Cezar Nero é a besta do Apocalipse?



A lenda mais propagada historicamente pelos preteristas é a de que Nero é o anticristo, ou, mais precisamente, a besta do Apocalipse, e que ele seria o “666” que João afirmou ser o “número de um homem” (Ap.13:18). De tanto ouvir repetidas vezes preteristas repetirem essa mentira à exaustão, decidi criar este artigo para acabar de uma vez com todas com essa enganação. Em primeiro lugar, é necessário dizer que “Cezar Nero” não dá “666” em língua nenhuma. Para fazer com que Nero some “666”, os preteristas lançam mão de um verdadeiro malabarismo e entorpecimento mental que só serve para enganar os mais incautos. Irei explicar algumas dessas manobras comumente usadas por eles:

1º Pegue o nome “Cezar Nero” em grego, porque em latim não dá certo.

2º Depois, translitere para o hebraico, porque se ficar em grego também não dá certo.

3º Ao transliterar para o hebraico, mantenha nrwn em vez de NRW, mas não faça o mesmo em “César” (qysr em vez de QSR), porque se você usar de critério sua manipulação vira lixo.

4º Em seguida, acrescente um “n” no final do nome “Nero”, porque se deixar a forma oficial do nome “Nero” também não dá certo.

5º E, por fim, ignore as regras de numerologia judaica (gematria), porque, se ela for levada em consideração, a sua manobra também não terá sucesso.

Então, a manobra consiste em tentar passar tudo isso para o leitor, mas sem ele perceber. O preterista tem que enfiar goela abaixo que Nero dá 666, não tem que se preocupar em explicar que tipo de manobras que foram usadas para se chegar a este resultado. Se o preterista conseguir disfarçar tudo direitinho, ele terá sucesso e conseguirá ter enganado mais um. Mas se alguém for a fundo pesquisar sobre o tema, irá descobrir todas essas manobras e postar em um site como o Heresias Católicas.

Destruindo a lenda ponto a ponto:


 NERO NÃO SOMA 666 EM GREGO

O primeiro de tudo que devemos informar ao leitor é que Cezar Nero não soma 666 em grego, soma 1005, como os próprios preteristas admitem. Kenneth L. Gentry Jr, um ferrenho defensor da tese de que Nero é o anticristo (666) tendo por base a transliteração ao hebraico, também confirma que, em grego, o nome soma 1005 e não 666:

“A grafia grega do nome Nero tinha o valor de 1005 (O Número da Besta, Kenneth L. Gentry Jr, Cap.3)

Portanto, a lenda de que Nero é o “666” não provém do grego, mas da transliteração do grego para o hebraico, onde, segundo os defensores da tese, somaria “666” (veremos mais sobre isso mais adiante). Mas, apenas aqui, já vemos o primeiro problema para os preteristas: por que João iria codificar Nero transliterado ao hebraico, se ele escrevia o Apocalipse em grego e para pessoas de fala grega?

Todos os manuscritos bíblicos do Apocalipse que temos estão na língua grega, e não no hebraico. E o livro de João foi destinado, em primeiro lugar, não para judeus nem para habitantes na Judeia, mas para cristãos na Ásia Menor:

“Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia (Apocalipse 1:11)

Perguntinhas básicas aos preteristas:

Os moradores de Éfeso falavam hebraico? Eram judeus?

Os moradores de Esmirna falavam hebraico? Eram judeus?

Os moradores de Pérgamo falavam hebraico? Eram judeus?

Os moradores de Tiatira falavam hebraico? Eram judeus?

Os moradores de Sardes falavam hebraico? Eram judeus?

Os moradores de Filadelfia falavam hebraico? Eram judeus?

Os moradores de Laodiceia falavam hebraico? Eram judeus?

A resposta a essas perguntas é: não, não, não, não, não, não e não! Os moradores da Ásia Menor não eram judeus em sua maioria, e a fala predominante nessas regiões era a língua grega, não hebraica. É óbvio que existiam judeus morando nessas regiões, assim como existiam em qualquer outra parte do mundo, mas o que predominava nessa região não era o judaísmo nem a língua hebraica, mas o grego. A grande maioria dos destinatários do livro sequer conhecia o hebraico, e, portanto, não iriam conseguir transliterar o nome “Nero” do grego para o hebraico para depois somarem. Isso porque eles trabalhavam numericamente com o grego e não com o hebraico. O próprio professor católico Felipe Aquino, da Canção Nova, disse:

“É bom lembrar que o Apocalipse foi escrito no final do séc. I (95 d.C), em grego, e tinha como destinatário as comunidades cristãs da Ásia Menor (Ap 1,4; 2,1-3,22) que falavam o grego

À época em que João escrevia o Apocalipse (96 d.C), o Cristianismo já havia se disseminado pelo mundo e a maioria dos cristãos eram não-judeus, ou seja, gentios. A própria Bíblia atesta a resistência dos judeus a aceitarem as boas novas do evangelho e como que os gentios aceitavam a mensagem que os judeus rejeitavam:

“Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías: Vá a este povo e diga: Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria. Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão! Depois que ele disse isto, os judeus se retiraram, discutindo intensamente entre si” (Atos 28:25-29)

“Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou (Romanos 9:30-31)

Ou seja: a Igreja Cristã, no final do primeiro século d.C, era muito mais constituída por gentios (que aceitaram a mensagem do evangelho)  do que por judeus (que a rejeitaram). Isso explica o porquê que todo o Novo Testamento foi escrito em língua grega: porque era a língua predominante entre os gentios. Paulo, ao escrever para as igrejas, usava sempre o grego, nunca o hebraico. A mesma coisa se aplica aos evangelistas, a Tiago, a Pedro, a Judas e ao próprio João. Portanto, nada mais justo e óbvio que esse mesmo João, que escreveu em grego e para pessoas de fala grega, preferisse manter o original à obrigar seus leitores a transliterarem o número da besta. Como Nero não dá 666 mas 1005 em grego, segue-se logicamente que não é Nero o anticristo.


