Estudo completo e aprofundado sobre a parábola do Rico e Lázaro



*Obs: O que vocês lerão a seguir é o mais aprofundado estudo sobre o tema em toda a internet e é fruto de anos de estudo e trabalho, estando contido em meu livro: “A Lenda da Imortalidade da Alma”.


INTRODUÇÃO À PARÁBOLA

Um argumento bastante usado pelos dualistas é de que não se trata de uma parábola, pois ela possui nomes. Ora, isso é totalmente compreensível pelo fato de que os judeus colocavam Abraão acima de Jesus“Nosso pai é Abraão ... És maior do que o nosso pai Abraão?” (cf. Jo.8:39,53; Mt.3:9). O que simplesmente Jesus faz é pôr na boca Abraão exatamente as palavras que ele teria dito em pessoa: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (cf. Lc.16:31).

Para isso é evidente que teria que citar nomes. Além disso, não há absolutamente nenhuma regra que obrigue que uma parábola não tenha nomes. Jesus contou parábolas sem precisar dizer para as pessoas: “Atenção, isso é uma parábola...”! A parábola do rico e do Lázaro fica entre parábolas, como podemos ver a seguir:

CAP.14 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA GRANDE FESTA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA MOEDA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
CAP.16 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR DESONESTO
CAP. 16 DE LUCAS – A ******** DO RICO E LÁZARO
CAP.17 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO EMPREGADO
CAP.18 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA VIÚVA E DO JUIZ

Nisso fica claro que a história tratava-se realmente de uma parábola. A parábola diz que "havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caiam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber as úlceras" (cf. Lc.16:20,21). Igualmente, vemos que o homem rico da parábola não era apenas rico, mas vaidoso e se vestia do melhor daquilo que podia usufruir: "púrpura e linho finíssimo" (cf. Lc.16:19). Ele “todos os dias se regalava esplendidamente” (cf. Lc.16:19), ou seja, era de absolutamente alta classe.

Ponderamos: onde é que você já viu um banquete de alta classe de um rico que permitisse que um mendigo cheio de chagas ficasse sentado à sua porta, e que, além disso, ainda deixava que comesse das migalhas de sua mesa? Se isso já é uma possibilidade altissimamente improvável nos nossos dias, isso era completamente  impossível de acontecer naquela sociedade judaica.

O rico de jeito nenhum iria permitir que os seus visitantes (também ricos tais como ele) passassem pela porta com um mendigo, que, além disso, ainda estava coberto de chagas, em uma doença contaminosa, possivelmente a própria lepra, comum naqueles dias. Isso não faz a personalidade de um judeu rico daquela época (muito menos um que teria sido mandado para o inferno em seguida). Como se esse cenário não fosse suficientemente improvável, ainda vemos também cachorros que lambiam as suas chagas! Quando vemos tal cenário, vemos que isso era impossível!

Tratava-se somente de uma história que Jesus criou do mesmo modo que ele criou outras histórias (parábolas) com uma lição moral a ser dela retirada. E, de fato, Cristo tinha um ponto muito importante para chamar a atenção de seus ouvintes, como veremos mais adiante. Para isso ele usava uma parábola, como é a do rico e do Lázaro. Cristo não precisava dizer: “Olha, gente, isso é uma outra parábola”; pelo simples fato de que ele “nada lhes dizia sem usar alguma parábola (cf. Mt.13:34).

Em Lucas 12:41 os seus discípulos interpretaram um ensinamento de Cristo como sendo uma parábola,mas em lugar nenhum vemos Cristo dizendo que aquilo era uma parábola (ver Lucas 12:35-41). Os seus discípulos sabiam que ele lhes falava por meio de parábolas ao contar histórias, e não precisavam questioná-lo quanto a isso, muito menos quando tal história localiza-se exatamente no meio de outras histórias parabólicas! O mesmo quadro ocorre em Mateus 7:17, quando os seus discípulos interpretam os seus ensinos como sendo uma parábola (cf. Mt.7:15-17), embora em lugar nenhum Cristo tenha feito qualquer questão de mencionar que aquilo tratava-se realmente de uma parábola.

Em outra ocasião, em Mateus 15:14, Pedro identifica um ensinamento de Cristo como sendo uma parábola, embora em lugar nenhum Jesus tenha feito questão de ressaltar que aquilo era mesmo uma parábola, e em Lucas 6:39 o evangelista conta o mesmo ensinamento mas omite que aquilo tratava-se de uma parábola. Se Lucas conta o mesmo relato encontrado em Mateus e não diz que se tratava de uma parábola (sendo que em Mateus está bem claro que era), então vemos que Lucas citava parábolas de Cristo sem necessariamente afirmar estar se tratando de uma parábola. Mas se toda vez que Cristo contasse parábolas tivesse que haver a menção de que aquilo é uma parábola, então Mateus entraria em contradição com Lucas, pois ambos contam a mesma história, mas um diz que é uma parábola e o outro não diz nada!

Do mesmo modo, em Lucas 5:36 o autor diz que Cristo dizia uma parábola aos seus seguidores, mas em Marcos 2:21 a mesma história aparece sem qualquer menção de estar ligada a uma parábola. Tudo isso nos faz ter a certeza de que, realmente, Jesus ensinava aos seus discípulos por meio de parábolas, que não tem qualquer necessidade de serem mencionadas como tal. Se até mesmo nestes contextos os seus discípulos sabiam que aquilo era parábola, mesmo sem ninguém ter dito expressamente que era uma, quanto mais quando vemos que tal história parabólica de Lucas 16 está exatamente entre várias outras parábolas que Jesus estava contando!

Se você está contando várias piadas numa roda de amigos, não precisa repetir o tempo todo que ao término de uma você estará iniciando outra piada. Todos já saberão disso. Da mesma forma, se Cristo estava contando várias parábolas uma em seguida da outra, era completamente desnecessário dar um aviso de alerta avisando que aquilo era parábola e não um relato real. Isso já era simplesmente óbvio. Os únicos que não conseguem entender isso são os imortalistas, que por não compreenderem nem o contexto nem o significado de uma parábola precisam ignorar tudo isso e fazerem de conta de que não é parábola, é realidade, e de que, se não fosse uma história real, Jesus precisaria ter parado a conversa, avisado que era outra parábola, e só assim eles ficariam satisfeitos!

Ademais, vários detalhes na parábola nos mostram que aquilo não era um relato real, mas uma ficção. Por exemplo, veremos que o rico possui um corpo físico com língua e todos os outros membros do corpo, que ele sentia sede, que precisava beber água, que conseguia conversar com quem estava no Céu mesmo enquanto queimava em meio às chamas de fogo, dentre outros tantos fatos que nos mostram claramente que tudo aquilo não passava de mera parábola assim como todas as outras, cuja significância estava baseada no ensinamento moral por trás dela, e não no relato em si como sendo algo literal. Veremos que uma parábola nunca, jamais e em circunstância alguma pode ser fundamentada como regra de doutrina pelos seus meios parabólicos.


PARÁBOLAS NÃO TÊM MEIOS LITERAIS

É mais especificamente neste ponto que colocamos um fim na superstição de que existe um estado intermediário das almas porque os meios de uma parábola tem que ser literais. É aí que muita gente se engana: parábolas não necessitam de meios literais, ao contrário, apresentam uma lição moral valiosa por detrás de meios não necessariamente literais. Uma prova muito forte disso é o simples fato de que Jesus contou muitas parábolas, e se fôssemos tomar literalmente todos os meios que ele usa, iríamos encontrar inúmeros “absurdos”.

Por exemplo: neste mesmo contexto da parábola do rico e Lázaro há a parábola do administrador desonesto (cf. Lc.16:1-12). Veja o que o verso 8 diz: O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz” (cf. Lc.16:8). Analisando a parábola literalmente, poderíamos chegar à infeliz conclusão de que Cristo aprovava a administração desonesta. Contudo, ele não estava incentivando a prática de administração desonesta, até mesmo porque em parte alguma a Bíblia aprova tal prática, mas a lição moral da parábola não é sobre administrar desonestamente (cf. Lc.16:9). Os meios da parábola não são reais e não influenciam sua lição moral!

Do mesmo modo, Jesus contou uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer (cf. Lc.18:1-8). Nela, o juiz (que representa Deus, aquele que atende as nossas orações) é tratado como“um homem mau que nem ao homem respeitava” (cf. Lc.18:2). É óbvio que o que Cristo queria realmente ensinar não era que Deus é um homem mau, mas sim que se até um homem mau atende aos nossos pedidos, quanto mais o nosso Pai que está no Céu nos atenderá (que não é mau coisa nenhuma, mas poderíamos chegar a essa conclusão caso tomássemos os meios dessa parábola como reais). Novamente, vemos uma lição moral (de orar sempre e nunca desfalecer) sendo ensinada através demeios não reais/literais.

A mesma coisa veremos que sucede também na parábola do rico e Lázaro. Uma lição moral (de advertência à incredulidade dos fariseus e às tradições da época) sendo ensinada através de meios não reais/literais. Essa é uma regra comum em todas as parábolas, que os imortalistas só não admitem que possa valer também para Lucas 16:19-31, porque implicaria em abrir mão de uma das únicas passagens bíblicas que supostamente favoreceriam a doutrina grega da imortalidade da alma.

Em outra parábola, Deus é retratado como “um homem severo que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste” (cf. Mt.25:24). Diante do contexto, este “homem” é Aquele que distribui os dons (talentos) aos homens e a quem nós devemos prestar contas um dia. Quem ele é? Óbvio: Deus. Mas será que Deus é “um homem severo que ceifa onde não semeou e ajunta onde não espalhou”? Claro que não. Tomemos os meios de uma parábola como reais e mudamos totalmente a visão de um Deus de amor e justiça que a Escritura nos revela do início ao fim!

Vejam que curioso: se tomarmos os meios dessa parábola como reais, todo o conceito de Deus apresentado em toda a Escritura muda. Da mesma forma, se tomarmos a parábola do rico e Lázaro como literal, todo o conceito sobre a natureza humana e seu destino pós-morte apresentado em toda a Escritura muda. Mas no primeiro caso os imortalistas aceitam facilmente que se trata de meros meios não-literais e irreais característicos de uma parábola, enquanto que no segundo caso não aceitam de jeito nenhum, pois estão presos em seus sofismas sobre a existência de uma alma imortal e precisam se apegar a todo e qualquer custo a passagens claramente parabólicas como a de Lucas 16 para fundamentar as suas teses!

Tome também, por exemplo, outro meio de parábola contada por Cristo: Então o senhor disse ao servo: Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia” (cf. Lc.14:23). Será que as pessoas são forçadas a entrar no Céu, sendo obrigadas a isso, contra a vontade delas? É claro que não, pois Deus nos concedeu o livre arbítrio. Ninguém é obrigado ou forçado por Deus a ser salvo, pois a salvação é algo que implica em perseverança (nossa) até o fim (cf. Mt.24:13), ninguém vai pro Céu contra a sua própria vontade.

Mas se as parábolas são reais em seu todo e seus meios são apresentados literalmente, então somos obrigados a entrar no Reino de Deus, não há escapatória, seremos salvos querendo ou não! O que é mais razoável de se aceitar? Que Deus nos obriga a entrar em Sua casa, ou que as parábolas não possuem meios reais, mas apenas uma verdade moral por detrás de um ensinamento com meios simbólicos?  

Evidentemente que as parábolas não tem meios literais, jamais podemos fundamentar uma doutrina bíblica sustentada por meios de parábolas. Se dissermos que a parábola de Lucas 16 (do Rico e do Lázaro) obrigatoriamente tem que ter meios reais e literais, consequentemente as demais parábolas de Cristo também devem ter meios reais e literais. Por que a parábola do rico e Lázaro teria que ser exatamente a única exceção à regra? Será que é porque somente deste jeito que os imortalistas conseguem sustentar a doutrina da imortalidade da alma baseando-se em tal parábola?

Ora, se fôssemos literalizar a parábola, encontraríamos, como vimos, uma série de problemas e contradições de primeira ordem à frente. As parábolas não podem jamais serem tomadas literalmente pelos seus meios, pois se fosse assim deveríamos chegar à infeliz conclusão de que Deus é um juiz mau e que não respeita ao homem, que é um homem severo que planta aonde não semeou, que aprova a prática de administração desonesta e que obriga as pessoas a entrarem no Céu!

É óbvio que Deus não é nenhuma dessas coisas porque as parábolas nunca podem ser tomadas literalmente – em circunstância nenhuma – mas devemos retirar delas a sua lição moral. O mesmo deve ser dito também com relação à parábola do rico e do Lázaro. Qual é a sua lição moral? Ela se encontra no verso 31:

“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (cf. Lucas 16:31)

Vemos, portanto, que a lição moral da parábola contada por Cristo em Lucas 16:19-31 em nada tem a ver com a imortalidade da alma, mas, ao contrário, tem relação com a incredulidade dos fariseus em rejeitarem os ensinamentos de Cristo – nem sequer uma ressurreição os faria persuadir. Quando tratamos de descrições bíblicas claras e reais (não em textos parabólicos ou simbólicos), os meios são necessariamente reais e literais ao todo. Contudo, isso não acontece quando estamos tratando de uma parábola. Parábola não necessita de meios reais, mas sim de lições morais que levam o ouvinte à reflexão. O principal problema daqueles que pregam a existência da alma imortal é não saberem ao certo o que é uma parábola:

PARÁBOLA
Acepções 
substantivo feminino
narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia
1.1 narrativa alegórica que encerra um preceito religioso ou moral, esp. as encontradas nos Evangelhos
Ex.: a p. do filho pródigo

Vejamos então o significado de alegoria:

ALEGORIA
Acepções
substantivo feminino
1 modo de expressão ou interpretação us. no âmbito artístico e intelectual, que consiste em representar pensamentos, ideias, qualidades sob forma figurada e em que cada elemento funciona como disfarce dos elementos da ideia representada.

Como o próprio dicionário atesta, parábolas são estórias de ficção, que Jesus frequentemente empregava para ensinar alguma coisa aos seus ouvintes. Parábolas não são e nem nunca foram histórias contadas com a intenção de passar meios reais. Se fosse assim, não faria uso de uma parábola. Parábola é quando o autor utiliza-se de meios ou cenários quaisquer, sem a obrigatoriedade de serem verdadeiros ou literais, para ensinar uma lição moral por finalidade, mediante a metaforização ou personificação de personagens inanimados, como é o caso da conversa entre árvores registrada em 2ª Reis 14:9.

Isso nós podemos ver ao longo de várias parábolas contadas por Cristo, que claramente não são fatos reais – são parábolas. Por exemplo, é extremamente improvável que houvesse um homem que vendeu todos os seus bens para comprar uma pérola de grande valor (cf. Mt.13:46), pois isso não faria sentido. Também não houve um administrador infiel elogiado pelo seu senhor (cf. Lc.16:8). Da mesma forma, Cristo também afirmou sobre ter de arrancar os olhos ou cortar pernas e braços para entrar no Reino dos céus. Será que por isso no Reino haverá caolhos, manetas e pernetas – tudo isso literalmente? É claro que não. Tudo isso é obviamente uma linguagem altamente metafórica, tanto quanto a parábola  do rico e do Lázaro.

Mais ainda que isso, uma outra prova fatal que nos faz concluir que Cristo não estava como finalidade dado uma aula sobre o estado dos mortos, é o fato de que nem mesmo as palavras “alma-psiquê” ou “espírito-pneuma” aparecem nesta parábola. Pelo contrário, o rico possuía um corpo físico com dedo, língua e que sente calor e pede água para matar a sede (cf. Lc.16:24). A própria sede é uma característica do corpo, e não de um espírito “imaterial”, “fluídico”.

Um espírito desprovido de corpo não tem nada disso, e a Bíblia diz que nós só teremos um corpo novamente após ressurgirmos dos mortos (cf. 1Co.15:42-44). Jesus disse claramente que um espírito não tem nem carne e nem ossos (cf. Lc.24:39). Será que Cristo se enganou dizendo que o rico possuía língua no Hades ou os corpos dos personagens foram parar no Hades por engano?Nenhuma das duas, era mera parábola: não exigia meios reais! Se o objetivo de Cristo ao contar esse parábola fosse exatamente anunciar a imortalidade da alma, então seria completamente indispensável a menção de “almas” ou de “espíritos” deixando o corpo e partindo para o “além”.

Contudo, os personagens ali citados vão com os seus corpos para o Hades, tudo nos mostra que o que aconteceu foi a personificação de personagens inanimados e, por este motivo, não eram os “espíritos” que desciam ao Hades, mas sim os próprios corpos.

Como bem assinalou o doutor Samuelle Bacchiocchi: Os que interpretam a parábola como uma representação literal do estado dos salvos e perdidos após a morte defrontam problemas insuperáveis. Se a narrativa for uma descrição real do estado intermediário, então deve ser verdadeiro em fato e coerente em detalhe. Contudo, se a parábola for figurada, então somente a lição moral a ser transmitida deve nos preocupar. Uma interpretação literal da narrativa se despedaça sob o peso de seus próprios absurdos e contradições, como se torna evidente sob exame detido” [“Immortality or Resurrection?”]

A questão aqui é muito simples: se a intenção de Cristo em contar essa parábola fosse de alguma forma fazer uma descrição fiel do atual estado dos mortos, então é óbvio que os personagens estariam no Hades em forma de espíritos incorpóreos, e não com os próprios corpos físicos, como um exame da parábola nos indica claramente. O fato de eles estarem lá com seus próprios corpos prova inequivocadamente que o que ocorreu neste caso nada mais foi senão a personificação de personagens inanimados, o que é muito comum na Bíblia. Corpos já mortos foram personificados e ganharam vida dentro de um contexto parabólico, isto é, de uma estória alegórica para ensinar alguma lição moral como finalidade.

O que ocorreu, portanto, não foi uma descrição do atual estado dos mortos como “espíritos incorpóreos” em um estado intermediário entre a morte e a ressurreição, mas sim a personificação de corpos mortos como se estivessem vivos, e do que aconteceria neste contexto parabólico. Tanto quanto a linguagem parabólica da conversa entre árvores em 2ª Reis 14:9 não significa que as árvores realmente conversam entre si, a parábola do rico e Lázaro não prova que espíritos incorpóreos mantém consciência no pós-morte, mas apresenta a mesma personificação de personagens inanimados que ocorre tanto em 2ª Reis 14:9 como em diversas outras ocorrências bíblicas num mesmo contexto alegórico ou parabólico.

Isso também é constatado pelo fato de que o rico pede que joguem um pingo água para molhar a sua língua, enquanto ele queimava em meio às chamas! Além da sede literal (por água) ser uma característica corporal (e não de um “espírito”, como anjos ou demônios, por exemplo), de que serviria um “dedo” molhado “em água” para aliviar tamanhos rigores extremos de um fogo devorador e literalmente verdadeiro que o rico estaria passando naquele exato momento e também por toda a eternidade?

