Refutando argumentos idiotas contra a Sola Scriptura




No desespero em juntarem o máximo de conteúdo possível contra a Sola Scriptura para atacarem a Bíblia, os teólogos e apologistas a serviço de Roma inovaram e inventaram os piores argumentos possíveis já vistos pelo homem. Tais argumentos de vez em quando causam algum incômodo a algum leigo que tem pouco ou nenhum conhecimento da doutrina reformada, mas não chegam a fazer cócegas em estudiosos, e são completamente inúteis em um debate inteligente. Mostraremos e refutaremos tais argumentos a partir de agora.


• A autoria dos evangelhos

Um dos argumentos idiotas perpetuados por alguns apologistas inexperientes é o de que não há a autoria de Mateus no Evangelho de Mateus, nem o de João no Evangelho de João, nem o de Marcos no Evangelho de Marcos, e isso de alguma forma significa que a Sola Scriptura é falsa. Este argumento é mais uma vez uma falsificação e um espantalho do real entendimento de Sola Scriptura, que novamente devemos avisar aos teólogos papistas que não é o princípio segundo o qual tudo tem que estar na Bíblia, mas sim o de que todas as doutrinas tem que estar na Bíblia.

A autoria de quem escreveu algum evangelho é uma doutrina? Não. Então isso não afeta em nada o princípio reformado de Sola Scriptura. Para o lixo mais este argumento.

Como nota adicional, devemos observar que a autoria dos evangelhos ou de qualquer outro livro não é de nenhuma importância; o que importa é o conteúdo que está presente no livro. Da mesma forma que não importa se o autor deste livro chama-se Lucas Banzoli ou se é Adamastor Elefôncio da Costa Pinto, mas sim o conteúdo que está neste livro, igualmente o que importa na questão dos evangelhos não é quem escreveu mas sim o que escreveu.

Adicionamos ainda que nem mesmo a tradição é capaz de afirmar a autoria do livro de Hebreus, mas os papistas creem neste livro mesmo assim, o que mostra que nem eles mesmos levam a sério o seu próprio argumento em torno da autoria dos livros, pois se uma autoria que não consta na Bíblia significa que a Bíblia não é suficiente, então uma autoria que não consta na tradição deveria implicar no mesmo. Mas eles ignoram o fato de que a tradição não dá certeza da autoria de Hebreus e mantém o “argumento” de que a Bíblia não dá certeza da autoria de alguns evangelhos. Isso é um argumento claramente tendencioso e arbitrário, e, portanto, mais um que vai para a lata do lixo.


A Sola Scriptura só seria possível a partir da invenção da imprensa

Este é com certeza o argumento mais infame de todos os argumentos mais estúpidos que temos conhecimento. Eles dizem que a imprensa foi criada no século XV e que antes disso poucas pessoas tinha acesso à Bíblia, e de alguma forma concluem que por causa disso a Sola Scriptura é falsa, pois aquelas pessoas não poderiam ler a Bíblia. Mesmo se isso fosse verdade, o que isso prova na questão da natureza das Escrituras? O nível de autoridade da Bíblia depende da data da criação da imprensa? Quem foi o primeiro a dar a sugestão de um argumento tão ridículo como esse?

Além de tornar a natureza e autoridade das Escrituras dependente de uma invenção humana, eles por essa lógica também deveriam anular a própria tradição oral para as pessoas surdas, porque elas não poderiam ouvir a tradição da Igreja Romana. Mas se o fato de uma pessoa ser surda não altera em nada a existência da tradição oral, então o fato de uma pessoa não poder ler a Bíblia por ser analfabeta ou por não ter acesso a ela também não altera em absoutamente nada o nível de autoridade das Escrituras.

Os Pais da Igreja também viveram muito antes da invenção da imprensa, mas vimos nos capítulos 3 e 4 mais de quatrocentas citações patrísticas da adoção do princípio de Sola Scriptura por eles. Isso também prova que a autoridade da Bíblia não depende da invenção da imprensa. Os romanistas distorcem mais uma vez de maneira grosseira o sentido de Sola Scriptura, pois Sola Scriptura não é o princípio segundo o qual todos tem que ter uma Bíblia para ler, mas sim o de que todas as doutrinas tem que estar na Bíblia.

Assim sendo, o ensino oral para aqueles que não têm Bíblia ou que são analfabetos deve ser pregado de acordo com o conteúdo registrado nas Escrituras, e isso não tem nada a ver se essas pessoas podem ler a Bíblia ou não. E da mesma forma que Deus não vai punir todos os índios ao inferno só porque eles não tiveram acesso à tradição nem ao magistério romano, ele não vai punir as pessoas que não puderam ter acesso à Escritura, mas que viveram uma vida com uma conduta moral de acordo com ela.

Sustentar que a Bíblia não podia ser a regra de fé até o século XV porque só depois disso é que os leigos tiveram mais acesso a Bíblia é como sugerir que Jesus não podia ser o Salvador antes do século XVI porque só depois disso é que os índios tiveram acesso à cultura européia e aos valores cristãos. Ou seja: é mais um argumento frouxo que supera o nível da imbecilidade. 

Continua... 

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,

-Extraído de meu livro "Em Defesa da Sola Scriptura".


-Meus livros:

- Veja uma lista de livros meus clicando aqui.

