Predestinação e Livre Arbítrio


Meu amigo Alon criou um site que eu creio que seja extremamente relevante na apologética cristã, que trata sobre predestinação e livre-arbítrio, refutando a visão distorcida que o calvinismo tem sobre esse tema. Eu particularmente respeito os calvinistas e creio serem irmãos em Cristo, mas já estava na hora de alguém criar um site expondo a verdade bíblica sobre o assunto e refutando as más interpretações sobre o tema. O site dele ainda está em processo de construção, mas o conteúdo daquilo que já foi escrito pode ser visto neste link:


Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Olá! Boa tarde! Vc concorda com esse artigo 100%?! Segundo ele, Deus não conhece o futuro, pode apenas conjecturar (Exs.: "...Deus pode conjeturar sobre o que você fará na próxima Sexta-feira, mas não determinará, porque você ainda não agiu..." e "...Não acredito que Deus, lá da eternidade tenha visto o Paulo da Silva que nasceria no século 21...") e é mutável (Ex.: "...Embora seja Deus imutável em Sua essência e caráter, Ele é mutável em Seu conhecimento e em Suas ações..."). "Mutável em Seu conhecimento"?! Soou estranho... Dá a impressão de que Deus é, de certa forma, LIMITADO em algum aspecto; que Ele não está mais no Kairós, mas sim no Cronos... Vc também concorda com isso? Se sim, e as passagens que dizem que Ele não muda e que já conhecia Davi antes mesmo de nascer? Abraço, fique com Deus.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz. Não encontrei o lugar onde você diz que ele afirma que "Deus não conhece o futuro", o que ele disse foi expressamente o contrário: que o fato de Deus CONHECER o futuro não o torna o CAUSADOR desses eventos. É assim que eu creio. Veja algumas partes que ele escreve logo na página inicial do site dele:

      "Deus saber de tudo que vai acontecer e de tudo que está acontecendo, não significa que ele é o agente causador de todas as ações dos homens..."

      "Saber do que pode ocorrer amanhã, não faz dEle o agente causador e nem o impulsionador do mau..."

      Portanto ele não disse que Deus não conhece o futuro, mas sim que ele não é o causador de todas as coisas que acontecem na terra. A crença de que Deus não sabe o que irá acontecer no futuro é conhecida como o Teísmo Aberto, que eu refutei no meu livro sobre "O Enigma do Falso Profeta", mas ele não crê nisso. Sobre as outras citações, é necessário analisar o contexto de cada uma delas, por isso seria importante que você passasse um link de cada uma delas.

      Abraços.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta! É verdade, ele deixou bem clara a idéia logo no início. Continue com o excelente trabalho! Fique com Deus.

      Luiz

      Excluir
    3. Olá, Luiz, obrigado pelo incentivo. Sobre a sua outra mensagem referente ao Macabeus, o problema é que esse ser sofre de insanidade mental e também não sabe interpretar um texto simples como o meu, o tempo todo eu estive falando de page views, mas a criatura (que se admite ser semi-analfabeto mas ao mesmo tempo quer se aventurar a interpretar textos) levou para o outro lado, como se eu estivesse falando de acessos na página inicial. Mas é o que eu disse, não vale a pena ficar dialogando com um indivíduo que não sabe ler nem interpretar o que a gente escreve, é pura perda de tempo, é jogar pérolas aos porcos.

      Um abraço.

      Excluir
    4. Ahahah Fato! Abraço

      Luiz

      Excluir
  2. Anônimo Banzoli rsrsrs dê uma olhada e veja se ficou como voce queria. Se não, posso até melhorar

    http://sempredestinacao.wordpress.com/2013/11/10/escrito-e-determinado/

    Abraços, Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alon, o artigo ficou ótimo, eu nunca havia pensado o Salmo 139:14,16 da forma que você expôs, a versão King James caiu como uma luva nesse versículo, explicou perfeitamente o verso que é mal traduzido pelas Almeidas. Abraços!

      Excluir
  3. Lucas, dps de Lutero, Calvino foi a pessoa que mais influenciou na reforma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Na verdade alguns até chegam a dizer que Calvino foi mais importante que Lutero (o que eu discordo), porque ele foi o primeiro autor protestante a fazer uma "teologia sistemática" (conhecida como "Institutas"), enquanto Lutero era melhor falando do que escrevendo.

      Excluir
  4. Percebem o Fatality no Calvinismo:

    https://www.youtube.com/watch?v=um_45X2tivc

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com