Ademais, a própria parábola diz que havia um abismo muito grande entre ambas as partes, motivo pelo qual o rico não podia ser molhado com água. Contudo, ele conversava com Abraão como se estivesse face-a-face com ele! Ora, se ele conversava tão perfeitamente com Abraão, então ele também poderia perfeitamente ser molhado com água, pois a distância assim o permitiria.

E será possível compreender absolutamente o que cada pessoa da cena diz sendo que neste mesmo cenário havia um barulho horrivelmente aterrorizante de fogo em atividade e milhões ou bilhões de pessoas queimando e gritando aos prantos naquele mesmo momento? Quem iria compreender o que alguma pessoa fala em tal cenário? Como se tudo isso não fosse suficientemente claro, será que no Reino poderemos conversar com os não-salvos enquanto eles queimam em meios às chamas? Pois, pela parábola, tal comunicação entre os salvos e os não-salvos seria perfeitamente plausível.

Poderíamos, caso tomássemos os meios da parábola como literais, ver e conversar com os nossos parentes não-salvos enquanto eles queimam no inferno! Certamente bater papo com alguém nestas condições e neste cenário, é uma terrível falta de bom senso. Os que não forem salvos jamais poderão se unir novamente com os que forem salvos (por meio de uma conversa, por exemplo), pois a morte significa a separação total entre ambos os grupos. É isso o que também é ilustrado nesta parábola.

Não, meus amigos, definitivamente não foi o estado dos mortos que foi ilustrado nesta parábola, não houve nenhuma descrição de “estado intermediário” algum, mas apenas e tão somente a personificação de personagens inanimados ganhando vida (típico de parábola), em um cenário corrente na época, como veremos mais a seguir. Com toda a clareza, os imortalistas que insistirem em admitir a parábola do rico e Lázaro como sendo “prova” do dualismo platônico na Bíblia, encontrarão tamanhos dilemas insuperáveis pela frente a tal ponto de terem que reformular toda a sua teologia acerca de como é o pós-morte.

Outro fato que ajuda ainda mais a derrubarmos a má interpretação dos dualistas é o lugar para onde teria ido o rico:

“E, no Hades, viu Abraão e Lázaro, em seu seio” (cf. Lucas 16:23)

A clareza da linguagem é evidente: o rico estava no Hades. E é a partir desta parábola que surge a idéia de que todos os “espíritos” desencarnados vão para o Hades após a morte, com divisão para justos e ímpios. Ora, qual doutrina básica da fé cristã que tem por base uma parábola? Nenhuma. Mas a parábola do rico e Lázaro (como única suposta “descrição” do “estado intermediário” encontrada na Bíblia) obrigatoriamente tem que ser literalizada e fundamentada como doutrina bíblica (para eles).

Afinal, a maior base da doutrina imortalista é justamente os meios de uma parábola, em que os corpos descem junto para o “estado intermediário” conversar com os que já morreram enquanto se queimam entre as chamas. Pasme! Mas, mesmo que este fosse o caso, a História nos mostra que o Hades, como um local de tormento em que o rico estava, é de origem totalmente pagã, e não bíblica. Veremos a seguir onde nasceu o Hades e como entrou de braços abertos na doutrina imortalista.


A ORIGEM PAGÃ DO HADES

Na literatura hebraica, o Sheol (transliterado para “Hades” no grego), não era um local de habitação de espíritos vivos e conscientes em estado desencarnado. Já vimos que os autores do Antigo Testamento não tinham a mínima ideia de vida consciente antes da ressurreição, muito menos de almas imortais ou espíritos em um estado intermediário.

A vida pós-morte na visão do Antigo Testamento era que os mortos não louvam a Deus (cf. Isaías 38:19; Salmos 6:5), não sabem de nada (cf. Eclesiastes 9:5), valem menos do que um cachorro vivo (cf. Eclesiastes 9:4), sua memória jaz no esquecimento (Eclesiastes 9:5), não tem lembrança de Deus (cf. Salmos 6:5), não confiam na fidelidade de Deus (cf. Isaías 38:18), não falam da Sua fidelidade (cf. Salmos 88:12), estão numa terra de silêncio - e não de gritaria do inferno ou de altos louvores do Céu (cf. Salmos 115:17), não podem ser alvos de confiança (cf. Salmos 146:3), não pensam (cf. Salmos 146:4), não tem proveito nenhum para Deus depois de morto (cf. Salmos 30:9), são comparados com o pó (cf. Salmos 30:9), etc.

Mesmo assim, eles falavam constantemente em Sheol (Hades), como o local para onde vão os mortos. Algumas referências são: Jó 7:9, Salmos 18:5, Salmos 86:3, Salmos 139:8, Provérbios 30:16, Gênesis 37:35, Eclesiastes 9:10, entre outros. Ora, como podem os escritores do Antigo Testamento desacreditarem completamente no estado intermediário mas falarem tanto no Sheol? É evidente que, para eles, Sheol estava longe de ser um local de habitação consciente de espíritos incorpóreos, mas era meramente uma figura para a sepultura.

Na passagem de Malaquias (último livro do AT) para Mateus (o primeiro do NT) há um período de quatrocentos anos (conhecido como “período intertestamentário”). Neste período é que os hebreus estiveram dispersos para as nações influenciadas pelo dualismo grego que estabelecia nelas uma forte ligação ética, cultural, social e filosófica, por meio da doutrina helenista. Tais filosofias correntes na Grécia Antiga (especialmente a amplamente difundida doutrina da “imortalidade da alma”) acabaram entrando no judaísmo helenista.

Tal impacto do helenismo sobre o judaísmo é evidente em muitas áreas, incluindo na adoção do dualismo grego por algumas obras literárias judaicas (inclusive vários “livros apócrifos”) produzidas nessa época.De acordo com os professores Stephen L. Harris e James Tabor, Sheol é um lugar de “vazio” que tem suas origens na Bíblia Hebraica e no Talmud:

"Seres humanos, como os animais do campo, são feitos de ‘pó da terra’ e na morte eles retornam ao pó (Gênesis 2:7; 3:19). A palavra hebraica Alma (Nephesh, Psyche), tradicionalmente traduzida por ‘alma viva’, mas mais adequadamente compreendida como ‘criatura vivente’ é a mesma para todas as criaturas viventes e não se refere a nada imortal... Todos os mortos descem ao Sheol, e lá eles jazem no sono juntos. Seja bom ou mau, rico ou pobre, escravo ou liberto (Jó 3:11-19). Ele é descrito como uma região ‘escura e profunda’, ‘a cova’, e ‘a terra do esquecimento’, interrupção da vida (Salmos 6:5; 88:3-12). Se se encara situações extremas de sofrimento no mundo dos vivos acima, como aconteceu com Jó, o Sheol pode ser visto como um alívio bem-vindo à dor - basta ver o terceiro capítulo de Jó. Mas, basicamente, ele é um tipo de ‘nada’ (Salmo 88:10)”.

Harris partilha observações similares em seu “Compreendendo a Bíblia”, e acentua o fato de que houve uma associação com as religiões pagãs no período helenista que modificou o real significado de “Sheol” bíblico: Quando os escribas judeus helenistas traduziram a Bíblia para o grego, eles usaram o termo ‘Hades’ para traduzir Sheol, trazendo uma associação mitológica completamente nova à ideia de existência póstuma. Nos mitos da Grécia Antiga, o Hades, nomeado a partir da deidade sombria que o reinava, era originalmente similar ao Sheol hebraico, um submundo escuro no qual todos os mortos, a despeito do mérito individual, eram indiscriminadamente colocados" (Grifo meu)

Esta é uma verdade indiscutível: o Sheol estava longe de ser uma habitação consciente de espíritos. Contudo, houve uma associação mitológica com as filosofias gregas (de imortalidade da alma). Em outras palavras, o sentido bíblico de Sheol foi totalmente deturpado pelo sincretismo com a mitologia pagã. Na mitologia grega o mundo dos mortos, chamado apenas de Hades, era o local no subterrâneo para onde iam as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. É um local de tristeza. No fim da luta dos deuses olímpicos contra os Titãs (a Titanomaquia), os deuses olímpicos saíram vitoriosos.

Então, Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo: Zeus ficou com os céus e as terras, Posídon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos. Os titãs pediram socorro a Érebo do mundo inferior; Zeus, então, lançou Érebo para lá também, assim tornou-se a noite eterna do Hades (Érebo também é outra designação do mundo inferior). Das Idades do Homem e suas raças, a raça de bronze, raça dos heróis, e a raça de ferro vão para o Hades após a morte.

Este sincretismo com as religiões pagãs que resultou em uma aplicação totalmente diferente de Sheol/Hades: a de um local no subterrâneo para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), no “Mundo dos Mortos”, denominado Hades. Querendo ou não, gostado ou não, é uma clara deturpação imortalista do que realmente é o Sheol. Tirando os maiores absurdos, que jamais seriam assumidos pelos cristãos (como, por exemplo, o fato de serem guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, ou dos Titãs pedirem a ajuda de Érebo), a essência pagã de Hades, como um local de habitação de espíritos, foi absorvida da mitologia pagã direto para a teologia bíblica dos imortalistas.


O QUE É O SHEOL?

Como já vimos acima, antes da mitologia pagã se infiltrar dentro dos moldes do Cristianismo, Sheol era puramente sepultura. É claro que a sua aplicação varia de passagem a passagem, mas nunca no sentido mitológico de “habitação de espíritos”. O Sheol bíblico é um local de silêncio, e não de gritaria do inferno:

“Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor” (cf. Salmos 115:17)

“Se o Senhor não fora em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio” (cf. Salmos 94:17)

Mais claro ainda é o Salmo 94:17, que diz de forma enfática que o que habita no silêncio é a própria alma, derrubando a toda e qualquer tentativa de vulgarizar o termo como se fosse “silêncio somente para o corpo”. O salmista sabia muito bem que o local para onde iria após a morte seria de silêncio, e não de louvores entre os salvos ou de gritaria do inferno. Convenhamos: qual é o lugar do “silêncio” que o salmista fala? Claramente a sepultura. O local para onde a alma vai após a morte (cf. Sl.94:17), em estado de total inconsciência (cf. Ec.9:5,6; Ec.9:10; Sl.146:4; Sl.6:5; Sl.30:9; Sl.88:12). Outra prova clara de que os hebreus do Antigo Testamento sabiam muito bem que Sheol não era inferno, mas sim sepultura, é Jacó enterrando o seu filho José:

“E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Sheol. Assim o chorou seu pai” (cf. Gênesis 37:35)

Jacó evidentemente ainda não sabia que na mitologia pagã grega (de imortalidade da alma) o Hades ficava no centro da Terra. Jacó foi cavando até o inferno para enterrar o seu filho José? Não, Jacó sabia muito bem que Sheol era puramente sepultura. Ele sabia disso porque essa era a crença da época, o sentido puro de Sheol.

Ademais, Jacó foi enterrar o corpo morto de José e não uma alma ou espírito incorpóreo. Sheol não é um local de espíritos sem corpo, mas sim de corpos mortos. Sheol é claramente identificado como sendo sepultura, o pó da terra. Outras inúmeras passagens nos trazem um sentido completo de que Sheol não era habitação consciente de espíritos desencarnados. Alguns exemplos, por exemplo, podem ser encontrados em Jó e em Salmos:

Porventura não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento. Antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, à terra da escuridão e da sombra da morte” (cf. Jó 10:20,21)

Será que fazes milagres em favor dos mortos? Será que eles se levantam e te louvam? Será que no Sheol ainda se fala do teu amor? Será que naquele lugar de destruição se fala da tua fidelidade? Será que naquela escuridão são vistos os teus milagres? Será que na terra do esquecimento se pode ver a tua fidelidade?” (cf. Salmos 88:10-12).

Como podemos ver, a terra era claramente descrita como uma “escuridão”. Ora, se o Hades é um local de tormento, com fogo e tudo, então o fogo remeteria à luminosidade. O local não seria nem lugar de “escuridão” e muito menos lugar de “densas trevas”. Onde há fogo, há luz. Essa descrição do Sheol bíblico anula a concepção pagã em um Hades cheio de fogo e espíritos vivos ali queimando.

O Salmo 49:14 também deixa claro que até as ovelhas vão para o Sheol na morte: “Como ovelhas são postas na sepultura [Sheol, no original hebraico]...” (cf. Sl.49:14). É óbvio que o Sheol é apenas o pó da terra, o destino de todas as criaturas viventes. Jó também nos esclarece que o Sheol bíblico está longe de ser morada de espíritos queimando em meio às chamas, ao dizer que naquele lugar ele “já agora repousaria tranquilo; dormiria, e, então, haveria para mim descanso... Ali, os maus cessam de perturbar, e, ali, repousam os cansados; os prisioneiros também desfrutam sossego, já não ouvem mais os gritos do feitor de escravos” (cf. Jó 3:13,17,18).

Já não se ouve mais gritos, algo inconcebível caso Jó tivesse a ideia de que aquele local era um lugar de tormento ou de gritos de espíritos em meio às chamas. Também no livro de Eclesiastes, lemos: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no além [Sheol], para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (cf. Ec.9:10). Como se não fosse suficientemente claro o fato de que no Sheol não há obra, nem projeto, nem conhecimento, e nem sabedoria, o salmista afirma que “quem morreu não se lembra de ti; e no Sheol quem te louvará?” (cf. Sl.6:5). É evidente que no Sheol não se pode louvar a Deus. Fica a pergunta: que tipo de “espírito” que é salvo e vai para este lugar sem poder louvar a Deus?

A palavra usada em Eclesiastes 9:10 com relação ao Sheol é que não há chokmah [inteligência, razão]. Morre o homem e o ser racional se vai. Não há inteligência, não há consciência. Biblicamente, Sheol não é, e nunca foi, uma morada de espíritos vivos e conscientes em alegria ou em tormento com fogo. O maior (e talvez o único) argumento dos imortalistas para tentar negar que Sheol em sua aplicação é o mesmo que “sepultura”, é o fato de que os hebreus possuíam uma palavra própria para “Sheol” e para “sepultura”.

Este argumento, contudo, é falacioso, além de ignorar todas as provas e evidências bíblicas, sendo nulo e sem sentido. Por exemplo: nós temos em nossa língua as palavras “exterminar” e “aniquilar”, não temos? Sim, temos. Mas na prática exterminar e aniquilar é o mesmo. No dicionário existem inúmeras palavras sinônimas, sem de modo algum uma delas invalidar a outra ou exigir dela um significado distinto. O mesmo pode ser dito quanto ao Sheol. Uma vez que a Bíblia negue enfaticamente que o Sheol possa ser uma habitação consciente de espíritos desencarnados, logo ele não é.

Sheol é o sentido figurado de sepultura, tendo a mesma aplicação prática desta, é o “mundo dos mortos”, não como um local de habitação de espíritos conscientes, mas de almas mortas (cf. Nm.31:19; 35:15,30; Js.20:3,9; Gn.37:21; Dt.19:6,11; Jr.40:14,15; Jz.16:30; Nm.23:10), em local de total silêncio (cf. Sl.115:17; Sl.94:17), e em estado de total inconsciência (cf. Sl.146:4; Sl.6:5; Ec.9:5,6; Ec.9:10).

No caso da revolta de Coré, por exemplo, relatada em Números 16, a terra “abriu a sua boca” e os seus seguidores “desceram vivos ao Sheol” (cf. Nm.16:30; Nm.16:33). Seria extremamente inimaginável pensarmos que a terra abriu a boca para eles caírem até o centro da terra onde ficaria o Sheol, sendo que no meio dessa queda os seus corpos foram transformando-se automaticamente em espíritos desencarnados. A evidência aqui é tão forte que os próprios imortalistas admitem que Sheol aqui significa o pó da terra, corpos físicos sendo esmagados pela força da natureza através da ação divina (embora eles afirmem que este caso é uma “exceção”, o que vemos que não – é a regra!).

Obviamente que o que aconteceu realmente é que a terra abriu a boca e os tragou enquanto ainda estavam vivos, descendo para a “cova” (ou “pó”), o que mostra a total correspondência entre estes dois termos. Mais forte ainda do que isso é o paralelismo evidente que constatamos em Jó: “Descerá ela às portas do Sheol? Desceremos juntos ao ?” (cf. Jó 17:16). Aqui vemos Jó fazendo o uso de um paralelismo entre o “Sheol” e o “pó”. Paralelismo é a sucessão de partes do discurso que tem entre si uma relação de similaridade de conteúdo; um encadeamento de funções sintáticas idênticas de valores iguais. Jó identifica o Sheol como sendo a mesma coisa que o pó da terra, ao relacionar ambos na mesma sentença expondo tal paralelismo. Após afirmar que ele desceria ao Sheol, afirma categoricamente que este lugar é o pó (cf. Jó 17:16).

Ainda que os escritores do Antigo Testamento falassem constantemente em Sheol, desacreditavam completamente em qualquer estado intermediário. Talvez seja por isso que o apóstolo Paulo, em suas epístolas, não tenha mencionado absolutamente nenhuma vez a palavra “Hades” – o termo já estava paganizado. Aliás, nem Paulo, nem Tiago, nem Pedro, nem Judas, e nem o desconhecido autor de Hebreus: todos pareciam desconhecer tal palavra, não sendo mencionada em parte nenhuma de suas epístolas. Só há uma única razão mais provável para isso, que é exatamente não querer confundir os leitores dualistas com o sentido pagão de Hades, já em vigor em sua época.

O Sheol também é caracterizado como “a terra das trevas e da sombra da morte” (cf. Jó 10:21,22), onde os mortos nunca mais vêem a luz (cf. Sl.49:20; 88:13). É também, como vimos, a “região do silêncio”, e não de gritaria do inferno ou de louvores do Paraíso (cf. Sl. 94:17; 115:17), para onde caminha a alma rumo ao local do silêncio (cf. Sl.94:17). A ideia de descanso ou sono no Sheol fica evidente no livro de Jó que clama em meio a seus tormentos físicos: “Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? [...] Porque já agora repousaria tranquilo; dormiria, e então haveria para mim descanso [...] Ali os maus cessam de perturbar, e ali repousam os cansados” (cf. Jó 3:11,13,17).

No Salmo 141:7 também fica mais do que evidente que Sheol é claramente identificado como sepultura:“Ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura [Sheol] quando se lavra e sulca a terra”. Até os ossos desciam para o Sheol! Se Sheol fosse um local de morada de “espíritos”, o salmista certamente mencionaria isso, mas além negar tal fato ele acentua que são os ossos que descem ao Sheol, o que nos revela que é um local não de “espíritos”, mas de corpos mortos, que jazem na sepultura.