- Confira minha página no facebook clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros blogs:

LucasBanzoli.Com (Um compêndio de todos os artigos já escritos por mim)
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Artigos devocionais e estudos bíblicos)
Desvendando a Lenda (Refutando a imortalidade da alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)
Fim da Fraude (Refutando as mentiras dos apologistas católicos)

Comentários

  1. Respostas
    1. Um dia seu blog será muito famoso, uma referência no Brasil. E todos verão que eu fui o First. Serei famoso também. :)

      Excluir
    2. Não será enquanto se manter no anonimato.

      Excluir
    3. Serei um famoso-anônimo. :)

      Excluir
  2. Pastoral da Macumba.
    https://www.facebook.com/PastoralDaJuventudeArquidioceseDeFortaleza/posts/1122397344479671

    ResponderExcluir
  3. É ilícito o cristão recorrer à astrologia?

    ResponderExcluir
  4. Você considera o ateísmo como uma religião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, exceto se "religião" for tomado em um sentido mais amplo, porque seu significado original é "religar a Deus", e os ateus não creem em Deus, portanto não precisam "religar" nada.

      Excluir
  5. Lucas, o que faz a ICAR ser tão elitista?
    No RJ, o colégio católico São Bento tem uma mensalidade de três mil reais para quem faz o ensino médio. Nas universidades católicas pelo Brasil, dificilmente alguém consegue estudar por menos de dois mil reais. Meu avô era advogado, tinha um escritório alugado - que era da ICAR - e ele me disse que eles cobravam muito caro, o imóvel valorizou e em 2 anos (fim de contrato), eles queriam o dobro do aluguel e ele teve que sair de lá. Enfim, são muitos exemplos. O que faz essa igreja ser tão elitista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles sempre foram elitistas deste jeito, aqui na PUC/PR em 2009 a mensalidade de Jornalismo estava acima de 2 mil reais, eu passei em terceiro lugar e tive que abandonar por causa da mensalidade caríssima. Se pensar bem, isso vem desde a Idade Média. Só entrava nas universidades católicas clérigos e nobres, o povão (95% das pessoas da época) ficava sempre de fora, e nem alfabetizado era. Isso não é um fenômeno de agora, é uma construção histórica que já leva séculos. A ICAR sempre esteve do lado dos ricos e contra o povo.

      Excluir
    2. N sou católico, mas para manter uma boa universidade é necessário dinheiro.

      Excluir
    3. Dinheiro sim, mas mais de 2 mil reais de mensalidade quando em comparação as universidades não-católicas exigem muito menos que isso?

      Excluir
    4. Os pastores recebem grandes salários em relação aos seus membros e ninguém fala nada..... Quanta hipocrisia

      Excluir
    5. Então abra um site e vá falar mal de pastor.

      Excluir
    6. Lucas, a maioria dos estudantes das universidades medievais não era de nobres. A nobreza dava pouco valor ao estudo. E mais: até onde eu saiba, não havia mensalidade nem matrícula.

      Excluir
    7. Quanto você acha que custavam os livros necessários para entrar nessas universidades medievais? Você acha MESMO que um camponês pobre que era praticamente um escravo trabalhando para o seu senhor teria dinheiro e condições para abandonar o seu feudo, largar seu senhor e tomar dinheiro dele para ir estudar nessas universidades? kkkkkkk

      De fato, parte da nobreza não dava valor aos estudos. Foi por isso que eu escrevi CLÉRIGOS antes de NOBRES. E os clérigos da época também era nobres; aliás, a riqueza da Igreja superava a riqueza dos nobres. Um pouquinho de história pra você:

      “Esses os conhecimentos dos letrados medievais, isto é, da generalidade dos clérigos que frequentavam as Universidades. Quanto aos homens do povo e aos próprios barões, eram, muitas vezes, analfabetos, não sabendo nem ao menos traçar o próprio nome, que substituíam por uma cruz, dando, assim, origem à palavra assinar, a qual primitivamente significava traçar uma cruz em lugar do nome” (LINS, Ivan. A Idade Média – A Cavalaria e as Cruzadas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Pan-Americana, 1944, p. 224)

      “Os estatutos parisienses de 1215 exigem cursar oito anos na faculdade de teologia e uma idade mínima de trinta e cinco anos para obter o doutorado. Portanto, as universidades estão povoadas por uma minoria, uma elite intelectual e social” (LE GOFF, Jacques. La Baja Edad Media. 1ª ed. Madrid: Siglo XXI, 1971, p. 246)

      Excluir
  6. O princípio Sola Scriptura requer que todas as doutrinas cristãs estejam explícitas na Bíblia para serem cridas?

    ResponderExcluir
  7. Lucas , o que vc acha dos libertários, pode um cristão ser libertário?

    Na internet ta tendo briga de libertários com conservadores , mas acho os argumentos dos libertarios bons como a legalização das drogas e o controle das libertades individuais pelo estado ser ineficiente

    Eles além de defenderem o livre mercado tb defendem as liberdades sociais e individuais , sei que nós cristão acreditamos que o homem é depravado e não pode seguir sua própria moral , mas como eles argumentam : " se as pessoas são ruins , pq que um grupo de pessoas ruins , no caso , o Estado, garantiria nossa segurança e ordem "

    Não sou libertario mas acho os argumentos deles bons , acho que não podemos exigir que não cristãos sigam a moral cristã , o que vc acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim quem defende drogas e promiscuidade não é cristão. Ser cristão e ser conservador são sinônimos. Se a coisa está ruim com o Estado tentando controlar as drogas, imagine como estaria se o Estado não fizesse nada. Se as coisas estão ruins com o Estado indo atrás de traficantes, imagine se o Estado providenciasse locais onde qualquer pessoa poderia comprar drogas a plena luz do dia. Obviamente que muito mais gente iria se drogar, se viciar, roubar para comprar mais e mais drogas, e assim por diante. O Estado ficaria inchado só de pessoas que precisariam de tratamento médico para o problema. E isso também implicaria em mais impostos dos contribuintes.

