Pregações evangélicas que recomendo


Com certa frequência me pedem recomendação de livros e sites bons, mas não me lembro de alguma vez alguém ter me pedido uma coisa ainda mais importante: pregações. Estamos acostumados a um nível, sejamos honestos, muito baixo dentre os pregadores que se dizem “evangélicos” na televisão brasileira. Ligo em um canal e é pastor pedindo o “trízimo” ou ofertas de 900 reais para resolver todos os problemas da vida em um passe de mágica; ligo em outro e é pastor passando o culto todo conversando com o “demônio” que fala mal da igreja “concorrente”; ligo em outro e é pastor vendendo o “sabonete ungido” ou “sei-lá-o-que-consagrado” aos prantos enquanto pede mais dinheiro; ligo em outro e é pastor indo até o rio Jordão para pegar uma das “sete águas mais poderosas do mundo” para a campanha da “sexta-feira forte” (seja lá o que isso signifique); e, se estiver em um dia de sorte, na melhor das hipóteses irei me deparar apenas com uma pregação antropocêntrica de autoajuda com muita gritaria e profetada. E se não for o meu dia de sorte, ainda corro o risco de me deparar com isso:

(Obs: eu ainda não descobri qual era essa “unção do provedor” na vida de Pedro; se alguém descobrir, me informe por favor, com a máxima urgência)

Não é brincadeira: na primeira vez que assisti esse vídeo, há anos atrás, eu não conhecia o tal “apóstolo” em questão e pensei que fosse um vídeo de sátira gospel de um daqueles vários canais no YouTube que se dedicam a esse tipo de conteúdo, e poucas vezes ri tanto com uma paródia gospel. Só depois fui perceber o mais grave: o vídeo era sério. Ou pelo menos se propunha a isso. Diante de pregadores assim, o católico comum começa a pensar que o padre repetindo o Ave Maria duzentas vezes seguidas prostrado aos pés de uma estátua de gesso numa liturgia mecânica, sem alma e sem vida não é lá tão ruim assim. E continua no seu erro, que lhe é mais cômodo por ser a religião tradicional na qual nasceu e onde foi catequizado por toda a vida.

Isso porque a pregação evangélica, que deveria penetrar no mais íntimo do coração humano, regenerar vidas e convencer pecadores trazendo-os desesperadamente até Cristo, muitas vezes não está alcançando este objetivo, porque o evangelho genuíno e transformador está sendo substituído por um evangelho fake “geneticamente modificado” em laboratório – ou, melhor dizendo, em igrejas “questionáveis” – para pegar leve.

Quem é do meio evangélico sabe que esses pregadores desse tipo dificilmente representam mais de 10 ou 20% na comunidade evangélica, mas quem é de fora e nunca botou um pé numa igreja protestante, ou que frequentou uma ou outra por pouco tempo, irá ter essa impressão. E não podemos culpar os leigos que pensam assim, porque eles são induzidos a acreditar que aquilo que estão vendo na televisão é um reflexo de todo o protestantismo, uma vez que não têm um conhecimento pessoal da coisa. Eu pensaria o mesmo se fosse um descrente cujo único referencial que tivesse desse povo evangélico fosse esses programas de TV, que muitas vezes fazem mais mal do que bem.

Em outras palavras, por mais bizarro ou inacreditável que possa parecer, para muitos incrédulos e descrentes isso é o protestantismo. Eles não conhecem o outro lado da moeda, porque o único lado que tem acesso é o da TV, e, convenhamos, este é definitivamente o pior lado. Via de regra, quem chega lá é quem arrecada mais dinheiro para ter condições de pagar o horário, e já sabemos como eles conseguem esse dinheiro todo. Ou seja, quem consegue chegar a aparecer é geralmente o pior, e não o melhor. O melhor está “escondido” do grande público, em cultos discretos, sem mídia, sem holofotes, mas cheios da presença do Espírito Santo.

Graças a uma ferramenta maravilhosa chamada YouTube, podemos ver um pouco desse outro lado, em pregações que, na minha humilde opinião, refletem com muito mais exatidão o evangelho puro e simples, e que podem servir de bom parâmetro para aqueles que ainda não conhecem esse “outro lado”. Selecionei algumas pregações de alguns pastores, não muitas senão ninguém conseguiria assistir tudo, e o leitor que tiver interesse sinta-se livre em divulgar os links de mais pregações que considere edificantes na caixa de comentários do artigo.


Luciano Subirá – Santidade ao Senhor:



Luciano Subirá – A Fornalha da Provação:



Luciano Subirá – Famintos por Deus:



Luciano Subirá – Juízo na Casa de Deus:



Maurício Zágari – Amar a Deus (Parte 1):



Maurício Zágari – Amar a Deus (Parte 2):



Maurício Zágari – O ‘Fim’ do Sofrimento:



Juliano Son – Não ame o Dinheiro:



Paulo Junior – Fome por Deus:



John Piper – Você vai Sofrer:



Paul Washer – A mais terrível verdade das Escrituras:



Paul Washer – Pregação Chocante:



Paul Washer – Você é Amado:


Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,

-Meus livros:

- Veja uma lista de livros meus clicando aqui.

- Confira minha página no facebook clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros blogs:

LucasBanzoli.Com (Um compêndio de todos os artigos já escritos por mim)
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Artigos devocionais e estudos bíblicos)
Desvendando a Lenda (Refutando a imortalidade da alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)
Fim da Fraude (Refutando as mentiras dos apologistas católicos)

Comentários

  1. Gostei das recomendações, são bem interessantes. abs

    ResponderExcluir
  2. O Luciano subirá é herege. Ele se juntou já com essa de teologia de prosperidade, apóstolos e ecumenismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como alguém que congregou por dez anos na igreja do pastor Luciano e já ouviu algumas centenas de pregações dele até hoje, creio que tenho mais propriedade no assunto para defendê-lo dessas acusações de alguém que só viu uns vídeos da internet e pescou informações superficiais por aí. Primeiro, em relação à teologia da prosperidade que ele supostamente “defende”, assista qualquer pregação dele sobre isso para ver o que ele diz a respeito, ele nunca disse que Deus vai nos fazer ricos para ficarmos acumulando riqueza e esbanjando luxo, mas sim que Deus quer nos prosperar na finalidade de ajudarmos outras pessoas, e não para retermos a prosperidade para a gente. Ele usa bastante a analogia da represa para ilustrar este ponto, pois uma represa não “retém” a água para si, mas a libera para outros lugares; da mesma forma, se Deus nos fizer prósperos não é para ficarmos enriquecendo comprando carros de luxo, mansões, jóias caras, etc, mas sim para ajudarmos os irmãos humildes que mais precisam. Eu já ouvi inúmeras pregações dele sobre isso e em TODAS ele apresenta este conceito, que é o inverso da teologia da prosperidade neopentecostal, que consiste em Deus nos fazer ricos.

      Sobre o ecumenismo, você vive dizendo isso por causa de um único evento em que ele supostamente teria ido onde teria padres ou sei lá o que, isso é ridículo, ninguém se torna ecumênico só por causa disso, até o Rodrigo Silva já foi até em programa católico na TV mas refuta o catolicismo mesmo assim em seu próprio programa e é bem ortodoxo por sinal dentro da sua visão adventista; o Subirá tem um curso que todo membro da igreja faz chamado “Escola Bíblica Orvalho”, onde quem faz percebe claramente como ele não tem nada de “ecumênico” (e eu posso falar com propriedade porque devo ser um dos únicos que fiz o curso duas vezes). Uma coisa é dialogar, conversar e tolerar pessoas de religiões diferentes, outra coisa totalmente distinta é praticar sincretismo doutrinário, que ele nunca fez e creio que nunca faria, pois implicaria em negociar o evangelho.

      E sobre “apóstolos”, eu acho que o simples fato dele se designar apenas “pastor” e não apóstolo da igreja dele, nem permitir tal cargo nas comunidades Alcance, já deveria ser o suficiente. Se ele porventura tem amizade e contato com gente que se diz “apóstolo”isso não faz dele um apoiador da causa; e, mesmo que este fosse o caso, é mais importante o que esses “apóstolos” dizem do que o título que carregam.