 REFUTANDO OBJEÇÕES AO PONTO 1

Uma forma comum pela qual os preteristas respondem ao ponto 1 é de que, se João escrevesse “1005” para a besta (i.e, se mantivesse o grego), isso iria fazer com que o nome de Nero ficasse muito óbvio, uma vez que era conhecido que Nero somava 1005 em grego, e, por isso, João preferiu passar para o hebraico, para “camuflar” e não deixar o nome de Nero tão exposto, evitando ataques contra os cristãos. Este argumento é duplamente falho por três razões.

A primeira é que os cristãos já estavam passando por duras perseguições nas mãos de Domiciano, que era tão cruel quanto Nero, simplesmente por se recusarem a adorar ao imperador. Portanto, os cristãos não tinham medo de encarar o “tirano” de Roma e se oporem a ele, não teriam receio de admitir abertamente que Nero era o anticristo se ele assim fosse. Da mesma forma que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se opuseram contra o rei da Babilônia mesmo sob a ameaça de serem lançados à fogueira, os cristãos do século I não tinham medo da morte (Ap.12:11) e diziam a verdade abertamente, sem rodeios por medo de algum imperador tirano reinando em Roma. Além disso, pela perseguição que já sofriam, de modo algum ela seria “suavizada” simplesmente por não dizerem que Nero era um anticristo.

Em segundo lugar, João escrevia em 96 d.C, no final do reinado de Domiciano, e Nero havia sido morto em 68 d.C, ou seja, quase trinta anos antes. Da mesma forma que falar mal de um presidente do Brasil que já morreu há trinta anos não é algo muito significativo ao governo atual, assim também falar de um imperador já falecido há muito tempo não teria um impacto tão negativo nos dias de Domiciano, o que seria muito diferente se ocorresse nos próprios dias de Nero. Isso é admitido até mesmo pelo professor católico e preterista Carlos Martins Nabeto, no site “Agnus Dei”:

“E, mesmo que descobrissem o real significado do número 666, ainda assim estaria o apóstolo se referindo a um imperador já falecido e, portanto, sem muito significado para as autoridades governantes

Desta forma, ocultar o nome de Nero por meio da transliteração ao hebraico não seria algo nem um pouco necessário.

E, em terceiro lugar, o principal motivo pelo qual João não precisava ocultar o nome Nero passando-o ao hebraico ocultamente por medo de represálias é porque havia outros autores da época que faziam a mesma coisa de forma bem natural, como podemos ver em Suetônio, que fez a seguinte sátira grega usando o nome de Nero e o valor numérico de suas letras no grego:

“No meio da sua história latina, Suetônio um exemplo de uma sátira grega que circulou logo após o incêndio em Roma, que correu em 64 d.C: ‘Neopsephon Neron indian metera apektine’. A tradução da sátira é: ‘Um novo cálculo: Nero sua mãe assassinou’. J. C. Rolfe observa na edição Loeb Classical Library das obras de Suetônio que ‘o valor numérico das letras gregas no nome de Nero (1005) é o mesmo do restante da sentença; assim, temos uma equação: Nero = o assassino de sua própria mãe’”(O Número da Besta, Kenneth L. Gentry Jr, Cap.3)

Notem que Suetônio afirmou explicitamente que Nero assassinou a sua própria mãe, de forma explícita, e fazendo um trocadilho com os valores numéricos em grego. Ele não precisou ocultar este fato passando ao hebraico ou a outra língua por medo das autoridades romanas, disse isso bem claramente, chamando Nero de assassino. Então, se Suetônio pôde ter chamado Nero de assassino da própria mãe de forma clara, por que João não poderia ter feito o mesmo de forma oculta, apontando a Nero o título de “anticristo”?

Na verdade, Nero não era bem visto pelos próprios romanos. Ele era maluco, botou fogo na própria Roma, assassinou sua mãe e outros vários familiares seus, foi tirado do poder pelos próprios romanos em um golpe de estado de vários governantes no qual foi forçado a suicidar-se, era mal visto em todos os testemunhos históricos de escritores daquela época, teve sua morte celebrada pela própria Roma e festejada pelos senadores, nobreza e classe alta do Império. Portanto, se as próprias autoridades romanas odiavam Nero e o tiraram do poder, como poderiam armar uma represália a um cristão que falasse mal de um imperador que já era mal visto pelos próprios romanos? De fato, tal coisa seria tão ameaçadora na época quanto alguém no presente século falando mal a Lula sobre FHC.

Portanto, a tese preterista de que João camuflou o nome de Nero codificando-o à numerologia judaica com medo das autoridades romanas não passa de pura lenda preterista, sem pé e nem cabeça.


 CEZAR NERO OU CEZAR NERON?

