, que Deus é o único que possui a plenitude da santidade. Vocês não podem confessar isso, pois isso iria contra a deusa-mãe de vocês, a tal “Rainha dos Céus” do paganismo babilônico e romano, que vocês colocam lado a lado com Jesus como sendo os dois únicos imaculados da história, quando o texto bíblico diz bem explicitamente que JESUS É O ÚNICO, deixando Maria de fora!

      E para sustentar a sua tese você ainda me vem com uns versículos bem distorcidos. O primeiro fala da IGREJA, e não de Maria. Se este texto significa a plenitude da santidade, então TODOS NÓS [não apenas Maria] que somos do Corpo de Cristo somos imaculados e plenos de santidade – o que iria contra a própria doutrina da Igreja Romana, e a mesma lógica vale para o texto de 1ª Tessalonicenses, a não ser que você inove e diga que MARIA É A ÚNICA QUE FAZ PARTE DA IGREJA, aí sim o seu “argumento” teria alguma lógica, mas acho que você não chegaria ao absurdo de chegar a tanto...

      Enfim, depois deste desafio eu iria passar outro para ver por que Cristo era o único DIGNO de olhar para o livro ou abrí-lo (Ap.5:3), se Maria era plena de santidade e imaculada (consequentemente seria totalmente digna também), mas isso seria exigir muito de vocês, se vocês não conseguem passar nem no testizinho simples de Apocalipse 15:4, imagine nos demais...

      Fique na paz e até o próprio desafio, caro Anônimo...

      Excluir
    2. Meu irmão, se Nosso Senhor é o ÚNICO SANTO e Ele é o Sol (Lucas 1, 78), então, quem é a Lua na qual essa Santidade tem reflexo, assim como a Luz do sol tem reflete na Lua?

      Excluir
    3. A Santidade Única e Exclusiva de Cristo não é individualista. Assim como o sol não é.

      Excluir
    4. Meu Senhor, eu não acredito que eu li isso, sério mesmo, o pessoal vai achar que eu estou me fingindo de católico postando comentários ridículos só pra envergonhar a fé deles... meu Deus, quanta imaginação!!!

      É verdade cara, você tem razão, a lua é Maria mesmo, poxa vida, nunca tinha pensado nisso antes, quanta revelação das Escrituras você tem, estou impressionado aqui!!! Acho que vou começar a orar e jejuar oito horas por dia buscando inspirações bombásticas como essa que você teve, talvez deste jeito eu chegue também à conclusão de que Júpiter é Paulo, Saturno é Barnabé, a Constelação de Órion são os doze apóstolos ou as doze tribos de Israel, o buraco negro deve ser Judas e o lixo cósmico são estes sujeitos malucos que me aparecem no meu blog escrevendo esses argumentos lunáticos de que Maria é a lua sob a qual está refletida a santidade de Cristo...

      Haja a paciência...

      Excluir
    5. Sobre o outro comentário do sujeito que disse que "A Santidade Única e Exclusiva de Cristo não é individualista. Assim como o sol não é":

      De novo o “argumento do Sol”... misericórdia... até quando terei que suportá-los?

      Significado de “exclusivo”:
      -Que exclui, que cabe por privilégio ou prerrogativa; privativo, restrito, especial: direito exclusivo, uso exclusivo.

      Significado de “individual”:
      -Que pertence a uma só pessoa: reclamação individual; especial, particular, singular.

      Significado de “único”:
      -Que é só um. De cuja qualidade ou natureza não há outro. Exclusivo; excepcional.

      Ambas as palavras são sinônimos e significam basicamente a mesma coisa: um direito exclusivo, individual, particular, restrito, especial, singular. Dito em termos simples, o que você me diz é isso:

      “A santidade única e exclusiva de Cristo não é única e exclusiva”

      Se existe algo mais contraditório do que essa afirmação estúpida, eu sinceramente não conheço. Você comete o feito de entrar em contradição direta duas vezes em uma frase com cinco palavras. Meus parabéns. Deveria ganhar o Oscar de sabedoria na formulação de argumentos. Oscar não, o Prêmio Nobel.