      Quero deixar claro que aceito críticas aos conteúdos das pregações em questão, mas NÃO ataques pessoais ao próprio pregador, ainda mais quando são sem conhecimento de causa. Se vier mais um comentário assim sem nenhum conteúdo e apenas difamação, não será liberado.

      Excluir
    2. Eu até gosto do Luciano Subirá, mas como disse a pessoa acima eu discordo dele em alguns. Veja aí noo video ele pregando numa ''igreja'' onde o pulpito é uma prancha de surf. isso pra mim é absurdo o que essas pessoas estão fazendo. se eu fosse um pastor eu nem pisava num lugar desses onde uma prancha de surf é um pulpito. Mas ele prega bem sim, isso eu não posso negar.

      Excluir
    3. Essa igreja não é a dele, é uma Bola de Neve na qual ele foi convidado a pregar, a qual tem uma visão mais direcionada aos jovens. E embora eu respeite a sua opinião, não entendo que o formato do púlpito ou mesmo a existência de um púlpito seja um problema, desde que o conteúdo pregado seja bíblico. A igreja primitiva nem púlpito tinha, mas era uma igreja de Deus. A Igreja moderna se preocupa demais com questões de ordem externa, tamanho de cabelo, saia, brincos, véu, terno e gravata, púlpito em forma de prancha de surf, quando ao meu ver deveria se preocupar mais com aquilo que realmente importa, que é a pregação autêntica da Palavra de Deus. Está cheio de igrejas por aí com púlpito todo bonitinho e uma liturgia bem formal e organizada, mas morta espiritualmente. Eu não acho que no dia do juízo Deus vá julgar a “prancha de surf”, o tamanho do cabelo ou as roupas que veste, mas sim o conteúdo da pregação e o evangelho que foi apresentado e vivido.

      Abs!

      Excluir
    4. Ola lucas. Boa noite. Alguns meses atrás, não lembro quanto tempo, em um comentários sobre o pastor Ricardo Gondim Rodrigues, você o chamou de picareta, eu não me recordo o contexto que levou você a dizer isso, mas tal qual você respondendo um post acima, eu também não gostei. Digo isso porque eu conheço o Ricardo Gondim, de muitos anos e ele, reconheço, não é, e nunca foi bem unânime, mas trata-se de um homem de Deus, e ele pode ser um pouco incompreendido, mas picareta ou mau caráter ele não é. Fui freqüentei a sua igreja e ouvi seus sermões por vários anos e posso afirmar isso. Me desculpe se lhe ofendi, não é minha intenção. Me perdoe se lhe entendi errado. Obrigado.

      Excluir
    5. Eu não sei se disse isso mesmo, e nem quando disse, mas se disse isso mesmo e você não está se confundindo, seria importante ver o contexto em que eu teria feito essa afirmação, porque eu duvido que tenha afirmado gratuitamente (embora possa ter me equivocado, ninguém é perfeito). Abs.

      Excluir
    6. Ok Lucas, sem querer polemizar nem pecar por falso testemunho, vou veriguar com calma, já que está registrado e,caso se traté de um mal entendido da minha parte, lhe peço perdão antecipadamente.

      Excluir
  3. Lucas

    O que você acha do ensino religioso em escolas públicas. Vi muitos evangelicos comemorando isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo total. Evangélico que "comemora" isso é gente ignorante que ou não entendeu nada do que leu ou é burro demais. O que eles liberaram nas escolas não foi o "ensino religioso" propriamente dito, isso já existia há muito tempo, mas sim o ENSINO CONFESSIONAL, que significa que cada professor poderá doutrinar os seus alunos na sua própria fé. Isso significa na prática que vai ter aluno sofrendo lavagem cerebral com doutrinação hindu, budista, umbandista, espírita, até o Islamismo vai entrar nas escolas, bastando para isso que o professor seja um muçulmano. E é claro: uma vez que a maioria dos professores são católicos, qual você acha que vai ser a maior doutrinação que as crianças vão receber? No catolicismo, é óbvio.

      A gente já tinha se libertado desse fardo desde a proclamação da república com a separação entre Igreja e Estado, e quem diria que em pleno século XXI essa porcaria de doutrinação iria voltar, e pior ainda, com crente besta defendendo e achando que isso de alguma forma favoreça o Cristianismo ou o protestantismo em particular, quando é justamente o contrário! Não é à toa que só os maiores bandidos do STF é que votaram nessa atrocidade (Lewandowski, Gilmar Mendes, Fachin... alguém realmente acredita que esses caras são gente de bem que lutam em prol do Cristianismo???).

      O que deveriam fazer era apenas ensinar o que prega cada religião SEM doutrinar as crianças em alguma delas em especial, como sendo a única certa em detrimento de todas as demais, isso é tema de âmbito privado, que cabe à família decidir na criação que dará à criança, e também à consciência individual do próprio aluno, e NÃO a professores-doutrinadores.

      Excluir
  4. Lucas obrigado pelas divulgações de boas pregações,infelizmente não são pregadores muito conhecidos,desses aí,só conhecia o John Piper,o Paul Washer,o Paulo Junior e o Juliano Son,te indico um canal no Youtube que desmascara esses falsos profetas,especialmente os ´´testemunheiros profissionais´´,alguns deles eu até os mencionei em outros posts,como o falso Guina dos Racionais https://www.youtube.com/watch?v=FFM8JPjJefk ,o Tio Chico que alegou ter sido bruxo da Xuxa sem nenhuma prova,aliás qual a sua opinião de tanto envolverem o nome da Xuxa em bruxaria,satanismo? https://www.youtube.com/watch?v=Xxa_52jMLCo&t=3235s,tem também o Adão Campos que alega ter visitado o inferno e o céu https://www.youtube.com/watch?v=cyB90Q5EJHI,tem um cara também que disse ter sido bruxo do Renato Aragão e ter matado crianças a pedido do Didi https://www.youtube.com/watch?v=UNQQel-9Pyc&t=3110s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as recomendações deste e dos seus outros comentários; quanto a Xuxa, eu sinceramente me eximo de comentar algo a respeito porque realmente não faço a menor ideia se ela era ou é satanista ou não. O que eu sei é que as músicas supostamente "satânicas" dela de trás pra frente são interpretações bem forçadas, que somos induzidos a aceitar quando ouvimos com a legenda, porque ninguém que apenas ouvisse a tal música de trás pra frente iria entender daquele jeito. Isso pra mim foi uma forçação de barra que fizeram, tentando ver "Satanás" em tudo.

      Excluir
  5. Como exemplo de bom pregador eu considero o José Wellington Costa,até por eu ser assembleiano e ele ter sido o presidente da CGADB por tantos anos https://www.youtube.com/watch?v=_Ej-nRLzz8s,também o Ciro Zibordi https://www.youtube.com/watch?v=dCXsf5T05Hw o Renato Vargens https://www.youtube.com/watch?v=eaayEi8YXk8 e o Paulo Romeiro https://www.youtube.com/watch?v=QBg9ycB1L4o e de internacionais admiro muito os saudosos David Wilkerson e Samuel Doctorian https://www.youtube.com/watch?v=qRFDse-A_cc https://www.youtube.com/watch?v=wyO4_6-pV6o também admiras todos esses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas o José Wellington e o Samuel Doctorian eu não conhecia. Abs!

      Excluir
  6. Também gostaria como exemplo de verdadeiros profetas o pastor queniano David Owuor,que acredito também já ter mencionado para você em outros posts https://www.youtube.com/watch?v=k3WcKxsua8s e alguns pastores latino americanos que não são muito conhecidos no Brasil,infelizmente por falarmos português nos mantemos distante dos vizinhos latino americanos,admiro o Miguel Angel Monterroso que é o líder da AD na Guatemala https://www.youtube.com/watch?v=qthF5qTtqYc&t=23s os argentinos Claudio Freidzon e Dante Gebel https://www.youtube.com/watch?v=GZWbKfpQO9o https://www.youtube.com/watch?v=t5OVFGBDjR4 e Yiye Avila de Porto Rico https://www.youtube.com/watch?v=LFj1JMpbcqY você entende espanhol,domina o idioma para entender perfeitamente as mensagens?Porque não estão legendadas em português

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consigo entender em espanhol sim, obrigado pelas recomendações!