De igual modo, Davi adverte seu filho Salomão com relação a Simei: Mas, agora, não o considere inocente. Você é um homem sábio e saberá o que fazer com ele; apesar de ele já ser idoso, faça-o descer ensangüentado à sepultura [Sheol] (cf. 1Rs.2:9). Novamente, o original hebraico verte a palavra “Sheol”, e não “sepultura” como a maioria dos tradutores preferiram traduzir. Aqui vemos que alguma pessoa pode descer ensanguetada ao Sheol, o que nos mostra claramente que o Sheol não é uma morada de espíritos incorpóreos, mas sim a própria sepultura, para o qual é o destino dos corpos que morreram (espírito não sangra!).

Por isso, até mesmo o sangue das pessoas descem ao Sheol [sepultura]. Isso explica o porquê que em absolutamente nenhuma parte das Escrituras é mencionado espírito-ruach/pneuma no Sheol/Hades. Este nunca foi algum tipo de “morada de espíritos”! Fica mais do que claro que nenhum escritor bíblico pensava em Sheol como uma morada consciente de espíritos desencarnados, como um local de tormento ou suplício. Se fosse esse o sentido primário de Sheol, então veríamos uma infinidade de passagens bíblicas que relatam tal fato, o que não é verdade. Aliás, nem sequer o elemento “fogo” aparece relacionado em qualquer descrição bíblica do Sheol. Que maneira “estranha” de descrever o inferno!

Portanto, vemos que o Sheol bíblico não é um lugar onde Caim está queimando há seis mil anos até hoje, mas sim uma figura da sepultura, o lugar para onde parte a alma após a morte (cf. Is.38:17; Sl.94:17; Jó 33:18; Jó 33:22; Jó 33:28; Jó 33:30). Sheol é sepulcro, pó, profundezas da terra, morte, vazio, túmulo. Jamais foi morada de espíritos em plena atividade e consciência, em regozijo ou em tormento. Nunca é mencionado tormento no SheolNa parábola do rico e do Lázaro, o que ocorreu foi uma metaforização e personificação dos personagens (Abraão, Lázaro, o rico) bem como do próprio cenário onde se passava a parábola (Sheol), que não exige meios literais.

Prova forte disso é que a própria parábola retrata o rico indo para a sepultura (v.22), e depois mostra ele no Hades (v.23) sem fazer menção de “almas” ou “espíritos”, mas com o seu próprio corpo natural(v.24), o que nos mostra a correspondência entre a sepultura e o Hades, e que nos revela que o que de fato ocorreu foi uma metaforização e personificação própria dos meios de uma parábola, como é no caso de 2ª Reis 14:9 em que as árvores falam.

Entender o significado bíblico e puro de Sheol é profundamente necessário para compreendermos que o que ocorreu em Lucas 16 nada mais foi senão a personificação não apenas dos personagens ali presentes, como também do próprio cenário em que aquilo tudo se passava. Como já vimos, eram corpos físicos que desceram ao Hades na parábola, e conferimos também que o Hades (Sheol) bíblico é a sepultura, que nada mais é senão o local de corpos físicos. A única coisa que muda é a personificação de tais personagens, ganhando vida neste lugar, como um fundo parabólico onde se passa aquilo que realmente Jesus queria ensinar como a lição moral da parábola.


O SIGNIFICADO DA PARÁBOLA

Já vimos que a parábola não pode ser analisada literalmente. Vários fatores corroboram para isso, incluindo o fato de que os personagens possuem corpos reais, com língua, dedo, sentimento de sede, o local onde a parábola se passava e outras parábolas que claramente também não necessitam de meios reais. Observe esta outra parábola bíblica:

“Porém Jeoás, rei de Israel, enviou a Amazias, rei de Judá, dizendo: O cardo que está no Líbano enviou ao cedro que está no Líbano, dizendo: Dá tua filha por mulher ao meu filho; mas os animais do campo que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo” (cf. 2ª Reis 14:9). Analisando literalmente (assim como fazem com a parábola do Lázaro), cardo e cedro (que são árvores) falam. Creio que a maioria das pessoas concorde comigo que as árvores não falem.

São parábolas, e parábolas são metáforas, alegoria, estória, ficção, que não podem ser classificadas literalmente. Se pretendêssemos usar as parábolas literalmente, deveríamos – usando a mesma lógica que os imortalistas fazem com a parábola do Lázaro – dizer que as árvores também falam e fundamentarmos isso como doutrina. Felizmente, parábolas não são relatos literais, e sim metáforas com uma lição moral.

Sendo assim, podemos ficar tranquilos sabendo que as árvores realmente não falam, pois parábolas não apresentam meios reais, mas apenas lições morais por detrás de um cenário fictício. É evidente que cada elemento na parábola acima de 2ª Reis tinha o seu devido significado e a sua devida lição moral. Nada mais que dois reis: o de Judá (Amazias), e o de Israel (Jeoás) são personificados pelas árvores. Jeoás compôs a parábola para Amazias. Este não a atendeu (cf. 2ª Reis 14:11), e por isso, o povo do “cardo” (Amazias) foi ferido pelos “animais do campo” (exército do “cedro” – Jeoás). A lição da parábola não era que as árvores falam, mas sim uma mensagem aos que lessem a metáfora a partir da personificação de personagens inanimados. A mesma linguagem vemos em várias outras partes da Bíblia:

“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei; e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Mas a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, para ir balouçar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Mas a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, para ir balouçar sobre as árvores? Disseram então as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Mas a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, para ir balouçar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. O espinheiro, porém, respondeu às árvores: Se de boa fé me ungis por vosso rei, vinde refugiar-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro, e devore os cedros do Líbano” (cf. Juízes 9:8-15)

Novamente, a lição não era que as árvores ou os espinheiros falem ou dialoguem entre si. Tudo não passava de mera parábola em que as oliveiras, a figueira e a videira representavam aqueles que não quiseram reinar sobre as “árvores” (povo de Siquém). As mais valiosas árvores do Oriente Médio aqui simbolizam os homens principais de Siquém, e o espinheiro era um arbusto farpado comum nas colinas da Palestina e representava apropriadamente Abimeleque, que nada produzia de valor. Os meios eram puro simbolismo e representação comum na Bíblia Sagrada, não eram verdades literais porque nem árvores, nem cedros, nem cardos, nem oliveiras, nem figueiras, nem videiras e nem espinheiros falam!

É óbvio que a única coisa que devemos tirar como verdade literal é a sua lição moral, e não os seus meios. O mesmo deve ser dito com relação à parábola do Lázaro, em que houve uma personificação, vivificação dos personagens ali apresentados (Lázaro, o rico e Abraão) bem como uma metaforização do cenário (Hades) que, como vimos, é puramente sepultura. É comum a Bíblia personificar personagens inanimados.


A PERSONIFICAÇÃO BÍBLICA DE PERSONAGENS INANIMADOS

 “Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei; e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós” (cf. Juízes 9:8-15)

 “O cardo ... mandou dizer ao cedro ... Dá tua filha por mulher a meu filho” (cf. 2ª Reis 14:9)

 “Disseram então as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós” (cf. Juízes 9:12)

 “Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento” (cf. Habacuque 2:11)

 “Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (cf. Lucas 10:40; Mateus 3:9)

 “O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne” (cf. Tiago 5:3)

 “A voz do sangue do teu irmão clama da terra a mim” (cf. Gênesis 4:10)

 “Quando ele bradou, os sete trovões falaram” (cf. Apocalipse 10:3)

 “Ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel” (cf. Hebreus 12:24)

10º “E ouvi o altar responder: Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos” (cf. Apocalipse 16:7)

11º “Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês” (cf. Tiago 5:4)

12º “Então jubilarão as árvores dos bosques perante o Senhor, porquanto vem julgar a terra” (cf. 1 Crônicas 16:33)

13º “Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas” (cf. Isaías 55:12)

14º “Mas, pergunta agora às alimárias, e elas te ensinarão; e às aves do céu, e elas te farão saber; ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes o mar to declararão” (cf. Jó 12:7,8)

15º “Ressoe o mar, e tudo o que nele existe; exultem os campos, e tudo o que neles há!” (cf. 1 Crônicas 16:32)

16º “Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas” (cf. Salmos 98:8)

Tudo isso acima tem um nome: alegoria. Tudo tem uma lição moral para aprendermos por detrás de um cenário com personagens inanimados, sem vida, que ganham vida na parábola ou na alegoria que está sendo dita, com a finalidade de ensinar alguma coisa aos ouvintes. Obviamente, essa “alguma coisa” que se quer ensinar aos ouvintes não é o próprio cenário em si ou seus meios (que árvores, rios, altares, trovões, sangue, pedra, ouro ou pessoas após a morte falem), mas sim aquilo que moralmente podemos depreender por meio destas alegorias.

Nada indica que o salmista esteja querendo passar a ideia de que rios batem palmas e as montanhas se regozijam (cf. Sl.98:9), nada indica que Jó queria passar a ideia de que a terra e os peixes falam (cf. Jó 12:7,8), nada indica que João cria que altares e trovões falam (cf. Ap.10:3; 16:7), nada indica Moisés cria que o sangue tem voz (cf. Gn.4:10), nada indica que o escritor bíblico cria que as árvores conversam entre si (cf. Jz.9:8-15; 2Rs.14:9), nada indica que Cristo pensava que as pedras falavam (cf. Lc.10:40), e da mesma forma nada indica que esse mesmo Jesus cria que corpos mortos que desciam ao Hades ganhavam vida literalmente (cf. Lc.16:19-31).

As pessoas se esquecem que é comum a Bíblia personificar personagens inanimados, ainda mais em um contexto parabólico ou simbólico! Biblicamente, as árvores, sangue e trovões falam mais do que os mortos, que, quando falam, é em um contexto claramente metafórico, inserido em um contexto alegórico que dá margens a isso. Os meios de uma parábola nunca podem ser considerados literais e, por isso, o nosso próximo passo a partir de agora é descobrirmos o que representa cada elemento personificado na parábola do Lázaro.


ENTENDENDO A PARÁBOLA

A Bíblia não diz que o rico era um rico ímpio. Diz apenas que era “um homem ímpio e... morreu” (cf. Lc.16:22). E isso nunca, jamais, em circunstância nenhuma, pode ser considerado um “pecado” digno de lançar uma alma no fogo do inferno. Se fosse assim, então muitos homens por serem ricos deveriam partilhar do inferno também, incluindo Abraão, Isaque, Jacó, Jó, José de Arimateia, etc. Lembre-se que estamos analisando a parábola literalmente, como os imortalistas o querem que façamos para fundamentar uma doutrina bíblica. A parábola diz apenas que era um homem rico. Em momento nenhum diz que era um homem mau ou profano.

E quanto a Lázaro? A situação piora ainda mais para o lado dos imortalistas, pois a parábola diz apenas que ele “era um homem pobre e... morreu”. Ora, jamais poderíamos pressupor que ser pobre ou mendigo é passaporte para a salvação. Não. A Bíblia não ensina, em nenhum lugar, que por ser pobre ou ter sofrido muitas dores, alguém tem a garantia celestial. Isso não é bíblico! E a parábola nada diz de ser Lázaro um mendigo do “bem”, diz apenas ser um mendigo. Pense: se o rico fosse uma representação de todos os justos e Lázaro representasse todos os ímpios (como querem os imortalistas), então não seria estranho que em momento nenhum Jesus dissesse que o rico era ímpio ou que o pobre Lázaro era justo?

Afinal, isso seria da maior fundamental importância caso fosse este o caso que Cristo quisesse ilustrar. Se fosse este o caso, então nos seria dito claramente que o rico era ímpio e o mendigo era justo. Mas isso não nos é relatado, porque, como veremos, não era isso o que Jesus ilustrar. Ademais, se a parábola deve ser analisada literalmente, então deveríamos colocar todos os pobres no Céu e todos os ricos no inferno. Irmão, são parábolas, e parábolas não tem meios reais, jamais podem entendidas literalmente.

Além disso, a parábola nos indica que Lázaro era do pior tipo de gente, com o corpo todo carcomido e cheio de chagas por uma doença terrível, presumivelmente a lepra. A obrigação, por Lei, de qualquer leproso (ou nestas condições do Lázaro da parábola) era de passar longe das demais pessoas e ainda gritar: “Imundo! Imundo!” (cf. Lv.13:44-46). Isto quando não eram apedrejados. Pobres criaturas!

Agora continue imaginando o cenário: um rico, de alta classe, de repente se depara com esse pobre “farrapo” de gente, com cães lambendo as feridas em carne viva, devorada pela lepra. Qual seria sua reação? Deixaria ele comer da comida ou o expulsaria dali? Lembrem-se, pessoas como o pobre Lázaro nem mesmo podiam chegar perto de alguma pessoa da sociedade! Quanto mais comer das migalhas de algum homem rico!

Qual seria sua atitude ao encontrar, na porta de sua casa um leproso, em tamanho avançado grau de enfermidade? Sua reação é uma incógnita, mas a do Rico da parábola, não. Não só o permitiu comer das migalhas, como também não o expulsou dali (o que estaria de acordo com a própria Lei dos judeus) e, além disso, pelo relato percebemos que tal fato deve ter durado dias de benevolência! Portanto, esse Rico da parábola não era um homem mau, mas bom, de coração e inclinado a fazer tal “caridade”.

Ora, se Lázaro por ser mendigo foi para o Seio de Abraão, por que o rico também não foi, uma vez que não é nenhum “pecado” ser rico e esse da parábola demonstrou genuína humanidade? Por que o rico também não foi salvo, se a parábola deve ser analisada literalmente ou se a intenção de Cristo era representar os homens ímpios que vão para o inferno a partir dessa parábola? Se essa fosse a intenção de Cristo, deveríamos esperar que ele narrasse um homem rico completamente desumano, ímpio, ladrão, que merecesse verdadeiramente um inferno para si.

Esperaríamos realmente a descrição de alguém que nem ao menos deixa o pobre comer das migalhas e que ainda o chutaria para fora, ou que consegue a sua riqueza por meios desonestos. Contudo, isso está muito longe de ser o caso! Ademais, se os salvos personificados pelo mendigo conversam com os ímpios no inferno, personificados pelo Rico, imaginemos, por exemplo, que você esteja no Céu, gozando a bem-aventurança, quando, de repente, você ouve gritos, e estes aumentam gradativamente.

Você então contempla seu parente ou amigo no inferno, com o fogo o consumindo por completo, sob gritos e torturas horríveis. Medite: como você se sentiria, vendo-o do lado de lá, um amigo ou parente nesta condição terrível? Afinal, se a parábola deve ser analisada literalmente, então o Céu e o inferno são separados por uma “parede-de-meia”, certo? Ora, é impossível acreditarmos numa coisa dessas, mas tal cenário insuportável é o que deveríamos admitir em caso de aceitar que os meios da parábola são literais.

Selecionei uma lista com apenas vinte de todos os absurdos a que chegaríamos caso fundamentássemos a parábola como uma doutrina bíblica:


ERROS E CONSTATAÇÕES DA ANÁLISE LITERAL DA PARÁBOLA PELOS SEUS MEIOS

 Os mortos partem para o outro mundo não como “espíritos”, mas com o seu próprio corpo com dedos, línguas, etc.

 Os “espíritos” sentem sede (v.24).

3º Ser rico é motivo de ser mandado ao inferno, apesar de ter demonstrado tão grande benevolência para com o pobre Lázaro e a própria parábola nada dizer de que o rico era um homem mau!

4º Ser mendigo é passaporte para o Céu, uma vez que a parábola em nada indica que o mendigo era um homem justo ou que cria no Senhor.

 O Céu e o inferno ficam um bem do lado do outro (veríamos os nossos amigos ou parentes queimando lá do outro lado!).

 Apesar de haver um “abismo intransponível” entre ambas as partes, os salvos podem ficar conversando a vontade com os ímpios que estão queimando no inferno (vs. 25 e 26). A comunicação entre os justos do Céu e os ímpios do inferno é perfeitamente possível (poderíamos ficar conversando com os nossos amigos ou parentes enquanto estes estão entre as chamas de um fogo eterno e devorador).

 É possível falar perfeitamente como em uma conversa normal enquanto queima-se entre as chamas de um fogo verdadeiro (vs. 23-31).

 O mediador não é Jesus, mas Abraão, para atender o chamado do rico (ver 1ª Timóteo 2:5; João 14:6; Efésios 2:18, etc).

 Usando a mesma lógica que os imortalistas usam com a análise literal dos meios de uma parábola, concluímos que as árvores falam (cf. 2ª Reis 14:11).

10º O rico pedia que Lázaro molhasse apenas a língua dele enquanto queimava entre as chamas, ao invés de lhe dar um verdadeiro “banho de água”!

11º Se os mortos justos partem para o “Seio de Abraão” na morte, para onde partiu Abraão quando morreu?

12º Para onde iam os que morriam antes de Abraão?

13º Caim inaugurou o tormento do Hades e está queimando há seis mil anos até hoje.

14º Os meios de uma parábola são reais e, portanto, deveríamos chegar à infeliz conclusão de que Deus é um juiz mau que nem ao homem respeita (meios da parábola de Lucas 18:1-8).

15º Os meios de uma parábola são reais e, portanto, deveríamos chegar à infeliz conclusão de que a Bíblia aprova a prática de administração desonesta (meios da parábola de Lucas 16:1-12).

16º Os meios de uma parábola são reais e, portanto, deveríamos chegar à infeliz conclusão de que Deus é um homem severo que ceifa onde não semeou e ajunta onde não espalhou (meios da parábola de Mateus 25:24).

17º Se o Hades/Sheol é o inferno ou algum local de tormento, então Jacó foi sepultar o seu filho José no inferno (cf. Gn.37:35).

18º Se o Hades/Sheol é alguma “morada de espíritos”, então Davi estava enganando-se a si mesmo e aos outros ao escrever que são os ossos que descem ao Sheol (cf. Sl.141:7 – “Sheol”, no original hebraico).

19º Como explicar que na própria lição moral da parábola (ou seja, o que realmente devemos retirar dela como fonte de doutrina teológica), o personagem Abraão fala em “ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (vs. 30 e 31), confirmando que só a ressurreição é o caminho do retorno de quem morreu à existência?

20º O rico reconhece Abraão (v.23), o que demonstra que tinha familiaridade com ele, mas na própria parábola Abraão cita Moisés (v.29), que é de séculos posteriores.

É evidente, portanto, que se trata de mera parábola e como as outras devemos tirar dela a sua lição moral e não analisá-la literalmente e muito menos podemos sair por aí fundamentando importantes doutrinas bíblicas edificando-as sobre meios de parábolas! Assim como na parábola de 2ª Reis a lição não era que as árvores falam, mas cada elemento tem o seu devido significado, assim também o é na parábola do rico e Lázaro. O nosso próximo passo, então, será desvendarmos o que cada um representava na parábola. Antes, porém, um pequeno adendo para a refutação de outros argumentos imortalistas comumente enfrentados.