      O anarco-capitalismo é uma peste sem sentido. Um mundo sem Estado é o que os comunistas sempre sonharam. Um mundo que seria governado por quem tivesse mais força, o que implicaria que pequenas gangues tomariam o poder em cada local. É por isso que até hoje ninguém na história do planeta foi suficientemente louco para propor o anarco-capitalismo. O Estado sempre existiu em todo lugar, faz parte do básico necessário para a sobrevivência dos mais fracos.

      Excluir
  8. Lucas, essa objeção a sola scriptura também vale uma resposta boa.

    Lucas, como você responderia a essa pergunta:

    Como você responderia a essa pergunta:

    — Fale-me a respeito da atuação da SS logo no início, quando a Igreja foi fundada por Cristo em cerca de 30 D.C. e o primeiro livro do Novo Testamento, 1Tessalonicenses só foi escrito 20 anos mais tarde. Se você ler o livro dos Atos, verá que a Igreja estava crescendo muito rapidamente naquele período. Três mil se converteram em apenas um dia em Atos 2,41 e em Atos 2,27, mais e mais se convertiam a cada dia. Atos 4,4 menciona cinco mil novos adeptos. Como pode um adepto da SS explicar este crescimento fabuloso sem um Novo Testamento para guiar estes primeiros convertidos????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É óbvio que enquanto os apóstolos estavam vivos eles poderiam seguir o que eles falavam. Mas hoje em dia o que eles falaram só se encontra preservado no que foi passado por escrito.

      Excluir
  9. Próxima desculpa: " Nós somos os substitutos de Jesus na terra, então temos autoridade para falar qualquer besteira pseudoteológico que quisermos"

    Ricardo Soares

    ResponderExcluir
  10. Tens algum artigo refutando tudo isso?
    http://seuhistory.com/noticias/os-cinco-milagres-mais-polemicos-da-historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho a praxe de refutar "milagres", embora quase todos eles já tenham sido refutados em algum lugar. Pra mim isso aqui já é o suficiente:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/10/os-milagres-na-igreja-catolica-sao-de.html

      Excluir
  11. Lucas, li seu artigo sobre o catolicismo e o paganismo, mas depois me deparei com isso:
    http://www.montfort.org.br/old/perguntas/semirames.html
    Você teria como refutar? Existe alguma coisa (livro, site...) que mostra a história de Seriamis e Osiris? Só consegui achar na internet que Seriamis era uma rainha que fundou a Babilônia e que foi aos céus transformada em pomba (essa ultima parte eu li na Wikipedia, mas não confio muito nela)
    Agradeço sua resposta desde já, que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo sobre catolicismo e paganismo não é meu, mas do Pr. Samuel Yakov do site "O Pesquisador Cristão". Eu apenas reproduzi o conteúdo com o nome do autor (ele). Neste caso, seria melhor perguntar pra ele sobre isso do que pra mim, visto que eu tenho pouco conhecimento sobre o assunto. O que eu posso recomendar é a leitura do livro "As Duas Babilônias", onde Alexander Hislop fala sobre isso:

      http://pt.scribd.com/doc/75949835/Alexander-Hislop-As-duas-Babilonias-Portugues#scribd

      Excluir
  12. Qual a melhor tradução da bíblia? Alguns grupos dizem que a bíblia King James (usada pelos reformadores) é a mais correta do mundo, o que você acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A KJ é a melhor em escala mundial, e eu considero a NVI a melhor em português.

      Excluir
  13. Existe alguma diferença entre calvinismo e fatalismo? Ou calvinistas são fatalistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o calvinista for calvinista mesmo, ele será tão fatalista quanto Calvino era. O que diferencia o calvinismo do fatalismo é que o calvinismo inclui mais coisas que apenas o fatalismo.

      Excluir
  14. Você conhece o monge Godescalco? O que acha dele?

    ResponderExcluir
  15. A Paz!vc crê que o homem foi a lua?se possível cite alguns argumentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio. Veja esses vídeos, especialmente o último:

      https://www.youtube.com/watch?v=O50NPEemtcc

      https://www.youtube.com/watch?v=ceQd6Qv014E

      https://www.youtube.com/watch?v=iZZVapGt_v4

      https://www.youtube.com/watch?v=enPQlF24SIk

      https://www.youtube.com/watch?v=RNdrxwo9Io4

      https://www.youtube.com/watch?v=PniLRuq1b_E

      Excluir
  16. O que você acha dos feriados católicos?

    ResponderExcluir
  17. Tá demorando muito para aprovar os comentários, posso ser moderador? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só demorei desta vez, porque esses últimos dias tive aula de manhã à noite.

      Excluir
    2. Posso ser um moderador emergencial?

      Excluir
    3. Não precisa, eu me viro bem sozinho.

      Excluir
    4. Posso te ajudar fazendo alguma coisa?