      Juro que da próxima vez que eu ler argumentos tão idiotas eu não vou nem ler. Depois ainda ficam choramingando dizendo que eu não aceito todos os comentários... faça-me o favor né...

      Excluir
  2. Apenas um detalhe adicional:

    Qualquer comentário que não diga respeito ao tema do tópico especificamente, mas que fuja para outros assuntos, tais como se Maria era humilde ou não, se é a Arca da Aliança ou não, se aparece nas epístolas ou não, ou que vá falar de outras coisas, eu vou considerar como ENCHIMENTO DE LINGUIÇA e FUGA DO TÓPICO, que é ESPECIFICAMENTE sobre se Jesus é o ÚNICO plenamente santo (imaculado) ou não.

    Se quiserem debater sobre a Arca da Aliança e a humildade de Maria que o façam em outro lugar ou em outro tópico. Já havia me esquecido que uma das táticas católicas mais utilizadas além dos malabarismos interpretativos são as fugas do tema para outros assuntos a fim de não admitir que não tem respostas no tema proposto, mas agora volto a repetir: qualquer mensagem que não seja E-S-P-E-C-I-F-I-C-A-M-E-N-T-E sobre Apocalipse 15:4, mas seja para contar historinhas, falar sobre o sol, a lua e as estrelas, a arca, o dragão, a "humildade" ou sabe-se lá que coisa que queiram, eu não vou nem ler.

    Grato.

    ResponderExcluir
  3. Deus é o Santo dos santos, Deus pede para que nós busquemos a santidade por isso segue adiante vários versiculos da Bíblia para você ler.---Sede Santos porque eu Sou Santo.

    É no santo dos santos que colocarás a tampa sobre a arca da aliança. (Êxodo 26, 34)

    Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo. Não vos contaminareis com esses animais que se arrastam sobre a terra, (Levítico 11, 44)
    porque eu sou o Senhor que vos tirou da terra do Egito para ser o vosso Deus. Sereis santos porque eu sou santo. (Levítico 11, 45)

    Santificai-vos, e sede santos, porque eu sou o Senhor, vosso Deus. (Levítico 20, 7)

    Sereis para mim santos, porque eu, o Senhor, sou santo; e vos separei dos outros povos para que sejais meus. (Levítico 20, 26)

    Vi que a mulher estava ébria do sangue dos santos e do sangue dos mártires de Jesus; e esta visão encheu-me de espanto. (Apocalipse 17, 6)

    E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus. (Romanos 8, 27)

    Ainda uma recomendação, irmãos: sabeis que a família de Estéfanas são as primícias da Acaia e se consagraram ao serviço dos santos. (I Coríntios 16, 15)

    e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. (Efésios 1, 4)

    Como viram DEUS é o SANTO DOS santos, temos muitas passagem biblicas,
    Irmão Protestante leia a Bíblia e não versiculos.... A bíblia é um conjunto de vário livros. Leia todos. Por acaso por uma frase do livro voce deduz o resto? Não











    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus é Santo isso eu já sei, aliás foi exatamente isso o que foi dito no artigo em questão. O que eu quero que os católicos me respondam é como que alguma outra criatura pode ser plenamente santa se SOMENTE DEUS é plenamente santo, como diz o texto bíblico exposto de Apocalipse 15:4. Se somente Deus é plenamente santo, como Maria é considerada imaculada pela Igreja Católica Romana?

      Alegar que Deus é o "Santo dos santos" enquanto que os humanos são "apenas santos" é argumentar no vazio, onde foi que o texto de Apocalipse 15:4 diz que apenas Deus é o "Santo dos santos"? Não diz isso, diz que Deus é o único SANTO, ou seja, o único santo em plenitude. Ler mais da Bíblia e menos de cartilhas da missa faz bem de vez em quando.

      Excluir
    2. Meu caro Lucas, veja como você se equivoca em seu próprio raciocínio.
      Você iniciou o artigo dizendo que a bíblia, que nós católicos também consideramos a Palavra de Deus, dizia que somente Deus era santo.
      Ao ser confrontado com todas as referências em que a própria Palavra de Deus diz que seus seguidores também podem ser contados como santos, o seu discurso alterou-se para plenamente santo e o dogma sobre a Imaculada concepção.
      Sendo assim, peço que repense as suas conclusões.
      Como aquele único versículo no início deste post poderia ser definitivo?
      Outros textos lhe mostraram seu erro, em deduzir uma verdade por um único versículo.