                                                   AS CONTRADIÇÕES IMORTALISTAS

As contradições imortalistas – Os imortalistas, ao sustentarem essa parábola como sendo real e literal quando querem refutar os mortalistas, incorrem em uma série de contradições bíblicas com a doutrina deles mesmos. Um dos exemplos mais claros que podemos citar é a interpretação deles sobre o “espírito” que volta a Deus após a morte. À luz da Bíblia, esse espírito nada mais é senão o sopro de vida que volta a Deus após a morte porque provém dEle, mas os imortalistas precisam sustentar que esse espírito que volta para Deus é a própria alma imortal, um ser consciente com personalidade que vai para o Céu imediatamente após a morte.

Sendo assim, a interpretação deles de textos como Eclesiastes 12:7 é de que logo ao morrermos nossa alma deixa o corpo e vai para a presença de Deus. Mas, sabendo que Deus está no Céu, como é que nesta parábola Abraão e Lázaro estavam no Hades, que fica nas profundezas da terra e não no Céu, como o próprio Senhor Jesus deixou claro em Mateus 11:23? Pois ele disse: “E tu, Cafarnaum, será elevada até ao Céu? Não, você descerá até o Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje” (cf. Mt.11:23).

Se o Hades não é o Céu, mas fica em oposição a este (um está “acima” de nós e outro “abaixo”) e o espírito volta a Deus após a morte (cf. Ec.12:7), como é que Abraão, Lázaro e o rico estavam no Hades na parábola, e não no Céu ou em alguma dimensão celestial? Isso fica claro na própria parábola, que diz:

No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado” (cf. Lucas 16:23)

Como vemos, o rico estava no Hades, e não com Deus nas regiões celestiais. E Abraão, por sua vez, também não poderia estar no Céu, porque estava tão próximo do rico que podia vê-lo e conversar com ele! Se tudo isso se passava no Hades, que para os imortalistas é um local embaixo da terra onde espíritos sobrevivem conscientemente à parte do corpo, como conciliar isso com o texto de Eclesiastes 12:7, que diz que o espírito volta para Deus na morte, e não que desce ao Hades? Na teologia bíblica mortalista é fácil responder a esta pergunta, pois o Hades é uma figura da sepultura para onde vamos ao morrer, e o espírito não é uma “alma imortal” ou um ser consciente e racional à parte do corpo, mas apenas o sopro de vida de Deus.

Mas como os imortalistas interpretam que a alma é imortal e o espírito é uma entidade consciente, teriam que explicar como é que o espírito sobe para Deus, como disse Salomão (cf. Ec.12:7), Jesus (cf. Lc.23:46) e Estêvão (cf. At.7:59), e a alma vai parar no Hades, que é onde estavam Abraão e Lázaro nesta parábola. Ou eles interpretam a parábola alegoricamente (como deveriam fazer) ou é a própria teologia deles próprios que vai por água abaixo.

Outra passagem que refuta a interpretação imortalista de Lucas 16 é a de Hebreus 9:27, que diz que imediatamente após a morte segue-se o juízo, e não o Céu ou o inferno. Ou seja: a próxima experiência consciente que alguém desfrutará após a morte será o imediato encontro com o tribunal de Cristo (para os justos) ou o grande trono branco (para os ímpios). Mas nessa parábola contada por Cristo não há qualquer menção ao juízo seguindo-se à morte. Não é nos dito que o rico morreu, foi julgado e depois condenado a sofrer no Hades, mas que ele foi direto para o Hades. Sendo assim, ou o autor de Hebreus errou ao dizer que logo após a morte vem o juízo, ou a parábola não é uma história real contada por Jesus, mas uma alegoria.

Ora, sabemos que este juízo só ocorrerá na volta de Jesus (cf. 2Tm.4:1) e que os ímpios só serão julgados após o término do milênio (cf. Ap.20:11-15), seguindo-se, portanto, que o rico não foi literalmente enviado ao Hades conscientemente para ser atormentado, mas espera o dia do juízo, que é de fato a próxima experiência que alguém tem depois de morrer. Portanto, as verdades literias da Bíblia anulam qualquer possibilidade de essa parábola ser um acontecimento real ou retratar algo que de fato ocorra com alguém após a morte, e de quebra põe a própria teologia imortalista em confusão consigo mesma.


REFUTANDO CONTRA-ARGUMENTOS

A contra-argumentação mais famosa utilizada pelos imortalistas é que, mesmo que Lucas 16 seja uma parábola e não necessariamente precise relatar meios literais, a imortalidade da alma deve mesmo assim ser considerada através desta passagem porque Jesus não iria “confundir” os seus ouvintes judeus incrédulos, que poderiam pensar que realmente aquele estado intermediário existia. Para eles, se aquela descrição da parábola fosse fictícia, isso causaria enorme confusão na mente daquelas pessoas e muitos poderiam tomar aquilo como sendo um retrato da verdade. A vista deste argumento, temos que fazer as seguintes considerações:

 Em primeiro lugar, o povo daquela época, diferentemente do atual, já estava habituado com o uso de parábolas e sabiam que elas não poderiam ser levadas ao pé da letra. Jesus só lhes falava por meio de parábolas (cf. Mt.13:34), e, se eles fossem literalizar cada uma delas, poderiam ter depreendido vários erros teológicos dos quais já constatamos aqui, como, por exemplo, a alegação de que Deus é um juiz ímpio (cf. Lc.18:2), que colhe onde não semeou (cf. Mt.25:24), que obriga as pessoas a irem para o Céu (cf. Lc.14:23), ou que aprova a prática da administração desonesta (cf. Lc.16:8). Mas nunca vemos alguém acusando Jesus por insinuar que ele aprovava a administração desonesta, que colocava um caráter ímpio em Deus ou que não respeitava a nossa própria liberdade. Portanto, podemos perceber claramente que o próprio povo da época entendia que as parábolas não podiam ser interpretadas literalmente. Se eles não faziam isso com as outras parábolas, também não iriam aplicar este princípio na do rico e Lázaro para serem “confundidos”!

2º Em segundo lugar, se Jesus não poderia fazer uso dessa parábola em função da “confusão” que causaria em seus ouvintes, então ele não obteve tanto sucesso, visto que o Hades que ele mencionou era totalmente diferente daquele que é crido hoje pelos imortalistas. Por exemplo, na parábola Céu e inferno ficam lado a lado, já na teologia imortalista ficam em dimensões diferentes. Na parábola, os salvos e os perdidos conversam numa boa, já na teologia imortalista não há contato entre os salvos e perdidos que se foram. Na parábola, o rico tinha um corpo físico com língua, dedos, e sentia sede. Já na teologia imortalista, é apenas um espírito incorpóreo que desce ao Hades. Sendo assim, se este argumento imortalista realmente procede, certamente se volta contra eles mesmos quando analisado mais de perto.

 Em terceiro lugar, temos que ressaltar que Jesus não estava contando essa parábola aos incrédulos (multidão), mas aos seus próprios discípulos. Isso por si só já fulmina com esse argumento imortalista, pois, se Cristo contou essa parábola aos seus próprios discípulos (e estes já estavam muito bem doutrinados por Cristo), não haveria possibilidades de “confundir a multidão” que vivia em trevas. Podemos perceber que Jesus falava em particular com os seus discípulos e não com toda a multidão através da leitura do verso seguinte, que deixa claro que Jesus estava falando “aos discípulos” – Lucas 17:1. Temos que lembrar que o original da Bíblia não continha a divisão por capítulos e versículos, e, portanto, Lucas 17:1 era simplesmente a continuação direta e imediata do relato descrito até o verso 31 em Lucas 16, que deixa evidente que a conversa era entre Jesus e seus discípulos, e não entre Jesus e a multidão.

 E, em quarto lugar, devemos lembrar que seus discípulos, evidentemente, já eram muito bem doutrinados por Cristo, e portanto não teriam qualquer problema com essa parábola. O pastor adventista Valdeci Junior costuma contar aos seus ouvintes uma história semelhante a que Jesus contou em Lucas 16:19-31, dizendo:

«Certa vez, morreram, na mesma hora, em lugares diferentes mas não muito distante um do outro, dois homens. O primeiro era um senhor simples, sem estudos, motorista de ônibus na pequena região onde morava. Era conhecido de todos, principalmente pela má execução de sua tarefa profissional. Era muito, mas muito barbeiro. Foi assim a vida toda, até que morreu em acidente de transito. O segundo homem era o pastor da cidadela.

Pois bem, chegaram na porta do céu praticamente juntos. São Pedro atendeu primeiro o motorista. No questionário de admissão para entrar no céu, quando São Pedro queria saber quem ele era, aquele homem começou a explicar: eu sou aquele conhecido motorista de ônibus, da empresa tal, de tal cidade, e tal e tal... Ah, ta! Disse São Pedro. Você é o motorista barbeiro! “Justamente”, respondeu o homem! Pois bem! Disse São Pedro. Entre! O Céu é todo seu!

O pastor, que estava assistindo a entrevista enquanto esperava para ser também atendido, pensava: “Se este homenzinho foi admitido ao Céu, imagine eu, o pregador”.

São Pedro se virou para o pastor: “Você é o próximo?”

“Sim”, respondeu o pastor, todo empolgado: “Sou o pastor, da mesma cidade deste barbeiro que acabou de entrar...”

São Pedro cortou: “Olha, eu sei quem você é. Infelizmente, você não tem entrada livre ao Céu. Não poderá ficar aqui”.

“Mas como?”, contestou o pastor. “Este homenzinho ignorante, iletrado, que fazia seu trabalho mal feito, que não pregava, que vivia dando prejuízo pra empresa, que sempre deixava todos os seus passageiros tensos e temerosos, vai entrar no Céu, e eu, o pregador, que vivia na igreja, que falava da palavra de Deus, que procurava deixar todos em paz, não poderei entrar?”

“É justamente nesta diferença que está a razão da rejeição de sua entrada em face da admissão do motorista”, respondeu São Pedro.

“Não entendi”, disse o pregador.

O apóstolo porteiro do Céu explicou: “É que enquanto você estava na igreja, com seus sermões sem vida, colocando todos os seus fiéis para dormir, o motorista estava colocando todos os seus passageiros para rezar”»

Depois que ele conta a história, ainda antes de revelar ao auditório qual será o assunto do dia, começa a perguntar às pessoas quais são as lições que elas tiraram desta história. É interessante notar alguns pontos da reação do auditório. Assim que termina a história, os ouvintes sorriem e vão fazendo a lista das lições aprendidas:

“Nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus”
“Os simples também têm entrada no Céu”
“É melhor a devoção do que o formalismo”
“Ser pastor não garante a salvação”
“O pregador deve fazer bons sermões”
“O Céu não admite só pela aparência”
“As aparências enganam”
“Devemos vigiar e orar”

E por aí vai...

Interessante é que absolutamente ninguém até hoje diz que viu nesta história lições como:

“São Pedro está lá na porta do Céu esperando por nós”
“Antes de entrarmos no Céu teremos que passar por uma entrevista”
“Assim que morremos chegamos ao Céu”
“Pode ser que cheguemos à porta do Céu e não sejamos admitidos”
“A alma é imortal”

Ninguém se escandaliza por isso ou ridiculariza a história. Esperam então que ele introduza o assunto da palestra baseado em alguma das lições que conseguiram tirar dela. Começam a imaginar qual será o tema da noite. Jamais pensam que ele iria falar da parábola do rico e do Lázaro. Ele se aproveitou de uma crendice popular apenas como um cenário onde se passava uma historia inventada, a fim de ensinar algumas lições. Por que?

 O auditório sabe que esta não é uma historia verdadeira.

 Eles conhecem a crendice popular de que quem morre vai pro Céu, e na entrada encontra São Pedro.

 Eles não creem nesta crendice como doutrina. Sabem que isto não é verdade (ele já conhece o auditório e sabe que eles creem como ele crê, sobre o destino do homem após a morte).

 O auditório vai conseguir captar as lições que ele quer ensinar com mais facilidade, pois, através de uma metáfora, está figurando o ensino. Isto é didática. A primeira vez que ele ouviu esta historia, ela foi contada por um palestrante que não cria na imortalidade da alma, para um publico que também não cria. Na ocasião, todos entenderam a mensagem. A questão de mortalidade ou imortalidade nem foi cogitada por ninguém. Não era este o assunto.

Isto foi o que Jesus fez. Ele se utilizou de um cenário popular como um fundo fictício onde se passava a parábola do rico e Lázaro, na qual ele ensinou aos seus discípulos as lições morais que iremos analisar a partir de agora. Isso obviamente não confundiria os discípulos nem a ninguém que entendesse um pouco de Bíblia para saber que a natureza humana é holista, que a morte é a cessação da existência e a ressurreição é o antídoto para a vida eterna, tanto quanto a palestra do pastor Valdeci Junior, que vimos acima, não levou ninguém a tirar a conclusão de que aquela história ensina a imortalidade da alma, nem tampouco chegou a “confundir” alguém.


O SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS DA PARÁBOLA

O homem rico representava a nação judaica, que se orgulhava de se auto-considerar “os filhos de Abraão” (cf. Jo.8:33). Eram o povo escolhido de Deus, a nação eleita, sacerdócio real, tinham a Lei de Deus, os Mandamentos, eram os filhos legítimos de Abraão. Deus lhes computou todas as responsabilidades do Reino como os Seus filhos, como a Sua nação eleita.

Contudo, rejeitaram o Messias, rejeitaram o Filho de Deus encarnado, preferiram seguir os seus caminhos e as suas tradições, fundamentando-as na segurança de serem os filhos de Abraão, a nação de Jeová e, portanto, os filhos legítimos do Reino. Em contraste, como eles consideravam os gentios? Os consideravam como os coitados, considerados como cães, imundos e indignos do favor do Céu, pelos judeus. Não foram os “escolhidos de Deus”, eram, portanto, os “Lázaros espirituais”.

Enquanto os judeus receberam tudo de bom nesta vida, recebendo o favor de Deus como a nação eleita e sacerdócio real, para lhes ser computada como justiça, os gentios (representados pelo mendigo Lázaro) eram os “pobres” do Reino. Ficavam para trás, o máximo que faziam era “comer as migalhas” daqueles que faziam parte do Reino, os judeus, representados pelo Rico.

Como o rico, os judeus não estendiam a mão para auxiliar os gentios em suas necessidades espirituais. Permitia apenas comer das migalhas. Cheios de orgulho, consideravam-se o povo escolhido e favorecido de Deus; contudo, não serviam nem adoravam a Deus. Depositavam confiança na circunstância de serem filhos de Abraão, dizendo: “Somos descendência de Abraão” (cf. Jo.8:33), e diziam isso orgulhosamente.

Assim, foram os judeus comparados ao homem Rico da parábola, pelo fato de que possuíam as riquezas do evangelho, mas, no entanto, não cumpriram a vontade de Deus a respeito deles, que era de ser a luz dos gentios. No campo religioso, os pobres gentios pegavam mesmo apenas as migalhas. Uma cena que exemplifica bem esse quadro encontra-se no evangelho de Mateus:

“E, partindo Jesus dali, foi para as bandas de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo: Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoniada. Mas Ele não lhe respondeu palavra. E os discípulos, chegando ao pé dEle, rogaram-lhe dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E Ele respondendo disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela e adorou-O dizendo: Senhor, socorre-me. Ele porém, respondendo disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé: Seja isto feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã” (cf. Mateus 15:21-28).

Aquela mulher cananéia (gentios) também queria compartilhar das “migalhas” da mesa, assim como o mendigo Lázaro. Uma descrição perfeita daquele cenário. O que Jesus fez? Elogiou a sua fé. Apesar de ele ter sido chamado para a “casa de Israel”, ficou impressionado com a fé dos gentios, pois “nem mesmo em Israel encontrou tamanha fé”. Aquela gentia contentava-se em comer das migalhas da mesa, como é o caso de Lázaro na parábola.

Outro exemplo disso encontra-se em Mateus 8:5-13. Nesta experiência, o centurião expressou exatamente o que os judeus pensavam dos gentios: “Não sou digno de que entreis em minha casa”(v.8). No entanto, o centurião demonstrou grande fé quando disse: “Diga somente uma palavra e meu criado sarará” (v.8). Jesus curou o servo daquele gentio e publicamente elogiou sua fé com estas palavras: “Nem mesmo em Israel encontrei tanta fé” (v.10), e, por fim, assegurou que muitos gentios irão se assentar na mesa com Abraão (cf. Gl.3:27-29; Rm.10:12).

Apesar de serem considerados “a descendência de Abraão”, os gentios demonstravam uma fé muito superior do que a dos próprios israelitas! Embora estes fossem “os ricos do Reino”, devendo ser a luz das nações e os reis da terra deveriam caminhar vendo a glória de Deus que paira sobre eles (cf. Is.60:3), não aproveitaram essa sua riqueza. Os gentios, contudo, mesmo sendo os “Lázaros espirituais”, desprezados pelos judeus por não serem os “filhos de Abraão”, demonstraram uma fé muito superior a dos próprios judeus.

No pátio do Templo de Jerusalém havia uma linha demarcatória que, no caso de ali algum gentio passar, morria imediatamente (cf. At.21:29), isso porque eram considerados indignos pelos judeus de cultuar a Deus no Seu Templo. Portanto, Cristo quis ensinar nesta parábola que os judeus (Rico) banqueteavam-se na mesa da verdade, enquanto os gentios (Lázaro), eram como os cachorrinhos que procuravam a todo custo apanhar ao menos das migalhas do evangelho.

E, de fato, eles passaram a fazer parte da mesa de Deus, unidos em “um só povo” (cf. Jo.11:52). Isso serviu de lição moral ao grupo dos fariseus, que eram exatamente aqueles a quem Cristo condenava nesta parábola (v.14,15). A maior prova de que o Rico (nação judaica) recebeu “seus bens em sua vida”, como nos informa a parábola, foi o fato de ter sido chamada para ser o sacerdócio real de Deus na Terra, nação santa, peculiar.

Sobre ela o Senhor dispensou, por séculos, bênçãos sem limites, além de dar-lhes uma terra onde mana leite e mel e, finalmente, deu-lhes o próprio Messias, o Salvador. A reação do rico (judeus), contudo, foi esta: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (cf. Jo.1:11). Os judeus, portanto, rejeitaram o Messias (o Rico morre). Assim sendo, perderam a soberania divina sobre as demais nações.

O evangelho haveria de ser então anunciado em seu poder aos gentios (Lázaro), a fim de que também eles participassem da mesa do Reino. Não comeriam mais migalhas da mesa do Senhor, mas fariam parte do banquete do Reino (cf. Lc.13:29). O que Jesus faz? Ele tira do próprio Abraão, sobre o qual aquela nação judaica se orgulhava em sua chamada “superioridade”, as palavras que este haveria de ter dito em pessoa: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite” (cf. Lc.16:31).

