10 Razões para crer na mortalidade da alma



Embora eu pudesse dar mil razões para não crer nesta doutrina pagã da imortalidade da alma (ou duzentas e seis, como fiz aqui), vou resumir dez provas a favor da mortalidade da alma, para que este artigo não seja demasiadamente longo. Se alguém discordar de algum dos pontos, pode tranquilamente refutar na caixa de comentários, que eu responderei em seguida.


10 RAZÕES PARA CRER NA MORTALIDADE DA ALMA

1º Porque o homem é uma alma, e não possui uma. Gênesis 2:7 nos deixa claro que Deus formou o homem do pó da terra (corpo), soprou nele o fôlego da vida (espírito) e, como resultado disso, o ser humano tornou-se uma alma vivente, e não “obteve” uma. Que o “fôlego da vida” não é uma “alma imortal” implantada no ser humano, isso fica claro pelo fato de que exatamente a mesma palavra, no original hebraico ruach, que é traduzida por “espírito”, é usada tanto em relação aos seres humanos quanto a animais (Gn.7:15; Gn.7:21,22; Ec.3:19,20; Gn.6:17; Sl.104:29). A Bíblia não faz sequer a menor distinção entre eles. O espírito “de toda a carne” entrou na arca de Noé, e não foram apenas seres humanos que lá entraram (Gn.7:15).


2º Porque há várias citações bíblicas da morte da alma. Deus nos diz em Ezequiel 18:4 que “a alma que pecar, essa morrerá”(vs. 4, 20). Da mesma forma, Pedro nos diz que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo” (At.3:23). Balaão pediu que a sua alma morresse a morte dos justos (Nm.23:10), Deus diz que a alma que profanar o sábado seria eliminada (Êx.31:14), e Josué, ao conquistar Jericó,exterminou toda a alma [nephesh] que nela vivia” (Js.10:28), e “matou a espada todas as almas [nephesh]” (Js.10:30).

No original hebraico e grego, a alma a alma morre (Ez.18:4), perece (Mt.10:28), é destruída(Ez.22:27), não é poupada da morte (Sl.78:50), é completamente eliminada (Êx.31:14), desce à cova na morte (Jó 33:22), revive na ressurreição [porque estava morta antes disso] (Ap.20:4), é totalmente destruída (Js.10:28), é derramada na morte (Is.53:12), é penetrada pelo fio da espada (Je.4:10), é passível de sofrer decompisição [na sepultura] (Sl.49:8,9), “repousa” na morte (Sl.25:13), é sufocada(Jó 31:39,40), é devorada (Ez.22:25), pode ser assassinada (Nm.35:11) e exterminada (At.3:23). Então não, a alma não é imortal!


3º Porque a Bíblia diz que a alma desce à cova na morte. Eliú diz no livro de Jó: “Para apartar o homem do seu designo e livrá-lo da soberba; para livrar a sua alma da cova, e a sua vida da espada”(Jó 33:18). Como vemos, o lugar para onde a alma regressaria seria à cova (sepultura), e não para uma outra dimensão! Também continuamos lendo no mesmo capítulo: Sua alma aproxima-se da cova, e sua vida, dos mensageiros da morte” (Jó 33:22). Novamente é relatado o fato bíblico de que o lugar para onde a alma se aproxima não é para o Céu ou para o inferno, mas para a cova. E novamente continuamos lendo:

“Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer para a cova, e viverei para desfrutar a luz”(Jó 33:28). A clareza da linguagem é tão evidente que não necessita de maiores elucidações. O lugar para onde a alma iria era para a cova, não era o destino apenas do corpo! Condiz com isso a linguagem do salmista, de que, “se o Senhor não fosse em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio(Sl.94:17), e não de louvores e regozijos no Céu ou de gritarias e berros no inferno.

O rei Ezequias, que ganhou mais 15 anos de vida, sabia que, caso morresse, a sua alma iria para a “cova da corrupção": “Foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados” (Is.38:17).

Por fim, o salmista afirma que a alma sofre decomposição, ao mencionar que “o resgate da almadeles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre, para que viva para sempre e não sofra decomposição(Sl.49:8,9). Ou seja, se a alma não fosse “resgatada” [na ressurreição], ela sofreria decomposição [na cova]. Portanto, a realidade da morte, sepultamento, decomposição e ressurreição não é um processo somente do corpo, mas também da alma, pois o corpo é a alma visível.


