Hangout no sábado, artigos do Bruno Lima e posts por e-mail

Resultado de imagem para hangout

HANGOUT NO SÁBADO

Neste sábado (08), se tudo der certo e nada der errado, haverá um hangout sobre catolicismo que a princípio contará com a participação minha, do Bruno Lima e do Elisson Freire. Será às 14h, ao vivo no canal do Elisson, e depois eu pretendo repostá-lo também no meu canal. Elaborei algumas pautas de assuntos a serem tratados, selecionando os principais argumentos mais recorrentes na apologética católica, dos que eu vi nos últimos anos. São eles:

1) A Sola Scriptura não pode ser verdadeira, porque não existia um cânon antes do século IV.

2) A Escritura é parte da tradição, os apóstolos pregavam oralmente e não só por escrito, então a Sola Scriptura é falsa.

3) A Igreja Católica é a verdadeira porque não existiam protestantes por 1500 anos até Lutero.

4) A Igreja Católica é milenar (tem dois mil anos) e “indestrutível”, então só pode ser a “Igreja verdadeira”.

5) Os protestantes são “divididos”, então não podem estar com a verdade (Ou: apenas uma denominação em específica tem que ser a “verdadeira”, e todas as outras são por consequência “falsas”).

6) As interpretações protestantes são subjetivas e falíveis, por isso são falsas; a única interpretação correta é a do magistério romano, por ser infalível.

7) Os protestantes odeiam Maria.

Se ficou faltando algum argumento católico bastante utilizado, envie pelos comentários deste post, junto com perguntas que queira que sejam tratadas. Talvez não dê para abordá-las todas no dia, porque já tem vários assuntos que demandam um tempo considerável (nosso último hangout teve muito menos temas e passou de 2h de duração), mas as que não puderem ser respondidas no dia eu anotarei para serem respondidas em uma próxima oportunidade.

*Obs: Eu deixei de fora os temas relacionados ao papado porque todos eles já foram tratados neste hangout mais antigo.


ARTIGOS IMPERDÍVEIS DO BRUNO LIMA

Recomendo também a série de artigos do Bruno Lima sobre a suficiência formal das Escrituras (abordando questões como o livre exame e a Sola Scriptura), repleto de citações patrísticas sobre o tema, realmente imperdível:



ATUALIZAÇÕES

Eu adicionei um novo gadget ao menu na lateral direita, o de receber os artigos por e-mail. Para quem não notou ainda, é esse aqui do print:


É bastante importante que quem tem o costume de ler os artigos deste blog inscreva o seu e-mail, para ser notificado de cada atualização e assim não perder nada. Você só precisa digitar seu e-mail e clicar em “Submit”, e então um e-mail automático de confirmação será enviado, basta abri-lo e clicar no link de confirmação e pronto, passará a receber os artigos novos por e-mail sem nenhuma complicação. Mas é preciso fazer uma observação: lembro-me que eu havia colocado esse gadget no início no blog (em 2012), e nos primeiros meses não funcionou bem, as notificações por e-mail chegavam atrasadas, e quando chegavam (depois de muito tempo) chegavam todas juntas, por isso decidi removê-lo na época. Como já passou tanto tempo, acho que esse problema já foi resolvido e a situação normalizada; de qualquer forma, caso esse problema volte a suceder, serei forçado a retirá-lo outra vez.

Um último recado: você já deve ter notado que eu mudei o título deste blog. Como eu estou nesse projeto de tratar também de outros assuntos neste blog e estava com bem pouca criatividade, ficou assim: “Heresias Católicas (e outros assuntos)”. Este título é provisório e pode mudar quando eu bem entender, seja para voltar ao antigo, seja para colocar um novo. Mas eu pretendo mesmo ampliar a temática do blog, amanhã mesmo postarei aqui um artigo sobre escatologia e depois um de política. Este deve ser o assunto menos tratado aqui, mas de vez em quando postarei alguma coisa sobre isso. Mas não vou ficar comentando o óbvio (criticando o PT e dizendo tudo aquilo que todo mundo já sabe e conhece de todo lugar), minha intenção é fazer reflexões pessoais que devem desagradar todo mundo já que a minha visão não se alinha direito com nenhuma bandeira, mas que talvez possam agregar alguma coisa ou ampliar os horizontes de alguém. Talvez eu perca metade dos seguidores por falar disso, mas não importa. É a vida. 