Essa é a lição moral da parábola. Nada, nem mesmo uma ressurreição, poderia converter aquela nação novamente. Tornaram-se cegos espirituais, cavaram-se a si mesmo um abismo intransponível entre eles e Deus, entre eles e a salvação (cf. Lc.16:26). A parábola, portanto, não deve ser interpretada literalmente pelos seus meios fundamentando-a como doutrina, pelo contrário, tem cada elemento o seu devido significado ao exemplo das outras parábolas que também não apresentam meios literais, mas uma verdade moral por detrás de um cenário fictício.

Ele contou a parábola do Rico e do Lázaro, em que o homem rico representava o próprio povo judeu que teve todas as oportunidades nesta vida, mas a desperdiçou, enquanto, em contraste, os gentios (representados por Lázaro na parábola) eram os “Lázaros espirituais”, desprezados pelos judeus, mas que desfrutariam de muito maior bem-aventurança do que a própria nação judaica que se autoproclamava os “filhos de Abraão”. O quadro todo representava aquela nação judaica que se orgulhava por serem os filhos de Abraão escolhidos de Deus (representados pelo Rico), quando, na verdade, os que são da fé é que são os verdadeiros filhos de Abraão (representados pelo pobre Lázaro), como disse o apóstolo Paulo: “Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão” (cf. Gl.3:7).

Por fim, a lição moral da parábola é que, “se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite” (cf. Lc.16:31). Os fariseus desprezavam Jesus, não acreditavam nele, o perseguiam, apesar de todos os feitos milagrosos de Cristo, incluindo o de ressuscitar os mortos. Jesus havia ressuscitado exatamente um homem chamado Lázaro (cf. Jo.11:43,44), que havia voltado à vida após quatro dias em que esteve morto, mas nem mesmo assim os fariseus acreditaram nele, e ainda continuavam a o perseguir!

Os que não escutam Moisés e os profetas também não vão acreditar em Cristo, nem mesmo se os mortos ressuscitarem. De fato, essa verdade foi ainda mais ressaltada pela reação dos dirigentes dos judeus quando Jesus ressuscitou Lázaro, no relato de João 11. Ao invés de eles passarem a acreditar em Cristo, começaram a persegui-lo ainda mais do que antes:

“Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? Porquanto este homem faz muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação (...) Ora, os principais dos fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde ele [Jesus] estava, o denunciassem, para o prenderem” (João 11:47-48,57)

“E os principais dos sacerdotes tomaram a deliberação para matar também a Lázaro; porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus” (João 12:10-11)

Então, Cristo ensina que para aqueles que se proclamavam os “filhos de Abraão”, nenhuma prova – nem mesmo sequer uma ressurreição, como foi a de Lázaro – os fariam mudar de opinião e converter-se. O próprio Abraão que os condenava!

Jesus não estava dizendo que literalmente algum morto teria que voltar a vida para contar sobre os tormentos do Hades, convertendo assim aquela nação judaica, pois a Bíblia traz um relatório de sete pessoas que foram levantadas dentre os mortos (cf. 1Rs.17:17-24; 2Rs.4:25-37; Lc.7:11-15; 8:41-56; At.9:36-41; 20:9-11), mas absolutamente nenhuma delas teve uma experiência de pós-morte para compartilhar. Lázaro, que foi trazido à vida após quatro dias morto não teve nenhuma experiência fora do corpo, e muito menos alguma “mensagem” para trazer a família nenhuma.

O que Jesus estava fazendo era uma exortação à comunidade: ouvirem a Moisés e aos profetas (i.e, a Escritura da época), antes que seja tarde demais.  Isso porque as tradições humanas daquele povo já estavam se sobrepondo a “Moisés e os profetas”, já estavam tomando o lugar da Sagrada Escritura (cf. Mc.7:13). Se considerando filhos de Abraão (Rico) que são beneficiados no banquete do Reino de Deus, desprezavam os gentios (Lázaro), que tinham que comer das migalhas que caíam de suas mesas. Mas este quadro estava se revertendo. A partir do período da Graça, eram os gentios que desfrutariam das bem-aventuranças do Reino, ao passo que aqueles que se apoiavam na descendência natural de Abraão seriam condenados pelo próprio Abraão.


CONCLUSÃO

A parábola apresenta através de meios não-literais (fictícios) diversos princípios morais que estavam sendo rejeitados pelos judeus da época de Cristo, em especial o repúdio aos gentios, que haveriam de desfrutar muito maior bem-aventurança que os próprios judeus. Eles “virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus (cf. Lc.13:29), junto a Abraão e os patriarcas (cf. Lc.13:28), enquanto os incrédulos ficarão de fora:

“Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus” (cf. Lucas 13:28-29)

O quadro descrito em Lucas 13:28-29 é tipificado na parábola do Rico e Lázaro. Na parábola, o pobre, representando a multidão de gentios convertidos, está ao lado de Abraão (cf. Lc.16:22), exatamente como em Lucas 13:28, ao passo que os incrédulos estão de fora do Reino, o que também é tipificado na parábola (cf. Lc.16:23). Assim como em Lucas 13:28-29, na parábola os gentios convertidos representados por Lázaro desfrutam das bem-aventuranças do Reino como em um verdadeiro banquete, após terem desfrutado apenas das “migalhas” enquanto estiveram aqui na terra (cf. Lc.16:21).

Sendo assim, podemos dizer que a parábola do Rico e Lázaro é uma tipificação do ensino de Cristo descrito em Lucas 13:28-29, mas com maior riqueza de ensinos morais a serem obtidos dela, como vimos acima. Note que o verbo em Lucas 13:28-29 está em todo o momento no tempo futuro. Cristo diz que “haverá” choro e ranger de dentes (v.28), e não que está havendo choro e ranger de dentes. Da mesma forma, diz que muitos virão do oriente e do ocidente para fazerem parte do Reino, e não que já estejam lá (v.29). Eles se assentar-se-ão à mesa de Deus, como em um acontecimento futuro (v.29).

Portanto, aquilo que acontecerá futuramente foi tipificado na parábola do Rico e Lázaro, não de forma literal, mas com a personificação dos personagens ali citados e transmitindo um ensinamento moral aos seus discípulos. A parábola em si não é a descrição de como será o pós-vida, mas uma tipificação desta.  Na parábola é tipificado aquilo que virá a ser, isto é, gentios de todas as nações fazendo parte do Reino junto a Abraão, incrédulos de fora, reforço ao apego às Escrituras (“Moisés e os profetas” – cf. Lc.16:31) e a rejeição à incredulidade dos líderes dos judeus. De fato, à exemplo da lista de lições aprendidas na história do pastor Valdeci Junior, podemos listar também aquilo que aprendemos com a parábola do Rico e Lázaro:

1º Que, diferentemente dos fariseus que pensavam que as riquezas eram um sinal da aprovação divina (e estes eram extremamente apegados ao dinheiro - cf. Lc.16:14), haverão homens ricos (v.19) que estarão de fora do Reino (vs.22-23).

2º Que, diferentemente da crendice popular de que a pobreza e a doença eram coisas do diabo, haverão homens extremamente pobres e doentes que serão salvos (vs.20-21).

3º Que os gentios que na época comiam apenas das migalhas passarão a desfrutar da mesa do Reino de Deus ao lado de Abraão (v.21).

4º Que o simples fato de se apoiar na descendência natural de Abraão em nada significa que é realmente filho de Deus (v.24).

5º Que os que desprezam a Cristo estão cavando para si mesmos um “abismo intransponível” entre eles e Deus (v.26).

6º Que nem todo aquele que reivindica para si mesmo o direito de ser chamado filho de Abraão ou de Deus é realmente um convertido (vs.24-25).

7º Que a ressurreição é o único caminho para quem morreu voltar à existência (v.31).

8º Que até mesmo um grande sinal miraculoso como ressuscitar os mortos não é suficiente para fazer que os descrentes creiam em Cristo Jesus (vs.30-31).

9º Que a oportunidade de salvação se limita ao “hoje”, e não depois da morte, quando nada mais pode ser feito (v.s.24-31).

10º Que a Sagrada Escritura (“Moisés e os profetas” – v.31) é o único meio através do qual um incrédulo pode se se arrepender e se converter de seus maus caminhos.

Na parábola do Rico e Lázaro, Cristo mostra que é nesta vida os homens decidem seu destino eterno, porque, depois, será apenas por meio da ressurreição que voltaremos à existência (cf. Lc.16:31) e seremos ressurretos para a vida eterna ou para a condenação (cf. Jo.5:28-29), de acordo com os atos praticados em vida (cf. 2Co.5:10), sem segunda chance após a morte (cf. Hb.9:27). Durante o presente momento, essa salvação é oferecida por Deus a toda criatura, sem distinção entre ricos e pobres, judeus ou não-judeus. Mas, se os homens desperdiçam as oportunidades se apoiando em tradições humanas antes que nas Escrituras, acabam por si mesmos cavando entre eles e Deus um abismo intransponível.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Falando em gente morta, se a Bíblia diz que a pessoa morre apenas uma vez, vindo depois da morte o juizo ( Hebreus 9:27) , como explicar os casos de pessoas na biblia que morreram e foram ressuscitadas por Jesus ? não é uma contradição a pessoa morrer 2 vezes ? já vi espiritas usar isso pra falar de reencarnação...
    .
    Matheus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os espíritas usam muito este "argumento", mas o fato é que aqui se trata de uma ordem geral (de morrer uma só vez) com algumas exceções ocasionais (como os casos de ressurreição registradas na Bíblia). Temos que lembrar que este mesmo autor de Hebreus tinha o costume de generalizar. Nessa mesma epístola ele cita Enoque junto a outros vários personagens do AT e mais tarde diz que "todos estes MORRERAM na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra" (Hb.11:13).

      Mas a Bíblia diz que Enoque não morreu, ele foi arrebatado exatamente para não ver a morte (Gn.5:24). O próprio autor de Hebreus admite que Enoque não morreu: "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus" (Hebreus 11:5).

      Então, o que aconteceu em Hebreus 9:27, em minha opinião, é o mesmo que esse mesmo autor de Hebreus faz com relação a Enoque: uma generalização sujeita a algumas exceções que fogem a regra. A regra é que todos morrem uma só vez, mas em alguns casos excepcionais houve pessoas que morreram duas vezes (em referência aos que foram ressurretos em vida aqui na terra). Da mesma forma, a regra básica é de que todos os grandes personagens do AT morreram, embora Enoque tenha sido uma exceção à regra. Se o autor de Hebreus mencionou apenas a regra e não a exceção em relação a Enoque no que tange a Hebreus 11:13, não vejo por que razão ele não poderia fazer o mesmo em Hebreus 9:27, citando apenas a regra geral (de morrer uma só vez) sem fazer menção às exceções (os poucos casos de ressurreições em vida na Bíblia).

      Abraços.

      Excluir
    2. 'Querido Boa noite. Não estou debatendo, mas apenas esclarecendo um fato: Jesus não reencarnou, ele ressuscitou. As pessoas que você falou também ressuscitaram. É diferente de reencarnar. O fato dos espíritas afirmarem que joão batista era a reencarnação de elias, o próprio joão afirmou: "não sou!!!" Vamos debater com racionalidade expondo as ideias com ponderação. Boa noite.

      Excluir
    3. Esse seu comentário é mais uma prova de que você não leu o que eu escrevi no artigo e veio direto aos comentários. Quando foi que eu ensinei a reencarnação? Leia este artigo e você verá que eu falei várias vezes de ressurreição. Leia o meu livro que você verá que eu a citei pelo menos duas milhares de vezes. Por favor, não argumente no vazio. Debata em cima daquilo que foi dito, e não daquilo que não foi. Estude o ponto de vista do outro para depois discutir com ele. Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Amigo vê só. Primeiro, a bíblia diz que ele desejava se alimentar. Não que se alimentava. Se estudar mais um pouquinho vai entender que à porta não quer dizer que não havia um muro, ou uma barreira que lhe permitisse vê-lo comendo.
    Segundo, depois da última parábola Jesus repreende os farizeus, quebrando a sequência de parábolas, inclusive, depois de lázaro Jesus fala sobre os escândalos, sobre o perdão, sobre a fé, sobre os dez leprosos para então continuar ensinando por parábolas.
    Terceiro, a bíblia fala que Abraão é o pai dos fieis ou pai da fé. Hebreus cita que Abraão não recebeu a promessa em vida. Ele pode perfeitamente está recebendo os crentes lá no paraíso.
    Quarto, a bíblia não diz que estão perto, ou que ambos (Lázaro e o rico) se comunicam. Apenas fala que o rico avistou de longe.
    poderia falar mais, mas não tenho interesse de faze-lo concordar comigo, contudo o fiz porque no início do trabalho você começa afirmando que tal trabalho demandou anos de estudos, e, no fundo você pode até estar certo, porém seus argumentos são refutáveis.
    Tem fatos bíblicos abordados na teologia que ela usa três expressões muito cautelosas para não ser pretensiosa: "tal assunto pode ser assim, talvez seja assim, ou é mais provável que seja assim..."
    Tenho 22 anos de evangelho e já fui mais incisivo para defender minhas ideias, mas percebi que perdemos muito com isso!!! Continue pesquisando. Você escreve bem e é inteligente. Ore por mim, pois também gosto muito de estudos, como você. ABRAÇOS e-mail:xandy.rafa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, tentei fazer de tudo para entender da onde você tirou a ideia de que Lázaro e o rico não se comunicavam no "além", mas não consegui. Você disse que os que estavam de um lado não se comunicavam com os que estavam do outro; ora, isso é um fragrante absurdo quando lemos aquilo que a parábola diz:

      "No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’" (Lucas 16:23-24)

      Veja que ele não apenas VIU Abraão; ele também CONVERSOU com Abraão. Então você que crê que essa é uma história real e não uma mera parábola alegórica é obrigado a crer que OS QUE ESTÃO NO CÉU CONVERSAM A VONTADE COM OS QUE ESTÃO NO INFERNO, o que até hoje eu nunca vi um imortalista admitir. Quer dizer: na hora de apontarem o dedo nos mortalistas vocês usam essa parábola como se fosse literal, mas na hora de fundamentar doutrinas sobre como é a vida após a morte vocês NUNCA ousam fazer isso, simplesmente porque SABEM essa parábola contradiz TUDO aquilo que vocês ensinam sobre como é a vida pós-morte, por exemplo:

      a) Salvos e perdidos conversam um com o outro após a morte.
      b) Os espíritos tem língua.
      c) Os espíritos sentem sede.
      d) O Céu fica tão perto do inferno que um consegue ver e conversar com o outro do outro lado.
      e) Veríamos no Céu os nossos parentes não-cristãos queimando no inferno lá do outro lado!

      Quer dizer, essa parábola só retrata a vida após a morte NAQUILO QUE VOCÊS QUEREM, só quando é para "provar" que existe vida antes da ressurreição, mas hipocritamente vocês mesmos NÃO CREEM em nada daquilo que essa parábola diz sobre COMO é a vida após a morte, pois, se cressem que essa é uma história real que existiu mesmo, creriam em todos os pontos que eu expus agora e no artigo.

      Sobre o autor de Hebreus e a promessa, o que ele disse foi exatamente o contrário do que você insinua, ele disse que eles NÃO tinham alcançado a promessa (porque obviamente ainda não estavam no Céu) e que ALMEJAVAM alcançá-la, e que isso não aconteceria ANTES DE NÓS, OS VIVOS:

      http://desvendandoalenda.blogspot.com.br/2013/08/os-herois-da-fe-estao-no-ceu.html

      Todas as suas outras alegações já foram refutadas no próprio artigo, o que demonstra que você postou este comentário antes mesmo de ler.

      Sobre ser incisivo, tem coisa que a Bíblia diz claramente, e tem coisa que a Bíblia não diz claramente. Por exemplo, eu sei reconhecer que a Bíblia não diz claramente se mulher pode ou não pode exercer um cargo ministerial. Você não vai me ouvir dizendo incisivamente que sim ou que não. A Bíblia também não é clara sobre se os dias da criação foram literais ou não. Você não vai me ouvir dizendo que "a Bíblia prega com certeza que os dias são de 24h" ou que "a Bíblia ensina claramente que os dias não são de 24h".

      Mas, por outro lado, existem doutrinas que a Bíblia ensina CLARAMENTE, como, por exemplo, a divindade de Cristo. Você não vai me ouvir dizendo: "tal assunto pode ser assim, mas talvez não seja; Cristo pode ser Deus, mas pode ser que não seja...". É lógico que não, e por uma razão simples: a Bíblia prega CLARAMENTE que Jesus é Deus, então podemos e devemos ser incisivos sobre isso.

      Sobre a vida após a morte é a mesma coisa. A Bíblia é INCISIVA e CLARA em ensinar que a alma morre, em pelo menos 59 passagens bíblicas de forma EXPLÍCITA, e em outras duas centenas de forma indutiva, contra ZERO do outro lado, seja direta ou indiretamente. Portanto, essa questão não é um ponto de discussão, biblicamente falando. É incisiva, é clara, é categórica, não deixa espaços para duplas interpretações. E com coisas que a Bíblia deixa claro nós não devemos obscurecer.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá Lucas Banzoli, parabéns pelo texto.. li sua resposta aqui acima e percebi que vc disse que não dá para ser incisivo quanto a criação em 7 dias literais. Não vai dar pra discutir isso com qualidade por aqui, mas posso lhe dizer que dá pra afirmar SIM que foram 7 dias literais o tempo que Deus levou para dar vida a terra. Até porque ela já existia mas sem forma e vazia. Por isso digo o tempo para dar vida ao planeta e prepará-lo para o homem governar. Podemos ver em Êxodo 20: 8-11 o autor falando sobre o 4° mandamento da lei moral de Deus. E nesse mandamento podemos ver claramente que o Deus da criação é o mesmo Deus que está passando a sua lei ao povo de Israel. (na verdade relembrando, porque essa lei já existia desde o principio de tudo Sal. 111:7-8 / 119:151-152). E quando se lê o quarto mandamento podemos ver que diz o Deus que criou o mundo em 6 dias e no sétimo dia descansou. Quando Deus faz a sua criação, ele definiu o tempo, as estações, o dia, a noite. Preparou todo o habitat para q o homem pudesse viver com qualidade de vida, por isso a criação foi no tempo de uma semana para definir os dias de trabalho e o dia de descanso...Deus deu o exemplo para que pudéssemos viver como ele definiu. Da uma olhada nisso e verá que podemos afirmar SIM que a criação foi em 7 dias literais. Abraço!

      wallacekaball@gmail.com

      Excluir
  3. Olá irmão Lucas, a paz, eu entendo que o rico teve uma visão permitida por Deus naquela ocasião, mas isso não implica que todos que morrem estão a ver os que estão no inferno ou no céu.Um bom exemplo disso é Estevão, que viu o céu aberto e o filho do homem a destra de Deus, com isso não podemos sair por aí dizendo que os santos vivos aqui na terra, estão a ver os céus abertos e vendo o filho de Deus a sua destra.
    Tem vários pontos neste texto de Lucas 16, que cabe muitas contestações, mas vou parar por aqui.