      Excluir
  7. Falando em igrejas da América hispânica,foi em um país hispânico,a Colômbia,que surgiu o G12,surgiu em uma igreja chamada ´´Mision Carismática Internacional´´(MCI) com um pastor chamado Cesar Castellanos,ele se inspirou no sul coreano David Yonggi Cho,dono da maior igreja evangélica do mundo,a Full Yoido Gospel,o pastor Cho conseguiu fazer a igreja crescer através das células,mas ainda não havia determinado que essas deveriam ser compostas por 12 pessoas,o que achas do G12,achas que é um movimento herético?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o G12 em si mesmo seja "herético" enquanto modelo, embora também não penso que seja um modelo obrigatório ou exigido biblicamente. Como eu já disse em outra ocasião, o importante não é se é "G12", "G1", G40" ou "G2017", mas sim o que esse tal "G" ensina.

      Excluir
  8. Algo que havia esquecido de comentar no outro post em que mencionei o suposto ex bruxo da Xuxa,Tio Chico e o fato do nome dela estar frequentemente envolvido em denúncias de prática de bruxaria e satanismo,um próprio ex paquito dela,Alexandre Canhoni,que se converteu ao evangelho e faz um belo trabalho como missionário no Níger,o país mais pobre do mundo afirmou que a Xuxa realmente praticou satanismo https://noticias.gospelmais.com.br/testemunho-ex-paquito-que-disse-que-xuxa-e-satanista-hoje-e-missionario-no-pior-pais-do-mundo.html ,que pena,eu gostava de assistir o Xuxa Park quando criança,mas só pelos desenhos animados que eram transmitidos no programa dela,como Dragon Ball Z,porque nunca gostei daquelas músicas dela tipo ´´Lua de Cristal´´ ou ´´Ilariê´´ https://noticias.gospelmais.com.br/testemunho-ex-paquito-que-disse-que-xuxa-e-satanista-hoje-e-missionario-no-pior-pais-do-mundo.html e falando em satanismo o que achas das denúncias do pastor Josue Yrion sobre a Disney?https://www.youtube.com/watch?v=sUNQzuE-qMs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca assisti a Xuxa, na minha época de criança ela já estava em decadência (acho que posso dar um "glória a Deus" por isso). Sobre as denúncias do Josue Yrion eu acho ele fanático demais, graças a esse sujeito a minha mãe era paranoica quando éramos crianças e proibia a mim e ao meu irmão um monte de coisa que hoje qualquer pessoa em sã consciência permite sem hesitação (como um monte de joguinhos de computador e de desenhos que eram proibidos por serem supostamente "satânicos", o que inclui, é claro, todos da Disney...).

      Hoje em dia até ela se arrepende dessa fase e graças a Deus já não tem mais nada daquela mentalidade antiga, que serve mais para oprimir as crianças do que para qualquer finalidade útil. Tanto adolescente acaba entrando para o mundo das drogas, para o crime organizado, para a prostituição, viram rebeldes e desobedientes, e o povo preocupado com os desenhos da Disney... Com tanto mal escancarado bem na nossa cara da forma mais explícita possível, eu acho bobeira ficar paranoico por supostas "mensagens subliminares" que nunca vão mudar nada na vida de ninguém, exceto na do produtor do conteúdo que vai rir muito por ter trollado tanta gente.

      Excluir
    2. Sem falar que 99,99% das "mensagens subliminares" nos desenhos, sejam da Disney ou não, são montagens feitas por gente babaca. (Desculpe a expressão)

      Excluir
  9. Eu recomendo as pregações do Pastor Ailton Jose Alves.

    Obs: Tem no Youtube.

    ResponderExcluir
  10. Lucas te incomodou o excesso de videos que te mandei nos outros posts?Acredito que não teras tempo de assistir todos,pois a maior parte deles são de pregações e os primeiros são de refutações de falsos profetas,a maior parte deles com mais de uma hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, eu só não pude responder ontem por falta de tempo mesmo. Abs

      Excluir
  11. Na bíblia à muitos versículos que confirmam o sola scriptura. Mas vejo os católicos falam que esses versículos só se reverem ao Antigo Trstamento ou so aquele livro em específico

    Vc poderia fazer um artigo explicando de modo completo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escrevi sobre isso neste artigo:

      http://apologiacrista.com/a-sola-scriptura-p3

      Resumidamente, os textos bíblicos solascripturistas não dizem respeito à QUANTIDADE de Escrituras, mas sim à sua NATUREZA. Eu sempre costumo dar o exemplo da minha casa, na qual eu moro desde meus 10 anos. Durante uns sete anos a parte de cima da casa estava em construção e a mesma estava inacabada, mas mesmo assim eu poderia dizer que morava SOMENTE na minha casa, ainda que a casa estivesse incompleta. Da mesma forma, quando algum escritor bíblico aponta para a Sola Scriptura antes de toda a Escritura ser concluída ele não está negando o princípio de Sola Scriptura, porque obviamente o princípio permanece o mesmo depois da conclusão da Escritura, da mesma forma que eu continuo morando na minha casa depois da mesma ser finalmente concluída por completo.

      Na época de Moisés a regra de fé era SOMENTE as Escrituras (=lei), na época dos judeus do período intertestamentário continuava sendo SOMENTE as Escrituras (=o AT inteiro), e na época da Igreja antiga ainda era, e continua sendo, SOMENTE as Escrituras (=AT+NT). A Escritura é sempre o fundamento da fé, em qualquer estágio do desenvolvimento da revelação que estejamos. É Sola Scriptura no começo, no meio e no fim da revelação divina aos homens.

      Excluir
  12. Lucas, recentemente eu estava lendo um trecho aleatório do NT e não lembro onde exatamente eu li uma história de Jesus falando com um certo tom de desprezo com uma mulher pagã. Qual é o real significado da cena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respondi sobre isso aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/09/lutero-calvino-e-confissao-de-fe.html?showComment=1506697525617#c3140617114913735605

      Abs!

      Excluir
  13. Lucas, o arminianismo clássico também crê que Adão era o representante da raça humana e, consequentemente, não apenas a natureza pecaminosa, mas também a condenação por conta do pecado original foi imputado a toda a humanidade, ou isso é coisa de calvinista? Em outras palavras: as pessoas são condenadas por causa dos seus pecados pessoais ou também por causa do pecado original que foi imputado à toda a humanidade?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei qual é o consenso de todos os arminianos em torno desta questão se é que há algum; mas falando por mim mesmo, eu não creio que herdamos CULPA por Adão individualmente falando, ou seja, eu não entendo que um bebê que nasce hoje no mundo e morre com um segundo de vida já vai pro inferno porque está automaticamente culpado pelo erro de uma pessoa que viveu há seis mil anos atrás. O que herdamos de Adão não é "culpa", mas uma natureza pecaminosa, ou seja, uma inclinação natural para o pecado que se faz perceptível principalmente quando já temos a noção do bem e do mal, do certo e do errado. É por essa razão que quem morre antes dessa idade da consciência será salvo mesmo sem ter sido batizado ou sem ter tido uma fé pessoal em Jesus. Embora a humanidade como um todo seja culpada, isso ocorre em função dos pecados de cada um, e não apenas de Adão. Cada um dará contas de si mesmo a Deus no dia do juízo, ou seja, dos seus próprios pecados pessoais, e não dos pecados de outro.

      Abs!

      Excluir
    2. Já vi vários calvinistas dizendo que já nascemos condenados. Que Adão era o representante da raça humana e, portanto, quando ele pecou comendo do fruto proibido, nós também pecamos com ele, e já nascemos condenados ao inferno antes de cometermos o primeiro pecado consciente. É um assunto complexo.