4º Porque Deus é o único que possui a imortalidade. Paulo deixou muito claro que Deus é “o único que possui a imortalidade” (1Tm.6:16). Se os seres humanos fossem detentores de uma alma imortal, então eles também possuiriam a imortalidade em seu ser. Entretanto, se Deus é o único que possui a imortalidade, então o homem não a possui, supostamente na forma de uma “alma imortal” que teria sido implantada na natureza humana. Uma análise mais cuidadosa do texto bíblico nos mostra que Deus não apenas é o único que é imortal, mas também é o único que possui a imortalidade [possuir – echôn, no grego de 1Tm.6,16].


5º Porque biblicamente a esperança do cristão não é a imortalidade da alma, mas a ressurreição dos mortos. Paulo declarou no Sinédrio que a sua esperança consistia em ressuscitar dentre os mortos (At.23:6; 24:15; 26:6-8), e não de sua alma partir para o Céu imediatamente após a morte. Biblicamente, o processo de morte iniciado em Adão é revertido, não quando uma alma deixa o corpo e parte em direção ao Céu, mas quando seremos vivificados na segunda vinda de Cristo, através da ressurreição (1Co.15:22,23), que ocorrerá no “último dia” (Jo.6:54; 11:24; 6:44). Como bem disse o professor Gilson Medeiros:

“Por que elas [as almas] precisam deixar o Céu, voltar para o corpo sepultado, ressuscitar e novamente retornar para o Céu? Será que é por causa deste dilema doutrinário, impossível de ser resolvido, que não se vê muita pregação sobre a ressurreição nas igrejas cristãs que creem no estado consciente dos mortos? Pergunte ao seu pastor pentecostal por que ele não prega sobre a ressurreição!” [1]


6º Porque não existe vida antes da ressurreição. Paulo deixou isso claro quando afirmou que, se não há ressurreição dos mortos, então os que dormiram em Cristo já pereceram (1Co.15:18), e que a nossa esperança em Cristo se limitaria somente a esta presente vida (1Co.15:19). Declarou também que, se não há ressurreição, então os que batizam pelos mortos na esperança de uma vida posterior os batizam em vão (1Co.15:29), que os cristãos estariam sofrendo perigos à toa (1Co.15:30), e que seria melhor comer, beber e depois morrer, pois não haveria nada depois da morte (1Co.15:32). Nada disso seria verdade caso a alma fosse imortal e houvesse consciência após a morte no Céu, pois lá estaríamos felizes do mesmo jeito, com ou sem a ressurreição de meros corpos!


7º Porque só seremos revestidos de imortalidade após a ressurreição. Paulo, no mesmo capítulo 15 de 1ª Coríntios, afirmou que é necessário que “aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória" (vs. 53-54). Vemos, portanto, que nós não somos atualmente detentores de imortalidade na nossa natureza, mas seremos dotados dela futuramente, na ressurreição dos mortos, e somente então que a morte será tragada (vencida), e não imediatamente após a morte, com uma suposta saída da alma vencendo a morte e obtendo a vida eterna antes da ressurreição.


8º Porque a recompensa só ocorrerá na ressurreição. O Concílio de Trento declarou que nós “somos julgados imediatamente e recebemos a nossa recompensa, para bem ou mal” (Denzinger # 983). Porém, a verdade bíblica é que só seremos recompensados com o Céu por ocasião da ressurreição. Isso fica claro quando o próprio Cristo diz que “a sua recompensa virá na ressurreição dos justos (Lc.14:14), e não “imediatamente após a morte”. Além disso, a promessa feita a Daniel foi que ele “descansará, e então, no final dos dias, se levantará para receber a herança que lhe cabe” (Dn.12:13).

Portanto, é somente no fim dos dias que Daniel se levantaria dentre os mortos, e somente então ele receberia a sua herença, o paraíso celestial. Não era uma promessa imediata, de algo que ocorreria imediatamente após a morte, mas algo longe, distante, para o fim dos tempos. Ademais, vemos a mesma coisa sendo dita por Paulo: que receberia a sua “coroa da justiça” somente por ocasião da segunda vinda de Cristo, na ressurreição dos mortos (2Tm.4:8), e não antes da ressurreição!