    Um forte abraço, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu com o rico e Lázaro é totalmente diferente do que aconteceu com Estêvão, pois este tinha consciência de que estava tendo uma visão dos céus, enquanto os outros (da parábola) estavam fisicamente próximos um do outro. Prova disso é que o rico pede que seja molhada sua língua com água, o que é obviamente absurdo para alguém que pensa estar tendo uma mera visão. Pense por exemplo na ridicularidade que seria a hipótese de Estêvão molhar na água a ponta do seu dedo e refrescar a língua daquele que ele via nos céus... isso é absurdo pelo simples fato de que está claro que com Estêvão era uma visão, enquanto que na parábola o rico realmente pensava estar fisicamente presente ali com Abraão e Lázaro a uma meia-distância, não era mera "visão" como com Estêvão.

      É interessante também notar como vocês (imortalistas) fazem questão de interpretar alegoricamente (não-literalmente) muitas partes da parábola, como você mesmo acabou de fazer com o exemplo acima onde o rico via Abraão e Lázaro. Deveria fazer o mesmo sobre o que a parábola diz quanto ao rico possuir LÍNGUA e sentir SEDE, o que claramente mostra que ele estava ali como um CORPO FÍSICO, e não como um espírito, e sabemos que os corpos só ressuscitarão na segunda vinda de Cristo, no futuro.

      Ou seja: vocês alegorizam a maior parte da parábola porque ela vai CONTRA A PRÓPRIA TEOLOGIA IMORTALISTA, mas mesmo assim querem ter moral para literarizarem somente as partes que vocês querem para tentar "refutar" algum mortalista. Vocês ficam com o que querem e rejeitam o que não querem. Isso não é exegese, é pura eisegese. Seria mais honesto, na minha opinião, que chegasse algum imortalista e me dissesse: "Lucas, toda essa parábola aí é uma HISTÓRIA REAL, não é alegoria". Aí sim nós poderíamos debater se o relato é alegórico ou real. Mas quando um imortalista chega e me diz: "Lucas, isso é alegórico porque vai contra o que eu acredito, mas aquilo ali é literal porque está de acordo com o que eu acredito", só está mostrando que não tem critério para definir se a história é real ou não. Ou seja: quer apresentar uma visão tendenciosa da parábola, extraindo dela somente aquilo que lhe convém.

      Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Olá Lucas, obrigado por postar os meus comentários e pela sua atenção.

      Lucas, em nenhum momento eu falei em "alegoria", para mim, tudo ali é real e literal. O fato de eu comparar o que Estevão viu e o Rico, viu, para mim ambos os casos são reais e literais, para mim não existe alegoria em ambos os casos.
      No texto de Lucas, este episódio em nada é alegórico.
      No texto eu vejo que o rico possuía olhos que podia ver, clamou por misericórdia, possuía língua, memória, inteligência, sentimentos, emoções, vontade, voz, capacidade de raciocínio, preocupação com os seus irmãos e todas as outras paixões e faculdades da alma e do espírito(v. 23-31).As almas e espíritos possuem formas espirituais com partes corporais, como o corpo físico.Usam roupas, etc(v. 22-24; Is 14.9-11; Mt 17.3; Sl16.10; Hb. 12.22,23; Ap 6.9-11). Sendo assim Lucas, eu não vejo nada de alegoria nessa passagem, tudo aí é real é literal.
      Outro ponto que vc abordou foi a distancia, observe o que diz o texto;

      E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e "viu ao LONGE Abraão, e Lázaro" no seu seio.
      Lucas 16:23.
      E, além disso, está posto "um GRANDE ABISMO" entre nós e vós", de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
      Lucas 16:26.
      O fato de se pedir a Lázaro que molhe a ponta de seu dedo e refresque a língua, não quer dizer que um estava próximo do outro, isso se dar pela ignorância do rico em não saber que eles estão separados por um abismo intransponível.
      Como eu disse, cabe muitas contestações nesse texto, vou para por aqui.
      Um forte abraço, que Deus continue te abençoando.

      Excluir
    3. Olá, Neilom, a paz.

      O caso de Estêvão já foi explicado, sua analogia é falha por desconsiderar que com Estêvão o texto bíblico deixa claro que ele estava tendo uma visão espiritual do Céu, enquanto que na parábola do rico e Lázaro os dois estavam REALMENTE próximos um do outro, separados pelo abismo que havia entre eles, não era uma “visão” do rico, tanto é que ele pediu para molhar a língua, o que seria absurdo caso se tratasse somente de uma visão. Portanto, você teria sim que advogar a tese de que o Céu e o inferno ficam um do lado do outro, caso essa parábola seja uma história real e não uma alegoria, como você diz. Mas parece que nem você concorda com isso, já que apelou anteriormente para o argumento de que aquilo tinha sido apenas uma “visão” como ocorreu com Estêvão.

      Outro ponto importante que você desconsidera na análise da parábola é que havia sim um grande abismo entre um grupo e outro, MAS NÃO GRANDE O SUFICIENTE PARA IMPEDIR UMA CONVERSA ENTRE ELES; ou seja, por mais que houvesse um abismo entre um e outro, e esse abismo tenha sido considerado “grande”, ele não era tão grande ao ponto de não poder conversar com quem está do outro lado ou não poder ver quem está do outro lado, pois tudo isso ocorre na parábola.

      Então, se você crê que essa parábola é uma história real – e não mera alegoria – obviamente é forçado a crer também que OS QUE ESTÃO NO CÉU PODEM VER E CONVERSAR COM OS QUE ESTÃO NO INFERNO e vice-versa, imagine só a gente morrendo e chegando ao Céu, e logo depois olha para o lado e vê ao longe os nossos parentes não-salvos queimando e gritando no meio de um fogo real e literal, e eles começam a gritar e a pedir ajuda, e então nós começamos a conversar eles... enfim, já deu para perceber que essa ideia é totalmente ridícula. Tratava-se de mera parábola, sem nenhuma descrição real de como é ou será o inferno, porque não era esse o foco da parábola. A parábola do rico e Lázaro é uma história tão real e literal quanto a conversa entre árvores relatada na parábola de 2ª Reis 14:9 e também de Juízes 9:8-15.

      Excluir
    4. É interessante também que você se viu obrigado a conceder MATERIALIDADE AO “ESPÍRITO”, dizendo que o espírito possui língua, contradizendo Jesus que disse que um espírito não tem carne nem ossos. Ora, se um espírito não tem carne e não tem ossos, é óbvio que não deve ter língua. Mas o rico da parábola TINHA LÍNGUA, o que demonstra que ele não estava na parábola como um “espírito incorpóreo” coisa nenhuma. Você citou um monte de passagens descontextualizadas, todas elas que já foram explicadas por mim no meu livro, mas nenhuma delas fala que os espíritos têm língua. Eu li o Novo Testamento 45 vezes nos últimos 4 anos e posso te jurar que não notei nem uma única vez qualquer conotação material a um espírito. Mas eu me lembro de um lugar onde alguém falava sobre isso: era Allan Kardec, no “Livro dos Espíritos”.

      A verdade é que tal conotação provém da ideia grega-platônica da natureza humana, sendo reforçada posteriormente pelos espíritas e espiritualistas, é uma doutrina da Nova Era, não é uma doutrina cristã. A própria Enciclopédia Judaica diz que os judeus não criam na imortalidade da alma antes da diáspora, os judeus atuais reconhecem isso, em nenhum lugar do AT há qualquer menção à sobrevivência da alma após a morte e em nenhum momento Jesus ou os apóstolos mudaram todo o conceito hebraico sobre a constituição da natureza humana.

      Portanto, creio que seria um salto muito grande abandonar as centenas de citações bíblicas quanto à natureza holista do ser humano para crer no conceito platônico e kardecista quanto ao mesmo, que não possui qualquer fundamento bíblico, pois parte nenhuma da Bíblia diz que nós possuímos uma alma imortal e que ela tem língua mesmo sem o corpo. Isso também tornaria INÚTIL a ressurreição, pois qual seria a finalidade em ressuscitar um corpo morto se tudo o que este corpo possui também pode ser desfrutado enquanto espírito?

      Segundo você, os espíritos já possuem forma corporal, tem roupas, tem língua, tem sentimentos, tem tudo... então pra que existe ressurreição? É por isso que eu sempre digo: a ressurreição é um enfeite na teologia imortalista. Ressuscita-se um cadáver para nada, pois já estaríamos no Céu antes disso e permaneceríamos muito bem sem ele (o corpo) se o tal corpo não ressuscitasse. E você vai mais além ainda, pois atribui corporalidade ao espírito! Isso é obviamente um fragrante contraste com o ensino bíblico, de que não existiria vida póstuma se não existisse ressurreição (1Co.15:19), que se não houvesse ressurreição os mortos estariam perdidos (1Co.15:18), e que, sem ressurreição, seria melhor comer, beber e depois morrer (1Co.15:32).

      Um abraço e que Deus lhe abençoe.

      Excluir
    5. Olá novamente Lucas, mais uma vez obrigado pelo espaço cedido e pela sua atenção as minhas contestações, vamos lá novamente;

      No caso de Estevão, mesmo sendo uma visão, eu a vejo como literalmente, ou seja, Deus permitiu que ele visse, algo real, vamos ao texto;

      "Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
      E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus." (At 7:55-56)
      Aqui, semelhantemente, ao que viu Estevão e o rico, trata-se de fatos reais e portanto, literais.(estou abordando esse exemplo, para mostrar a literalidade e de se tratar de fatos reais e não alegóricos).
      Concordo contigo, que se trata de fatos e acontecimentos diferentes, porém e nenhum dos casos eu os entendo por alegoria, principalmente o caso do Rico e Lázaro.
      Quanto ao fato de estarem próximo uns dos outros, eu discordo de vc, pelos texto expostos por mim e principalmente por este texto, senão vejamos;

      E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e "viu ao LONGE Abraão, e Lázaro" no seu seio.( Lc 16:23)

      Atente bem para essas expressões;

      "...ergueu os olhos..."

      "...viu ao LONGE Abraão..."

      Eu não vejo nenhum problema, se Lázaro "erguendo" os olhos e viu de "Longe" a Abraão, e os dois estão em pleno diálogo, mesmo estando longe, e, um pode ouvir o outro, não duvido do que está escrito, e nem tão pouco da palavra escrita e muito menos do poder de Deus.No texto não diz que estão próximos uns dos outros.

      Outro ponto, é que este lugar(seio de Abraão) não ficava no céu, ficava no Hades(Gr.)/Sheol(Hb.)
      Todos os que morriam, desciam ao shoel, justos e injustos, só que existia uma separação entre eles, por um abismo intransponível, (note que quando alguém morria, sempre era usada a expressão descer.Gn 37:35), Com o advento de Cristo, ninguém mais desce ao Hades, pois ele tirou de lá com a sua ressurreição, o seio de Abraão e levou para o terceiro céu, que é hoje o paraíso, Jesus disse que as portas do hades, não prevalecerá contra a sua Igreja.Portanto eu entendo que antes do advento de Cristo, todos desciam ao hades, sejam justos os injustos, a diferença, é que os justos iam para o seio de Abraão,que era lugar de consolo e repouso e os injustos para o inferno prisão que era lugar de tormentos.
      Quanto ao fato de vc falar que eu materializei o espírito, veja o que eu disse;

      "As almas e espíritos possuem formas espirituais com partes corporais, como o corpo físico"

      Nada aí no que eu disse, faz alusão de que estou materializando o espírito, apenas estou dizendo, que a alma tem uma forma corpória como o corpo físico.

      Ora, Deus é Espírito, assim como os anjos, qual será a forma corpória de Deus e dos Anjos?

      Foi isso que eu quis dizer, que as Almas/espíritos, são em formas corpórias, mas que isso não implique, que eles tenham corpo físico.

      Quanto ao fato de eu falar que um espírito tem língua, isso não implica uma língua física. Deus é Espírito e fala, assim como os anjos. Que língua é essa?
      Sobre os pontos levantados por te, nos textos da carta aos corintos, eu entendo que os mortos não desfrutam das promessas de Deus, neste estado(de mortos), estão sobre limitações impostas por Deus, uma delas é o estado de repouso, aguardando a pormessa da redenção do corpo físico, nas quais não estarão mais impostos as limitações, tanto física, como espíritual.

      Lucas, por horas é só.

      Vc é um dos debatedores que gosto de debater, pois vc respeita(assim como eu) a opinião do outro, mesmo não concordando.

      Um forte abraço, fica na paz de Cristo.







      

      Excluir
    6. Olá Neilom, me desculpe pela demora em respondê-lo, estive muito ocupado nestes últimos dias, nem toquei nada no site nessa semana. Quanto ao que foi argumento em torno do significado de Sheol e Hades, na verdade todo esse seu pensamento é refutado com um único versículo bíblico: Eclesiastes 12:7, que diz:

      “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7)

      Veja que o autor inspirado não diz que na morte o espírito desce ao Sheol/Hades esperando a ressurreição, mas sim que ele sobe para Deus! Eclesiastes é do tempo do AT, então é óbvio que eles criam que o espírito não descia ao Hades para só depois da ressurreição de Cristo subir a Deus no Céu, eles já criam que o espírito imediatamente voltava a Deus na morte já naquele tempo do AT. Isso não é nenhum problema para os mortalistas, pois sabemos que o espírito nada mais é senão o fôlego de vida (respiração) que mantém o corpo subsistindo, e não uma “alma” incorpórea que leva consigo consciência e personalidade após a morte, mas é um baita problema para os imortalistas, que não sabem sequer distinguirem alma de espírito – a maioria pensa que são a mesma coisa(!) – e que não sabem conciliar o fato de que o espírito voltava imediatamente a Deus já no tempo do AT com a ideia pagã de que a alma descia ao Hades como um local subterrâneo embaixo da terra cheio de castigos para os ímpios ou descanso para os justos.

      O Sheol bíblico é um local de silêncio, e não de gritaria do inferno:

      “Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor” (Salmos 115:17)

      “Se o Senhor não fora em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio” (Salmos 94:17)

      Mais claro ainda é o Salmo 94:17, que diz de forma enfática que o que habita no silêncio é a própria alma, derrubando a toda e qualquer tentativa de vulgarizar o termo como se fosse “silêncio somente para o corpo”. O salmista sabia muito bem que o local para onde iria após a morte seria de silêncio, e não de louvores entre os salvos ou de gritaria do inferno. Convenhamos: qual é o lugar do “silêncio” que o salmista fala? Claramente a sepultura. O local para onde a alma vai após a morte (Sl.94:17), em estado de total inconsciência (Ec.9:5,6; Ec.9:10; Sl.146:4; Sl.6:5; Sl.30:9; Sl.88:12). Outra prova clara de que os hebreus do Antigo Testamento sabiam muito bem que Sheol não era inferno, mas sim sepultura, é Jacó enterrando o seu filho José:

      “E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Sheol. Assim o chorou seu pai” (Gênesis 37:35)

      Jacó evidentemente ainda não sabia que na mitologia pagã grega (de imortalidade da alma) o Hades ficava no centro da Terra. Jacó foi cavando até o inferno para enterrar o seu filho José? Não, Jacó sabia muito bem que Sheol era puramente sepultura. Ele sabia disso porque essa era a crença da época, o sentido puro de Sheol.

      Ademais, Jacó foi enterrar o corpo morto de José e não uma alma ou espírito incorpóreo. Sheol não é um local de espíritos sem corpo, mas sim de corpos mortos. Sheol é claramente identificado como sendo sepultura, o pó da terra. Outras inúmeras passagens nos trazem um sentido completo de que Sheol não era habitação consciente de espíritos desencarnados. Alguns exemplos, por exemplo, podem ser encontrados em Jó e em Salmos:

      “Porventura não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento. Antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, à terra da escuridão e da sombra da morte” (Jó 10:20,21)

      “Será que fazes milagres em favor dos mortos? Será que eles se levantam e te louvam? Será que no Sheol ainda se fala do teu amor? Será que naquele lugar de destruição se fala da tua fidelidade? Será que naquela escuridão são vistos os teus milagres? Será que na terra do esquecimento se pode ver a tua fidelidade?” (Salmos 88:10-12).

      Excluir
    7. Como podemos ver, a terra era claramente descrita como uma “escuridão”. Ora, se o Hades é um local de tormento, com fogo e tudo, então o fogo remeteria à luminosidade. O local não seria nem lugar de “escuridão” e muito menos lugar de “densas trevas”. Onde há fogo, há luz. Essa descrição do Sheol bíblico anula a concepção pagã em um Hades cheio de fogo e espíritos vivos ali queimando. O Salmo 49:14 também deixa claro que até as ovelhas vão para o Sheol na morte:

      “Como ovelhas são postas na sepultura [Sheol, no original hebraico]...” (Salmos 49:14)

      É óbvio que o Sheol é apenas o pó da terra, o destino de todas as criaturas viventes. Jó também nos esclarece que o Sheol bíblico está longe de ser morada de espíritos queimando em meio às chamas, ao dizer que naquele lugar ele “já agora repousaria tranquilo; dormiria, e, então, haveria para mim descanso... Ali, os maus cessam de perturbar, e, ali, repousam os cansados; os prisioneiros também desfrutam sossego, já não ouvem mais os gritos do feitor de escravos” (Jó 3:13,17,18). Já não se ouve mais gritos, algo inconcebível caso Jó tivesse a ideia de que aquele local era um lugar de tormento ou de gritos de espíritos em meio às chamas.

      No livro de Eclesiastes também lemos:

      “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no além [Sheol], para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10)

      A palavra usada em Eclesiastes 9:10 com relação ao Sheol é que não há “chokmah” [inteligência, razão]. Morre o homem e o ser racional se vai. Não há inteligência, não há consciência. Biblicamente, Sheol não é, e nunca foi, uma morada de espíritos vivos e conscientes em alegria ou em tormento com fogo. Como se não fosse suficientemente claro o fato de que no Sheol não há obra, nem projeto, nem conhecimento, e nem sabedoria, o salmista afirma que “quem morreu não se lembra de ti; e no Sheol quem te louvará?” (Sl.6:5). É evidente que no Sheol não se pode louvar a Deus. Fica a pergunta: que tipo de “espírito” que é salvo e vai para este lugar sem poder louvar a Deus?

      No caso da revolta de Coré, por exemplo, relatada em Números 16, a terra “abriu a sua boca” e os seus seguidores “desceram vivos ao Sheol” (Nm.16:30; Nm.16:33). Seria extremamente inimaginável pensarmos que a terra abriu a boca para eles caírem até o centro da terra onde ficaria o Sheol, sendo que no meio dessa queda os seus corpos foram transformando-se automaticamente em espíritos desencarnados. A evidência aqui é tão forte que os próprios imortalistas admitem que Sheol aqui significa o pó da terra, corpos físicos sendo esmagados pela força da natureza através da ação divina (embora eles afirmem que este caso é uma “exceção”, o que vemos que não – é a regra!).