      Excluir
    3. Sim, mas isso levaria à conclusão de que todos os bebês não-batizados que morressem seriam condenados e iriam ao inferno, que é como calvinistas creem, o que pra mim é uma coisa aberrante. A ICAR tentou 'resolver' este problema criando o limbo, para dizer que essas crianças não iriam nem para o céu e nem para o inferno, mas isso é acrescentar uma falsa doutrina na tentativa de justificar um impasse teológico, impasse esse que só existe para aqueles que adotam essa tese de que por causa de Adão todo mundo já nasce culpado automaticamente.

      Excluir
    4. Concordo com você, mas o que me deixa preocupado é que tem alguns textos bíblicos que parecem apontar nessa direção. É em Romanos 5:

      "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos" (Romanos 5.18)

      Aqui diz que "por uma só ofensa" (o pecado original) "veio o juízo sobre todos os homens para condenação". Isso parece indicar que a condenação vem antes dos pecados da própria pessoa. A condenação era pra ser individual. Adão faz besteira e nós é que "pagamos a pato"? Não sei se essa é a verdadeira interpretação dessa passagem. O que será que Paulo tava querendo dizer?

      Excluir
    5. Não entendo o texto desta forma, pois se fosse assim, o texto na verdade estaria ensinando o universalismo, que é a crença de que todos serão salvos no fim. Veja que da mesma forma que Paulo diz que por causa de Adão o juízo de condenação veio sobre TODOS, ele diz logo em seguida que ASSIM TAMBÉM por causa de Cristo a graça da justificação veio sobre TODOS.

      A NVI traduz assim:

      "Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens" (Romanos 5:18)

      Então se a primeira parte for interpretada no sentido de "somos todos condenados automaticamente por causa de Adão", a segunda parte deveria ser interpretada como "somos justificados automaticamente por causa de Cristo". É claro que sabemos que as coisas não são assim, pois para sermos salvos em Cristo precisamos depositar fé nEle e vivermos uma vida justa; mas da mesma forma, para recebermos a condenação que começou em Adão não basta apenas "nascermos", temos que cometer pecados pessoais. Ou seja, embora seja verdade que a condenação veio por causa de Adão e a justificação por causa de Cristo, ninguém é condenado só por causa de Adão sem ter feito nada de errado, da mesma forma que ninguém é salvo por Cristo vivendo uma vida de pecado só porque ele morreu por nós; ambas as situações implicam em um posicionamento pessoal na direção de Cristo (para ser justificado) ou "de Adão" (i.e, para ser condenado por viver no pecado).

      Excluir
    6. Valeu grande Lucas. Ótima resposta. Muito obrigado.

      Excluir
  14. Estou apaixonado por uma muçulmana. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que isso seja verdade, mas em todo caso, tente convertê-la, pois jugo desigual é pecado.

      Excluir
    2. Eu já me apaixonei por uma freira católica, mas nunca tive coragem levar isso a diante. Ela era muito linda e meiga e eu muito imaturo. Hoje penso diferente, não deixaria a fé, mas tentaria convence-la . Pelo menos tentaria.

      Excluir
  15. Lucas você acha que a " Grande Apostasia " de Segunda ts 2 : 1 a 3 e a Apostasia que a igreja sofreu pré reforma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo pouca chance de ser diferente.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta ! Eu realmente fiquei pensando quando eu estava lendo : Qual foi o período que a " Igreja" ( não a igreja invisível ) em grande parte apóstatou ? Acredito em 2 opções plausíveis 1 ) O período medieval pré - reforma 2) Num contexto escatologico já que o texto está falando de um futuro escatologico .

      Excluir
    3. Pra mim, sempre existiu e,enquanto Cristo não voltar, existirá apostasia na Igreja. O destaque é "grande" apostasia que parece coresponder a idade média mesmo pois pior que a idade média eu não acredito que seja não.

      Excluir
  16. Lucas tenho lido sobre o pos-tribulacionismo e tenho sido convencido, no entanto, alguns trechos das Escrituras nao parecem encaixar. Em Mateus 24, 38-41 diz: pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
    e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.
    Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado.
    Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada
    Esse trecho e outros da a ideia de vida comum e acomodada o que não creio que será o caso da grande tribuilaçãopara a igreja. Jesus tambem diz que virá quando menos esperarmos, no entanto, imagino que na grande tribulação a igrja saberá que sua vinda é iminente. O que achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vinda de Cristo é iminente somente a partir do momento em que o anticristo já tiver se manifestado e for coroado no templo de Jerusalém, como Paulo ensinou em 2 Tessalonicenses 2:1-4, ocasião na qual os cristãos estavam pensando que a vinda de Jesus era iminente e Paulo pediu "que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já estivesse perto" (2Ts 2:2), explicando em seguida o que deveria acontecer antes para que a vinda de Cristo fosse iminente. Os únicos textos que passam a ideia de iminência agora são os que dizem que Jesus "virá como um ladrão", mas Paulo deixou perfeitamente claro em 1 Tessalonicenses 5:4 que esse "vir como o ladrão" (ou seja, quando menos esperamos) é PARA OS DO MUNDO, e não para a Igreja, porque a Igreja justamente por estar na grande tribulação saberá identificar os tempos e saber que Jesus está voltando. A única coisa que não saberemos é o dia e a hora exatos, como Cristo diz em Mateus 24:36, da mesma forma que um parente nosso distante pode dizer "venho aí na semana que vem", mas sem especificar o dia e a hora em que chegará. É por isso que o texto que você citou passa a ideia de pessoas acomodadas, "comendo, bebendo e casando-se", porque se trata das pessoas do mundo que serão mortas na vinda de Cristo e que não entendem os sinais e nem esperam a Sua volta, e não com relação aos cristãos piedosos (por isso a analogia com os ÍMPIOS da época do dilúvio).

      Excluir
  17. Lucas, qual sua opinião sobre o N.T Wright e o D A Carson ? Eles são bons cristãos e ortodoxos

    Existe algum trabalho do N.T Wright em que ele defenda o sola scriptura?

    Se tiver vc passa para nós?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são bons mesmo, mas não conheço algum livro especificamente sobre a Sola Scriptura que tenham feito.

      Excluir
  18. Luca , é correto afirmar que cada um de nós possuímos um anjo da guarda ? O que não é correto, segundo a Bíblia?

    ResponderExcluir
  19. Lucas, quais são as definições que você acredita sobre o vocábulo "Alma"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mais recorrentes na Escritura são o do próprio ser vivo em si (que é seu sentido primário e fundamental), ou como a "vida" do homem, ou como uma forma de expressar algum pensamento ou sentimento. O Samuelle Bacchiocchi é autor do estudo mais aprofundado que conheço sobre o significado de alma e espírito nos originais, analisando cada recorrência do termo na Bíblia junto com comentários de estudiosos, que você pode conferir aqui:

      http://www.verdadeonline.net/textos/cap2-ivimortal.htm

      http://www.verdadeonline.net/textos/cap3-ivimortal.htm

      Excluir
  20. E aí Lucas. Tudo bem? Eu estive pesquisando sobre Lilith, a suposta primeira esposa de Adão. É uma história curiosa. O mais misterioso é a declaração de Adão:

    Na ACF diz:
    "E disse Adão: Esta é AGORA osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada." (Gênesis 2:23)

    Na NVI diz:
    "Disse então o homem: "Esta, SIM, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". (Gênesis 2:23)