      Excluir
    5. Posso fazer alguma coisa para me sentir útil para alguém nessa vida? :(

      Excluir
    6. Na verdade pode sim. Se você tiver muito tempo de sobra e for muito bom no inglês, pode traduzir os meus livros :)

      Excluir
    7. Nível intermediário, creio que dá para adiantar algumas coisas. Qual livro você quer que eu traduza? :)

      Excluir
    8. olá Anônimo, me interessei pelo seu interesse em ser útil,
      sou escritor recente, sem oportunidades,
      leia o meu livro cristão e você se interessar por ele, pode traduzi-lo para o inglês? só que daria muito trabalho pois tem 276 páginas:
      http://projeto-igrejasemissoes.blogspot.com.br/

      Excluir
  18. Lucas , paz e graça
    fugindo do assunto, você tem alguma coisa sobre a quaresma.
    obrigado, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  19. Sou mórmon, mas li seus vários artigos sobre ateísmo, devocionais, etc, e vejo que você realmente é um cara de Deus. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem interesse em conhecer nossa igreja? Temos uma ferramenta online que localiza a igreja mais próxima de você... :)

      Excluir
    2. Já tenho uma igreja, mas se quiser passar o site, fique a vontade.

      Excluir
    3. https://www.mormon.org/por/capela

      Caso você tenha interesse em visitar um dia, sem compromisso, tenho certeza que será muito bem recebido.

      Excluir
    4. Lucas vc considera os mormons hereges?

      Excluir
    5. Não, mas tenho hestiações com base em alguns ensinamentos.

      Excluir
  20. A partir do momento em que o cristão defende a prática do aborto ele é apóstata da fé?

    ResponderExcluir
  21. O que você acha de um novo regime militar comandando o Brasil?

    ResponderExcluir
  22. Sola Scriptura não foi necessário enquanto os apóstolos viviam. Mas, afirma-se com frequência que os crentes devem ser como eram bereanos!

    Essas duas afirmações são contraditórias, pelos menos à primeira vista.

    Vamos analisar: se os apóstolos tinham a mesma autoridade da Bíblia, pois o que falaram é que foi escrito, como os crentes tinham liberdade para julgar o que eles falavam indo ao Antigo Testamento para certificar-se disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há contradição. O que os apóstolos ensinavam era o Messias predito no AT. Portanto, o AT levava a Cristo. Foi o que os bereanos fizeram para aceitar a mensagem de Paulo.

      Excluir
    2. Quando uma doutrina é pregada hoje o crente é ensinado a julgar tudo pelas Escrituras, que é a única fonte de doutrina cristã: Sola Scriptura. Como os cristãos do primeiro século fariam isso, já que o AT não tinha as doutrinas que foram reveladas no NT (batismo, etc.)

      Excluir
    3. Não podiam. Mas podiam pelo AT chegar à conclusão que Cristo é o Messias. E isso bastava para levar à autoridade dos discípulos e do NT.

      Excluir
  23. Isso significa que não podemos fazer isso também hoje, para agir como agiam os primeiros cristãos. A Bíblia é a pregação apostólica escrita, inspirada, etc. AT aponta para Cristo - que, sabendo disso, leva à autoridade dos discípulos - que escreveram a Bíblia. Não podendo julgar a pregação dos apóstolos não podemos julgar a Bíblia. Como certificar-se que nossa interpretação está correta? Como saber se a interpretação que outros nos apresentam está correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que podemos julgar a pregação dos apóstolos, por aquilo que eles escreveram. A não ser que eles fossem bipolares, que escrevessem uma coisa e dissessem outra. E neste caso você teria o ônus da prova de mostrar quais são essas coisas que os discípulos só disseram oralmente, e quais as provas de que eles realmente disseram aquilo.

      Pode começar assim:

      1) Quem disse?
      2) Quando disse?
      3) Para quem disse?
      4) Quais são as provas cabais de que disse isso mesmo?

      Quando você responder a estas quatro questões, aí podemos começar a debater sobre tradição oral.

      Excluir
  24. Lucas , eu so queria divulgar um site muito legal e antigo , pena que poucos o conhececem , ele conta toda historia do protestantismo , e tb tem conteúdo apologetico

    Www.protestantismo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sr. Otávio
      Eu sempre pesquiso na Internet pra ver se alguém está criticando/elogiando/divulgando algum dos meus artigos e encontrei a sua mensagem. Agradeço gentilmente por ter divulgado meu site. Não é muito conhecido porque não é um site tão voltado pra debates. Eu não participo muito de debates. Mas contém artigos de defesa da fé.

      Deus o abençoe e ao site também.

      Marcell de Oliveira
      www.protestantismo.com.br

      Excluir
    2. Gostei bastante desse site. O conheci através desse comentário e vou colocar entre as páginas recomendadas do meu blog.

      Vi que vocês traduziram artigos em defesa de Lutero do si tem do James Swan e também do site do Turretinfan. São excelentes fontes e espero que vocês continuem esse trabalho. Somos carentes de material apologético em defesa do protestantismo. Que continuem esse excelente trabalho.

      Excluir
  25. Como vc sabe que o NT tem 27 livros? Quem disse? como chegou nesse número de 27? quem garante que é 27 mesmo e não 25,28?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei porque a Igreja (eu disse Igreja, não Igreja Romana) reconheceu isso sob inspiração do Espírito Santo e com base em premissas históricas sustentáveis.