      Obviamente que o que aconteceu realmente é que a terra abriu a boca e os tragou enquanto ainda estavam vivos, descendo para a “cova” (ou “pó”), o que mostra a total correspondência entre estes dois termos. Mais forte ainda do que isso é o paralelismo evidente que constatamos em Jó: “Descerá ela às portas do Sheol? Desceremos juntos ao pó?” (Jó 17:16). Aqui vemos Jó fazendo o uso de um paralelismo entre o “Sheol” e o “pó”. Paralelismo é a sucessão de partes do discurso que tem entre si uma relação de similaridade de conteúdo; um encadeamento de funções sintáticas idênticas de valores iguais. Jó identifica o Sheol como sendo a mesma coisa que o pó da terra, ao relacionar ambos na mesma sentença expondo tal paralelismo. Após afirmar que ele desceria ao Sheol, afirma categoricamente que este lugar é o pó (Jó 17:16).

      Excluir
    8. O Sheol também é caracterizado como “a terra das trevas e da sombra da morte” (Jó 10:21,22), onde os mortos nunca mais vêem a luz (Sl.49:20; 88:13). É também, como vimos, a “região do silêncio”, e não de gritaria do inferno ou de louvores do Paraíso (Sl. 94:17; 115:17), para onde caminha a alma rumo ao local do silêncio (Sl.94:17). A ideia de descanso ou sono no Sheol fica evidente no livro de Jó que clama em meio a seus tormentos físicos: “Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? [...] Porque já agora repousaria tranquilo; dormiria, e então haveria para mim descanso [...] Ali os maus cessam de perturbar, e ali repousam os cansados” (Jó 3:11,13,17).

      No Salmo 141:7 também fica mais do que evidente que Sheol é claramente identificado como sepultura: “Ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura [Sheol] quando se lavra e sulca a terra”. Até os ossos desciam para o Sheol! Se Sheol fosse um local de morada de “espíritos”, o salmista certamente mencionaria isso, mas além negar tal fato ele acentua que são os ossos que descem ao Sheol, o que nos revela que é um local não de “espíritos”, mas de corpos mortos, que jazem na sepultura.

      Um dos textos mais claros de que o Sheol é uma referência à sepultura é o de Isaías 14:11, que diz: “Sua soberba foi lançada na sepultura [Sheol], junto com o som das suas liras; sua cama é de larvas, sua coberta, de vermes”. O detalhe é que o texto se refere a ele estar sendo comido de larvas e coberto de vermes, o que nos mostra a total correspondência entre o Sheol e o túmulo, abaixo da terra, e de quem estar lá ser um corpo morto, um cadáver, e não alguma alma ou espírito incorpóreo.

      De igual modo, Davi adverte seu filho Salomão com relação a Simei: “Mas, agora, não o considere inocente. Você é um homem sábio e saberá o que fazer com ele; apesar de ele já ser idoso, faça-o descer ensangüentado à sepultura [Sheol]” (1Rs.2:9). Novamente, o original hebraico verte a palavra “Sheol”, e não “sepultura” como a maioria dos tradutores preferiram traduzir. Aqui vemos que alguma pessoa pode descer ensanguetada ao Sheol, o que nos mostra claramente que o Sheol não é uma morada de espíritos incorpóreos, mas sim a própria sepultura, para o qual é o destino dos corpos que morreram (espírito não sangra!).

      Por isso, até mesmo o sangue das pessoas descem ao Sheol [sepultura]. Isso explica o porquê que em absolutamente nenhuma parte das Escrituras é mencionado espírito-ruach/pneuma no Sheol/Hades. Este nunca foi algum tipo de “morada de espíritos”! Fica mais do que claro que nenhum escritor bíblico pensava em Sheol como uma morada consciente de espíritos desencarnados, como um local de tormento ou suplício. Se fosse esse o sentido primário de Sheol, então veríamos uma infinidade de passagens bíblicas que relatam tal fato, o que não é verdade. Aliás, nem sequer o elemento “fogo” aparece relacionado em qualquer descrição bíblica do Sheol. Que maneira “estranha” de descrever o inferno!

      Excluir
    9. Portanto, vemos que o Sheol bíblico não é um lugar onde Caim está queimando há seis mil anos até hoje, mas sim uma figura da sepultura, o lugar para onde parte a alma após a morte (Is.38:17; Sl.94:17; Jó 33:18; Jó 33:22; Jó 33:28; Jó 33:30). Sheol é sepulcro, pó, profundezas da terra, morte, vazio, túmulo. Jamais foi morada de espíritos em plena atividade e consciência, em regozijo ou em tormento. Nunca é mencionado tormento no Sheol. Na parábola do rico e do Lázaro, o que ocorreu foi uma metaforização e personificação dos personagens (Abraão, Lázaro, o rico) bem como do próprio cenário onde se passava a parábola (Sheol), que não exige meios literais. Mas se você conseguir me provar que as outras parábolas, como a de 2ª Reis 14:9 ou a de Juízes 9:8-15 (em que as árvores falam) também são literais, eu me torno imortalista agora mesmo.

      Sobre a ressurreição, a pergunta não foi sobre o que acontece na ressurreição ou sobre quais são as recompensas após ela ou as limitações antes dela, mas sim sobre a sua NECESSIDADE. Você disse que na sua opinião teremos limitações impostas por Deus antes da ressurreição, mas isso não prova nada a NECESSIDADE da ressurreição, pois poderíamos alcançar a plenitude muito bem enquanto espíritos incorpóreos no Céu, pois já estaríamos com Deus e com todos os santos e anjos. Ou seja: se a Bíblia diz que a ressurreição é NECESSÁRIA, é porque não existiria vida póstuma se não fosse através dela, pois na teologia imortalista a vida póstuma existiria com ou sem ressurreição, conquanto houvessem algumas “limitações” que você disse.

      Um abraço e que Deus lhe abençoe.

      Excluir
    10. Eu não entendi essa do Neilom ao comparar uma visão de um morto e uma visão de um vivo: O rico e Estevão

      Excluir
  4. Olá Lucas, não se preocupe com a demora, os dias são corridos, eu tbm estou numa correria danada, e com o final de ano, é mais correia ainda.

    Lucas, acabei de ler os seus comentários e mais uma vez eu não concordo com eles, pois vc diz que o sheol é uma figura da sepultura e vc postou vários textos( que eu não irei refuta-los agora, por que demanda maais tempo, deixarei para uma outra oportunidade) para tentar provar isso.

    Lucas, eu não vejo assim, eu entendo que se trata de duas coisas totalmente distintas, o sheol sempre está relacionado ao lugar de alma, ou seja, é uma lugar onde tem vida, já nas sepulturas, só há corpos mortos e não almas. Na Bíblia, a palavra "alma" tem a ver com vida e não com morte. Quando a Bíblia informa que uma alma está no Sheol é uma indicação que a alma não desaparece após a morte do corpo humano.

    Veja este texto;

    Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si. Pausa
    Salmos 49:15


    Agora Lucas, veja que coisa absurda;

    "...minha vida da sepultura..."

    Ora meu irmão, onde na sepultura existe vida?

    Sepultura é lugar de corpo, e este sem vida.

    Poderia aqui expor vários textos que derruba, todas as suas pretensões, mas por enquanto vou para por aqui, pois como eu disse;

    "eu tbm estou numa correria danada, e com o final de ano, é mais correia ainda."

    Abraços, que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neilom, a paz de Cristo. Você negou a ligação de Sheol com sepultura, como eu provei em diversos textos bíblicos no artigo acima mencionado, mas não ofereceu textos bíblicos como base para uma refutação. Você citou apenas a concepção IMORTALISTA quanto a isso, a qual eu já conheço, e já abandonei exatamente em função da fraqueza de tais argumentos. Você diz que na Bíblia a palavra alma nunca está relacionada com a morte. Esse é um erro grotesco de interpretação bíblica, pois a Bíblia fala 59 VEZES QUE A ALMA MORRE:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2013/04/a-morte-da-alma-imortal-parte-2.html

      Ou seja: você diz que a palavra "alma" tem a ver com vida e não com morte, mas a Bíblia, por outro lado, por 59 vezes contradiz essa sua informação. O fato é que a palavra "alma" relaciona-se aos vivos durante a sua existência terrestre, mas também à morte, pois ela morre, assim como o corpo. É assim no Antigo e é assim no Novo Testamento. Dizer que a alma está no Sheol não significa de jeito nenhum que isso indica que ela está lá viva, da mesma forma que dizer que o corpo se encontra na sepultura não implica de modo algum que ele esteja vivo depois da morte. Para isso você teria que provar que há vida no Sheol, o que você não provou até aqui.

      Confesso que não entendi o que você quis provar com o Salmo 49:15. Ele fala da ressurreição física, da vida sendo redimida da sepultura. Nada tem a ver com imortalidade da alma. Ou você quis dizer que o texto bíblico diz algum absurdo? Não vi absurdo algum. A vida do salmista, ou seja, o ser vivo [ou alma vivente] iria partir à sepultura, de onde ele seria redimido na ressurreição. Este é um ensinamento bíblico, e não um absurdo.

      Um feliz ano novo para você e toda a sua família, e me desculpe novamente pela demora, nestes dias eu não toquei nada no blog e fiquei devendo um monte de resposta para um monte de gente...rs. Abraços!

      Excluir
  5. Lucas, acabei de ler todos os seus comentários aqui neste tópico e percebi como a Palavra de Deus é viva e eficaz para derrubar sofismas. Louvo a Deus pela sabedoria que ele lhe deu, parabéns mesmo.

    O que me assusta em tudo isso é ainda ver milhares de pessoas crendo sem rodeios nenhum que embaixo da terra existe um lugar que pode conter almas, espíritos. Observa você que para espíritos, ou almas desencarnadas, não pode haver portas, muros ou prisões, pois sendo espíritos, eles atravessam o que é matéria, blocos, concretos e paredes de qualquer natureza.

    O mais assombroso em tudo isso é ver pessoas acreditando mesmo que os santos do Velho Testamento estavam em algum compartimento embaixo da terra esperando que alguém fosse ali e os transportasse para o céu. Lucas, para muitos o indivíduo morre e continua vivo em outro lugar. Veja você o que arrumaram com a doutrina pós morte!

    Infelizmente milhões creem que os salvos do Velho Testamento, salvos pela fé que havia de vir, Lucas, estavam APRISIONADOS num local no centro da terra ouvindo os terríveis gemidos e reclamações de milhares de mortos. Queria saber como foi a conversa entre Noé com seus irmãos e sobrinhos que não foram salvos...

    Isso é simplesmente aterrador, Lucas, enquanto esperavam que alguém os tirasse dali, eles conversavam uns com os outros: cristãos com ímpios. Também fico me perguntando como teria sido uma conversa entre Moisés e o Faraó do êxodo ou entre Eliseu e Jezabel...

    Aliás, Lucas, quem estava moderando o debate entre os defuntos vivos antes da existência de Abraão?

    Jesus ironizou ao extremo a crença dos fariseus e ninguém percebeu. Veja você um detalhe curioso aqui em tres versículos da passagem, naquilo que ocorreu após a morte do rico,

    23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

    24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

    25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

    Percebeu como a crença estava centralizada em cima do Pai Abraão sobre o qual eles edificaram a doutrina? Não se falava em seio de Noé ou de Moisés antes de Abraão. Aliás, nunca se falou em seio de Abraão no V T. Jesus usou a crença dos fariseus para lhes dar uma lição diante da falta de socorro aos necessitados. Ele não usou a parábola para teologizar sobre o destino eterno de salvos e perdidos!

    Jesus não era brincadeira não. Ele era demais para essa turma de fariseus incrédulos, Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Alon, perfeito!

      Só lamento que alguns imortalistas jamais aceitarão essa verdade bíblica, pois a parábola do rico e Lázaro é um verdadeiro "carro-forte" da doutrina deles, a qual eles não podem abrir mão. Já pensou o que seria se eles aceitassem o fato óbvio de que o relato de Lucas 16 é uma mera parábola sem meios literais? Lá se ia para a lata do lixo milhares de "artigos teológicos" sobre "Seio de Abraão", sobre "compartimento no Hades", sobre "teletransporte dos salvos", e assim por diante. Eles teriam que reformular toda a teologia deles, pois muita coisa está fundamentada puramente em cima de uma... parábola!

      Mas isso não é de se surpreender, pois toda heresia se fundamenta sobre argumentos frágeis, fracos, superficiais, os quais são fáceis de se refutar à luz de uma análise crítica do texto, respeitando as regras da exegese.

      Um forte abraço abraço e um feliz ano novo :)

      Excluir
  6. Mas afinal de conta o inferno de tormento eterno existe ou não?Sou evangelico novo convertido e estou lendo a biblia mais afundo e estou na duvida se o tormento eterno existe.apesar da minha igreja acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lino , busca no google : na mira da verdade . Lá vc vai encontrar tudo o que quiser saber sobre a bíblia .

      Excluir
    2. Li o teu artigo no teu blog,mas eu gostaria também de saber como se dará esse castigo,será no corpo físico Lucas Banzoli?quanto tempo durará,não seria isso também um tipo de purgatório tão combatido pelos evangélicos?Essa parte sinceramente eu não consigo entender,se puder me esclarecer fico agradecido,shalon!

      Excluir
    3. "Li o teu artigo no teu blog,mas eu gostaria também de saber como se dará esse castigo,será no corpo físico Lucas Banzoli?"

      Sim, porque será depois da ressurreição, e a ressurreição é em um corpo físico (em carne).

      "Quanto tempo durará?"

      Depende dos pecados de cada um e do conhecimento que a pessoa teve a respeito de Cristo (Lc 12:48-49).

      "Não seria isso também um tipo de purgatório tão combatido pelos evangélicos?"

      Nada a ver, purgatório na teologia católica é um lugar para onde pessoas SALVAS vão se PURIFICAR para entrar no céu, e o geena é um lugar onde pessoas CONDENADAS vão ser CASTIGADAS antes de serem eliminadas.

      Essas questões eu trato melhor no meu livro sobre o tema, "A Lenda da Imortalidade da Alma", disponível na lista de livros:

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Abs!

      Excluir
  7. 1- corpo mais folego de vida = alma vivente 2- não existe inferno, a palavra inferno significa sepultura ou seja quando a pessoa morre o corpo volta ao pó o folego de vida volta pra Deus e todas as emoções e sentimentos que costumavamos sentir tando para o bem quanto para o mal enquanto estavamos vivos morrem com a gente na cova, então o inferno é um total estado de insconciência da pessoa na cova lá não existe pensamento nem emoção alguma, não é porque você fez o mal que você sera torturado no inferno depois da morte,você só passara por um estado de inconsiencia total ou seja como os ateus dizem - "tudo termina na morte".

    ResponderExcluir
  8. 3- mas se tudo termina na morte como seremos salvos? Foi isso mesmo que jesus veio resolver, todo homem que se entrega pra ele não morrera nunca mais mas os que pecam se transformam algo aleatorio ou seja desaparecem pra sempre na sepultura.

    ResponderExcluir
  9. 1-Corpo+espirito=alma vivente 2-inferno=estado de total inconciência da pessoa na seputulra indepedente se ela fez o bem ou o mal todos os seus sentimentos e emoções morrem com ela.3 -salvação é quando o homem percebe que foi criado por Deus e que o homem sem Deus está morto, a parti dessa percepção a ingnorancia é afastada e a aliança de jesus é feita com o homem para se conectar com Deus.4- o pecado é a ingnorancia do homem que o mata aos poucos ou seja em quanto mais se peca mais afastado de Deus
    o homem fica.5- para os que entenderão o verdadeiro sentido da salvação há uma segunda percepção
    nada pode afastar o homem do amor de Deus.6- o objetivo de Deus para os que entenderão é abrir os
    olhos dos que não entenderão.7-se é assim estão não existe a luta entre o bem e o mal só existe o amor
    eterno no infinito agora e do outro lado a ausencia desse amor. 8-quem entendeu então faça o que jesus
    mandou:"ame uns aous outros" 9 - a morte é para o pecado e por causa da corrupção da natureza humana ou seja a ausencia do amor de Deus tudo o que essa pessoa conhece morre com ela, incruindo o amor que é Deus ou seja quem morre com Deus ainda que morra por causa do pecado viverá porque o amor é a vida eterna ai se explica o " EU SOU QUEM SOU" 10- a duvida é pecado porque isso lhe atrapalha e lhe faz perde tempo alem de causar muita confusão na mente é a ai que entra a fé que é a crença em algo que vai da certo indepedente de como vão as coisas.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou jesus mas eu procuro absorver conhecimento, pesquiso tanto na area cientifica quanto na religiosa tiro uma conclusão logica e no final tudo aponta pra Deus eu entendo a vontade dele, pratico e isso produz vida."ame uns aous outos "esse ensinamento é universal.

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucas Banzoli

    Boa noite

    É uma parábola especial pois cita nomes. O fato da mesma ensinar uma lição moral não impede que ensine sobre a imortalidade da alma ou seja uma coisa não exclui a outra.
    Abrãao, Moisés e os profetas que forma citados existiram realmente e não foram personagens fictícios logo Lázaro e o rico também foram personagens reais.

    Considerar que o rico representava os judeus e Lázaro os gentios dá uma idéia incompleta pois alguns judeus aceitaram a Cristo e alguns gentios não aceitaram a Cristo então seria mais coerente pensar que o rico representaria todos os seres humanos que não aceitaram e não aceitam Jesus e que Lázaro representou e representa os que aceitam a Jesus porém pensando nessa universalidade a mensagem assume uma idéia que ultrapassa a cultura judaica e assim não exclui a idéia da imortalidade da alma.
    Em Lucas 16:28 é falado do "lugar de tormento" , qual seria a explicação para esse versículo na visão mortalista? o que significa 'lugar de tormento"?
    Em Lucas 16:21 é usada a palavra "cães" e "chagas" ,qual seria a explicação mortalista para esse versículo na visão mortalista? O que significa " cães" e "chagas"?

    Não se trata de um simples texto isolado para tentar demonstrar a imortalidade da alma mais um texto que contém em si informações importantíssimas e que ensina sobre a mesma. Por exemplo a fórmula do Batismo na Santíssima Trindade em Mateus 28:19 só tem em uma passagem apenas e veja a importância dela.

    Um abraço e felicidades

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.

      Se você conseguir me mostrar alguma regra universal das parábolas que obrigue todas elas a não terem nome nenhum e que se tiverem tenham que ser interpretadas literalmente, por favor me avise com urgência e eu mudo de doutrina agora mesmo. Mas é claro que isso não existe. Parábolas, com ou sem nomes dados aos personagens, continuam sendo parábolas de qualquer forma. Assim como uma piada não deve ser interpretada literalmente (independentemente se a piada traz nomes ou não), parábolas também não devem ser alvos de uma análise rasa como essa.