    Por que este AGORA ou SIM? Bastaria ter dito "esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne ..." sem precisar colocar AGORA ou SIM. Em ambos os casos PARECE dar a ideia de uma primeira esposa. De um relacionamento que não tinha dado certo. Então ele diz "esta é agora ..." ou como na NVI "esta, sim, é osso ...". Pelo pouco que eu pesquisei, parece que não existe um consenso sobre a verdadeira tradução do termo "Lilith". Já que você é bem mais pesquisador do que eu, o que tem a dizer sobre isso? Qual a melhor tradução para "Lilith"? Seria um tipo de animal? No contexto de Isaías 34.14 cita vários animais. Tem versões que traduzem como coruja. Dê uma olhada no original em hebraico:
    http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/quadros.asp?qs_Versao=1,%202&QS_Livro=ISAIAS&qs_Capitulo=34&qs_Versiculo=14&qs_O_Livro=ISAIAS&qs_O_Capitulo=34&qs_O_Versiculo=14&qs_CorFundoTexto=&qs_TVVisible=&qs_Proc_Op_Visible=&qs_Fonte_Visible=none&qs_Size_Lat=5&qs_Face_Lat=Times%20New%20Roman&qs_Sizes_Heb=6%C2%A7&qs_Faces_Heb=Times%20New%20Roman,&qs_Massoreticos=Com%20massor%C3%A9ticos,&qs_Fontes_Selecionadas=Times%20New%20Roman%C2%A7&QS_Proc_Versao=0,&QS_De_Livro=GENESIS&QS_De_Capitulo=1&QS_De_Versiculo=1&QS_Ate_Livro=APOCALIPSE&QS_Ate_Capitulo=22&QS_Ate_Versiculo=21&QS_Trans_Simples=N&QS_Trans_Simples_Inter=S&QS_Heb_Port_Inter=S&QS_Texto_Heb=N&QS_Texto_Port=S&QS_Parar=1&QS_Esc_Heb=&QS_Abrir=S&QS_Procurar=N&QS_Pagina=1&QS_Txt_Procurar=&QS_Idioma_Txt_Procurar=P&QS_AT_OU_NT=AT&QS_O_AT_OU_NT=AT&QS_MHO=O&QS_Proximos=N&QS_CapAnt=34&QS_O_CapAnt=34&QS_QtdeVers=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendo o "agora" ou o "sim" como sendo uma referência a Lilith, mas sim como uma forma de distinguir dos outros seres criados (ou seja, os animais). Enquanto Adão só tinha a companhia dos animais ele ainda se sentia "sozinho" pela falta de uma companheira criada como ele, com quem pudesse dialogar e conviver, e então para suprir essa carência foi criada Eva, que "agora sim" era carne da sua carne, ou seja, da mesma espécie que ele. Eu acho que seria um grande disparate se tivesse mesmo existido uma Lilith antes de Eva e Moisés ter se esquecido de botar isso no Gênesis ou Deus ter ignorado de revelar isso, não tem sentido nenhum, seria uma informação importante demais para ser simplesmente descartada e ignorada desse jeito.

      Quanto ao que seria a "Lilith" desse texto, há duas hipóteses mais prováveis. Uma é que Lilith seria um pássaro noturno, antes de mais tarde criar-se a lenda que conhecemos; a outra é que o autor estivesse fazendo menção à própria lenda, mas não como uma forma de respaldar a crença, da mesma forma que cita o Leviatã por exemplo.

      Abs!

      Excluir
    2. Eu também não creio que Lilith existiu. Por isso disse "Eu estive pesquisando sobre Lilith, a SUPOSTA primeira esposa de Adão" e "PARECE dar a ideia de uma primeira esposa. De um relacionamento que não tinha dado certo". Eu sei que isso é lenda. Mas as passagens citadas parecem (no meu entendimento) falar sobre ela. Eu encontrei esse debate onde falam sobre ela. Assista:

      https://www.youtube.com/watch?v=-Am4L6e6XiU&t=2744s

      Excluir
    3. Lucas, qual o seu entendimento sobre o Leviatã? Literal? Já vi algumas pessoas traduzindo como "serpente" e outras ainda, "crocodilo".

      Excluir
    4. "Eu também não creio que Lilith existiu. Por isso disse "Eu estive pesquisando sobre Lilith, a SUPOSTA primeira esposa de Adão" e "PARECE dar a ideia de uma primeira esposa. De um relacionamento que não tinha dado certo". Eu sei que isso é lenda. Mas as passagens citadas parecem (no meu entendimento) falar sobre ela. Eu encontrei esse debate onde falam sobre ela. Assista:"

      Eu não sei se passei essa impressão, mas não quis dizer que você achava que Lilith existiu, apenas dei meu entendimento de que ela não existiu. Vou assistir esse debate mais tarde e ver os argumentos de cada lado, mas mesmo que o texto esteja falando dela mesmo, eu não entendo que isso comprometeria a crença bíblica de que Eva foi a primeira mulher criada, da mesma forma que o salmo que diz que "Deus preside a assembleia dos deuses" (Sl 82:1) não compromete o monoteísmo. São apenas metáforas.

      Excluir
    5. "Lucas, qual o seu entendimento sobre o Leviatã? Literal? Já vi algumas pessoas traduzindo como "serpente" e outras ainda, "crocodilo"."

      O Leviatã seria um monstro lendário que apresenta fortes semelhanças com um dinossauro chamado plesiosaurus, como você pode ver aqui:

      http://ateismorefutado.blogspot.com.br/2015/04/evidencias-da-coexistencia-de-humanos-e.html

      Alguns também entendem em sentido espiritual como sendo um demônio; no satanismo é tido como um dos demônios principais.

      Excluir
  21. Lucas você é Dispenssacionalista ? Se Sim de qual forma ( Clássico , Progressivo , revisado ?

    ResponderExcluir
  22. Já leu o livro do Bento XVI : Os Padres da igrejá ? Quais livros de Patristica você indica para iniciantes em tal assunto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li esse livro, mas se algum iniciante quiser estudar patrística só vai perder tempo lendo "livros sobre", enquanto poderia ir direto na patrística em si e tirar suas próprias conclusões (que foi como eu fiz). Aqui tem os escritos dos Pais mais antigos e próximos aos apóstolos, que é o be-a-bá de todo estudante iniciante de patrística e um conteúdo obrigatório:

      www.arminianismo.com/index.php/categorias/obras/patristica

      Excluir
  23. Cristiano Macabeus, mais um presente para vossa pessoa. Isso vai virar vídeo

    Quem são os habitantes da terra?

    The New Living Translation, say:

    “Because you have obeyed my command to persevere, I will protect you from the great time of testing that will come upon the whole world to test those who belong to this world.

    Traduzindo para você o final:

    "... para testar aqueles que pertencem a esse mundo"

    Compare com Joao 8:23:

    " Mas Jesus disse: Vocês são daqui de baixo, mas eu sou lá de cima. Vocês pertencem a este mundo, mas eu não pertenço a este mundo".

    Já percebeu que não é o que você anuncia? Está facil. Aguarde...

    Ratzinger também vem por aí...

    ResponderExcluir
  24. Lucas, todos nós temos também pregadores que não indicamos e acredito que você não seja exceção. Você gostaria de fazer uma lista de pregadores que não indicaria? Lógico que vou entender caso não queira ser indiscreto ou deselegante. Eu por exemplo, não indico o Edir Macedo pra ninguém. Mas pra mim, no anonimato, é fácil enquanto você terá que aturar admiradores fanáticos, estilo olevetés. Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um eu citei nominalmente aqui (o "apóstolo" Agenor Duque), outros citei indiretamente (como o Valdemiro Santiago e o Edir Macedo), tem um outro doido chamado Abílio Santana que é um fanático da prosperidade que ensina que Jesus era ricaço e tinha uma casa na praia, e se eu fosse abordar pastores de fora poderia citar Morris Cerullo, Mike Murdock e o Kenneth Hagin, que embora já tenha morrido há tanto tempo eu mesmo assim faço questão de citar aqui, por ser o "pai" de todas as heresias da Igreja moderna.