9º Porque a Bíblia nos oferece uma ampla linguagem de aniquilação final. A Bíblia nos diz que os ímpios serão eliminados(cf. Pv.2:22; Sl.37:9; Sl.37:22; Sl.104:35; Is.29:18-20), destruídos (cf. 2Pe.2:3; 2Pe.2:12,13; Tg.4:12; Mt.10:28; 2Pe.3:7; Dt.7:10; Fp.1:28; Rm.9:22; Sl.145:20; Gl.6:8; 1Co.3:16,17; 1Ts.5:3; 2Pe.2:1; Sl.145:20; Sl.94:23; Pv.1:29; 1Ts.5:3; Jó 4:9; Sl.1:4-6; Sl.73:17-20; Sl.92:6,7; Sl.94:23; Pv.24:21,22; Is.1:28; Is.16:4,5; Is.33:1; Lc.9:25; Gl.6:8; 1Ts.1:8,9), arrancados (cf. Pv.2:22), mortos (cf. Jo.8:24; Jo.11:28; Jo.6:47-51; Is.65:15; Rm.6:23; Is.11:4; Pv.11:19; Sl.34:21; Rm.8:13; Sl.62:3; Pv.15:10; Tg.1:15; Rm.8:13; Pv.19:16; Is.66:16; Je.12:3; Rm.1:32; Ez.18:21; Ez.18:23,24; Ez.18:16,28; 2Co.7:10; Rm.6:16; 2Co.3:6; Hb.6:1), exterminados (cf. Sl.37:9; Mc.12:5-9; At.3:23), executados (cf. Lc.19:14,27), serão devorados (cf. Ap.20:9; Jó 20:26-29; Is.29:5,6; Sl.21:9), se farão em cinzas (cf. 2Pe.2:6; Is.5:23,24; Ml.4:3), não terão futuro (cf. Sl.37:38; Pv.24:20), perderão a vida (cf. Lc.9:24), serão consumidos (cf. Sf.1:18; Lc.17:27-29; Is.47:14; Sl.21:9; Jó 20:26-29; Ap.20:9; Is.26:11; Naum 1:10; Sl.21:9; Lc.17:27-29), perecerão (cf. Jo.10:28; Jo.3:16; Sl.37:20; Jó 4:9; Is.66:17; Sl.37:20; Sl.68:2; Sl.73:27; At.13:40,41; Is.1:28; Is.41:11,12; 1Co.1:18; Rm.2:12; 2Co.4:3; 2Co.2:15,16; Lc.13:2,3; Lc.13:4,5; 2Ts.2:10), serão despedaçados (cf. Lc.20:17,18; Mt.21:44; 1Sm.2:10), virarão estrado para os pés dos justos(cf. At.2:34,35), desvanecerão como fumaça (cf. Sl.37:20; Sl.68:2; Is.5:24), terão um fim repentino (cf. Sf.1:18; Pv.24:21,22; Is.29:5,6; 1Ts.5:3; Is.29:18-20; 2Pe.2:1), serão como a palha que o vento leva (cf. Sl.1:4-6; Is.5:24; Is.29:5,6), serão como a palha para ser pisada pelos que vencerem (cf. Ml.1:1,3; Mt.5:13; Hb.10:12,13), serão reduzidos ao pó (cf. Sl.9:17; Is.5:24; Is.29:5,6; Lc.20:17,18; Mt.21:44; 2Pe.2:6), desaparecerão(cf. Sl.73:17-20; Is.16:4,5; Is.29:18-20), deixarão de existir (cf. Sl.104:35), serão apagados(cf. Pv.24:20), serão reduzidos a nada(cf. Is.41:11,12; 1Co.2:6), serão como se nunca tivessem existido (cf. Ob.1:16), serão evaporados (cf. Os.13:3), será lhes tirada a vida (cf. Pv.22:23; Jo.12:25), e não mais existirão (cf. Sl.104:35; Pv.10:25). Portanto, não serão atormentados eternamente!