      Excluir
    2. A Igreja Católica também "econheceu isso sob inspiração do Espírito Santo e com base em premissas históricas sustentáveis". Então você concorda nesse ponto.

      Excluir
    3. Nós e a Igreja Romana temos o mesmo cânon bíblico (do NT), portanto este é um ponto em comum em ambas as vertentes.

      Excluir
  26. Qual é a sensação de ser famoso?

    ResponderExcluir
  27. Faltou algo na resposta sobre "julgar" um ensino bíblico. Como saber se uma interpretação é correta, 100% correta, ou seja, que está conforme o Senhor ensinou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é como perguntar: "Como um cientista pode estar 100% com certeza de que sua convicção científica sobre x é verdadeira?". Como Adauto Lourenço pode ter convicção de que o criacionismo é verdadeiro e Francis Collins pode ter convicção de que o evolucionismo é verdadeiro? Como um historiador pode chegar a ter certeza absoluta de um fato histórico, mesmo quando há outros historiadores que pensam o contrário? É da mesma forma que o intérprete bíblico pode ter "certeza" de que está certo: analisando as evidências de ambos os lados, estudando e concluindo. É claro que 100% de certeza de que está certo ele só vai ter no Céu, quando chegar lá. Mas se analisar honestamente as evidências de mente aberta para onde a verdade levar ele já vai estar dando um grande passo adiante. Um passo muito maior do que alguém que simplesmente confia cegamente na interpretação do papa sem evidência nenhuma de que tal interpretação esteja certa.

      Excluir
    2. E se eu analisei "evidências de ambos os lados, estudando e concluindo", se eu analisei "honestamente as evidências de mente aberta para onde a verdade levar", e vi que a interpretação "do papa" (ou dos monges do Monte Athos) têm muitas evidências para me convencer de que estejam corretas, então tudo bem?

      Excluir
    3. Legal, mas você segue a interpretação do papa Libério, que assinou um credo ariano, ou dos papas não-arianos? Você segue a interpretação do papa Vigílio e do papa Honório, que aderiram à heresia monotelista, ou os papas não-monotelistas? Você segue a interpretação de Zózimo, o papa pelagiano, ou dos papas não-pelagianos? Dos papas da época da inquisição, que obviamente a apoiavam, ou de João Paulo II e Francisco, que pediram perdão pela inquisição? Dos papas até meados do século XX, que se expressavam abertamente contra a liberdade de pensamento, ou dos papas modernos mais ecumênicos e liberais?

      Você mencionou os monges do Monte Athos, ortodoxos. Você segue a interpretação desses monges, de que Maria não teve uma concepção imaculada, de que não existe supremacia e infalibilidade papal, de que o purgatório é uma lenda romana e de que o Espírito Santo procede apenas do Pai, ou segue a Igreja Romana que diz tudo ao contrário?

      Querendo ou não, gostando ou não, você PRECISA usar sua consciência individual para fazer suas próprias interpretações e chegar às próprias conclusões. Não é tão simples como jogar tudo nas costas de um papa romano ou de um monge ortodoxo. Seria bom demais se fosse tão fácil assim. A História mostra que não.

      Excluir
    4. claro que preciso usar a minha consciência individual. todo mundo usa. e eu posso usar a minha consciência individual para achar que pelágio ou nestório ou mani ou ellen white ou joseph smith são "OK". mas no fundo vc não respondeu à pergunta. no fundo, está tudo bem sim, se eu quiser seguir o papa, ou um patriarca ortodoxo, tendo estudado e "analisado as evidências", e sendo guiado pelo espírito santo.

      Excluir
    5. Você está confundindo tudo, DE NOVO. O fato de você poder usar sua consciência individual NÃO SIGNIFICA que necessariamente você irá usá-la da forma correta. Tem gente que usa consciência indvidual pra seguir o Inri Cristo. Da mesma forma que o livre-arbítrio, Deus dá o livre-arbítrio a todos, mas isso não significa que todos irão usá-lo corretamente. Não confunda alhos com bugalhos.

      Excluir
  28. A Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo
    escrevi um livro que contêm argumentos a favor da fé(criacionismo, arqueologia, sola scriptura, profecias, filosofia) e também tem um projeto para as igrejas e missões e gostaria que conhecesse e me ajudasse a divulgar
    Disponibilizo o livro gratuitamente no meu blog, acesse e leia o livro:
    http://projeto-igrejasemissoes.blogspot.com.br/

    Leia o livro(tem 276 páginas) e se gostar do livro, me ajude a divulgá-lo,
    grato desde já

    ResponderExcluir
  29. Se alguém vai analisando honestamente e chega à conclusão que Jesus não é Deus e outro faz o mesmo trabalho e conclui que Jesus é o Deus Todo-Poderoso, ambos serão salvos, suponhamos, por que foram honestos?

    ResponderExcluir
  30. Generalize essa ideia, da questão acima, para todas as doutrinas. Se alguém crê em Jesus como Salvador, mas tem opiniões diversas por resultado de sua própria pesquisa e análise honesta nos diversos temas, pelo que podemos saber, ele poderá ser salvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que a salvação é por honestidade. A salvação é pela fé no sacrifício pessoal de Jesus em nosso favor. Todo mundo que crê em Jesus como salvador único e suficiente, que morreu em nosso lugar e ressuscitou para a nossa justificação, está propício a ser salvo. As outras doutrinas são importantes, mas somente na medida em que elas podem interferir na salvação ao nos desviar de Deus ou ao nos aproximar dele.