      Excluir
  25. Olá, Lucas!Mudando de assunto sobre o tema...queria saber da sua opinião sobre a decisão do STF que aprovou o ensino confessional em escolas públicas?Que ao meu ver se não fosse aprovada poderia abrir mais precedentes nocivos ao Cristianismo, devido a situação relativista pós-moderna que caminha a passos largos na "eliminação" dos padrões morais, por que na minha modéstia opinião os valores cristãos vem sendo atacado ferozmente de morte, no sentido que a sociedade cada vez mais pluralista querem banir,excluir,e eliminar,diluir o cristianismo de nossa cultura e da religião...do própio pensamento ocidental como um todo, já que as universidades, os jornais impressos e a as mídias sociais estão cada vez fortalecidas pelo ceticismo e marxismo, por que no meu entendimento eles querem, ou seja, pretende dissolver o conceito moral tirando com o isso o modelo de Jesus como homem a ser seguido do qual esses libertinos tem uma grande OJERIZA por Cristo...não é à toa que ele é o ser mais ODIADO do mundo.Qual o seu ponto de vista?já que essa decisão tem gerado bastante polêmica.Grande abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comentei sobre isso aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/09/pregacoes-evangelicas-que-recomendo.html?showComment=1506820008302#c6420553452065792376

      Abs!

      Excluir
  26. Lucas, me corrija se eu estiver errado, eu penso que a igreja Luterana trata os demais protestantes com indiferença e um certo desdém. Você concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que seria pretensão demais de minha parte afirmar algo desta natureza, afinal eu não tenho contato com muitos luteranos para saber se existe mesmo esse "desprezo", mas em geral as igrejas mais tradicionais costumam ter certo desdém com as mais novas mesmo.

      Excluir
    2. Eu sou da IELB desde o nascimento (existe pedobatismo por aspersão nessa igreja, embora eu discorde dessas duas práticas) e o que eu posso dizer é que em geral os pastores que eu conheci tinham pouca tolerância com criticar outras denominações, especialmente a ICAR, que como eu já mencionei em outro comentário, é bem vista entre boa parte dos pastores luteranos (pelo menos dos que eu conheci nos meus poucos anos de vida), além destes sempre tentarem deixar claro que a doutrina da IELB é ecumênica nesse sentido. Ainda assim, eu nunca cheguei a ver eles censurarem críticas às igrejas mais "modernas" (como as pentecostais), mesmo porque essas raramente são citadas em nossos círculos, mas sim as tradicionais, o que inclui a enorme resistência em criticar o papa ou a ICAR.

      Excluir
    3. Na minha cidade existem apenas quatro igrejas luteranas e elas são muito discretas e quase não se sabe nada. Apenas uma que eu conheço um pouco parece bastante arrediu para uma igreja cristã.. Posso estar enganado,mas é a imagem que eu tenho.

      Excluir
  27. Lucas, me esclarece uma coisa por gentileza. Depois que saiu um artigo (estudo) sobre o pré-tribulacionismo no blog do Mario Persona, os pré-tribulacionistas estão postando em massa a respeito do que escreveu Francis Gumerlock, sobre um tal de Irmão Dolcino e seus seguidores (os dolcinianos), que ele afirma defenderem um arrebatamento pré-tribulacional ainda no início da era da Igreja.

    Poderia me esclarecer esta dúvida, para que eu possa me defender das falácias desses pré-tribulacionistas?
    Obrigado!
    Graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. Os dolcinianos são do século XIV, do final da Idade Média, o que tem a ver com "no início da era da Igreja"? Tipo, eu não conferi ainda se eles criam em arrebatamento secreto ou não, mas mesmo que fosse o caso, não teria nada a ver com a crença da Igreja primitiva ou da Igreja antiga, esse pessoal está boiando...

      Abs!

      Excluir
  28. Lucas, quem você acha que está correto:(1) quem pensa que o ser humano e inerentemente bom; (2) quem pensa que o ser humano é inerentemente mau; (3) nenhum dos dois?
    Eu estou na dúvida, porque a "opinião tradicional" é aquela de que ocorre a transmissão de uma natureza maligna de geração em geração desde o primeiro pecado humano, porém nessa perspectiva, se ignorarmos o pedobatismo, um recém-nascido morto poucos dias após nascer seria, por inferência lógica decente, inevitavelmente condenado, pois possui um "mal interior" que nunca foi absolvido devido à incapacidade de seguir a Cristo conscientemente; por contraste, a visão praticamente esquerdista que enxerga o ser humano como inerentemente bom, porém corrompido pela sociedade, não consegue explicar de forma razoável o fato de o mal estar sempre tão presente em todos os grupos humanos do mundo e em todas as épocas.
    Não seria mais razoável, talvez, uma perspectiva teológica que fique "entre" as duas hipóteses citadas anteriormente?

    Abração e paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há dias atrás me perguntaram algo parecido que envolvia a questão dos bebês que morriam antes do batismo, veja o comentário em si e os da sequência:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/09/pregacoes-evangelicas-que-recomendo.html?showComment=1506986735508#c3379668653756116453

      Respondendo à questão, é preciso separar o que é o "homem". O homem em sua própria natureza carnal é sim "inerentemente mau", voltado ao pecado, etc. Mas a Bíblia não diz que somos apenas carne, mas sim carne (i.e, nossa propensão natural ao pecado) e mente (i.e, para onde o nosso intelecto está voltado). Quando somos libertos por Cristo nós não somos libertos da carne, nós continuamos com vontade de pecar, mas nós temos a mente liberta, ou seja, nós podemos decidir não pecar com a ajuda do Espírito Santo e a graça de Deus. A nossa mente, portanto, não é "inerentemente má", conquanto a "carne" seja. Este é um contraste interessante que Paulo traça em todo o capítulo de Romanos 7, vale a pena dar uma olhada.

      Abs!

      Excluir
  29. Lucas vc acha que muitas igrejas,principalmente as históricas,tem abandonado o evangelismo,o trabalho social?Pergunto isso,porque sinto certa vocação nessa área,e minha igreja,Assembléia de Deus,graças a Deus mantem trabalhos de evangelismo com dependentes químicos,inclusive possuindo uma clínica para recuperá-los,mantem um trabalho de evangelismo com os índios xacriabá no norte de Minas Gerais,somos de São Paulo,mas o pastor sempre viaja para MG para auxiliar o trabalho,eu também pretendo ir lá,mas como vc vê o trabalho protestante de evangelismo atual?Eu penso que essa é a nossa missão principal,claro que é importante a teologia,para se conhecer melhor a Palavra de Deus e evitar a propagação de heresias,porém acredito que expandir o evangelho seja o essencial,assim acabamos fazendo o trabalho que muitos governos não fazem,recuperação de dependentes químicos,evangelizar os índios se reduz certos costumes ´´selvagens´´ como infanticídio,tbm falo isso,e se não me engano até comentei já isso contigo em outro post,noto uma certeza frieza de mtos que se dizem cristãos,que olham essas pessoas como párias,os xingam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu concordo que essa é uma das missões da Igreja, mas não acho que as igrejas tradicionais ignoram isso. Há tradicionais que também ajudam em questões sociais, que são missionários, que evangelizam, etc. Se os pentecostais fazem isso mais do que eles, aí é outra história, porque de fato os pentecostais costumam ter uma ênfase mais forte mesmo nisso, enquanto os tradicionais tem uma ênfase maior na teologia e no ensino.

      Excluir
  30. Falo mais diretamente dos olavetes,vc fez um post sobre o Olavo,mas agora estava pensando na questão do evangelismo,e vejo que eles agem xingando essas pessoas em vez de dar amor,o próprio Bolsonaro,que não é exatamente um olavete,já que é deputado desde 1990 e o Olavo só foi se tornar famoso há 5 anos atrás,apesar dele e seus filhos simpatizarem com Olavo,ele declarou em uma palestra na Hebraica do RJ que o quilombola pesava 7 arrobas e não servia nem para procriar,como já comentei em um outro post,não sou contra o Bolsonaro,admiro o trabalho dele de combater a esquerda,durante mto tempo ele fez esse trabalho praticamente sozinho e sempre defendeu os valores cristãos como família,moralidade,no entanto ele foi infeliz nesse caso,eu gostaria de evangelizar quilombolas também,já que muitos,devido a sua ancestralidade,seguem o candomblé,eu não acho que o Bolsonaro tenha ódio deles e seja preconceituoso,porém não sei o que acontece,que ás vezes ele solta essas declarações,nessa mesma palestra ele disse:que teve quatro filhos homens,no entanto,deu uma fraquejada e veio uma mulher,ele ama a filha dele,não quis menosprezá-la,mas acontece que isso dá margem a seus inimigos de acusá-lo de racista,machista,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa declaração dele foi horrível mesmo. Ele deveria fazer algum curso ou ter aulas particulares com alguém para aprender a falar em público sem soltar esse tipo de coisa que servirá de prato cheio para seus adversários políticos nas eleições, porque é toda hora uma declaração escandalosa nova, e fica cada vez mais difícil ficar justificando cada coisa.