É bem conhecido de todos que o nome oficial de Nero era Nero, e não Neron, com um “n” no fim. Neron é uma forma grega de se falar deste imperador, mas este imperador era romano, e não grego. Roma é uma cidade da região Lácio (que se escrevia Latio, mas depois evoluiu para Lácio), cuja língua do Latio era o latim. Portanto, a forma oficial do nome deste imperador romano não era a forma grega (Neron), mas sim a latina (Nero). Não é a toa que o título deste artigo é “Cezar Nero é a besta do Apocalipse?”, ao invés de “Cezar Neron é a besta do Apocalipse?”. Nero é chamado em todo lugar de Nero porque é a forma oficial do seu nome, originalmente latino. O “n” é um acréscimo grego ao nome de Nero, que é necessário para dar o “666” quando passado ao hebraico, porque sem ele o resultado é “616”, como podemos constatar facilmente:

Nun = 50
Resh = 200
Waw = 6 

Qoph = 100
Samech = 60
Resh = 200

Resultado = 616

Para fazer com que o nome “Nero” dê “666” quando passado ao hebraico eles tem que adicionar novamente a letra “n” (nun) no final, somando mais 50 e perfazendo o 666. Alguém poderia alegar que, como o Apocalipse foi escrito em grego, a besta deveria ser levada em consideração em grego até mesmo para pessoas que não fossem gregas, e não na forma oficial. Em resposta a isso, devemos salientar que a forma oficial de um nome é mantido ao invés de ser transliterado quando passado a outra língua.

Por exemplo, ninguém chama John Lennon de “João Lennon”, Peter Crouch de “Pedro Crouch”, James Brow de “Tiago Brow”, ou Mark Zuckerberg de “Marcos Zuckerberg”. O nome original de uma pessoa é mantido mesmo quando passado a uma outra língua. Por isso não é sem razão que conhecemos Nero como Nero e não como Neron! Cezar Neron era uma forma relativamente rara do nome de Nero, não era a mais comumente utilizada e nem a forma oficial dele. Se a besta fosse originalmente da Grécia, o justo seria manter o nome oficial em grego; mas, como estamos falando de Nero, imperador romano, o mais correto seria levar em conta o latim.


 A GRAFIA UTILIZADA PELOS PRETERISTAS

Além disso, quem passou do grego para o hebraico usou de muito pouco critério e bom senso, pois transliterou para nrwn QSR (que, segundo eles, daria 666 em hebraico), que era apenas uma grafia alternativa para Nero, que também pode ser transliterado ao hebraico como NRW no lugar de nrwn formando “Nero”, e como qysr no lugar de QSR formando “Cezar”. Tanto em um caso como no outro, o nome de Cezar Nero passado ao hebraico daria outros resultados diferentes de 666. O mais correto seria aplicar NRW QSR ou nrwn qysr, podendo até mesmo ser transliterado por NRW qysr. Em três dos quatro casos o nome de Cezar Nero não dá 666, sendo que em apenas um único (que obviamente é o que os preteristas utilizam) é que a soma segundo eles daria 666.

- Com NRW QSR o valor dá 616.

- Com nrwn qysr o valor dá 676.

- Com NRW qysr o valor dá 626.

Como bem podemos perceber, eles fazem uso de uma única forma que, para eles, dá 666, ignorando outras três grafias alternativas que dão valores diferentes, para mais ou para menos. Em outras palavras, se no Apocalipse tivesse escrito que o número da besta é 616, eles estariam fazendo uso da primeira grafia; se dissesse que é 676, eles estariam fazendo uso da segunda grafia; se dissesse 626, eles estariam fazendo uso da terceira grafia; se dissesse 616, estariam fazendo uso da grafia latina; se dissesse 1005, não transliterariam para o hebraico e deixariam no grego mesmo, e por aí vai. É isso o que os preteristas escondem de você, para fazer parecer que a única possibilidade para Nero é 666.


 OUTROS ARGUMENTOS CONTRA NERO

Devemos ainda levar em consideração outros fatores que vão muito além da mera análise de Apocalipse 13:18. Afinal, se Nero é o anticristo, isso significa que o todo das Escrituras deve ser compatível com essa verdade. Mas será mesmo que a Bíblia atesta ou confirma que Nero é um possível candidato a anticristo? Segundo o apóstolo Paulo, não. Isso porque ele atesta que o anticristo iria se assentar no templo de Deus, dizendo ele mesmo ser Deus:

“O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2ª Tessalonicenses 2:4)

A verdade: Nero nunca sequer pisou em Jerusalém, muito menos no templo!

Além disso, Paulo afirma que o anticristo seria morto por Jesus na segunda vinda de Cristo:

“E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda (2ª Tessalonicenses 2:8)

A verdade: Nero morreu antes da invasão de Jerusalém pelos exércitos romanos, ou seja, antes de 70 d.C (ele morreu e 68 d.C, dois anos antes). Sendo assim, ele não morreu na volta de Jesus, que os preteristas afirmam ter acontecido após a destruição de Jerusalém e do templo. Mais um ponto conclusivo contra a tese de que Nero é a besta a que João se refere.

Além disso, João diz que essa besta colocaria uma marca (666) em todos os habitantes da terra:

“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome (Apocalipse 13:16-17)

A verdade: os judeus NUNCA foram marcados com algum “666” na mão direita ou na testa (você pode conferir mais sobre isso neste meu artigo).

Além disso, o anticristo teria uma imagem sua que seria colocada no templo de Jerusalém (os preteristas interpretam a frase “habitantes da terra” como “moradores de Jerusalém”):

“E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta” (Apocalipse 13:14-15)

A verdade: nunca houve uma imagem de Nero no templo de Jerusalém nem em parte alguma da Judeia, muito menos uma imagem falante.

Poderia passar o dia inteiro aqui passando provas inequívocas de que Nero não se encaixa de forma nenhuma com a descrição bíblica sobre o anticristo. Ele certamente tinha um perfil adequado para uma besta (no sentido de ser um tirano cruel contra os cristãos), mas não era besta especificamente (pois não corresponde aos diversos relatos bíblicos acerca do anticristo).


 O ARGUMENTO CONCLUSIVO: A GEMATRIA HEBRAICA

Até aqui já conferimos inúmeras evidências de que Nero não pode ser a besta do Apocalipse (666), porque:

 A forma oficial do nome Nero era latina e não grega, e em latim soma-se 616, e não 666, ao transliterar ao hebraico.