      Tem que entender em que contexto Jesus dizia aquela parábola. Para quem ele estava aplicando aquelas palavras? Aos fariseus. Eles ali estavam representando os judeus como um todo, simplificados na parábola pela figura de Lázaro. Jesus disse que o Reino seria tirado dos judeus e dado à Igreja espalhada entre os gentios (Mt.21:43), ainda que alguns judeus creiam. Portanto a Bíblia admite generalizações até certo ponto. O Reino de Deus estava sendo tirado dos judeus e dado à Igreja, é o que Jesus ensina na parábola e o que Paulo ensina em suas epístolas.

      Suas duas perguntas mostram um desentendimento sobre parábolas. Parábolas não tem que necessariamente possuir uma interpretação ou significado para cada parte do que ela diz. Muitas vezes as partes são apenas um plano de fundo, um cenário preparado para o que realmente interessa, que é a lição moral que se toma dela. Por isso é sem sentido dizer que tudo na parábola tem que ter um significado. Mesmo se fosse assim, o "lugar de tormento", aplicado ao rico, que representava os judeus não-convertidos (especialmente os fariseus), pode perfeitamente remontar a um "tormento" espiritual que eles passariam dali em diante, perdendo todas as suas regalias. De fato, em 70 d.C os judeus foram exterminados pelos romanos e o templo foi destruído - muitos dos fariseus morreram e a linhagem deles foi quebrada.

      "Cães" e "chagas" eram duas figuras da situação dos gentios antes de Cristo. Eles não tinham privilégio nenhum. Eles comiam das migalhas. Eles estavam cobertos de "chagas" espirituais, sem esperança, até surgir Jesus e tirar o Reino dos judeus e dar a eles (aos que creem).

      A trindade é evidenciada por muitos versículos e não só por Mateus 28:19. E além disso Mateus 28:19 não é uma parábola, e portanto a sua analogia aqui é totalmente inválida. Seria preciso, neste caso, mostrar uma ÚNICA doutrina importante da Bíblia que seja fundamentada exclusivamente pelos meios "literais" de uma... parábola. E isso, me desculpe dizer, você não irá encontrar.

      Deus lhe abençoe.

      Excluir
  12. Olá Lucas

    Boa noite

    Atos 17:16 mostra a doutrina da imortalidade da alma.


    Um abraço e felicidades

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???

      Atos 17:16 diz:

      "Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos" (Atos 17:16)

      Cadê a imortalidade da alma???

      Excluir
  13. Olá Lucas

    Jesus utilizou os nomes para apontar algo real, mesmo não tendo regras universais. Repare que eu considero como parábola porém uma parábola especial.

    O fato de ser uma lição moral não exclui a mensagem da imortalidade da alma. A parábola foi dirigida primeiramente aos fariseus porém foi deixada escrita para a Igreja lendo, então foi naquele momento para eles mas depois para toda a Igreja. Em Mateus 21:43 diz que a iria para a Igreja logo a mensagem escrita iria também com a lição moral e com a doutrina da imortalidade da alma junto. A parábola não exclui elementos reais.

    O lugar de tormento na parabola é depois da morte e não em vida. Veja o texto diz que o rico morreu e foi sepultado conforme Lucas 16:22 . O ano 70 seria num futuro e se a mensagem da parabola estava sendo dirigida aos fariseus que estavam vivos talves alguns deles não passassem por aquele tormento futuro logo a explicação mais plausível é que era um estado no além que já´existisse efetivamente.Para se encaixar no seu argumento seria necessário que todos os judeus que não aceitaram Jesus tivessem passado pelo tormento do ano 70 d.c.

    O batismo na Santíssima Trindade só tem um texto. Agora a doutrina da Santíssima Trindade tem mais textos. A fórmula para batizar só tem em um texto.

    A imortalidade da alma está em outras passagens e Jesus sabendo disso falou esta parábola de uma forma especial.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.

      Sua primeira afirmação é uma suposição sua. "Jesus usou os nomes de algo PARA APONTAR ALGO REAL". Por que Jesus fez isso COM ESTA FINALIDADE? Eu não vi até hoje um único argumento decente nessa direção. A maioria dos imortalistas responde dizendo que é porque "em parábolas não se usa nomes", mas para isso necessitariam de alguma "regra universal das parábolas" que as proibissem de usar nomes. Como esta regra não há, este princípio não existe. Você, pelo menos aparentemente, concorda que essa regra não existe, mas ainda assim insiste na tese de que Jesus usou nomes para "apontar algo real", mesmo tendo somente a sua palavra para afirmar isso, sem nenhuma evidência externa. Seria necessário então mostrar alguma evidência que indique, de forma conclusiva, que Jesus SÓ PODERIA ter usado nomes se ele quisesse apontar algo real.

      Você insiste na tese de que "a parábola não exclui elementos reais", mas o problema é que vocês, imortalistas, são EXTREMAMENTE ARBITRÁRIOS na escolha daquilo que é real e daquilo que não é real na parábola. Basicamente, o que vocês fazem é como o "bem me quer / mal me quer". O que cabe na teologia de vocês "é literal", o que não cabe na teologia de vocês "não é literal". O rico sentia sede no inferno? Então não é literal. Lázaro estava no "seio de Abraão"? Então é literal. Veja que vocês não tem um critério definido para dizer aquilo que é e aquilo que não é literal dentro da parábola, vocês apenas pegam como literal aquilo que é favorável à doutrina da imortalidade da alma, de forma totalmente arbitrária e seletiva. Não há um critério. Nós temos um critério, o critério de que nenhum meio de parábola precisa ser literal, nada, precisamente por ser uma parábola.

      Veja que você insiste na "literalidade seletiva" ao contestar a minha resposta sobre o tormento do rico. O que eu respondi, eu respondi sob uma perspectiva espiritual/alegórica e não sob uma perspectiva real/literal. É claro que sob a perspectiva real/literal essa parte da parábola tem que se aplicar ao pós-morte, mas isso não existe dentro da perspectiva espiritual/alegórica. Vocês, me desculpe dizer, parecem João Calvino, que rejeitava os meios da parábola do bom samaritano (porque contradiziam a doutrina da depravação total) mas paradoxalmente usava outra parábola, a do rico e Lázaro, para provar a imortalidade da alma. Trata-se de uma literalidade seletiva.

      A diferença entre a Trindade e a imortalidade da alma é que, MESMO SE tivéssemos apenas o texto de Mt.28:19 para provar a trindade (o que eu discordo, pois existem mais textos), ainda assim isso deveria ser levado em consideração pois Mt.28:19 NÃO É UMA PARÁBOLA. Se Mt.28:19 fosse uma parábola, aí sim a sua analogia estaria coerente e teríamos que usar outras passagens. Mas você não me mostrou outras passagens que provem a imortalidade da alma fora da parábola do rico. Comentarei sobre Atos 17:16 logo abaixo.

      Abraços!

      Excluir
  14. Olá Lucas Banzoli

    Olha na Almeida Revisada e Corrigida. Acho que você pegou da NVI.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tinha visto na NVI. A Almeida diz:

      "E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria" (Atos 17:16)

      É comum a Bíblia atribuir "sentimentos" ao espírito, pois existem sentidos secundários para a palavra "pneuma". A Bíblia faz constantemente a mesma coisa com o coração, por exemplo. Do coração procede as saídas da vida (Pv.4:23), devemos a amar a Deus de todo o nosso coração (Dt.6:5), o coração se alegra (Pv.15:13), o coração pode ser "de pedra" (Ez.11:19), o coração se angustia (Is.65:14), o coração se endurece (Êx.10:27), o coração é fiel ao Senhor (Dt.30:6). É lógico que o coração, em si, não é nada disso. Ele é apenas um órgão muscular oco, que bombeia o sangue de forma que circule no corpo. Mas em sentido SECUNDÁRIO, ou alegórico, ele pode ser tudo isso.

      A mesma coisa se aplica ao espírito. Em sentido primário, real, ele nada mais é que o fôlego de vida, mas em sentido secundário pode adquirir funções "sentimentais", tal como o coração. Na verdade, se você ver o original hebraico constatará que na Bíblia até mesmo o rim é usado em sentido secundário como sede dos pensamentos e sentimentos, em algumas passagens. O Dr. Samuelle Bacchiocchi tem um estudo espetacular sobre isso, muito completo mesmo, que eu lhe recomendo entusiasticamente que o leia. São dois capítulos, segue abaixo os links:

      http://www.verdadeonline.net/textos/cap2-ivimortal.htm

      http://www.verdadeonline.net/textos/cap3-ivimortal.htm

      No meu livro eu me foquei mais nas passagens bíblicas que falam do estado do homem entre a morte e a ressurreição, enquanto o Bacchiocchi no livro dele se foca mais nos significados originais de alma e espírito, da forma mais aprofundada que já li em toda a minha vida.

      Abraços!

      Excluir
  15. Boa noite Lucas Banzoli, gostei muito do seu artigo. Vejo que é bem estudado e busca respostas na bíblia. Isso é muito bom, pois as pessoas estão sobrecarregadas de costumes e tradições. Tradições essas, à qual nosso inimigo o Diabo faz questão de propagar para difamar o nome glorioso do nosso Deus Jeová. (Apoc 12:9). Apocalipse 14:1-5 nos diz quem vai reger com Cristo nos céus. A idéia do inferno de fogo profana a santidade de Jeová, pois Deus é amor. E como a fonte de todo amor, por pior e mais perversa que fosse a pessoa, Deus NUNCA permitiria que ela sofresse eternamente nas mãos de seu maior inimigo, o Diabo. Um ponto que também entra em conflito. Pois Apocalipse 20:1-3 nos diz o destino de Satanás. Portanto ele e seu domínio não é eterno. Eu encontrei seu artigo procurando argumentos para tratar sobre essa parábola com uma colega de trabalho. E eu gostei muito da sua explicação. Houve alguns excessos, mas não interferiu na qualidade. Parabéns. Me chamo Rodrigo, sou Testemunha de Jeová. Não sei se ja teve contato conosco, mas aconselho a procurar uma próxima a você. Buscamos estudar bastante a bíblia e temos ela como autoridade máxima em nossas vidas. Um grande abraço. Fique com Jeová.

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Lucas!

    Parabéns pelo estudo, trabalho de Excelência! Isso é o mínimo que eu posso falar de tal obra realizada,estava elaborando um estudo sobre a parábola do rico e Lázaro e me deparei com esse seu blog, cara fantástico! Digo isso porque já fui alguns anos atrás um "Imortalista", mas graças ao Salvador Jesus Cristo e muita leitura a luz da palavra...e conhecereis a verdade e ela vós libertará...que é fato, fiquei esclarecido e satisfeito chegando a mesma conclusão e interpretação sua nesse estudo, fortalecendo harmonicamente na visão Bíblica,não deixei também de ler os comentários e lamento aos irmãos que ainda resiste com argumentos tão fracos teológicos diante de uma obra tão esclarecedora, já passei por isso e sei que uma mentira repetida varias vezes acaba tornando-se verdade, mas sei também que o Senhor Jesus, seus discípulos e seus apóstolos já orientavam sobre os falsos mestres enganando a muitos, no entanto ficamos em alerta quanto a essa orientação que é real e o que mais tem se manifestado em nossos dias.
    Parabéns Lucas e que Deus continue te abençoando e dando sabedoria.

    Fica na Paz meu irmão!

    Orando por todos...
    Samuel

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma duvida se o ser humano morre e fica sem consciencia como explicar Moisés conversando com Jesus no monte da transfiguração? Foi uma exceção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/11/moises-no-monte-da-transfiguracao.html

      Excluir
  18. Na parte que está escrito: "Diz apenas que era 'um homem ímpio e... morreu'”, leia-se: "Diz apenas que era 'um homem RICO e... morreu'".

    ResponderExcluir
  19. Irmãos, tudo o que Jesus diz é muito mais profundo do que possamos imaginar.
    Todas as respostas, parábolas de Jesus tem no mínimo 4 nível de interpretações.
    Lucas tá faltando mais inteligência na hora de fazer as interpretações dos textos.

    Paulo disse assim como devemos trazer a imagem daquele que é material (primeiro adao) também devemos trazer a imagem do último adão Jesus Espiritual.

    Aos irmãos que pregam q o inferno é a sepultura eu pergunto: O que significa nascer dinovo? Será que é voltar a barriga da mãe Lucas? Será que o novo nascimento e material?

    Lucas nossa referência e CRISTO, ele só ressuscitou mais Trouxe com ele milhões de pessoas, olha pra JESUS que você vai entender seu futuro.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nascer DINOVO? Você tá de brincadeira? Eu posso saber o que é nascer DE NOVO, mas nascer DINOVO não sei não, confesso. Admito minha ignorância.

      Cristo quando ressuscitou trouxe MILHÕES DE PESSOAS? De onde você tirou isso? Me mostra o verso bíblico, por favor. Verso bíblico que diga de onde essas pessoas saíram, para onde essas pessoas foram, e de que raios você tirou que foi "milhões".

      No mais, já tenho artigos refutando os neo-gnósticos como você, que negam a ressurreição da carne, pensando se tratar de uma ressurreição meramente espiritual. Não vou nem perder tempo com isso, leva essa pra casa:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/12/refutando-os-neo-gnosticos-que-negam.html

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2013/08/refutando-os-neo-gnosticos-que-negam.html

      E mais essa sobre o "corpo espiritual":

      http://ocristianismoemfoco.blogspot.com.br/2015/07/ressuscitaremos-em-carne-ou-em-corpo.html

      Volte aqui quando:

      (1) Souber escrever.
      (2) Ler (e refutar) os artigos supracitados.
      (3) Tiver os versos biblicos que digam que Jesus trouxe "milhões" de pessoas para sabe-se lá que lugar.

      Enquanto não tiver nada disso, volte aqui nunca mais. Seu mimimi é completamente dispensável neste blog.

      Eu posto um artigo de vinte páginas, e você responde com analfabetismo e ignorância. Oh, Deus, dai-me paciência...

      Excluir
  20. O imortalista foi refutado "dinovo".
    Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Lucaz tenho uma pergunta que, não é exatamente sobre a passagem bíblica em questão, mas se puder responder ficaria grato. Eu sei que você não tem formação na área da neurologia, mas gostaria de saber sua opinião. Quando especialistas dizem que, determinado problema é pscologíco e não físico, como um materialista faz essa distinção, não deveria ser tudo em termos físicos? Ou quando o médico encontra uma pessoa fisicamente normal, o que é essa área psicológica que precisa ser ativada é física? Se sim como você sabe? E quem ativa essa área, como a ativa se é parte da constituição física? Note bem que, todo aquele que faz afirmação de uma crença, tem o ônus de prova-la. O mortalista, assim como qualquer materialista, afirma que, a mente é igual o cérebro, ou seja; não existe mentes incorporeas. Acho essa alegação muito difícil de sustentar. É o mesmo que dizer que mentes incorporeas são impossíveis. Você terá que provar isso,somente para o ser humano para não se tornar um ateu. Mas nesse caso a dificuldade para você é a mesma que eles enfrentam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, meu nome é "Lucas" e não "Lucaz". Eu nunca vi existir um "Lucaz".

      Segundo, não sei em qual cientista você se baseia, mas quando os médicos falam que algum problema é psicológico, eles não estão dizendo que o problema não é físico, mas é um mero eufemismo para dizer que o problema reside no cérebro (aspecto mental do indivíduo), e não em algum outro órgão do corpo. A depressão por exemplo, é tida como um problema "psicológico", mas há remédios que podem melhorar muito a situação do indivíduo. Até ateus usam o termo "psicológico", isso não implica em nada na existência de uma alma platônica, não distorça as coisas.

      Terceiro, deixe de inverter o ônus da prova, nenhum mortalista tem que provar a inexistência da alma, são os imortalistas que tem que provar que a alma existe. No máximo, a única coisa que os mortalistas precisam fazer é refutar os argumentos fraquinhos dos imortalistas, mas NÃO SE PROVA QUE ALGO NÃO EXISTE!!! Se eu disser que existe um Monstro do Espaguete Voador, voando em cima de um unicórnio rosa com uma capa do Batman, e que ele está aí do seu lado neste exato momento, mas que você não consegue vê-lo porque ele acionou um efeito mágico de invisibilidade, como você vai PROVAR que ele não existe? E se eu disser que "essa é a sua crença" (i,e, que ele não existe), e então jogar o ônus da prova no seu colo? Essa é a distorção mais grosseira do ônus da prova que eu já vi em toda a minha vida. Quando alguém diz que algo não existe se PRESSUPÕE que outra pessoa já fez uma afirmação positiva anterior (i.e, que aquela coisa EXISTE); logo, o ônus da prova recai sobre essa outra pessoa, independentemente de quem falou primeiro. Essa coisa de que o ônus da prova é de "quem falou primeiro" é uma falácia ridícula de amadores que não entendem nada do básico da lógica modal.

      Quarto, eu não disse que "mentes incorpóreas são impossíveis". É impressionante a sua capacidade de distorcer o que eu digo. Dizer que algo não existe, é diferente de dizer que este algo é IMPOSSÍVEL de existir. Uma coisa pode existir, mas mesmo assim, não existir na realidade. Seria possível existir no nosso mundo dragões e unicórnios, mas diante das evidências, parece que eles não existem. A mesma coisa vale pra alma. Ela poderia existir (se houvessem evidências), mas todas as evidências indicam o contrário.

      Quinto, você realmente quis dizer que se não existe alma temos que nos tornar ateus? Sério mesmo? Quando eu li sua primeira linha pensei que fosse mais honesto, quanto mais continuei lendo, mais me decepcionei. Quer dizer que homens como Oscar Cullmann, John Stott, Martinho Lutero e outros aniquilacionistas famosos eram ateus? Quer dizer que o Rodrigo Silva, um dos maiores apologistas cristãos do Brasil contra o ateísmo, é um ateu? Acho que você tem sérios problemas, psicológicos mesmo (e não significa que tenha uma alma).

      Excluir
  22. Muito bom estudo só quem abre a mente e o coração pode entender as escrituras

    ResponderExcluir
  23. apesar de ler apenas um pouco tem pontos importantissimos;;; a ama 'e mortal,,, sheol realmente 'e sepultura ,, e realmente ninguem queima num fogo do inferno ,,parabens ao autor ,,poderia fazer parte da verdade

    ResponderExcluir
  24. eu queria que o senhor me esclarecesse, já que a alma morre, Apocalípse as almas clamando por vingança dos seus inimigos, e quando Jesus disse: que Deus não é Deus dos mortos que pra ele todos vivem? mas sem polêmicas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o texto de Apocalipse:

      http://desvendandoalenda.blogspot.com.br/2012/12/as-almas-debaixo-do-altar.html

      Sobre o "Deus de vivos":

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2013/06/deus-de-vivos-e-nao-de-mortos-revisado.html

      Aceito refutações, mas sem polêmicas...

      Excluir
  25. Me responda uma coisa, o ensino da Trindade é bíblia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ensino da trindade não é a Bíblia, mas está na Bíblia.

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com