“Fim” do Heresias Católicas e um convite para meu “novo” blog


Neste primeiro dia do ano venho anunciar que o blog “Heresias Católicas” chegou ao fim. Mas não há motivos para alardes, pois eu não me converti ao catolicismo através do Olavo de Carvalho e nem vou abrir uma seita gnóstica esotérica, apenas vou parar de escrever neste blog e passar a produzir conteúdo exclusivamente no meu blog principal, o “www.lucasbanzoli.com”. Os 518 artigos que já foram produzidos até aqui ao longo destes 6 anos de 2012 pra cá continuarão no blog para pesquisas, mas a caixa de comentários estará desativada em todos os artigos (inclusive neste post), porque a intenção é de trabalhar exclusivamente com o blog principal que irá unificar em um único lugar todo o conteúdo produzido.

Por isso, estou tomando a mesma medida em relação aos meus outros quatro blogs (Apologia Cristã, Ateísmo Refutado, Desvendando a Lenda e O Cristianismo em Foco). Todos eles serão descontinuados e terão a caixa de comentários desativada, mas seguirão no ar. A ideia é unificar todos os blogs em um só, passando a produzir conteúdo em um mesmo lugar. Até porque, a não ser que você seja um seguidor bem assíduo, dificilmente costuma acompanhar todos os meus blogs. A maioria dos leitores que acompanha o HC acompanha o HC e nenhum outro mais, o que faz com que os artigos que produzo em outros blogs tenham uma visualização menor, mesmo quando os temas interessam a muitos dos leitores do HC.

Meus blogs somados totalizam em torno de 7 milhões de visualizações, mas apenas um percentual muito pequeno dessas pessoas continuam me acompanhando até hoje, justamente por terem lido algo em um de meus blogs alguma vez, e depois de um tempo até se esquecido, ainda que tenha se interessado pelos artigos que leu. Essa é a consequência de se ter muitos blogs esparsos, sem condição de acompanhar cada um de perto e de dar atenção a todas as pessoas, as quais acabam sequer sendo notificadas de quando saiu um artigo novo. São erros que eu pretendo corrigir daqui pra frente com o blog único tratando de qualquer assunto que me vier na cabeça – inclusive assuntos que eu já tratei aqui algumas vezes e fui atacado por alguns, por estar falando de um “tema político em um blog de religião”, que pelo nome deveria se limitar a tratar apenas de catolicismo. No “LucasBanzoli.Com” a lógica será muito mais simples: o blog tem o meu nome e portanto eu escrevo sobre o que eu quiser.

Uma das maiores dificuldades do blogger é que ele não possui uma forma de notificar todos os leitores interessados em acompanhar os artigos (na verdade ele até tem um gadget de “seguidores”, mas que só aceita quem tem conta no Google+, tornando-o quase inútil para a maioria dos leitores), de modo que a maior parte dos blogs que você já leu alguma vez na vida e gostou você provavelmente nem deve se lembrar mais do nome. Uma forma de tentar superar isso é a assinatura do Feed do blogger, que envia os novos artigos no e-mail de cada um, que no blog que eu usarei daqui em diante estará logo no menu à direita:


Obs: após inserir seu e-mail no campo indicado, um e-mail de confirmação será enviado e poderá cair na sua caixa de spam como ocorreu comigo, por isso consulte o seu spam para confirmar sua inscrição.

Mas vivemos na era das redes sociais, em que muita gente não usa ou não tem o hábito de acessar seu e-mail. Por isso, se você tem facebook, siga a minha página que eu uso apenas para divulgar os artigos novos que vão sendo publicados, para não perder nenhum post novo. Novamente aqui temos um probleminha: diferentemente do Youtube, o facebook não notifica a todos os usuários, por isso não adianta apenas curtir a página, é preciso clicar em “seguir”, e então em “ver primeiro”, o que aumenta substancialmente as chances de ser sempre notificado:


Há pouco tempo eu decidi criar também uma outra página chamada “Jesus, o único caminho”, onde pretendo divulgar pregações, mensagens ou vídeos em geral que eu considero edificantes, e no futuro usá-la para escrever textos curtos de minha própria autoria, mas de um cunho mais “devocional” do que “apologético” (deixando a página “Lucas Banzoli” apenas para divulgar os artigos novos):


Daqui pra frente deixarei o HC apenas para divulgar novos livros ou materiais importantes que forem sendo publicados, mas os artigos estarão no blog principal:


Essa mudança não é necessariamente definitiva; se eu perceber que de alguma forma isso não está gerando bons resultados em termos de visualizações e interações com os novos conteúdos eu poderei voltar ao modo antigo, o que no momento está longe de ser minha intenção. 

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!


- Baixe e leia os meus livros clicando aqui.

- Confira a lista exaustiva de artigos do blog clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.