 Mesmo se levássemos o grego em consideração e não a forma oficial do nome de Nero, teríamos quatro possibilidades diferentes para Cezar Nero, das quais apenas uma (segundo os preteristas) é que somaria 666 se transliterado para o hebraico.

 Porém, mesmo se João escolhesse o grego e ainda que pensasse exatamente na grafia proposta pelos preteristas, nada indica que ele desejasse uma transliteração ao hebraico, o mais óbvio fosse que desejasse a codificação do próprio grego, uma vez que escrevia para gentios que falavam grego e que não haveria qualquer razão para evitar citar Nero de forma mais clara sendo que Nero era odiado pelas próprias autoridades romanas.

 Sendo assim, Cezar Nero em grego (sem a codificação ao hebraico) daria 1005, novamente longe dos 666 sonhados pelos preteristas.

Então, somente do que já constatamos até aqui, vimos que, para os malabarismos preteristas em torno de Nero darem certo, é necessário que:

 João tenha pensado em Nero como nome grego e não na forma original latina, que era a mais comumente usada desde aqueles dias e até os dias de hoje.

 João tenha tido a intenção de que seus leitores passassem ao hebraico e não que ficassem no grego, mesmo sem qualquer razão séria para isso e mesmo escrevendo a crentes na Ásia Menor, em sua grande maioria constituído de gentios (não-judeus), que falavam grego, e não hebraico, e que dificilmente conseguiriam fazer tal transliteração.

 Além disso, João certamente deveria ter em mente o nome nrwn QSR e não alguma outra das quatro possibilidades para o nome de Nero, e que daria outros resultados.

Algum preterista poderia chegar até aqui na leitura, e, incrédulo como sempre, ainda apostar que tudo isso aconteceu para Nero dar o 666 escrito no Apocalipse. O que eles não contavam, porém, é que as próprias contas deles esbarram na gematria hebraica. A conta deles, levando em consideração o nrwn QSR, ficaria assim:

Nun = 50
Resh = 200
Waw = 6
Nun = 50

Qoph = 100
Samech = 60
Resh = 200

Qualquer um pode fazer as contas e ver que realmente o resultado é 666. O que os preteristas não contavam, porém, é que existem diversas regras na gematria hebraica que eles desconhecem completamente e que invertem totalmente a situação. De acordo com as regras de numerologia judaica, conhecida como gematria, quando a letra Nun aparece no final de uma palavra, é conhecido como “Final”, e assume o valor de 700. Desta forma, o nrwn QSR somaria 1316, e não 666:

Nun = 50
Resh = 200
Waw = 6

Nun = 700  aparece no final de uma palavra e assume valor de 700

Qoph = 100
Samech = 60
Resh = 200

Outros sites católicos trazem “NVRN RSQ”. Esse “n” que aparece na primeira e na quarta letra é o correspondente ao Nun do hebraico. Quando ele aparece no final de uma palavra, toma o valor de 700, e é exatamente o mesmo que ocorre em Neron Cezar.

Para quem duvida basta entrar neste endereço e conferir por si mesmo as regras de gematria judaica que os preterista desconhecem:



E aqui também:


E aqui:


Este outro site sobre gematria também faz um interessante gráfico dos valores hebraicos das letras:

  Letra
   Nome da letra
    Transcrição
 Valor Numérico
  
 Aleph
 A
 1
  
 Beit
 B, V
 2
  
 Gimel
 G, Gh
 3
  
 Daleth
 D, Dh
 4
  
 Heh
 H   
 5
   
 Vau ou wau
 O, U, V, W
 6
  
Zayin
 Z
 7
  
Cheth ou Het
 Ch ou H 
 8
  
Teth
 T
 9
  
Yod
 I ou J, Y
 10
  
Kaph
 K, Kh 
 20 - 500
  
Lamed
 L
 30 
  
Mem
 M
 40 - 600
  
Nun
 N
 50 - 700
  
Samekh
 S
 60
  
Ayin
 Aa, Ngh 
 70 
  
Peh ou Feh
 P, F
 80 - 800
  
Tzaddi ou Sadé
 Tz
 90 - 900
  
Quph
 Q
 100
  
Resh
 R
 200
  
Sin ou Shin
 S,  Ch, Sh
 300
  
Tau
 T, Th
 400 ...


Notem que o Nun aparece obtendo o valor de “50 – 700”. Cinquenta quando aparece em algum outro lugar da palavra, e setecentos quando aparece no fim dela, como ocorre no caso de Cezar Neron.

Este outro gráfico também nos ajuda a ilustrar bem:


Como vemos, as letras que podem receber numeração diferenciada quando aparecem no final de uma palavra são as chamadas letras sofit, sendo elas:

khaf [k] = 500
mem [m] = 600
nun [n] = 700
pei [p] = 800
tzadik [tz] = 900
alef = 1000

Nun como letra final obtendo o valor de 700 aparece também neste outro gráfico:


E nesta outra ilustração há os valores dos números hebraicos e também o que alguns destes números (como é o caso do Nun) obtém na “Final”:


Portanto, não há escapatórias para onde um preterista possa fugir e salvar a crença de que Nero é a besta (666) do Apocalipse. Se ele leva em consideração o nome latino de Nero (sem o “n”), obtém-se 616, mas, se leva em consideração o nome grego (com o “n” no final), obtém-se 1316.

E então, preteristas, qual vocês preferem?