      Excluir
  31. Eu inclusive li que o Bolsonaro foi condenado na justiça por conta dessa declaração contra os quilombolas,o que achei um exagero,tantos corruptos da Lava Jato soltos por aí,e a justiça o condena por uma brincadeira,apesar como disse antes,achei infeliz,já que os quilombolas são descendentes de escravos,e sempre sofreram preconceito,então foi desnecessária,mas não acho que ele seja racista,até porque seu sogro é um afrodescendente,o ´´Paulo Negão´´.o que vc achou desse caso?Achas que muitos quilombolas podem se sentir ofendidos e ficarem com raiva da direita ou dos cristãos?Já que o Bolsonaro é cristão,sempre fala ´´Deus acima de todos´´ ,e mesmo sendo católico seus filhos são evangélicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a punição justa sim. Não é porque existe gente que faz coisa pior (corrupção) e que merece ser punida com muito mais rigor que deve-se deixar barato para quem comete crimes menores (declarações racistas ou preconceituosas como aquela que o Bolsonaro fez). Ele não foi cassado e nem preso, só teve que pagar o equivalente a algo que ele recupera com dois salários que ele ganha como deputado. É o justo para não ofender as pessoas novamente; vale lembrar que ele já tem todo um histórico de declarações escandalosas assim, e também é melhor para o próprio Bolsonaro, que agora vai pensar duas vezes antes de falar alguma bobagem em público de novo e presumivelmente errar menos e dar menos munição aos seus adversários daqui pra frente.

      Excluir
  32. Da mesma forma não sei se concordas comigo,o excesso de pregações condenando a homossexualidade de pastores como Silas Malafaia,não que não deva ser condenada,já que é um pecado bíblico,os livros de Levítico,Romanos,1 Corintios condenam a prática,no entanto existem outros pecados sexuais como adultério,fornicação,que não recebem tantas críticas como a homossexualidade,assim como também pecados que não são sexuais como ódio,inveja,etc.Há homossexuais que se convertem e abandonam a prática como o saudoso pastor ex travesti Joide Miranda,que se casou e teve um filho https://www.youtube.com/watch?v=SxaY77cWGZg ,porém acredito que o excesso de pregações contra a prática,em um sentido moralista de julgar,assim como o próprio Bolsonaro que não é pastor,mas é cristão,e seus filhos são evangélicos,muitos homossexuais ficam não querendo saber do evangelho por conta dessas atitudes,https://oglobo.globo.com/brasil/chamado-de-fascista-bolsonaro-ataca-orientacao-sexual-de-jornalista-21783351 nesse caso o jornalista que é homossexual xingou o Bolsonaro de cretino fascista,o Bolsonaro deveria devolver como mortadela esquerdopata, cala a boca idiota,qualquer outro xingamento,mas na minha opinião,ele errou ao dizer queima rosca,um xingamento pejorativo da condição de homossexual

    ResponderExcluir
  33. Desculpe por criticar o Bolsonaro nos posts anteriores,sei que vc gosta dele,assim como também gosto em muitos aspectos e inclusive entre ele,Lula,Alckmin,Dória,Ciro Gomes,Marina,fico com ele,mas acho que com essas piadinhas como dizer que a filha nasceu por uma fraquejada, que o quilombola não serve nem para procriar,que o jornalista é queima rosca,ele mais atrapalha que ajuda a causa cristã conservadora,eu o comparo com o Romário quando este defendeu meu Fluminense entre 2002-2004,Romário era o artilheiro do time,sempre foi bastante goleador,no entanto mais atrapalhava que ajudava o time,pois era lento,não corria atrás de bola,queria que todos do time tocassem para ele,tanto é que não conquistou nenhum título pelo Flu,assim como tampouco conquistou quando voltou ao Vasco entre 2005-2007,a partir de 2001,ele só estava jogando para fazer o milésimo gol,não mais para ajudar os times,enxergo certa semelhança do Bolsonaro,que se promove com essas declarações polêmicas,mas prejudica a causa cristã conservadora,está sendo individualista ,igual o Romário foi na sua reta final da carreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que disse nesse e no comentário anterior, é como eu penso também.

      Excluir
  34. Olá Lucas, não sei se você ficou sabendo, mas o Nando Moura (já me desinscrevi do canal dele, mas vi só por curiosidade) falou em um vídeo que os brasileiros tem sangue templário e que Pedro Álvares Cabral era descendente de um templário, eu vi o vídeo e achei uma piada pronta, pois qualquer pessoa com dois neurônios na cabeça sabe que isso é mentira, e que ele usou uma lenda, aliás os templários são repletos de lendas e mitos que nunca foram comprovados. Logo depois disso ele indicou um canal chamado Brasil Paralelo que não passa de um canalzinho revisionista e negacionista bancado por católicos tridentinos ligados ao Guru da Virgínia, olha assim que eu entrei naquele canal eu fiquei indeciso se eu ria ou chorava, de tão burros e hipócritas eram aqueles pseudo-historiadores de meia tigela, olha só o jogo sujo da apologética católica, já que não conseguem debater, eles terceirizam os ataques, olha que eles estavam tentando refutar 1000 anos da história ocidental registrados por inúmeros historiadores dessas e a atual época. Realmente não há nada mais imundo, tóxico, mortal e imoral que o revisionismo histórico, eu sou conservador, mas esses conservadores tacanhas humilham e sujam o nome do conservadorismo brasileiro, que aliás está cheio de revisionismo católico, por isso temos tantas viúvas da ditadura, saudosistas da monarquia e defensores da inquisição (sou completamente contra essa imoralidade), eu não desejo mal a ninguém, mas eu espero do fundo do meu coração que eles sejam completamente humilhados por um historiador sério, que tenha coragem para refutá-los, precisamos combater esse revisionismo hipócrita a todo custo, muito obrigado pelo seu trabalho. A paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu não dou o Lucas mas , tem muita coisa no Brasil Parelelo que é realmente boa . Eles em alguns momentos são bons em narrar a história do Brasil inclusive, o deputado estadual Marcel Van Hattel ( acho que se digita assim ) que é luterano e conservador participou da edição

      Excluir
    2. * "Sou o Lucas " Maldito corretor!

      Excluir
    3. Sobre o "Brasil Paralelo", comentei aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/09/o-que-ha-de-errado-com-olavo-de-carvalho.html?showComment=1506149627018#c9088219123236786200

      E sobre os templários, aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2016/05/quem-eram-os-templarios.html

      P.S: é "Marcel Van Hattem", com "m" no final :)

      Excluir
  35. Vc come balas de Cosme e Damião? Tem algum problema comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não como bala nenhuma, muito menos "de Cosme e Damião", mas se há balas normais para comer, por que raios comeria uma consagrada a ídolos?

      Excluir
    2. Eu também não como bala nenhuma, muito menos consagrada a outro, mas vi em uma página de determinado grupo protestante histórico
      - acho que NÃO era uma págima oficial da Igreja - uma nota afirmando que não há problema em comer, que alguns evangélicos associam À religiões afro e não conhecem a verdadeira história e o real sentido da comemoração.
      Embora não saiba de que forma esses protestantes relembram Cosme e Damião, eu não concordei com a prática...

      Excluir
    3. Lucas, nos muitos anos de protestantismo que tenho, eu já ouvi pregadores afirmarem que a cultura afro tem muito satanismo e, portanto, é almadiçoada. Você concorda?

      Excluir
    4. Pra falar a verdade, concordo sim. Um lugar em que a religião mais praticada é simplesmente o vodu, não pode ser mais do que amaldiçoado. Já estamos em desgraça por causa da religião idólatra e supersticiosa que predomina aqui, imagine então lá, com algo insuperavelmente pior. Isso não tem nada a ver com questão de raça antes que alguém possa distorcer minhas palavras, mas sim culturais.