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,

-Meus livros:

- Veja uma lista de livros meus clicando aqui.

- Confira minha página no facebook clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros blogs:

LucasBanzoli.Com (Um compêndio de todos os artigos já escritos por mim)
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Artigos devocionais e estudos bíblicos)
Desvendando a Lenda (Refutando a imortalidade da alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)
Fim da Fraude (Refutando as mentiras dos apologistas católicos)

Comentários

  1. Oi Lucas.
    Acrescenta na pauta alguns “Argumentos” católicos contra os protestantes 1) Não se sustenta uma mentira por dois mil anos 2) A Igreja nasceu católica 3) A Igreja certa tem fundação apostólica 4) A ICAR tem 20 concílios em sua história 5) Protestantes “saíram” de dentro da ICAR 6) Os santos (Pais) da igreja são a prova cabal que a ICAR é a verdadeira. 7) Pedro tu és pedra.... 8) Protestantismo “pegou onda” com iluminismo 9) Protestantismo possui um fé mutilada (sem tradição e magistério infalível) 10) A Igreja é corpo de Cristo, um corpo só se mantém vivo se for uno portanto só há uma igreja certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotado. Obrigado pelas sugestões, são boas. O ponto (1) está implícito no (4) do artigo, o (10) está implícito no (5) e o (7) trata sobre papado que é um tema que eu quero deixar de fora dessa vez porque já foi o tema do último hangout, mas vou lembrar para uma próxima ocasião. Abs!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo mentira, esses caras não tem fontes históricas primárias para essas afirmações, simplesmente transmitem qualquer calúnia antiprotestante que ouvem por aí. Ou alguém realmente acha que esse sujeito já leu algum livro na vida? Esse cara não se preocupa com nada que não sirva de comida.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Depende do seu foco de estudo. Se quiser estudar sobre a Inquisição, por exemplo, recomendo a leitura do "Manual dos Inquisidores", livro este que já recomendei aqui há tempos atrás:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2016/02/o-livro-que-e-o-tapa-na-cara-de-todo.html

      Se quer estudar sobre Lutero, recomendo "Martinho Lutero - Obras Selecionadas" (tem vários volumes traduzidos ao português de obras de Lutero). Sobre Calvino, as Institutas. Dos Pais da Igreja, recomendo a leitura das obras dos séculos I e II disponíveis no site Arminianismo.com (agora está fora do ar, então não posso dar o link exato, mas quando voltar ao ar é só procurar a sessão de patrística no site deles). Um compêndio mais amplo você só encontra no New Advent (em inglês):

      http://www.newadvent.org/fathers/

      Eu não estou dizendo para não ler livros escritos por historiadores, mas dê preferência a historiadores reconhecidos que citam muitas fontes primárias em suas obras, como Jacques Le Goff, Geoffrey Blainey, Marc Bloch, Jean Duché, Paul Johnson, Henri Pirenne, Veit Valentin, Ricardo Tornell, etc. Aqui no Brasil eu gosto muito de Hilário Franco, Anita Novinsky (sobre Inquisição) e Ivan Lins (especialmente este último, cujo livro "A Idade Média – A Cavalaria e as Cruzadas" considero indispensável).

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Lucas, melhore o seu microfone e seus equipamentos de áudio e vídeo. Vamos fazer uma vaquinha e contribuir com isso aí em, precisamos de vc mais ativo no YouTube. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não preciso de vaquinha, sou contrário a pedir doações mesmo que para coisas pequenas como essas, neste quesito sou como o apóstolo Paulo ("Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho" - 1Co 9:15). Eu preferiria colocar Adsense e receber de empresas ligadas ao Google que não perdem nada com isso (na verdade ganham) do que privar os meus leitores, ainda mais nesses tempos de crise. Abs!