Eu prefiro a Bíblia que repudia a lenda de que Nero é a besta do Apocalipse.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

על המשיח ועל ממלכתו
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Muito bom !!! Apesar de eu não entender nada desse assunto rsrsrsrs viu e o negócio da cobertura espirital ? o que vc acha disso ?
    Matheus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus. Estudar escatologia é fácil e simples, apenas PARECE complicado, mas é o tema mais interessante de todos na apologética, em minha opinião.

      Sobre a cobertura espiritual, creio que a obrigação da Igreja é que todos orem por todos:

      "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, POR TODOS OS HOMENS" (1 Timóteo 2:1)

      Portanto, não vejo base bíblica alguma para a crença de que uma pessoa ESPECÍFICA proteja ou "cubra" espiritualmente outra pessoa ESPECÍFICA. Não existia isso nos primeiros anos de Igreja e mesmo assim a Igreja funcionava; na Reforma também não havia essa inovação e mesmo assim as igrejas evangélicas cresceram com ordem e decência, vejo isso como uma inovação estranha ao evangelho.

      A ordem bíblica é de todos orarem por todos, se quiser orar mais por uma pessoa não há problema, mas se alguém não receber a "cobertura" de ninguém mas orar por muitos outros, esse alguém não vai estar com "brechas", pois a brecha é o pecado de cada indivíduo e não a falta de oração por este alguém.

      Abraços.

      Excluir
    2. Dizem que o valor do número da besta é 616, que o 666 foi erro de tradução... O 616 dá exatamente o valor do Nero, não do Neron.

      Excluir
    3. 616 é uma variante textual, um erro comum cometido por escribas. A grande maioria dos manuscritos trazem mesmo o "666", ao invés do "616".

      Excluir
    4. 666 era um simbolo numérico usando pelos perseguidos na época de cezar (cristãos) para se referirem a ele, como uma espécie de código...
      Desmembrando uma trindade malígna no caso que seriam os 666 montados em formato de triangulo.
      Isso acarretou muitas histórias e doutrinas...
      O renascentismo que vem logo após as cruzadas e santa inquisição dão mais direção ainda para os símbolos por grupos fechados formados e doutrinados na época.
      Não existe alfabeto que justifique isso, mas sim um código entre os cristãos da época.

      Excluir
    5. "666 era um simbolo numérico usando pelos perseguidos na época de cezar (cristãos) para se referirem a ele, como uma espécie de código..."

      Como, se Nero não dá 666, e nem Cezar dá 666, e nem Nero Cezar dá 666?

      "Desmembrando uma trindade malígna no caso que seriam os 666 montados em formato de triangulo. Isso acarretou muitas histórias e doutrinas..."

      Certo, mas isso não prova que essa "trindade maligna" se refira a Nero ou que tudo já tenha se passado no tempo. O anticristo, tal como na visão de TODOS os Pais da Igreja, ainda está por vir, o que implica que não pode ter sido Nero:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/05/o-anticristo-ao-longo-da-historia-e.html

      "O renascentismo que vem logo após as cruzadas e santa inquisição dão mais direção ainda para os símbolos por grupos fechados formados e doutrinados na época"

      Ok, mas o que isso tem a ver?

      "Não existe alfabeto que justifique isso, mas sim um código entre os cristãos da época"

      E desde quando isso era um "código" usado pelos cristbãos da época para se referir a Nero? Qual documento cristão do século I você usa para afirmar isso? Me mostre esse tal documento e eu ficarei muito grato em deletar todo esse artigo e em dar razão a você.

      Excluir
  2. Lucas,

    Excelente artigo! Profundo e objetivo, sem deixar margem a qualquer sombra de dúvida.

    Mais uma vez meus parabéns e que Deus o ilumine cada dia mais nesse trabalho.

    Leone.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me se o assunto é meio diferente do proposto, é que tenho uma dúvidas. Em muitos sites e blogs protestantes eu sempre vejo a referencia ao Papa ser a besta do Apocalipse usando o nome "Vicarius Filli Dei" e calculando seu valor. Mas me disseram que o Papa nunca foi chamado de Vicarius Filli Dei, caro Lucas, o senhor saberia me dizer se esse nome tem realmente alguma relação com o Papa? agradeço a resposta desde jah ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Este nome (Vicarius Filli Dei) aparece no documento da Doação de Constantino, onde o papa é retratado como sendo o "Vigário do Filho de Deus" (=Vicarius Filli Dei), mas não aparece em outras fontes. O mais comum é referir-se ao papa como Vigário de Cristo do que como Vigário do Filho de Deus. De modo que não é errado dizer que o papa já foi tratado como Vicarius Filli Dei, mas não é a forma de tratamento predominante nos séculos. Fique com Deus.

      Excluir
    2. Obrigado mais uma vez pela resposta. Que Deus te abençoe.

      Excluir
  4. LUCAS, PARABÉNS PELAS EXPLICAÇÕES SOBRE NERO E PAPA, GOSTARIA DE SABER SE ANTICRISTO E BESTA SÃO UM. OU SE ANTICRISTO NÃO É UM ESPÍRITO QUE AGE NAS PESSOAS. E SE VC TEM UMA OPINIÃO FORMADA DE QUEM É A BESTA DESTE NÚMERO 666?
    MESMO PORQUE A PALAVRA ANTICRISTO NÃO APARECE EM APOCALÍPSE. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jurandir. Na minha opinião o anticristo é a própria besta do Apocalipse, e não duas pessoas diferentes, pois, como você ressaltou, o Apocalipse não difere a "besta" do "anticristo", uma vez sendo que não cita a palavra "anticristo", mas o substitui pela palavra "besta" ou "fera" que é a preferível pelo apóstolo João, já que em suas visões ele via o anticristo na forma de algum animal feroz da terra (ou como a junção de muitos deles), o que seria uma "fera" ou "besta" (dependendo da tradução). O anticristo será uma pessoa física, de carne e osso, assim como o Senhor Jesus Cristo foi, doutra forma seria impossível compreender o texto de Paulo aos tessalonicenses, onde ele diz:

      "O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus" (2 Tessalonicenses 2:4)

      Isso indica um aparecimento físico e literal de um pessoa que seria o anticristo ou a besta, e não apenas um "espírito" demoníaco sem corpo. Quando a Bíblia fala que o espírito do anticristo já está no mundo, ela somente quer dizer que as pessoas do mundo são tomadas e conduzidas pelo mesmo espírito satânico que atuará no anticristo, ou seja, que são levadas a praticarem o mal da mesma forma que o anticristo fará na tribulação. Por isso João diz que naquele momento diversos "anticristos" (ou seja, pessoas nas quais o espírito maligno do anticristo estava atuando) já estavam no mundo - e com certeza ainda estão!