10º Porque um tormento eterno e consciente é contra a moral divina. Alegar que Deus mandaria queimar literalmente entre as chamas de um lago de fogo e enxofre durante toda a eternidade como um processo infindável alguém que pecou durante algumas décadas é inconsistente com a moral divina apresentada nas Escrituras. O princípio básico é o de que Deus é um “justo juiz” (2Tm.4:8). Se até um juiz ímpio não seria capaz de determinar um tormento infinito por pecados finitos, quanto menos Deus, que é o ápice da justiça. Se até alguém que odeia o próximo não seria capaz de atormentá-lo para sempre com fogo e enxofre, quanto menos Deus, que ama até o pior dos pecadores.

Se até alguém que não tem um mínimo de misericórdia não seria capaz de condenar um rapaz de 12 anos, por exemplo, a um lago que arde com fogo e enxofre durante blocos intermináveis de bilhões e bilhões de anos, quanto menos o autor da justiça que é descrito como sendo “cheio de compaixão e misericórdia” (Tg.5:11), pois “a misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg.2:13). Por tudo isso e muito mais, adotar a imortalidade da alma significa ser condizente com atitudes divinas que seriam totalmente apostas ao amor, caráter, benignidade, justiça e misericórdia de Cristo Jesus, como nos é apresentado na Sagrada Escritura.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)



-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Oi tudo bem. Gostaria de debater com vc sobre as verdades da Biblia. Seu 1º argumento está errado. Alma na Bíblia, tem vários sentidos; significando:
    corpo, que é o caso que vc citou, sangue, vida e a própria alma, que são as faculdades do intelecto, vontade, pensamento, etc.Quando no texto Deus diz que o homem veio a ser alma vivente, diz que passou a ter vida. Não que a alma seja o próprio corpo, mas que o corpo passou a ter vida. E quanto a sua afirmação de o homem é uma alma, não possui, é heresia. Leia I Tessalonissenses 5:23, e veja que os três devem estar prontos para a vinda de Jesus. Leia Filipenses 1:21-24, e veja que Paulo estava em dúvida se deveria partir, porque estar com Jesus é melhor, ou ficar com os irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wag. A paz de Cristo.

      Antes de comentar resumidamente aquilo que você me escreveu, peço para que você leia (pelo menos algumas partes) do meu livro sobre o tema, pois você repete os famosos mesmos argumentos imortalistas de sempre, sem se dar conta de que eles já foram amplamente refutados há muito tempo:

      http://apologiacrista.com/index.php?pagina=1080461653

      Portanto, embora não haja necessidade de responder pois tudo já está no livro, vou comentar resumidamente aquilo que você me passou:

      1) Você disse que alma tem vários sentidos na Bíblia, e isso eu concordo. O que você terá que entender é que para qualquer coisa existe um significado PRIMÁRIO e significados SECUNDÁRIOS das palavras bíblicas. Por exemplo, o significado primário da ressurreição é um corpo físico se levantando do pó da terra no último dia, mas por vezes aparece na Bíblia ressurreições espirituais, que representam simbolicamente a nova vida que recebemos em Cristo.

      Será que o significado secundário de ressurreição anula o significado primário? É claro que não. Será que pelo fato de a "ressurreição" ter significados secundários dependendo do contexto isso significa que podemos dar como significado aquilo que nos der na telha onde quisermos e da forma que quisermos? É lógico que não. Para tudo temos que ter um ponto de partida, um significado primário, sendo que os significados secundários devem estar sujeitos a este significado primário e não podem contradizê-lo.

      No caso da alma, o significado primário está em Gênesis 2:7, na descrição da constituição da natureza humana, onde Deus mostra que não implantou uma alma na natureza humana, mas que o homem TORNOU-SE uma a partir do momento em que recebeu o fôlego da vida. Sendo assim, o significado primário é que o homem É uma alma, o que não muda o fato de que existem significados secundários para a alma que aparecem em outros contextos, como aqueles que você sugeriu.

      O seu problema é que você define alma como se não existisse um significado primário ou como se o significado primário fosse aquilo que o Allan Kardec ensinou. Está errado. O significado primário das coisas se vê na descrição da constituição delas. Eu vejo o significado primário da constituição da natureza humana em Gênesis 2:7, e você vê em seus achismos.