      Excluir
  4. Lucas, para você fazer um hangout com ótima qualidade eu te indico: WebCam Logitech C920 (é a melhor do Brasil hoje, filma em Full HD e custa aproximadamente R$ 300,00), o som dela é muito bom mas eu te indico para melhora do áudio o microfone Samson Meteor. Com esses 2 simples equipamentos você faz um hangout com uma imagem muito boa e um áudio extremamente limpo. Pesquise no YouTube, tem vídeos falando muito bem dessa WebCam. Não me leve a mal, só sugestão para melhorias mesmo. Se quiser indique para o Bruno e o Elisson também, eles precisam. Deus te abençoe. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu vou procurar essa Webcam aí. Será que só dá pra comprar pela internet ou eu a encontro em lojas físicas também? Vou pesquisar hoje mesmo a respeito, porque um dos motivos que eu parei de gravar vídeos é por causa dessa câmera horrível que tenho, que pára de gravar do nada depois de dez minutos (e as vezes aleatoriamente, sem eu ficar sabendo que parou de gravar) e ainda não grava mais de 20 ou 30 minutos sem precisar recarregar a bateria, assim desanima muito...

      Abs!

      Excluir
    2. Lucas, com certeza você a encontra também em lojas físicas, tais como: Casas Bahia, Ricardo Eletro, Americanas, Extra, etc., e tal. Se você não conseguir encontrá-la em alguma dessas lojas, você tem a opção de procurar em uma loja especializada, ou seja, uma loja de informática. Acho até melhor porque geralmente os vendedores entendem muito mais do assunto do que nas demais lojas em geral. Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
    3. Eu comprei ontem online por menos de 300 reais, nas lojas físicas que fui só achei acima de 450 reais e não compensava. Vai chegar em duas semanas, então pra esse próximo hangout eu vou sem vídeo mesmo, mas vou comprar um microfone para melhorar o áudio. Agradeço novamente a sua indicação, valeu mesmo, abraços!

      Excluir
  5. Livre exame X Livre interpretação; "protestantes" que não são protestantes (tjs, mormons... muito usados como "argumento" pelos papistas); 'ecclesia' como instituição religiosa particular.

    ResponderExcluir
  6. O que acha quando católicos citam Fábio Sabino como protestante? É falta de informação ou mau-caratismo mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente mau-caratismo, mas nada que seja diferente do modus operandi desses mentirosos. O próprio Fábio Sabino ataca os protestantes o tempo todo (aliás, isso é o que ele mais faz), se diz um não-cristão, ataca a Bíblia como Escritura Sagrada, ataca todos os dogmas cristãos e todos os pilares da Reforma, como que um cara desses pode ser protestante? É impressionante o nível de desonestidade. Ou esses caras acham que qualquer não-católico que fale de teologia é automaticamente um "protestante" (mesmo sem crer em nenhum pilar da Reforma), ou são simplesmente desonestos mesmo.

      Excluir
    2. Difícil é saber quem merece troféu Idiota: Fábio Sabino ou Olavo de Carvalho. Acredito que os dois.

      Excluir
    3. O Fábio Sabino, qualquer um percebe, é apenas um marketeiro. Um cara que quer usar a fé para vender seus produtos, só está na polêmica para ganhar dinheiro. Não é honesto.

      Excluir
    4. Sim, o cara vende DVD's de vídeos dele com alguns minutos de duração por 20 reais (cada um), e o pdf do livro dele ele vende por 50 reais (enquanto eu disponibilizo de graça os dos meus). Não responde perguntas de ninguém, apenas diz "compre o DVD" ou "adquira o livro" onde tem a suposta resposta, nem sequer se dispõe a mandar o link, em vez disso diz "procura no site". Claramente não está nem aí com os seus seguidores, só quer o dinheiro deles. Dos vídeos dele no Youtube quase nenhum tem uma conclusão, sempre no final deixa a questão em aberto para o pessoal ir comprar o DVD sobre o tema e dar dinheiro pra ele; é um típico lobo que descaradamente só quer se aproveitar das ovelhas, diferente do pastor que tem a função de cuidar delas. Quando faz hangouts (onde ele é o debatedor, o moderador e o juiz ao mesmo tempo) só sabe gritar e berrar para ganhar na força, é completamente despreparado e precisa mostrar que sabe tudo de grego para manter o gado alienado pensando que ele é inteligente por causa disso.