      Sobre quem especificamente é a besta, já ouvi falarem diversos nomes, como Barack Obama, papa João Paulo II, Al Gore, príncipe Charles, até do Lula já ou falar (rsrs), mas com toda franqueza simplesmente não tem como saber quem é, podemos dar palpites, arriscar nomes, ver qual é mais provável que outro, mas nunca teremos o exato conhecimento de quem seja, a não ser que já esteja extremamente óbvio. Até porque o anticristo pode ser alguém que surgirá em séculos, quem sabe, e neste caso nenhum nome que poderíamos citar hoje é indicado a ser a besta do Apocalipse.

      Deus te abençoe!

      Excluir
  5. É POSSÍVEL QUE A BESTA SEJA UMA INSTITUIÇÃO E NÃO UMA PESSOA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu creio que a besta é um império ou uma instituição, não uma pessoa em particular. Qualquer dia faço um artigo sobre Apocalipse 17 mostrando o meu parecer sobre o tema em questão, já que ele é muito abrangente para ser tratado em poucas linhas.

      Excluir
    2. Muito interessante este ponto de vista, da possibilidade da besta ser uma instituição. Eu creio que seja de alguma forma a figura do Estado. Poderia ser comunista ou capitalista. No comunismo Deus é negado e há de certa forma um culto (não religioso) à pessoa do governante. Mas poderia também se encaixar um Estado capitalista, pois a figura do comércio na Babilônia é muito forte, até as almas dos homens são vendidas. Além do mais vejo nas formas de controle do Estado um processo semelhante ao controle fiscal-tributário do Estado: Ninguém pode comprar ou vender se não tiver os documentos oficiais do Estado, ou seja, se não for um cidadão idôneo com o Estado; do contrário, é um fora da lei. As pessoas precisam de CPF, RG, Título de eleitor, etc; as Empresas precisam de CNPJ, Inscrição Estadual, municipal e ainda estar quite com os tributos devidos ao Estado. De certa forma, esta proibição ao comércio já atua há algum tempo nos Estados modernos, como também acontecia em Roma.

      Excluir
    3. AP 13:18 diz q é numero de HOMEM, mais pode ser um Bill Gates por exemplo...o poder de tds movimentos da Microsoft esta na mão dele...
      assim poderia ser uma empresa representada por uma pessoa...Assim não deixaria de ser um homem.

      Excluir
  6. O ultimo papa dito como falecido ira ressurgir ele é o anti cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De alguma forma o Papa tem alguma semelhança com a figura do Anticristo, mas se encaixa perfeitamente com todos os textos bíblicos, pois ele não é contra tudo que se chama "deus" e também não se opõe a tudo que represente culto à Deus.

      Excluir
  7. O sexto rei foi o imperador romano Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus, o sétimo foi o imperador Titus Flavius Vespasianus, o oitavo rei foi seu filho, Titus Flavius Vespasianus Augustus, responsável pela destruição do templo em Jerusalém.

    “Aqui existe a sabedoria. Aquele que tem entendimento considere a multidão da besta, porque ele é a multidão de um homem, e sua multidão está codificada em 616.” Apocalipse 13:18 (códice mais antigo)

    O nome de Nero em hebraico (Neron Kaiser) seu nome gematricamente dá 616, o sexto imperador romano “...cinco já caíram e um existe” Apocalipse cap. 17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico me perguntando até quando vou ter que aturar comentários de gente que não lê o artigo em questão...

      Excluir
  8. O SABER LER A SI:
    (ES.12.1)
    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



    O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir
  9. O anti-Cristo é também a besta.

    Eu não tenho uma bíblia agora porque um fanático de outra religião queimou a minha.

    Em algum evangelho (não me recordo qual)
    Está escrito que todo aquele que não acredita que Cristo é filho de Deus é um anti-Cristo. E virão muitos.

    Pode concluir então que um povo com um reino mundial e com religião que não acredita que Cristo é filho de Deus seja a besta?

    Por exemplo, os extremistas muçulmanos querem governar todo o mundo e declarar sua religião como universal.

    Se isto acontecer um dia, ou algum povo conseguir algo parecido pode concluir que é o reino da besta?

    Existe uma profecia no Alcorão, que diz que virá um sucessor de Maomé. Um califado que vai espalhar a religião pelo mundo.

    Esta profecia pode ser então interpretada como a vinda da besta?

    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a paz. Eu abordei essa questão da besta e do império mundial neste outro artigo:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/02/quem-e-o-anticristo-e-besta-do.html

      Com certeza o anticristo será identificado como o "Mahdi" dos muçulmanos, quando ele vier. Só assim ele poderá reinar sobre o mundo todo sem muita contestação no mundo islâmico. Eu vou escrever um artigo sobre isso nas próximas semanas.

      Abs.

      Excluir
    2. Esta é uma de minhas teorias. Eu tenho diversas e todas podem ter sentido.