      Excluir
  36. Eu olhei também o último vídeo do animal do Nando Moura,apesar de também não estar inscrito no canal,o cara vem justificar a repressão da polícia espanhola aos catalães que pacificamente faziam o referendo pela separação na justifica de que os catales são socialistas em sua maioria, Nicolas Maduro se cobriu com uma bandeira da Catalunha os apanhando,mas poxa ninguém merece apanhar só por ser socialista? A Espanha é uma democracia e eles tem de ter suas reinvidacoes analisadas sem sofrerem violência por isso,eu não desejo que ninguém me xingue nem bata por ser conservador e defender alguma causa, então não quero que batam nos socialistas por isso,temos de ser diferentes demonstrar amor e não ódio,o que é distinto do que vejo nele e em outros olavetes,eles atrapalham a causa da direita,resumem o conservadorismo a xingar palavrões contra adversários, fazer revisionismo de Inquisição e defender o catolicismo tridentino, uma postura lamentável e o pior é o Bolsonaro que sempre respeitei estar caindo nessa, em um discurso ele falou que não ia ter estado laico e sim estado cristão!Esses cristãos seriam católicos como ele,assim como falar que quilombolas não servem nem para procrear e dizer que sua filha nasceu de uma fraquejada,diz um monte de bobagens para aparecer,por isso até estou repensando meu voto,se dizem que duvido que apareça um conservador melhor que o Bolsonaro em 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é dizerem que os catalães querem se separar por causa do comunismo/esquerdismo/socialismo/Georgesorismo, quando qualquer um que entende um mínimo de política sabe que o sentimento nacionalista catalão é milenar e que a razão pela qual eles querem se separar não é por motivações "comunistas" e sim pela mesma razão que existe o movimento "o Sul é o meu país" aqui no Brasil, ou seja, porque a Catalunha tem um pib per capita superior ao resto da Espanha, envia muito dinheiro para a União e recebe pouco em troca, por isso saem prejudicados. Teve um maluco lá que disse que os catalães que querem a independência são todos comunistas porque tem uma bandeira com uma estrela. Então até os países muçulmanos devem ser comunistas já que a maioria deles tem uma estrela que é símbolo do Islã, e os EUA devem estar completamente afundados no comunismo, pela quantidade de estrelas que possui na bandeira... essa gente é doente. O Nando explicou de forma tendenciosa e patética como sempre a questão histórica no vídeo que fez, esquecendo-se de dizer que a primeira vez que a Catalunha declarou independência foi no contexto da Guerra dos 30 Anos, quando a Espanha quis obrigar todos os seus estados a exterminarem os países protestantes com toda a força e com o máximo de recursos e os catalães se recusaram e se separaram. Mas disso ele não fala, é claro, porque comprometeria a própria causa católica que defende.

      Excluir
  37. Lucas, se fosse para eu te mandar um e-mail sobre um assunto teológico um pouco mais extenso para ficar usando os comentarios, vc teria tempo para me responder?
    Agradeço sua resposta, abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preferiria que postasse aqui no blog mesmo porque assim pode ajudar mais gente sobre o mesmo assunto (pode postar mais de um comentário se ficar longo demais), mas se quiser me enviar por e-mail, fique a vontade, não tem problema nenhum também.

      Excluir
    2. Eu, particularmente,
      Venho aprendendo bastante com a seção comentários. Sou leitor assíduo tanto dos artigos quanto dos comentários.

      Excluir
  38. Lucas e em relação ao Bolsonaro eu falei em outros posts,acha que essas frases polêmicas que ele solta,como em relação a filha dele,aos quilombolas,ao jornalista queima rosca,pode prejudicar a causa conservadora?Eu até fiz a comparação com o Romário,quando jogava no Fluminense,meu time de coração,era artilheiro,mas individualista,não corria,queria ser servido,tanto que era apelidado de ´´hidrante´´,não era mais o Romário dos tempos de PSV,Barcelona,Flamengo e Vasco do ano 2000,quando foi campeão da Copa João Havelange,eu achei o Bolsonaro individualista,cria uma polêmica para se promover,os que são seguidores fanáticos dele,bolsominions irão defendê-lo de qualquer modo,mas as pessoas moderadas que ainda não escolheram um lado,podem ter uma ideia ruim,pensar que os cristãos conservadores são preconceituosos por causa dele,você concorda comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso com certeza prejudica a causa conservadora, concordo totalmente.

      Excluir
  39. Gostaria de te perguntar também,falando em pregadores evangélicos,o que achas das curas do Valdemiro?Pensas que Jesus de fato pode curar alguém ali,por mais que ele não pregue o evangelho verdadeiro,peça trízimo,compre fazendas com esse dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Deus cura por misericórdia dos filhos de Deus que se encontram naquela igreja, e não pela "autoridade" do pseudoapóstolo.

      Excluir
    2. O próprio Valdomiro tinha um problema no joelho e foi tratado no hospital. Homem de pouca fé!? rsrsrs

      Excluir
  40. Lucas porquê raios Agostinho era Monergista e não acreditava da Justificacão como ato de imputaçõe ? Aproveitando a pergunta qual a sua opinião sobre a nova perspectiva sobre Paulo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, isso você teria que perguntar pra Agostinho, não pra mim. Pra mim isso tem correlação com sua atitude de forçar a conversão de donatistas, que é uma ação coercitiva bem ao estilo "monergista" de não respeitar livre-arbítrio da outra pessoa; mas se ele era monergista por ser a favor da coerção ou se era a favor da coerção por ser monergista, não dá para precisar.

      Excluir
  41. Lucas o que é batismo na nuvem e no mar que a Bíblia fala? Antes de ontem teve um debate no vejam só sobre se o batismo por aspersão era válido ou não e o pastor metodista Ildo apresentou vários exemplos disso defendendo a aspersão e ele falou muito do AT. Se quiser ver o video é esse: https://www.youtube.com/watch?v=vOyBkLlEnc4&feature=share

    Ele fez ate um artigo sobre isso de 7 folhas.veja: https://pt.scribd.com/document/360715880/Qual-e-o-modo-bi-blico-do-batismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era um batismo literal, nem existia batismo naquela época, era algo simbólico, da mesma forma que o "batismo de fogo" não significa que sejamos batizados com fogo em vez de água, porque se trata de coisa diferente. É bem ridículo usar esse texto na defesa de um batismo por aspersão, o que tem a ver? Os israelitas passaram em terra seca por entre as duas colunas de água, a grande maioria nem chegou a se molhar, se esse texto provasse alguma coisa seria que nem precisa de água para ser "batizado" então! Paulo estava fazendo uso de uma metáfora apenas; da mesma forma que os israelitas foram figurativamente "batizados" no mar Vermelho (no sentido de terem visto Deus operando entre eles naquela ocasião) e mesmo assim muitos deles pecaram e caíram da graça, também muitos que hoje em dia são batizados no novo pacto não estão com a salvação garantida, ou seja, podem cair da graça da mesma forma que os hebreus antigos. Era só isso. Encontrar "batismo por aspersão" aí é que nem encontrar chifre em cabeça de vaca.

      Excluir
  42. Lucas o que acha do movimento separatista que vai fazer um plebiscito sobre a independência de RS,SC,PR que vão ser realizadas em 900 cidades do sul do Brasil.você acha que no futuro isso será possível? o que está em jogo nesses estados do qual eu citei?Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse plebiscito não vai dar em nada, o Brasil não tem histórico de sentimento nacionalista separatista como a Catalunha, eu apostaria que nem 1% da população sulista irá votar neste plebiscito. Embora as reivindicações desse movimento sejam totalmente justas, pois de fato o sul entrega à União muito mais do que recebe e seria mais desenvolvido se se separasse do resto do Brasil, isso nunca irá acontecer.

      Excluir
  43. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber o que as escrituras falam sobre o formato da Terra. Plana com domo ou esférica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com