      Excluir
    2. E se eu analisei "evidências de ambos os lados, estudando e concluindo", se eu analisei "honestamente as evidências de mente aberta para onde a verdade levar", e vi que a interpretação "do papa" (ou dos monges do Monte Athos) têm muitas evidências para me convencer de que estejam corretas, então tudo bem?

      ótimo! então eu acredito nisso tudo aí. mas vc disse "propício", então quer dizer que não basta, certo? então eu não preciso acreditar nem que a bíblia é a palavra de deus, nem que o êxodo existiu, nem que jesus fez milagres, nem na trindade, nem que jesus é deus, eu não preciso ser batizado, nem nada. que ótimo. estou salvo.

      Excluir
    3. Você bebeu, não sabe ler ou simplesmente gosta de deturpar as palavras dos outros?

      Excluir
  31. Lucas, não consigo parar de assistir pornografia!

    A questão é que eu não quero parar! Sinto muito prazer fazendo isso! Sinto também muita culpa, mas o prazer que eu tenho é maior do que a culpa. Por favor, me ajuda. Estava vendo há 2 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto você não se decidir intelectualmente contra a pornografia, você não vai conseguir vencê-la. Pornografia pode parecer bom no início, mas é viciante e depois enjoativo, o cérebro busca sempre novas formas de se satisfazer e é um tempo completamente inútil desperdiçado e jogado fora. Estudos mostram que o cérebro é literalmente corroído pela pornografia. Eu postei no meu outro blog um estudo que trata a este respeito:

      http://ateismorefutado.blogspot.com.br/2015/04/a-moral-humanista-secular-parte-1.html

      Ore a Deus contra isso, louve-o e leia a Bíblia. Mas principalmente, tenha em mente que este não é um mal pequeno. Este é um mal que pode acabar com você se você não tratá-lo da forma que a emergência merece.

      Abs.

      Excluir
    2. Meu amigo, que atire a primeira pedra quem nunca caiu no pecado da pornografia. É constrangedor falar sobre isso, mas eu só consegui vencer esse vício terrível através de oração e jejum. Não esqueça esse último, sem JEJUM dificilmente vencemos os vícios.

      O grande Agostinho de Hipona dizia: "O jejum purifica a alma, eleva a mente, submete a carne ao espírito, torna o coração contrito e humilhado, dissipa a névoa da concupiscência, amortece o ardor da luxúria e acende a luz da castidade".

      Excluir
  32. Pode um Cristão ouvir música de cantor(dupla) como por ex:Jorge & Mateus??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, desde que a música não tenha uma letra anticristã. O Maurício Zágari já escreveu muito bem sobre isso neste artigo:

      https://apenas1.wordpress.com/2011/09/26/cristao-deve-ouvir-musica-do-mundo/

      Excluir
    2. Eu gosto de ouvir música anticristã. Me anima.

      Excluir
  33. Ir em uma balada e beijar garotas é pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o certo é namorar seriamente, ser fiel e constituir um núclero familiar sólido.

      Excluir
  34. Pode-se concluir que: tendo Jesus como único e suficiente Salvador é, pelo que foi dito, "quase" dispensável preocupar-se tanto com doutrinas. Isso não é afirmação de que tal conclusão é verdade, mas que vem do que foi proposto. Alguém vai ter que admitir ou não que uma doutrina o atrapalha ou não em sua comunhão com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discutir cada doutrina em suas minúncias é trabalho dos teólogos, não dos leigos. O leigo que trabalha em alguma atividade secular por 8, 10 ou 12 horas por dia, além de ter que cuidar de sua família e administrar seus negócios, simplesmente não tem tempo para ir a fundo teologicamente em cada ponto doutrinário. Ele tem que crer em Cristo e seguir o núcleo da fé que qualquer pessoa sensata que ler as Escrituras concluirá, sem se perder em pontos doutrinários secundários. Estes pontos secundários não são de todo irrelevantes, mas não são essenciais para a salvação ou perdição de uma alma com pouca instrução teológica.

      Excluir
  35. É permitido o cristão ser membro de uma torcida organizada de futebol?

    ResponderExcluir
  36. Você tem algum artigo sobre o milagre de Lanciano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/10/desmascarando-o-milagre-de-lanciano.html

      Excluir
  37. Olá Lucas . A paz do Senhor. O qua acha da música gospel conteporanea?
    Eu particularmente sou eclética, embora prefira o international. Nunca fui muito chegada na música cristã brasileira, embora hoje curta uma ou outra .
    Particularmente, ouço muito Hillsong,porém, venho a "descobrindo" coisas a respeito da igreja,e consequentemente da banda de louvor, que está se bandeando pro lado do catolicismo romano. Algo bem decepcionante. Como uma "mega church", eles estão se tornando igreja de "celebridades",promovendo o ecumenismo entre o islamismo (o pastor sênior chama de chrislam) protestantismo e catolicismo romano, algo que repudio.
    Sinto unçao demais na música deles, mas há boatos que usam simbologia ocultista em seus "shows", e cantam até música secular ali !!! Ouço música secular também, e como você diz acima, dependendo da letra não há problema, mas acho que num "culto musical" colocar o mundo num local de louvor á Deus é totalmente anti cristao. Ou seja, cada macaco em seu galho.
    Piorou ainda, quando os mesmos tocaram num evento promovido pela igreja católica romana, no mesmo palco e hora onde eles faziam as "catimbozeras" catolicas lá. A missa.kkkk. Alguns dos encontros deles aliás, estão sendo promovidos pela ICAR.
    Você acha válido,lícito, continuar ouvindo músicas de louvor independente da conduta de seu ministério de louvor? Principalmente se esse ministérios tem um pé no "sujo" e "pacto" com a seita romana, mesmo quando as letras aparentemente louvam a Cristo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a situação é complicada, mas eu particularmente entendo que se a música é válida, não importa quem a fez, pode ser cantada. Se fôssemos deixar de louvar músicas por causa de quem a fez, então seria difícil ter certeza de que música iremos cantar. Como saberíamos com 100% de certeza que determinado cantor não tem uma vida de pecados ocultos que ninguém sabe? Como poderíamos ter absoluta certeza de que qualquer cantor cristão é cristão mesmo, e não mais um lobo em pele de cordeiro querendo enriquecer fazendo músicas?