      Prefiro ter várias opiniões diferentes "do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo" Rs.

      Diga-Se de passagem, eu acredito que seja uma virtude a disponibilidade de mudar de ideias ou se for preciso adicionar novas ideias à uma lista.

      Gostaria de agradecer pelo texto sugerido em link eu já comentei outras teorias minhas lá também.

      Obrigado pela atenção.

      Espero que minhas opiniões não divulguem minha idade adolescente.

      Paz e luz.

      Abraços.

      Excluir
  10. Excelente texto. Muito bem escrito e fundamentado.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Prezado: Bem em primeiro lugar você diz que não pode ser Nero porquê o Apocalipse foi escrito em grego e enviado a uma assembléia que só falava grego e não hebraico por isso seria sem lógica a transliteração. O que acontece meu caro é que se você tivesse dado uma lida no Livro de Sir. R.H. Charles, você veria que é quase que improvável que o livro do Apocalipse na sua forma que está hoje tenha sido escrito de uma só vez entre 95-96!!! Isso mesmo muitas sessões do livro são bem anteriores pelo menos datando da época do reinado de Nero e alguns vão mais longe datando do reinado de Claudio!!! O que nós sabemos que as cartas as sete igrejas datam da época de Domiciano e sabemos também que as cartas foram escritas em separado da sessão apocalíptica própriamente dita!!!Portanto o capitulo 13 pode ter sido escrito bem antes e como o próprio Kenneth Gentry observa em seu livro por ter tanta influencia judaica no livro o mesmo pode ter existido primeiramente em hebraico ou aramaico o que explicaria os termos sem tradução para o grego como Amém, HallelIah (aleluia), Har megido (armagedon)!!! Portanto se considerarmos um cenário em que o capitulo 13 foi escrito durante o reinado de Nero, podemos sim pensar em uma transliteração para o hebraico quando o mesmo foi compilado para o grego em 95-96 dC. O ponto 2 já foi respondido na minha objeção anterior já o ponto 3 referente a grafia, se você tivesse lido direito o livro do Kenneth Gentry, principalmente as notas de rodapé, você veria que gráfia hebraica está correta e é comprovado por achados arqueológicos (D. R. Hillers, “Revelation
    13:18 and a Scroll from Murabba’at,” BASOR 170 (1963):65;) dê uma olhada!!! O nome do Nero em grego é Neron dai o N no final portanto da 666 sim!!! enquanto que em latim não há o N no final totalizando o 616 ( E é impressionante como tem versões que trazem o 616 ao invés do 666, oque fortalece ainda mais a teoria do Nero como a besta, como muitos comentadores reconhecem!!!) Partindo da premissa que posteriormente o livro do Apocalipse pode ter começado a adentrar círculos onde se falava-se o latim, um copista muito bem intencionado sabendo da identidade de Nero pode ter mudado o número para 616 sabendo da gráfia latina do nome do imperador!!! Como já disse um forte indicio da identidade de Nero como a mesta é justamente a dupla grafia que dar 666 e 616!!! Embora haja comentadores que jugam que o 616 possar significar cesar -deus (Kaisar Theos)!!! Quanto ao 5° argumento, é falho também, uma vez que Paulo se reserva o direito do silencio ( pelo o que dar a entender os Tessalonicenses sabiam a identidade do iníquo só ler 2 Tessalonicenses: 5-6, que Paulo não queria que fosse acusado injustamente por falar contra o imperador romano, uma vez que em Tessalônica o mesmo já havia sido acusado disso ver Atos 17: 6-8) Portanto para o homem da iniquidade Paulo tinha em mente o imperado romano, uma vez que Tito sim penetrou no santos dos santos e se declarou "imperator" profanando o santuário e se assentando como um deus!!! sem contar que Pompeu já o tinha profanado em 65 a.C. e Caio Caligula quis colocar uma estátua sua no templo em Jerusalém!!! Mas já me prolonguei demais!!! O ponto 6 nem vale a pena comentar!!! Bem antes de você tentar falar alguma coisa leia bons materiais e não sites evangélicos!!! recomendo o livro do R. H. Charles e de William Barclay só para começar!!!! God Bless you!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada do que você falou faz sentido. Parte do Apocalipse foi escrita antes de 70 d.C? Isso é só um achismo ridículo sem nenhum fundamento histórico, fruto do desespero para encaixar alguma parte apocalíptica como preterista, uma vez que TODOS OS PAIS DA IGREJA disseram que o livro foi escrito depois de 95 d.C:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/11/manual-de-como-esmagar-o-preterismo-com.html

      Se as cartas às sete igrejas datam de Domiciano, então a grande tribulação não pode ser a guerra entre Roma e Jerusalém em 70 d.C, porque João afirma que a igreja ainda seria guardada da hora da tribulação (Ap.3:10), ou seja, a tribulação não tinha ocorrido ainda para eles. Se fosse 70 d.C, já teria ocorrido e João teria colocado o termo no passado, e não no futuro como ele fez. Só isso já esmaga toda a sua teoria besta e sem sentido.

      Um copista errou, colocando 616 ao invés de 666. Eeeeeeeeee daí? Erros de copistas existem de montão nos manuscritos antigos. Normal para quem não entende nada de Crítica Textual. Chega a ser cômico você propor a teoria de que colocaram 616 de propósito por causa de Nero, quando NENHUM PAI DA IGREJA DISSE QUE FOI NERO, ou seja, o copista sabia aquilo que os bispos e doutores da Igreja não sabiam... kkkkkkkk esses preteristas são cômicos demais!