      No início os vídeos dele tinham algum fundamento e eram bem trabalhados, mas depois começou a faltar assuntos (e ele precisava continuar postando pra não parar de ganhar dinheiro em cima dos trouxas) e então passou a propagar conspiracionismos ridículos e totalmente delirantes sem nenhuma responsabilidade. E o mais impressionante é que mesmo esse cara querendo extorquir os seguidores dele na maior cara dura, ainda assim tem muita gente que dá moral pra ele, chega a ser constrangedor.

      Excluir
  7. Cara acho extremamente importante você refutar o ponto 8)Protestantismo “pegou onda” com iluminismo .Os católicos vivem dizendo que a reforma que começo o " Movimento revolucionário " e que o protestantismo gerou o " marxismo " e que as filosofias iluministas pegaram carona com a reforma.

    ResponderExcluir
  8. Lucas acho uma boa você falar do ponto 8 acima. Os católicos vivem acusando o protestantismo de começar o iluminismo e o marxismo.

    ResponderExcluir
  9. Conflito entre Irlanda e Irlanda do Norte - quem você apóia? IRA ou Ulster?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra o próprio conflito em si, então não estou de nenhum dos dois lados.

      Excluir
  10. " Eu comprei ontem online por menos de 300 reais, nas lojas físicas que fui só achei acima de 450 reais e não compensava. Vai chegar em duas semanas, então pra esse próximo hangout eu vou sem vídeo mesmo, mas vou comprar um microfone para melhorar o áudio. Agradeço novamente a sua indicação, valeu mesmo, abraços!"

    Aeeeeeee, agora teremos vídeos sobre mortalismo no youtube, em português e de alta qualidade. Imortalistas vão entrar em desespero. :)

    ResponderExcluir
  11. Lucas, sei que não tem muito haver com o artigo, mas eu queria perguntar o que você acha do Rubens Sodré, aquele cara do Canal "Verdade Oculta" no youtube.

    Eu um tempo atrás ficava assustado com as afirmações dele sobre os "Iluminatis" e já ví ele afirmar também que a Bíblia mente.
    Tem algum fundamento as coisas que ele fala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo dele sobre "A Bíblia Mente" é totalmente ridículo, eu comentei sobre isso em um livro meu (segue abaixo o comentário):

      A afirmação de que “a Bíblia mente” sob este argumento é semelhante a um livro de história dizer que os militares mentiram quando prometeram um presidente civil após o Golpe de 64, e que por causa disso aquele livro de história mente. Uma pessoa com um raciocínio um pouco mais apurado conseguirá facilmente concluir que não é o livro de história que está mentindo, porque ele está descrevendo ao invés de prescrevendo. Ele está dizendo a verdade de que aquela certa pessoa mentiu. Ele estaria mentindo somente caso não registrasse a verdade dos acontecimentos, i.e, se tivesse dito que os militares disseram a verdade – aí sim o livro estaria mentindo.

      No demais, eu costumo ver vários vídeos de conspiração só por curiosidade e passatempo, mas não sou hábil a dissertar sobre iluminatis, Nova Ordem Mundial, reptilianos, aliens, etc. Gosto do Rubens no sentido de que ele é uma figura carismática que faria falta no Youtube, conheço ele desde 2009 pelo menos, é uma figura bacana, mesmo quando eu não concordo com nada que ele diz.

      Excluir
  12. Opa...não achei o hangout. =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente acabou não acontecendo porque ambos (Bruno e Elisson) acabaram tendo problemas diferentes no dia, e atualmente o Elisson está sem computador então é inviável um hangout. Quem sabe mais pra frente... abs.

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com