      2) Sobre 1 Tessalonicenses 5:23, você tem que me desculpar, mas nem os próprios imortalistas creem nessa sua "interpretação" do texto bíblico. Onde é que está escrito ali que a alma é imortal? Onde é que está escrito ali que nós temos uma alma? Em lugar nenhum. Na verdade, dizer que o ser humano é tripartido com base neste texto seria o mesmo que eu afirmasse que ele é dividido em quatro partes porque Jesus disse para amar a Deus "todo o seu CORAÇÃO, de toda a sua ALMA, de todo o seu ENTENDIMENTO e de todas as suas FORÇAS" (Mc.12:30).

      Será que, por isso, o ser humano é dividido em "quatro elementos", chamados de "coração, alma, entendimento e forças"? É claro que não. Você pega passagens isoladas da Bíblia e quer fazer delas uma regra. Isso que eu chamo de querer mutilar a exegese! Eu poderia fazer o mesmo que você fez e "provar" (por passagens isoladas como as que você usa) que o homem é dividido em duas, três, quatro, cinco, ou duzentas partes. Que interessa? Não devemos nos basear em passagens isoladas da Bíblia para fundamentar doutrina.

      Excluir
    2. Não é porque as palavras "corpo, alma e espírito" aparecem num mesmo verso bíblico que o ser humano é tripartido, assim como o fato de que "coração, alma, força e entendimento" aparecem numa mesma passagem não implica que o ser humano está dividido em quatro partes. A natureza humana é holista, não dualista, e muito menos tricotomista.

      Se você ainda acha que está com a razão, sugiro-lhe a leitura deste artigo de um mestre em teologia que crê na consciência da alma após a morte, mas que desmente a tricotomia com base neste texto isolado:

      http://cristianismopuro.blogspot.com.br/2009/02/biblia-ensina-parte-4.html

      Leia o artigo acima, que foi escrito por um teólogo imortalista e não por mim, que você verá que os mais inteligentes deste meio nem sequer dão crédito para tal interpretação. Eles também admitem que se trata de uma passagem isolada, visto que Paulo em lugar nenhum da Bíblia pregou a tricotomia.

      Ele estava simplesmente dizendo que o "espírito" (lado espiritual do ser humano), "corpo" (lado físico do ser humano) e "alma" (racionalidade do ser humano) devem ser preservados, e não que "o homem é constituído de corpo, alma e espírito". Isso é uma mutilação no que o texto bíblico diz. É ir "além daquilo que está escrito" (1Co.4:6).

      3) Para terminar, sobre Filipenses 1:21-24, sugiro-lhe que leia este meu artigo, que prova de maneira contundente que onde Paulo dizia sobre estar ausente do corpo e presente com Cristo ele queria dizer exatamente o CONTRÁRIO daquilo que vocês interpretam:

      http://apologiacrista.com/index.php?pagina=1079399983

      Aliás, para ficar mais fácil, leia outras refutações minhas sobre as outras passagens isoladas que eu sei que você também vai se utilizar aqui:

      http://apologiacrista.com/index.php?pagina=1084461433

      Que Deus o abençoe e lhe conceda a paz.

      Por Cristo e por Seu Reino,
      Lucas Banzoli.

      Excluir
  2. Excelente texto Lucas. Outro texto muito usado pelos tricotomistas é hebreus 4:12
    "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o" "ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração".
    mas esse versículo não está afirmando que a palavra de Deus pode dividir a alma do espírito e nem as juntas da medula. Visto que juntas e medulas pertencem à parte material do ser humano, logicamente que alma e espírito pertencem à imaterial.Muito embora juntas e medulas tenham funções diferentes, elas não podem ser separadas da parte material do homem, e nesse mesmo argumento se prova que o tricotomista não faz a divisão em partes do homem material. Se x = alma, y = espírito e z = corpo, então a exegese do tricotomista deveria ser a divisão de: x, y, z e z, o que geraria não uma tricotomia, mas uma policotomia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, no livro de Daniel 12,2 fala muito bem sobre isso

    ResponderExcluir
  4. Paz irmão Lucas,

    Por favor, me informe um artigo em que você explica a passagem em que Jesus diz para não temer os que podem matar o corpo e não a alma, ainda neste sentido de que ambos são indivisíveis.

    Muito obrigado e fica na Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacob, o artigo é esse:

      http://desvendandoalenda.blogspot.com.br/2012/12/podem-matar-o-corpo-mas-nao-alma.html

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com