      Da onde você tirou que o capítulo 13 foi escrito durante Nero? Qual a evidência histórica ou arqueológica você tem disso? Ah, já sei, você tirou essa informação do ACHISMO dos autores preteristas que você lê, acertei? É muito alucinógeno, cara, eu não discuto com isso. Eu só debato com argumentos e evidências.

      Os tessalonicenses não sabiam quem era o anticristo, eles sabiam O QUE IMPEDIA a manifestação do anticristo naquele momento, vá ler o texto, você nem sabe o que diz. Paulo jamais disse que os tessalonicenses sabiam quem era O ANTICRISTO:

      "E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado" (2 Tessalonicenses 2:6)

      O texto diz claramente que eles sabiam O QUE O DETÉM, e não que eles sabiam a identidade do próprio anticristo. Deixa de adulterar a Bíblia, moleque!

      A diferença entre eu e você, é que todas as suas fontes são dos autores preteristas que você lê, enquanto eu não apenas leio os autores preteristas, mas leio a Bíblia e os Pais da Igreja, tenho conhecimento bíblico e histórico, enquanto você só tem os achismos dos desesperados autores preteristas que fazem todo tipo de malabarismo para colocar suas sandices dentro da Bíblia e da História.

      Excluir
  12. O anticristo vem de Roma (a prostituta do Apocalipse, a grande cidade que reina sobre os reis da terra), e é um "papa" (que aliás é nome de blasfêmia), quando diz que 5 já caíram se refere a Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II. Um é (Bento XVI ainda vive) e o outro quando vier convém que dure um pouco (Francisco já veio e logo não deve permanecer muito tempo), destes 7 o único cujo nome dá 666 é João Paulo II, que por "coincidência" é/foi o mais popular "papa" da história e sua tumba é local de adoração no Vaticano, tem até uma câmera filmando 24h e pode-se ver imagens no site do Vaticano (http://www.vaticanstate.va/content/vaticanstate/it/monumenti/webcam/tomba-del-beato-giovanni-paolo-ii-.html) Seria isso para que todo mundo visse quando ele subir do abismo? Sugiro que leiam o livro de Apocalipse e meditem na palavra de Deus. Pela parábola das dez virgens sabe-se que o noive (Cristo) vem a meia-noite (entre a 2ª e a 3ª vigília, e no antigo testamento está escrito que 1000 anos são aos olhos de Deus como a vigília da noite, logo Jesus vem no final do segundo milênio-início do terceiro desde sua primeira vinda, ou seja é pros anos 2000 está muito perto. Há também outros trechos da escritura que apontam para essa época.

    ResponderExcluir
  13. "666" é um número muito anticristão, muito satânico, assim como "11", "911" e outros. Hitler foi uma pessoa mais próxima do Anticristo, esta que matou mediante seu Nazismo seis milhões de judeus. 30 de abril de 1945, uma segunda-feira sistólica, foi a data de sua morte e 15h30 (hora local) seu horário. Eu aconselho a todos as recusas de recebimentos da Marca Anticristã, pois além das perdas das privacidades, há também as perdas de suas salvações.

    ResponderExcluir
  14. Há uma referência ao número "666" na música "SOCIEDADE ALTERNATIVA", de Raul Seixas", que é um lá dórico/dório (A-B-C-D-E-F#-G), gravada em 1974, sendo que seu trecho é mais ou menos assim: "O NÚMERO "666" CHAMA-SE "ALEISTER CROWLEY".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, cada teoria maluca que os caras inventam, kkkkkkkk. Não é simples interpretar apocalipse, mas daí a deduzir qualquer baboseira e sair cantando vitória é demais.

      Excluir
  15. em 2011 eu estive afastado do evangelho. logo em seguida entrei para o mundo do ocultismo, e fiz um ritual da chamada abertura do terceiro olho. (( OLHO DE HORUS )) em outro determinado ritual, que eu tive que fazer, o " mestre " mandou que eu tocasse com o dedo direito na testa, para receber a marca de (( MAITREYA )) esse é um dos candidatos a anticristo mais fortes que existe na atualidade !!!! eu por descuido fiz como o """ mestre """ mandou, toquei a testa com o dedo direito p receber a marca de MAITREYA, e seus poderes mentais !!!! 1 ano depois retornei ao evangelho, para novamente ter comunhão com (((((((DEUS ))))))) sofri ataques de todas as formas de demonios, não me deixavam dormir, apareciam em meus sonhos todos os dias, falavam em minha cabeça que minha salvação está perdida, amostravam me o inferno, quase enlouqueci com tantas perturbações !!! eles me diziam que eu já estou marcado com a marca do anticristo e minha salvação está perdida ! se (( MAITREYA )) for mesmo o anticristo, eu já perdi a minha salvação ?!!!! agradeço muito a respostas dos irmãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe em relação à perda da salvação, porque ninguém que esteja em Cristo, com arrependimento sincero pelas coisas do passado e buscando sinceramente a Deus pode estar perdido. Isso é coisa que eles colocaram na tua cabeça para te perturbar na fé. E você não tem a marca da besta, porque essa marca só passará a existir quando, em meio à grande tribulação, o anticristo a obrigar a todos os homens. Ou seja, ela não existe ainda. E esse Maitreya, até onde eu sei, está atrelado ao budismo, seria o "anticristo" que os budistas reconhecerão como uma espécie de Messias da mesma forma que o Mahdi funciona para o Islamismo, não se trata de uma pessoa com esse nome, mas sim com alguém que será identificado desta forma por aquelas pessoas (e por outras de outra forma). O anticristo será o Maitreya dos budistas, o Mahdi dos muçulmanos, o Kalki dos hindus, o Messias dos judeus, o General Supremo dos satanistas e o líder político mundial aclamado pelos socialistas e secularistas do planeta.

      Abs!

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com