      Se fôssemos levar tudo isso em conta, no fim estaríamos cantando apenas nossas próprias músicas e olhe lá. Eu acho válido louvar com músicas que foram feitas por cantores duvidosos, e se esses cantores se desviarem, então que eles paguem o preço com Deus no dia do juízo, mas não acho que a conduta deles irá influenciar negativamente no nosso louvor, naquilo que sai dos nossos lábios com sinceridade diante de Deus.

      Excluir
    2. Agradeço a resposta. Não tinha parado pra analisar por esse ponto de vista :).
      Valeu!

      Excluir
  38. O que vc acha do Fábio sabino???

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Na sua opinião Armínio foi o melhor intérprete das escrituras?

    É verdade que Armínio era calvinista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que ele tenha sido o melhor, mas foi um dos melhores, com certeza. Ele não era calvinista, apenas recomendava os escritos de Calvino depois dos seus. Ou seja, ele admirava Calvino, no que eu não vejo problema nenhum, embora discordasse teologicamente dele no que tange ao determinismo e à predestinação.

      Excluir
  44. Alguém de uma religião cristã que não ensina a justificação pela fé, mas sim a justificação pela fé + obras, a pessoa pode ser salva?

    ResponderExcluir
  45. Testemunhas de Jeová são hereges?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O que não significa que todo TJ vá para o inferno ou algo do tipo. Eu considero a Torre de Vigia herética por ser exclusivista demais e negar certos pontos doutrinários tidos como fundamentais.

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Lucas, pelo que entendi, você tem 23 anos, é formado em História, Teologia e Comunicação, certo? Tem alguns livros publicados, alguns blogs, faz mestrado e pretende fazer doutorado. Ainda assim arranja tempo para manter um dos maiores blogs sobre heresias da ICAR na internet, e para responder idiotas que vem aqui tentar te refutar de vez em quando. Minha pergunta é: COMO???????????????? Onde você arranja tempo? E depois de responder isso, me diga se você é o Batman ou o Super Homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho tempo porque ainda não estou lecionando, quando estiver terei bem menos tempo, é verdade. Pretendo começar a dar aulas ano que vem, quando terminar o mestrado.

      Não gosto muito do Batman nem do Super Homem, prefiro o Arqueiro Verde :)

      Excluir
  48. Quais os principais pontos que fazem com que a ICAR seja herege?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oração pelos mortos, idolatria a Maria e aos santos, rezas repetidas, purgatório, culto às imagens.

      Excluir
    2. Lucas, o que é heresia?

      Excluir
    3. Qualquer doutrina que vá contra as Escrituras.

      Excluir
    4. e o que é ir contra as escrituras? quem define o que vai contra as escrituras? se para X uma ideia vai contra as escrituras, mas para Y essa ideia está nas escrituras, então, segundo X, Y é herege.

      Excluir
    5. Ohhhh, não me diga, sério mesmo que para X ele está certo e para Y ele está errado? Uau, cara, acho que você tem que publicar a invenção da roda, não é possível possuir tanta sabedoria em uma pessoa só, vocês são fantásticos!

      Quem define é Deus. Só Deus sabe acima da possibilidade de erro quem está certo e quem está errado. Nós, meros mortais, DEBATEMOS usando a inteligência que o próprio Deus nos deu, opinamos, discutimos, racionalizamos. É assim que construímos o mundo à nossa volta, o qual pessoas medíocres como você parecem não fazer parte, pois para tudo necessitam da palavra de uma autoridade humana infalível. Daqui a pouco até para limpar a bunda no banheiro você irá dizer que precisamos de uma autoridade infalível para definir que isso é certo.

      Francamente, vocês são ridículos. E eu não vou mais perder tempo discutindo com imbecis. Fale com a minha mão.

      Excluir
  49. O que você faz para se divertir?

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Como escritor, o que você acha da nova reforma ortográfica de 2009?

    ResponderExcluir
  53. Lucas,é verdade que o nome de Jesus é citado no alcorao mais vezes do que o de Maomé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, ainda não li o Alcorão inteiro.

      Excluir
    2. é verdade. e daí? citar um nome não quer dizer nada.

      Excluir
  54. o q acha da teoria da terra plana,Tem gente que se baseia na Biblia para Apoia-La

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia realmente tem partes que apoia a ideia de uma Terra plana, mas elas não precisam ser tomadas ao pé da letra (a Bíblia também diz que o morcego é uma ave, por exemplo, enquanto sabemos que é um mamífero). O que vai determinar o formato da Terra são as evidências científicas mais do que o que a Bíblia diz.