      Excluir
    3. Caríssimo Sr. Anônimo, eu não mudei o propósito do artigo, o propósito era EXATAMENTE ESSE. Se só Deus é plenamente santo, isso obviamente significa que qualquer outra criatura, que não seja Deus, não é plenamente santa. E isso inclui Maria sim, tanto quanto inclui qualquer outro santo e qualquer outro ser vivo que já tenha pisado por esta terra. As passagens utilizadas pelos católicos já foram refutadas nos comentários, só não percebe quem não quer. Fique com Deus.

      Excluir
  4. Mas o texto bíblico citado não diz "PLENAMENTE" santo, e portanto é temerário acrescer esta palavra ao mesmo.

    E como fica o caso de Deus dizer "Sede santos como eu sou santo"? É possível então ser "plenamente santo" como somente Deus é "plenamente santo"?

    Fica difícil então traçar qualquer coisa deste verso isolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois casos são diferentes, o "sede santos como eu sou santo" se refere a uma santidade que pode ser obtida em vida por qualquer ser humano, ou seja: uma santidade adquirida pela prática da justiça. Dessa santidade participa não apenas Maria, mas qualquer outro ser humano justo que tenha existido nesse planeta, que tenha sido lavado e coberto pelo sangue de Jesus Cristo que nos purifica de todo pecado. Não é por não terem pecado.

      Já o texto de Apocalipse 15:4 fala de uma santidade INATA, que só Deus possui por sua própria natureza, ou seja, uma santidade PLENA, absoluta, por jamais ter pecado, e só ele possui essa santidade, nenhuma criatura jamais foi 100% plena de santidade, sem a mancha do pecado original e sem ter cometido um único pecado em toda a vida. Nem Maria. Ou senão deixaria de ser "SÓ" Deus.

      Excluir
  5. http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%B3ria_a_Deus_nas_alturas

    apenas em Deus, fazendo parte de seu corpo (Igreja), é que nos tornamos santos.

    ResponderExcluir
  6. Apocalipse 8:3
    E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.

    "as orações de todos os santos" (eles não só existem, como oram)

    Por acaso não lê a bíblia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahahahaha

      Pera aí que eu ainda não ri o suficiente.

      Hahahahahahahahahahahaha

      Sério mesmo que você quer usar este texto na defesa da intercessão dos santos? Acho que você está assistindo muito o Paulo Leitão, já até pegou o vírus da eisegese profissional.

      Primeiro: onde o texto diz que os "santos" são pessoas mortas? Não diz em lugar nenhum. Para a Bíblia, os santos não são aqueles que já morreram, mas os vivos que buscam a Deus:

      “Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?” (1ª Coríntios 6:2)

      Paulo diz que “OS SANTOS” vão julgar o mundo, e após fazer esta afirmação tão categórica ele não aponta para pessoas que já morreram, mas sim para pessoas que estavam vivas, dizendo – “VOCÊS” hão de julgar o mundo! Portanto, para Paulo, o conceito de “santos” não era de “pessoas mortas”, mas de “pessoas vivas”. Ele não diz que estes santos que julgarão o mundo são Maria, Abraão, Moisés ou qualquer canonizado pela Igreja de Roma, mas os crentes que estavam vivos e que recebiam aquela carta naquele momento.

      Para piorar, o versículo seguinte do texto que você usa diz isso aqui:

      "E a fumaça do incenso SUBIU com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus" (Apocalipse 8:4)

      Se "SUBIU", as orações vieram da terra ou do céu?

      É cada catoleigo que me aparece... haja a santa paciência.

      Excluir
    2. OS SANTOS SOMOS NÓS (CRISTÃOS,CORPO DE CRISTO,CRIATURA!!! VIVOS .

      Senhor,dai me PACIÊNCIA ,ja não aguento mais idiotices católicas. Ate os ateus apesar de serem alices ,ainda tem argumentos válidos. Falar com a raça de Roma é suicídio dos neurônios.
      Sinceramente,as vezes acho que fazem isso só pra nos testar .

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com