      Excluir
    2. e vc acredita que ela e plana

      Excluir
    3. Eu vejo problemas em ambas as teorias.

      Excluir
    4. Quais problemas vc vê no modelo geoidal?

      Excluir
    5. 1) O fato de todas as fotos e vídeos da NASA mostrarem uma esfera perfeita e não um "geóide".

      2) O fato do horizonte subir sempre ao nível de visão quanto mais se sobe em um balão por exemplo (em vez do horizonte ir descendo à medida em que se sobe o balão).

      3) O fato de câmeras instaladas em balões atmosféricos em 35 km de altiutude não mostrarem qualquer curvatura.

      Basicamente é isso.

      Excluir
  55. A sua última postagem teve 18 comentários. A postagem atual possui 109 comentários. 6 vezes mais. Na sua opinião, o que houve para ocorrer esse aumento tão grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, talvez seja porque esse artigo ficou mais tempo na tela principal, mais de uma semana.

      Excluir
  56. Como reconheço se determinada igreja é uma seita ou não?

    ResponderExcluir
  57. Qual foi o comentário mais idiota que você já recebeu nesse site?

    ResponderExcluir
  58. Você acredita em sonhos premonitórios?

    ResponderExcluir
  59. Respostas
    1. O correto é estar congregando com os irmãos, mesmo que seja em uma casa e não num templo formal. Então se por "desigrejado" você quer dizer alguém que não vai em lugar nenhum, eu sou contra, mas se quer dizer alguém que congrega em casas, sou a favor (e também não tenho nada contra quem congregue em templos).

      Excluir
  60. Lucas, tenho dúvidas sobre a existência de Deus, da Palavra, ás vezes chego até negar. Como posso vencer minha incredulidade?

    Você frequenta alguma igreja? Se sim, qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os meus livros "As Provas da Existência de Deus" e "Deus é um Delírio?", que podem fortalecer sua fé. Tem links pra download no final desta página do meu outro site:

      http://apologiacrista.com/meus-livros

      Mais especificamente:

      https://mega.nz/#!WlxWjJoY!R3BT5u6N3jCFRFssZ4DA7IQyslHC4aH2aH18x-6tfH4

      https://mega.nz/#!utIXGKKA!yf00D7jznS0cPN08iRhhcSdobcsjIR1KuUnRlvHg5Kc

      Eu sou da Comunidade Alcance de Curitiba/PR.

      Excluir
    2. Ok, baixarei, abs

      Excluir
    3. Por que você indicou os seus livros, e não o livro de Norman Geisler, por exemplo? Você considera o seu livro o melhor de apologética?

      Excluir
    4. Que eu saiba o Norman Geisler não disponibiliza os livros dele de graça na internet para serem baixados por qualquer um... eu citei os meus porque qualquer um pode baixar e começar a ler agora mesmo.

      Excluir
  61. Basicamente, o católico repudia a sola scriptura como regra única de doutrina pois ela é a sentença de morte do catolicismo romano. Muito conveniente...........
    Enfim.
    O Estado é laico, certo?
    Como então sendo laico, os feriados religisos são esmagadoramente católicos? Isso não fere a constituição? Ter que guardar dias que são de um grupo religioso totalmente contrário ao seu , não é errado pra um país que se diz laico no papel?
    Lembro me que é televisionado inclusive missas em rede nacional (como a missa do galo se não me engano, certo?).
    Embora o país tenha uma herança católica muito grande, eles têm perdido cada vez mais pro protestantismo. Sabemos disso.
    Mas parece eles querem que a gente engula o catolicismo romano a todo custo.
    Li não sei onde, que os feriados já existiam antes da constituição ser definida. Eles não deveriam ter abolido isso quando decidirem proclamar que o Brasil é um país sem religião oficial? Me parece que há um artigo no qual fala que o Estado "apoia" a diversidade religiosa, mesmo assim,esse artigo não vai contra a própria constituição? Se é laico não deveria ser neutro?
    Parece até coisa conspiratória. É laico só na teoria mas por baixo dos panos, o "dono" em assuntos religisos é o Vaticano. Você tem algum artigo sobre isso Lucas ?


    Não é atoa que o país vive na m*rda. O deus "oficial" do país tem até dia de comemoração: "Nossa" senhora....... Incrível........
    Catolico deve ler Salmos 33:12 sem ter noção da diferença de gênero feminino e masculino alí? #indignada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nataly, infelizmente não tenho ainda artigo sobre isso, mas agradeço seu comentário. Abs!

      Excluir
  62. Não, na verdade nós que agradecemos pelos excelentes artigos e livros :) !
    Leitores assíduos.
    Fica com Deus ! ��

    ResponderExcluir
  63. Qual a importância dos pais da igreja? Agostinho deve ser considerado como doutor ou como herege?
    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agostinho não era "herege" de modo algum. Alguns pensam assim por causa da imagem que os apologistas católicos pintam dele, imagem essa que o Bruno Lima já destruiu completamente nos artigos dele que eu recomendei aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2016/03/bruno-lima-esmiuca-texto-do-astronauta.html

      Os Pais da Igreja tem sua importância, mas uma importância obviamente inferior a das Sagradas Escrituras.

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com